Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Antes de colocar a minha dúvida quero felicitar todos os utilizadores deste forum, pois a discussão das questões aqui expostas ajuda imenso quem pretende iniciar a construção de uma casa. A questão que quero colocar relaciona-se com os alicerces da casa. Gostaria que me dessem a vossa opiniao relativamente à construção de uma caixa de ar de modo a que o casa nao ficasse em contacto com o solo, no que diz respeito a eficácia contra humidade e qual o seu custo de construção. Obrigada pela vossa disponibilidade.
  2.  # 2

  3.  # 3

    Muito obrigada pela ajuda Sr. Paulo!! Eu nem sabia que se construiam caixas de ar... Peço desculpa por ter colocado uma questão já debatida!!
  4.  # 4

    Não peça, sei bem que quando se entra num fórum novo, se anda aos papéis.
  5.  # 5

    Caixa de ar; sim sim sim

    Boas sapatas c\ bons linteis de amarração.

    Tudo em betão....cuidado c\ as variantes, nada como o bom betão!!

    Ah será que me esqueci de referir da Caixa de Ar?
  6.  # 6

    Andei a pesquisar nos links que indicou e pelo que percebi o sistema Cupolex é a melhor opção para a construção da caixa de ar? Se numa área de construção de 75m2 o custo é aproximadamente 3000 Euros, o dobro da área terá o dobro do custo... E já agora, o que são sapatas e linteis de amarração? Obrigada
  7.  # 7

    Atenção que um sistema não é bom só por si, tem de ser estudado para se saber se é aplicável às condições do local onde vai ser aplicado.
  8.  # 8

    Outra pergunta: já existe pessoal a trabalhar bem com este tipo de material?
  9.  # 9

    Se lhe disser a localização do terreno acha que me pode ajudar relativamente às caracterirsticas do solo e portanto perceber se o sistema é adequado ou nao?
  10.  # 10

    Colocado por: HappyOutra pergunta: já existe pessoal a trabalhar bem com este tipo de material?

    É fácil, não têm crises de maior

    Não é tanto o solo, mas a adequação do resto do projecto de estrutura a esse sistema. Isso foi desenhado para grandes áreas, não para pequenas moradias. Como são "caixotes", com dimensoes fixas e ficam entre as vigas de fundação (normalmente), convém que as coisas tenham dimensões compatíveis, senão mais ir para um sistema de lages aligeiradas.

    Mas fale com o projectista, é a melhor pessoa para avaliar
  11.  # 11

    E se for construida com blocos de cimento( penso que é cimento...)?
  12.  # 12

    Se está em zona sismica A (abaixo de Benavente) só aconselho sapatas e amarração em betão. Seja realista!!
  13.  # 13

    Nao percebo nada de materiais de construção... para ser realista tenho que fazer perguntas idiotas e tentar perceber como se comportam os materiais!
    O que são sapatas e linteis de amarração?
  14.  # 14

    Relativamente à construção da casa: conseguirei poupar algum dinheiro comprando os materiais e pedido orçamento só para a mão de obra?
  15.  # 15

    Colocado por: HappyRelativamente à construção da casa: conseguirei poupar algum dinheiro comprando os materiais e pedido orçamento só para a mão de obra?
    Pergunta recorrente. . . :-)
    Eu digo que não.
    Isso bem negociado, os construtores «vendem-lhe» os materiais ao mesmo preço de venda ao publico (beneficiam do desconto) mas passam a ser eles os responsaveis pela qualidade, reclamações, devoluções, quantidades (sobretudo nos azulejos que se podem partir com mais ou menos «facilidade» consoante quem esteja a pagar), etc., e você não precisa de perder tempo em encomendas, telefonemas, transportes, cargas e descargas, etc.

    Há quem diga que sim. Mas não fazem contas ao tempo que perdem, ou consideram que o próprio tempo vale zero.
  16.  # 16

    Se há uma coisa em que a construção portuguesa é boa é na construção anti-sismica. Porquê comprometer, se isso é apenas 7% do custo da casa. Não poupe dinheiro nisso, poupe nos azulejos...
  17.  # 17

    Perguntei se podia poupar dinheiro ao comprar os materiais, o que não significa comprar materiais de menor qualidade... Quero apenas perceber o que é melhor e porquê. Será então o betão a melhor escolha, bem como as sapatas e os linteis de amarração (que continuo sem fazer a mais pequena ideia do que se trata...)?
  18.  # 18

    Das leituras que tenho feito aqui no forum a primeira pessoa com quem tenho que "acertar agulhas" é com o projectista... Gostaria de organizar esta ideia!
    Portanto:
    - Expor as nossas ideias de forma clara( o que não é tão simples como inicialmente pensei, pois aquilo que idealizamos é uma coisa, explicá-la convenientemente é outra...)
    - Perceber e aceitar que aquilo que o projectista nos diz é com certeza melhor do que idealizamos...
    No entanto, também não queria que ele alterasse completamente o que gostava de fazer, que era uma casa térrea...
    Qual será a melhor forma de conjugar as coisas?
  19.  # 19

    Colocado por: HappyQual será a melhor forma de conjugar as coisas?

    Falar, falar, falar, falar

    Colocado por: HappyQuero apenas perceber o que é melhor e porquê.

    A questão é muito complexa, porque existem muitos custos escondidos e a maioria das pessoas apenas fazem contas ao que está à vista. Esquecem-se das quantidades a mais para desperdícios (no minimo 10%), uma maior falta de aproveitamento por parte de empreiteiro por não ser ele a comprar, os melhores descontos que os empreiteiros, têm ou deviam ter na compra, o problema das garantias porque se aquilo der chatice, a culpa é do material, vendedores de materiais que apenas querem vender o seu produto, sem se ralarem nada com compatibilidades e depois a culpa é do empreiteiro e acima de tudo a sacrossanta da garantia final de 5 anos. Se muitos mexeram e venderam, descubra lá depois quem é o culpado.
  20.  # 20

    Colocado por: Happy- Expor as nossas ideias de forma clara( o que não é tão simples como inicialmente pensei, pois aquilo que idealizamos é uma coisa, explicá-la convenientemente é outra...)


    por vezes não é preciso fazer muito esforço, depende da pessoa que estiver do outro lado também.

    Colocado por: Happy- Perceber e aceitar que aquilo que o projectista nos diz é com certeza melhor do que idealizamos...


    nem sempre, devia ser mas não é, tenha um espirito critico mas justificado sempre, tem que intervir, há que balançar o prato.

    Colocado por: HappyQual será a melhor forma de conjugar as coisas?


    a melhor forma é essa que disse, expor as suas ideias gerais, não entre em muitas ideias particulares, mas tenha sempre um espirito critico, se gosta mesmo de um espaço de uma opção, esponha-a se o arquitecto não aceitar vai ter de lhe dizer porquê, se existir razão tem de confiar, basicamente é uma relação de confiança.

    cumprimentos happy
 
0.0189 seg. NEW