Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Em termos conceptuais, concordo sim senhor que se deva parar tudo, mas 2008-2012, ainda está muito fresco na memória.
    Agora devemos ter alguns aspectos em consideração:
    -Eventualmente a maioria será infectada pelo vírus, a ausência de vacina- após o período critico o turismo vai continuar, mesmo que o conseguíssemos erradicar em Portugal, não se ia conseguir conter a epidemia.
    -Quando vai ás compras comprar arroz ou bolachas ou leite (de óculos, mascara e luvas claro) desinfecta os pacotes assim que chega a casa? Mesmo que tenha esse cuidado, acha que a maioria das pessoas tem? pois... O isolamento social é o caminho que deve ser seguido para que a curva da infecção não seja tão pronunciada, mas parar o país, vai levar à ruptura de tudo, incluindo os hospitais.

    Portanto devem fechar todos as empresas cujo trabalho possa ser feito em tele trabalho (eu próprio estou em tele trabalho ha uma semana) e todas as empresas que impliquem aglomerações de pessoas e não sejam essenciais.

    Agora ainda que do ponto de vista de controlo da economia não seja o mais aconselhável, algumas empresas deverão continuar a laborar pelo bem da economia, adoptando o máximo de medidas preventivas possível como é óbvio.

    No caso particular das obras, acho que com os devido cuidado de pode continuar a laborar, até porque o estado de emergência não o proibe.
    Concordam com este comentário: RCF, ghost12, two-rok
  2.  # 82

    Colocado por: HAL_9000Eventualmente a maioria será infectada pelo vírus



    Colocado por: HAL_9000O isolamento social é o caminho que deve ser seguido para que a curva da infecção não seja tão pronunciada


    basicamente é isso, é tentar que a curva da infecção não passe a capacidade de resposta do SNS. Impedir que cheguemos ao ponto da Itália em que os médicos tem que decidir quem tentam salvar e quem condenam à morte.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • RCF
    • 19 março 2020

     # 83

    Colocado por: HAL_9000O isolamento social é o caminho que deve ser seguido para que a curva da infecção não seja tão pronunciada, mas parar o país, vai levar à ruptura de tudo, incluindo os hospitais.

    é caso para dizer que, não se morre da doença mas morre-se da cura.
  3.  # 84

    este não queria parar

    16h10 - Fábrica de Torres Vedras encerra
    A fábrica de eletrodomésticos Frismag, com mil trabalhadores, encerra a partir desta sexta-feira, depois de ter sido confirmado um caso de infeção pelo novo coronavírus na empresa, foi esta quinta-feira comunicado aos trabalhadores.
    Num comunicado divulgado aos mais de mil trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, a empresa informa que decidiu encerrar a partir de sexta-feira e até ao dia 30 deste mês.
    Na origem do encerramento, está o facto de o diretor, João Cachatra, que se encontra em isolamento desde segunda-feira, se encontrar infetado, depois de ter recebido o resultado positivo da análise.

    apenas estamos adiar o inevitável, quanto mais cedo melhor
  4.  # 85

    Eu acho que quase ninguém está ciente das consequências de parar a economia por completo. Então se esta situação durar 3 meses como seria possível sustentar um fecho generalizado do país durante tanto tempo?

    A minha empresa continua a laborar com algumas regras: equipas de trabalho no máximo com 4 pessoas, almoços em restaurantes proibidos entre outras regras de maior afastamento. E isto em trabalhos em meios rurais em que não existe contacto com terceiros.

    Acho que devemos guardar medidas mais limitadoras para quando forem realmente necessárias.
  5.  # 86

    Eu, e a generalidade dos colegas da minha empresa, vou trabalhando a partir de casa. Mas é num setor muito particular das tecnologias de informação.
  6.  # 87

    Colocado por: RCF
    é caso para dizer que, não se morre da doença mas morre-se da cura.
    Exacto. Suponho que alguém deva estar a calcular o impacto do que deva ou não fechar obrigatoriamente. Agora uma coisa é certa, haverá perdas e sofrimento, por um lado ou pelo outro.
  7.  # 88

    Colocado por: JoelMquando é que é isso? quando já estiver a morrer gente por falta de ventiladores? nessa altura vai fazer o que? se for um familiar seu a morrer por falta de equipamento vai pensar da mesma maneira?
    O país está a actuar de maneira correcta a meu ver, a mandar parar tudo que pode ser parado, a insistir na ideia do isolamento social (ainda que muita gente não cumpra).

    É previsível que o pico seja algures em Abril. Dá uma paragem total de 3 meses. Se todas as empresas pararem, não haverá dinheiro para pagar aos trabalhadores nem para impostos, não havendo dinheiro para impostos o estado não pode sustentar o SNS.

    Quando acabar este isolamento as PMEs têm de conseguir voltar a laborar, se falirem entretanto agrava-se o problema do desemprego, e aí já ninguém pode ficar em isolamento porque precisa de sair para ganhar o pão.

