Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ok.
    Tal como disse, acho pouca temperatura e algum tempo de funcionamento.
    Pois atingir essas temperaturas já é razoável, mas acho que deveriam ser mais altas ida e retorno, para a dissipação de temperatura ser mais constante e maior, pois bomba circuladora que vai para radiadores deveria estabilizar e trabalhar mais tempo com temperaturas 60 a 70 graus e retorno a 40 a 50 graus,pois o cálculo para cada divisão do número de elementos de certo foi calculado para um diferencial de 50 graus, acaba por ter trabalhar muitas horas, mas como já foi dito, não há milagres.
    Se desse modo já consegue satisfazer sua habitação, fico satisfeito por isso.
  2.  # 2

Colocado por: nasys007Ok.
    Tal como disse, acho pouca temperatura e algum tempo de funcionamento.
    Pois atingir essas temperaturas já é razoável, mas acho que deveriam ser mais altas ida e retorno, para a dissipação de temperatura ser mais constante e maior, pois bomba circuladora que vai para radiadores deveria estabilizar e trabalhar mais tempo com temperaturas 60 a 70 graus e retorno a 40 a 50 graus,pois o cálculo para cada divisão do número de elementos de certo foi calculado para um diferencial de 50 graus, acaba por ter trabalhar muitas horas, mas como já foi dito, não há milagres.
    Se desse modo já consegue satisfazer sua habitação, fico satisfeito por isso.

Eu também sou da opinião que devia dar mais, mas é o que está instalado. Substituir o recuperador para já está fora da equação.

Mas começo a sentir-me tentado em experimentara válvula de 3 vias.

Antes disso acham que vale apena substituir o interior da válvula de condensação para 45°C? Digo isto porque a que tenho é de 55°C e como não consigo chegar aos 65°C no retorno uma parte do caudal que vem do recuperador volta ao recuperador não chegando ao depósito de inércia.
  3.  # 3

Não devia dizer isto, pois válvula biomassa por um lado é necessária, mas experimente sem ela e a seguir como disse, com válvula 3 vias (1polegada)..
    Fica um pouco mais rápido.
    • SrR
    • 8 março 2020

# 4

Isso ainda daria para fazer sem valvula de 3 vias, com derivacoes com tes nas ligacoes do recuperador ao depósito
  4.  # 5

Colocado por: SrRIsso ainda daria para fazer sem valvula de 3 vias, com derivacoes com tes nas ligacoes do recuperador ao depósito

Como assim?
  5.  # 6

Outra questão acham que vale apena isolar os tubos de ida e retorno na zona da hotte?
    • SrR
    • 9 março 2020

# 7

Isolar nunca é demais
    Concordam com este comentário: nasys007, Treblion
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Treblion
  6.  # 8

Boas caríssimos

Tenho novidades. Troquei a válvula anticondensação de 55ºC para 45ºC. Melhorou o sistema. Acho que consigo uma temperatura mais constante. Para além disso troquei de lenha, em vez daquelas grandes cavacas uso agora umas um bocado mais pequenas e sinto uma diferença enorme, nunca pensei que a lenha fizesse tanta diferença.

Agora tenho um outro problema, volta e meia o circuito do recuperador de calor fica cheio de ar. Fica com tanto ar que a bomba desferra e a temperatura no recuperador começa a subir exageradamente. Não consigo identificar onde poderá estar o problema. Na entrada e saída do recuperador (pontos mais altos da instalação) existem purgadores automáticos e estão a funcionar. Alguém me pode dar uma dica?
  7.  # 9

Colocado por: TreblionBoas caríssimos

Tenho novidades. Troquei a válvula anticondensação de 55ºC para 45ºC. Melhorou o sistema. Acho que consigo uma temperatura mais constante. Para além disso troquei de lenha, em vez daquelas grandes cavacas uso agora umas um bocado mais pequenas e sinto uma diferença enorme, nunca pensei que a lenha fizesse tanta diferença.
    Pois... foi dentro do indicado quando mencionei, mesmo retirá.la,
    Ok, mas assim melhor.
    Acerca da lenha, claro, a lenha faz toda a diferença.

