Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Eu ainda estou a a tratar do projecto da minha casa, mas a minhã irmã na sua casa tem AC, e o meu irmão tem PRH, e tanto um como outro estão satisfeitos com os resultados, mas qto a mim, o piso radiante é (em termos de comparação) superior aos outros sistemas. E por isso eu vou optar pelo piso radiante, só ainda não decidi se é electrico ou de água.
  2.  # 302

Além disso agora há piso radiante de rolo, nome técnico de filme radiante. É mais fino e adequado a pisos flutuantes. Aqui uma foto do mesmo
    http://1.bp.blogspot.com/_noeUc3Ll4-c/TQX7vpc7BBI/AAAAAAAAAO4/sn4vj7q72pQ/s1600/montaz40.JPG
    system32 eu sei que para quem sabe tudo é inutil ler, mas se lesse está nesta pagina la em cima isto.
    Tirado do site da daikin. "Ganhos de eficiência de 25 a 40%, com COP1 (Coefficient of Performance) entre 3 e 4 são possíveis"
    http://www.daikin.pt/news/items/dpr022-heat-pump-convector.jsp

A nao ser que ache que a daikin n sabe fazer contas isso está certo. É que alem da COP 3 ou 4 dps têm de ser multiplicados pela eficiência da produção de electricidade que é diferente de 1 o q vai dar os 40%.
    Nao, nao vendo piso radiante eléctrico e voce ja vi que tambem nao vende sistemas AC porque senao conhecia as contas.
    Um piso radiante eléctrico a manter uma temperatura 22º o que para mim é muito quente ou 21º está quase sempre desligado. E com pés quentes.
    Voce nao consegue entender que com AC tem uma temperatura no tecto e outra no chao, por isso é que tem pés frios.
  3.  # 303

40% ?? quem? onde inventou isso?

Para si ter o chão a 30º é o pinaclo do conforto?? Nada mais conta!!!

Olhe que o meu chão tambem está quente, alias toda a casa está quente. não tem 30º, mas pode ter 20º. É esse o seu grande argumento??

Se por ventura o fio apenas aquecesse a 30º, imagine o tempo de levaria a aquecer a placa a 30º!! Vá aprender fisica!

Mas afinal vende ou não PRE ?? Seja honesto! Não tenho nada contra quem vem aqui como vendedor, agora quem quer trazer dogmas, e "à e tal sou o maior": É a andar daqui para fora!!!

Colocado por: jccgoldE gasta menos 3 ou 4x do q com piso radiante eléctrico porque sim. Depois de mostrarmos por dados do fabricante que em condicoes óptimas a poupanca seria só de 40%, apetece-me citar o Medina Carreira quando diz
    "Estamos no país que toda a gente fala mas ninguém faz contas"
    Alguém que diz que o sistema dele é uma maravilha e só gasta 100€ mes mas que nao pode andar descalço pq ao nivel dos pés o chao está frio, como é que alguém que diz isto ainda chama ignorantes aos outros.
    E sim o piso radiante está pelos 30º quando aquece, com uma pistola de medicao da temperatura mostraram-me a temperatura junto ao cabo radiante e anda por esses valores. Alguns gostam de pseudo-teorizar dos assuntos, outros informam-se do que falam nao vim a este forum escrever antes de estar informado.
  4.  # 304

Repare que concordo quando diz que PR é a melhor forma de aquecer uma casa (já para arrefecer... Não!)
    Agora se pensarmos a relação preço/Conforto temos:
    1º AC um pouco menos confortavel, mas mais barato e menos consumos.
    2º PRH Mais Confortavel, mas mais caro e menos consumos.
    3º PRE Mais confortavel, mais barato, mas com muito mais Consumos.

Colocado por: JJesusEu ainda estou a a tratar do projecto da minha casa, mas a minhã irmã na sua casa tem AC, e o meu irmão tem PRH, e tanto um como outro estão satisfeitos com os resultados, mas qto a mim, o piso radiante é (em termos de comparação) superior aos outros sistemas. E por isso eu vou optar pelo piso radiante, só ainda não decidi se é electrico ou de água.
  5.  # 305

Colocado por: system32Repare que concordo quando diz que PR é a melhor forma de aquecer uma casa (já para arrefecer... Não!)
    Agora se pensarmos a relação preço/Conforto temos:
    1º AC um pouco menos confortavel, mas mais barato e menos consumos.
    2º PRH Mais Confortavel, mas mais caro e menos consumos.
    3º PRE Mais confortavel, mais barato, mas com muito mais Consumos.

Aonde eu vou construir casa, não tenho problema de arrefer (fica perto do mar).