    O País está a agir atempadamente e a adiar o mais possível a paralização total, porque paralizar ja totalmente é completamente impossível e provocaria uma crise sem retorno.
  8.  # 89

    Colocado por: JoelM

    quando é que é isso? quando já estiver a morrer gente por falta de ventiladores? nessa altura vai fazer o que? se for um familiar seu a morrer por falta de equipamento vai pensar da mesma maneira?

    o problema das empresas e pessoas em geral é que enquanto dá um pouco de lucro, é chegar ao fim do ano, tirar o dinheiro da empresa, investir em carros para pagar menos impostos, etc... vem um momento que é preciso aguentar mais um bocado, ao fim de 3 dias já estao a mandar gente para casa... o mesmo com as pessoas, em vez de pouparem um pouco em periodos de maior folga, muitos o que fazem é aumentar o endividamento!



    O governo e as autoridades de saúde poderão saber melhor que nós. É a penas a minha opinião, porque precisamos de ter um país depois de tudo isto passar.
    Na sua opinião não devemos olhar a consequências para resolvermos este problema? Nesse caso o governo que decrete o recolher obrigatório e ninguém sai de casa durante 15 dias!


    Maior problema são essas generalizações. No meu caso estou, sinceramente, a borrifar-me para os lucros nesta altura. A minha empresa está bem capitalizada e eu até conduzo um carro com mais de 10 anos...
  9.  # 90

    Colocado por: JoelMEconomia sempre em primeiro... quando o pessoal estiver todo doente para trablhar, ou de luto porque os ente queridos morreram, quero ver como será..
    Apenas falo no equilíbrio entre esses dois factores. Não sobreponho a economia à saúde, mas sei que a manutenção da segunda não existe como a conhecemos sem a manutenção da primeira.

    Além do mais, o JoelM pelo que se vai lendo do forum sabe o que é ter de sair do país, provavelmente em busca de um ordenado que permita ter alguma qualidade de vida , portanto conhece bem a realidade que uma crise provocaria.
  10.  # 91

    Colocado por: JoelM

    se me mandarem para casa sem 2 ou 3 meses de salário para resolver esta situação, pois seja! O que vai ser depois? desde que tenha saúde, qualquer campo para cultivar serve!


    Só tem que dar o exemplo, despeça-se do seu emprego e fique em casa de quarentena (ou os 3 ou 4 meses que isto pode durar). Pelos seus comentários pensava que já o tinha feito.
  11.  # 92

    Colocado por: JoelM
    se me mandarem para casa sem 2 ou 3 meses de salário para resolver esta situação
    Acredito que Portugal tem muita gente que não se pode dar a esse luxo.
    Concordam com este comentário: RCF, desofiapedro, two-rok
  12.  # 93

    Colocado por: JoelM

    Economia sempre em primeiro... quando o pessoal estiver todo doente para trablhar, ou de luto porque os ente queridos morreram, quero ver como será...
    Joel, toda a pessoa que esteja no seu caso"asmático" e com outras fragilidades concordo que se retirem ou protejam por uns tempos até a situação melhorar, mas tem de compreender que o Mundo não pode parar!
  13.  # 94

    Colocado por: HAL_9000Acredito que Portugal tem muita gente que não se pode dar a esse luxo.

    Nem muita empresa que possa pagar ordenados durante 2 ou 3 meses sem facturar.
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 95

    Não se preocupe que o estado vai deixar as empresas pagar em prestações os impostos :)
  15.  # 96

    Colocado por: JoelMPois.. Mas estamos na primeira semana e já falam em fechar portas!

    Pois, parece que concorda comigo.
  16.  # 97

    Colocado por: JoelMApenas discordo de quem nesta altura acha que não se pode pare tudo por causa da economia...

    A China resolveu o problema sem parar a economia.
  17.  # 98

    Onde é que o Joel vi-o que em Itália ou Espanha parou tudo por completo? A que evitar, mas nunca parar!
  18.  # 99

    Colocado por: JoelM

    Porque que me vou despedir se tenho emprego? Enquanto trabalho pago impostos para aqueles que precisam da ajuda do estado a possam ter...



    Vai-se despedir ou simplesmente não aparecer para trabalhar para ficar em casa e não ser infectado ou infectar outros. Na lógica de não olhar a consequências seria a atitude certa a tomar.
  19.  # 100

    Colocado por: JoelM

    Apenas discordo de quem nesta altura acha que não se pode pare tudo por causa da economia... Se não se pode parar agora por causa da economia, como vai ser aguentar assim e depois chegar à conclusão que afinal não é suficiente e então para tudo? É melhor solução?
    Parar tudo durante 1 mês é diferente de parar tudo durante 3 meses, em termos económicos.
 
0.0346 seg. NEW