Agora tenho um outro problema, volta e meia o circuito do recuperador de calor fica cheio de ar. Fica com tanto ar que a bomba desferra e a temperatura no recuperador começa a subir exageradamente. Não consigo identificar onde poderá estar o problema. Na entrada e saída do recuperador (pontos mais altos da instalação) existem purgadores automáticos e estão a funcionar. Alguém me pode dar uma dica?

Que temperatura atinge agora na água recuperador ?
    • SrR
    • 2 abril 2020

# 10

Colocado por: TreblionBoas caríssimos

afinal o recuperador é suficiente, onde está a bomba tem purgas?
  8.  # 11

Colocado por: nasys007
    Que temperatura atinge agora na água recuperador ?

Com os radiadores todos abertos a funcionarem consigo por 72C no recuperador e para aí 67 nos radiadores.
  9.  # 12

Colocado por: SrRafinal o recuperador é suficiente, onde está a bomba tem purgas?

A bomba está instalada na garagem e para aí a uns 20 ou 30m do recuperador na ida da bomba ao recuperador apenas tem purgador à entrada do recuperador.
    • SrR
    • 2 abril 2020

# 13

Pode ser algum ar parasita que anda ai dentro, verifique os purgadores todos inclusive no recuperador a ver se estao abertos
  10.  # 14

Colocado por: SrRPode ser algum ar parasita que anda ai dentro, verifique os purgadores todos inclusive no recuperador a ver se estao abertos

Já verifiquei está tudo aberto e a funcionar. Não percebo como é que ganha tanto ar que desferra a bomba. Não é todos os dias que acontece...
  11.  # 15

Boa tarde

Voltando aqui ao tópico tenho algumas novidades. Foi alterado o sistema de aquecimento central, não foi instalada a válvula de 3 vias mas agora tenho 2 circuitos independentes. 1 circuito que faz o aquecimento ao depósito de AQS e outro circuito que faz os radiadores cada 1 com uma bomba independente. Para além disso retirou-se a válvula anticondensação e foi instalada uma 3ª bomba que faz a circulação de saída e entrada do recuperador (substituí a válvula anticondensação). Parece funcionar melhor mas mesmo assim sinto a falta de potência do recuperador. O instalador que me fez estas alterações diz que para funcionar melhor teria de colocar mais 1 inércia de 200L para servir de "BUFFER" aos radiadores, o que acham?
    Nos últimos dias tenho pensado em reduzir o número de elementos dos radiadores que tenho instalados, isto porque tenho 1 espaço com cerca de 35m2 onde tenho 25 elementos de radiador ferroli XIAN 700, 142,2W por elemento com deltaT 50ºC. Fazendo umas contas de merceeiro se for 1 elemento para cada m2 neste espaço de 35m2 iria precisar de 18 elementos. Se for pela regra de 80W por m2 iria precisar de 20 elementos. A ideia de reduzir os elementos é reduzir a potência instalada em elementos de forma a tirar melhor proveito do recuperador e ter temperaturas mais altas. Ao retirar elementos posso vir a ter é outro problema, os elementos não serem suficientes para aquecer todo o espaço.
    O que acham?
    • SrR
    • 9 dezembro 2022

# 16

No recuperador tem alguma valvula de controlo da combustao?
  12.  # 17

Este recuperador não tem válvula de controlo de combustão, nem dá para instalar.
    • SrR
    • 9 dezembro 2022 editado

# 18

Definiu prioridades? Ou seja quando trabalha a bomba do depósito a bomba do aquecimento está parada?
  13.  # 19

Sim. AQS com prioridade depois radiadores.
    • SrR
    • 10 dezembro 2022

# 20

A que temperatura esta a arrancar o recuperador?

0.0289 seg. NEW