Sei que vão dizer que há muita maneira de instalar os aparelhos, mas eu não gosto daqueles "mamarrachos" dos AC fora das casas, e ná arquitectura que eu pretendo acho qua não ha maneira de disfarçar o(s) apaarelho(s), e alêm do mais tb não gosto dos aparelhos nas paredes. Rouba espaço e não são estéticos.
  6.  # 306

Mamarachos tem de os ter, mas não têm de estar à vista, gasta-se uma metros de tubo e "escondem-se".
    Mesmo os mamarrachos interiores, podem se disfarçar ou até serem disfarçados de bonitos quadros, ou unidades no chão.
    Claro que no PR não temos nada à vista dentro de casa. Já fora...depende...já podemos ter... mas podemos disfarçar...

Colocado por: JJesus

Aonde eu vou construir casa, não tenho problema de arrefer (fica perto do mar).

Sei que vão dizer que há muita maneira de instalar os aparelhos, mas eu não gosto daqueles "mamarrachos" dos AC fora das casas, e ná arquitectura que eu pretendo acho qua não ha maneira de disfarçar o(s) apaarelho(s), e alêm do mais tb não gosto dos aparelhos nas paredes. Rouba espaço e não são estéticos.
  7.  # 307

Colocado por: system32Essa do pó não pega!!
    Um AC filtra e remove o pó que eventualmente levantar!! Contribuindo para um ambiente melhor!

passo então informação credível....

"um sistema de ar condicionado central contribui para o surgimento ou agravamento de alergias respiratórias. Isso porque o filtro de ar desses aparelhos não está preparado para reter as micropartículas- fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus- causadoras do mal. Salas amplas e cheias de gente trabalhando acabam se tornando ambientes insalubres, criando condições ideais para a proliferação das doenças provocadas por esse microorganismo.
    O aparelho capta ar e o filtra antes de jogá-lo novamente no ambiente. O Arrefecimento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante ou água gelada. Nesse processo, o ar é desumidificado, ou seja, perde humidade.
    Em seguida, o ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador centrífugo de alta pressão. O problema, segundo os médicos, é que os dutos de ar jamais são limpos e a sujeira vai se acumulando dentro deles. Sistema de ar condicionado central.

Doenças
    Inflamação dos seios da face, chamados para-nasais(próximos do nariz)
    Inflamação das amígdalas, provocando dor, inchaço e pus
    Inflamação dos sistemas internos do nariz
    Inflamação dos canais do ouvido, podendo ser externa e média (atrás dos tímpanos, que ficam cheios de pus)

O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.

As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia."

Referência em http://www.coolairinternational.com/saude.html

Cumprimentos
  8.  # 308

Como facilmente perceberá a mim pouco me importará que acredite ou não, é apenas o relato de uma caso verdadeiro e actual. Se me está a chamar mentiroso paro com a minha "discussão" consigo...se simplesmente , digamos que lhe causa estranheza, poderei tentar mostrar-lhe, explicar-lhe, alguns factos que beneficiam uma solução de aquecimento radiante.

Acredito que queira parar a "discussão" comigo, mas não o estou a chamar de mentiroso...o que quero dizer com "não acredito" é isso mesmo...Não acredito. O que pode estar a acontecer, é que alguem, consciente ou não, lhe está a mentir. As facturas que mostra e os dados que lhe dão, para mim, e pelas razões que já descrevi, não são de todo compativeis. Nesses exemplos, muitas coisas estão certamente a acontecer...ou a temperatura real dentro de casa anda pelos 17/18º e não 20º...ou há divisões que simplesmente não são ligadas...ou uso não é tão intensivo como querem passar a ideia...

Por isso continuo a dizer que não acredito que:
    Casa com 175m2 e aquecimento com consumo máximo de 15000w paga 1000€/ano de luz...incluindo o normal gasto de uma familia...e com 13.8 kva contratado...

e outra:
    Casa (a minha)com 160m2 e aquecimento com consumo máximo de 2300w pagou 1100€/ano de luz...incluindo o normal gasto de 3 pessoas...e com 5.75 kva contratado...

Repare que só a diferença da potencia contratada para o PRE são 200€ a mais por ano(13.8kva vs 5.75kva)...ou seja 300€...mais uns 400€ para o normal consumo de uma familia, sobram 300€ para o aquecimento, todo o Inverno, para 175m2, com um sistema de 15000w...e ainda quer que eu acredite?...

A instalação é regulada em cada compartimento por termóstato programável. Quando estão em casa terão 19ºC/20ºC quando não estão permitirão, por programação, que a temperatura desça aos 16ºC/17ªC. Tempo de reposição de 3ºC em PRE, cerca de 45 minutos.

...mesmo com dias e dias seguidos com 0/-3º de noite e 8/10º de máxima de dia...45 min?...talvez...se os 15000w ligarem todos no máximo...:-)

Repare que ainda falando de aquecimento, e repetindo-me, os sistemas AC sendo predominantemente por convecção nunca terão a mesma eficiência de aquecimento do que um sistema radiante (eléctrico ou a água). Ao insuflar ar quente num espaço a forma como o utilizador sentirá esse conforto resume ao escoar do fluido (ar) junto ao vestuário. Se o utilizador estivesse nuo teria de facto uma maior troca de energia pelo escoar do fluido (ar) junto á pele.

Continua com as comparações...Eu já disse que o piso radiante proporciona melhor conforto que o ac...No entanto o que diz não faz sentido e não acontece com uma instalação bem feita e com um uso correcto...ou seja, os splits deverão ser sempre direccionados para zonas "mortas" e, usando o ac como um verdadeiro sistema de aquecimento central, não é só o ar que está quente, mas toda a envolvente...paredes, mobilia, etc...isto é possivel, mantendo os acs ligados 24h (em pleno Inverno)...aliás, como qq outro sitema de aquecimento central...

Abraço, Pedro
  9.  # 309

"um sistema de ar condicionado central contribui para o surgimento ou agravamento de alergias respiratórias. Isso porque o filtro de ar desses aparelhos não está preparado para reter as micropartículas- fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus- causadoras do mal. Salas amplas e cheias de gente trabalhando acabam se tornando ambientes insalubres, criando condições ideais para a proliferação das doenças provocadas por esse microorganismo.
    O aparelho capta ar e o filtra antes de jogá-lo novamente no ambiente. O Arrefecimento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante ou água gelada. Nesse processo, o ar é desumidificado, ou seja, perde humidade.
    Em seguida, o ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador centrífugo de alta pressão. O problema, segundo os médicos, é que os dutos de ar jamais são limpos e a sujeira vai se acumulando dentro deles. Sistema de ar condicionado central.

Doenças
    Inflamação dos canais do ouvido, podendo ser externa e média (atrás dos tímpanos, que ficam cheios de pus)

O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.

As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia."

O que diz ou transcreve é de ter em atenção e merecedor de cuidados...Acontece e pode tornar-se potencialmente prejudicial caso as manutenções e limpezas desses sistemas não sejam feitas...o que acontece a maior parte das vezes...No entanto, aqui falamos dos acs domesticos, que apesar de funcionarem tb por ventilação não são de todo comparaveis...Tb podia transcrever aqui muito do que se fala do piso radiante...varizes, etc...mas a verdade é que considero que, tanto no ac domestico, como no piso radiante, as vantagens são maiores em relação ás desvantagens...Não é que não me preocupe, pelo contrário, ando sempre atento...no entanto trabalho á 20 anos com ac, tenho e uso ac no carro, ac em casa e o mais certo é um dia morrer de Jipose (atropelado por um jipe)...aqui em casa não temos gripes, não temos tosses e muito menos qq problema respiratório...Acredito tb que as vantagens do piso radiante sejam mais do que as desvantagens e tb não conheço ninguem com qq problema relacionado com o que se fala...É como os remédios...fazem bem a uma coisa, mas "acordam" outra...

Abraço, Pedro
  10.  # 310

O que o Pedro Fernandes nao percebeu ainda é que no piso radiante a temperatura a manter é de - 8º do que usando AC. E isso poupa muita energia e permite o piso radiante electrico estar desligado muito mais tempo. E porque?
    Porque a temperatura máxima que o piso radiante electrico tem de manter é no chao, ou 22º ou 21º, enqto o AC tem de manter 28º no tecto para ter 20º no chao.
  11.  # 311

resumindo, e voltando ao tópico inicial:

a\c quente e frio com conforto aceitável
    PRE exorbitantemente caro em consumo
    PRH o melhor de todos os sistemas, caríssimo na aquisição, mais comedido nos consumos

melhor relação custo\beneficio: A\C

quando se fala de ac todos focam os malefícios, é certo que os há, no entanto sofre-se muito mais se não existir nada para compensar os rigores do inevrno e no caso do ac do verão tambem, não serve de nada argumentar

Colocado por: jccgoldE gasta menos 3 ou 4x do q com piso radiante eléctrico porque sim

isto é que é um argumento a prova de qualquer comparação, quando se compara algo, a comparação é sempre entre dois ou mais elementos e servir-se de uma comparação entre Bomba de calor ar\agua e AC inverter e disser que a comparação é entre Bomba de calor e elementos a funcionar pelo principio de joule é ridículo,

e não saber o que é o coeficiente de rendimento energético em aquecimento (COP),

não consigo perceber como os utilizadores que conheço que têm PRE não o ligam porque "gasta muita energia e não aquece nada" as palavras são minhas e foram amenizadas, porque as originais não são reprodutiveis, e se esses utilizadores estão a colocar AC, por algum motivo será,

o Ricardo devia ter procurado um pouco mais,porque disser que a Coolair internacional é uma fonte credível, não concordo pois é a única empresa no mercado nacional a aconselhar a utilização de elementos evaporavitos a agua, aliás um desperdício só comparável ao sprinklers para arrefecer coberturas de grandes naves industrias) para arrefecer ambientes internos injectando quantidades brutais de humidade dentro do ambiente.

cada qual deve decidir qual a melhor solução para cada caso, agora não convém falsear os dados, sou utilizador de AC e não tenho nenhuma instalação de PRE para poder expor os consumos, uma vez que é somente este elementos que diferencia grandemente a sua escolha, além de outro quando necessário (arrefecer).

Mais uma vez não acredito nos valores apresentados de factura energética apresentados, mas também só falo por analogia com situações das quais não sou utilizador,
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, drmj
  12.  # 312

Colocado por: jccgoldO que o Pedro Fernandes nao percebeu ainda é que no piso radiante a temperatura a manter é de - 8º do que usando AC. E isso poupa muita energia e permite o piso radiante electrico estar desligado muito mais tempo. E porque?
    Porque a temperatura máxima que o piso radiante electrico tem de manter é no chao, ou 22º ou 21º, enqto o AC tem de manter 28º no tecto para ter 20º no chao.

ERRADO,

o piso radiante só precisa de 19º a 20º no piso para com o TEMPO de funcionamento colocar o ambiente a 20º, enquanto o AC precisa de 22º a 23º para ter o ambiente a 20º e com muito menor tempo de funcionamento, porque é dinâmico ou seja gera uma corrente de ar artificial descendente para compensar a corrente de ar natural ascendente,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.mrd, aquapego
  13.  # 313

Se conhece gente que tem PRE e nao o utiliza porque dizem que gasta muito isso é ridiculo. Também já li aqui no forum um utilizador que diz que meteu o PRE a uns 14cms de profundidade e diz que assim é que é bom porque liga o PRE demora 12horas ao calor chegar ao chao mas depois de desligar mantém muito mais tempo uma temperatura uniforme. Há malucos para tudo, agora o facto de o PRE precisar manter uma temperatura muito inferior ao AC para o mesmo conforto é indesmentivel pelas razoes já explicadas. Quem quer um aquecimento instantaneo do piso radiante electrico é fácil, é só na sua instalacao meterem-no o mais proximo da superficie possivel. É claro que numa profundidade normal de 3cms, demoraria umas 3horas ao piso radiante electrico conseguir meter o ambiente quente, mas para isso é que existem os termostratos programaveis para q se liguem a determinada hora q queiramos.
    Depois no manter de temperatura pouca energia gasta o PRE.
    Voce pode-me dizer que eu estou errado, a verdade é que aí outro grande defensor do AC o system32 se for ver à pagina anterior, diz que está satisfeitissimo com o AC aquecer, só n pode é andar descalço pq fica com os pés frios. Fugiu-lhe a boca à verdade sem reparar.
  14.  # 314

Animal só se for a sua mãe, ok!!

Se callhar sei o que falo, se se procurar neste forum pode ser que percebe o que estou a dizer!!

Colocado por: ?
    e você antes de mais vá aprender a escrever....
    quanto ao resto mais parece "aqueles animais" que usam palas!!
  15.  # 315

Repare que distingui os AC caseiros dos AC centrais dos edificios por isso mesmo!!!

Colocado por: Ricardo.mrd

Doenças

Referência emhttp://www.coolairinternational.com/saude.html

Cumprimentos
  16.  # 316

Essa das varizes até lhe esplico:
    No inicio do PR usavem-se os 60/70º de temperatura da agua que circulava.
    Ai as varizes eram um problema. Depois percebeu-se que n~~ao era necessario essas temperaturas.
    Hoje em dia com os 30º no chão, já não existem razões para pensar em varizes.

Já não, mas houve, e por isso ainda se fala sobre o assunto.

Colocado por: ?
    tinham de vir as "varizes...não tem mais que argumentar,mas venha lá esse ETC....
  17.  # 317

Deve estar a brincar. Agora é que entram os milagres??

Essa da temperatura de manter só pega com inercia da casa e isso qualquer uma pode ter. Sem inercia os -8º refletem-se em -8º na casa. E mais, quando quizer repor a temperatura o AC demora 10 minutos, o PR demora horas! Com os respectivos consumos.

Posso-lhe dizer que nesta altura só ligo o AC dia sim dia não e apenas das 22 às 8h (usando a taria bihoraria) «, e perco 1 a 1, 5º ao fim do 2º dia!

Mais: a temperatura da casa é medida por termometros espalhados pela casa ao nivel dos moveis, e os AC's estão regulados entre os 19º e os 22º, para dar uma temperatura entre 20º e 22º sempre na velocidade minima (excepto o da sala que frequentemente está velocidade na media).

Como vê o efeito que fala o AC tambem fáz

Colocado por: jccgoldO que o Pedro Fernandes nao percebeu ainda é que no piso radiante a temperatura a manter é de - 8º do que usando AC. E isso poupa muita energia e permite o piso radiante electrico estar desligado muito mais tempo. E porque?
  18.  # 318

Colocado por: system32Animal só se for a sua mãe, ok!!

Se callhar sei o que falo, se se procurar neste forum pode ser que percebe o que estou a dizer!!

Colocado por: system32Deve estar a brincar. Agora é que entram os milagres??

Essa da temperatura de manter só pega com inercia da casa e isso qualquer uma pode ter. Sem inercia os -8º refletem-se em -8º na casa. E mais, quando quizer repor a temperatura o AC demora 10 minutos, o PR demora horas! Com os respectivos consumos.

Posso-lhe dizer que nesta altura só ligo o AC dia sim dia não e apenas das 22 às 8h (usando a taria bihoraria) «, e perco 1 a 1, 5º ao fim do 2º dia!

Mais: a temperatura da casa é medida por termometros espalhados pela casa ao nivel dos moveis, e os AC's estão regulados entre os 19º e os 22º, para dar uma temperatura entre 20º e 22º sempre na velocidade minima (excepto o da sala que frequentemente está velocidade na media).

Como vê o efeito que fala o AC tambem fáz

19.  # 319

Alto ai!!

Mas você insiste em andar descalço pela casa.. então vá para a WC (que normalmente não tem PR) e arrepende-se. Incisto que confort não passa obrigatóriamente por andar descalço pela casa!! Ninguem escolhe um aquecimento por ai!

Colocado por: jccgoldSe conhece gente que tem PRE e nao o utiliza porque dizem que gasta muito isso é ridiculo. Também já li aqui no forum um utilizador que diz que meteu o PRE a uns 14cms de profundidade e diz que assim é que é bom porque liga o PRE demora 12horas ao calor chegar ao chao mas depois de desligar mantém muito mais tempo uma temperatura uniforme. Há malucos para tudo, agora o facto de o PRE precisar manter uma temperatura muito inferior ao AC para o mesmo conforto é indesmentivel pelas razoes já explicadas. Quem quer um aquecimento instantaneo do piso radiante electrico é fácil, é só na sua instalacao meterem-no o mais proximo da superficie possivel. É claro que numa profundidade normal de 3cms, demoraria umas 3horas ao piso radiante electrico conseguir meter o ambiente quente, mas para isso é que existem os termostratos programaveis para q se liguem a determinada hora q queiramos.
    Depois no manter de temperatura pouca energia gasta o PRE.
    Voce pode-me dizer que eu estou errado, a verdade é que aí outro grande defensor do AC o system32 se for ver à pagina anterior, diz que está satisfeitissimo com o AC aquecer, só n pode é andar descalço pq fica com os pés frios. Fugiu-lhe a boca à verdade sem reparar.
  20.  # 320

system32 como ja vai sendo normal deturpa as coisas nao sei se de proposito se por nao as perceber, mas o que disse nao tem qualquer rigor.
    Diz que o AC demora 10 minutos, o piso radiante demora horas com os respectivos consumos. Em 1º lugar todo o calor que o piso radiante acumule e nao esteja disponivel de imediato, quando se desliga o piso radiante esse calor está lá e vai-se libertando aos poucos. Nada se perde. Funciona como um radiador a óleo. Demora mais a aquecer, mas mesmo desligado aquece a casa.
    Depois que o piso radiante demora a aquecer também nao é verdade. Demora a aquecer se assim o quisermos porque se o quisermos instalar junto à superficie o que é possivel tanto no filme radiante como no piso radiante de rolo, o calor está disponivel imediatamente.
    Depois já que tem tantos termometros, em vez de os instalar ao nivel dos moveis, podia fazer a experiencia de os por ao nivel do chao. E aí tvz descobrisse porque é que nao pode andar descalço com o AC ligado.

0.0737 seg. NEW