Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Infelizmente tambem sou mais um dos que gosta dos vãos envidraçados, a vivencia de uma casa com grandes vãos é totalmente diferente, mas tambem sinto na pele o que sao grandes vãos de fraca qualidade!
    Desde consumos energéticos, barullhos, vento, calor é só escolher.
    É bonito, mas é preciso preparar uma boa soma para caixilharias, pelo que tenho lido de orçamentos aqui no forum, acho que se pode perfeitamente contar com pelo menos 300€ m2 de vão!
  2.  # 222

    Colocado por: NostradamusNinguém está a por em causa o conforto. Apenas achei curioso essa afirmação que ia poupar no aquecimento...sem por em causa o que iria gastar a mais no arrefecimento. A realidade é que no nosso clima é desaconselhado vãos de envidraçados à Hollywood.

    Mas eu sei perfeitamente que numa construção destas o arrefecimento poderia ser o maior problema mas por isso mesmo é que procurei a solução.


    Colocado por: NostradamusCoitados daqueles que vivem com janelas "standard" de 2 metros. Devem ter um conforto térmico horrível. Passar frio no inverno, calor no verão e gastar resmas de energia para se manterem no conforto térmico, só porque não tem um belo envidraçado com palas.

    Eu vivo num apartamento só com uma frente, virado a nascente e no Inverno digo mal da minha vida. Por isso as janelas "standard" de 2 metros numa orientação solar como a que eu tenho de facto são dignas de se virarem para este apartamento e dizer "coitados destes moradores". A orientação solar é o mais importante neste aspecto e nisso acredito que estamos de acordo. Claro que não quero fritar dentro de casa e ter de gastar muito mais dinheiro a arrefecer do que aquecer. Sei muito bem o que tentou salientar mas eu tenho essas questões salvaguardadas e pensadas.
    Eu não sei se terei um vão de 30 m2 porque não sei as condicionantes do terreno, apenas apresentei a minha ideia. Eu nem sequer sei se poderei ter o vão como quero porque tenho vizinhos desse lado por isso por qualquer motivo posso não conseguir construir afastada do vizinho, não sei. Se tiver oportunidade de ver para trás perceberá que este tópico, criado por mim, é apenas para pedir opiniões porque esta moradia apenas existe na minha cabeça ainda, nem num papel. A ideia é pensar nisto mais a serio em 2022 e lá para 2025 ter a casa construida, portanto não há projeto.
    Mas o que acho é que o nosso país tem de aproveitar melhor a sorte que tem e temos de deixar de pensar que com um pouco mais de energia aqui e ali fazemos tudo. Temos de perceber que essa energia é dinheiro e sobretudo poluição. O meu objetivo é recorrer o mínimo possível a qualquer tipo de energia para aquecer ou para arrefecer o ambiente. Pergunto-lhe se acha mesmo que um país como o nosso não consegue projetar e deixar o sol a nosso favor? As soluções estão encontradas, só falta serem aplicadas e o que eu lhe descrevi é uma das melhores formas que temos para o fazer.
    P.s. tem toda a razão! Apesar de o saber infelizmente uso sempre o termo incorreto por força do habito.
  3.  # 223

    se quer mudar-se para a casa em 2025, comece a projetar agora!
  4.  # 224

    Colocado por: DR1982acho que se pode perfeitamente contar com pelo menos 300€ m2 de vão!

    Pois. É por isso que digo que se eu ultrapassar os 1000 euros/m2 será sem duvida por essa questão e não pelos azulejos. Há muitas questões que me preocupam no envidraçado e que se o quero terei que gastar muito mais...
  5.  # 225

    Colocado por: catcosPergunto-lhe se acha mesmo que um país como o nosso não consegue projetar e deixar o sol a nosso favor?



    Nunca pus isso em causa. Há que o aproveitar ao máximo. Mas como disse anteriormente, nem 8 nem 80.

    Colocado por: catcos As soluções estão encontradas, só falta serem aplicadas e o que eu lhe descrevi é uma das melhores formas que temos para o fazer.


    Mas o problema é que a solução não está encontrada. Certamente terá de por ar condicionado para o arrefecimento, e isso vai contra as ideias que estabeleceu anteriormente de tentar ser o mais neutro possível em termos de energia.

    Os exemplos que meteu na pagina 4 deste tópico são excelentes casas Hollywood que não carecem de ar condicionado para o arrefecimento. Se são bonitas e agradáveis? Sem dúvida! Mas este tipo de casa no Verão é desagradável no nosso clima sem qualquer tipo de climatização. Tornando-se rapidamente abafado devido à radiação solar, mesmo que indirecta.

    Resumidamente, o problema para mim é que me parece que tem uma ideia preconcebida que fará uma casa com grandes vãos sem necessidade de arrefecimento. Façam as casas como quiserem mas conscientes das consequências positivas e negativas de cada escolha.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 226

    Colocado por: Anonimo12122020não preocupe, se é o que gosta meta. Uma casa faz se uma vez.
    Mas paga-se, na maioria dos casos, durante a vida toda!
  7.  # 227

    Colocado por: NostradamusResumidamente, o problema para mim é que me parece que tem uma ideia preconcebida que fará uma casa com grandes vãos sem necessidade de arrefecimento. Façam as casas como quiserem mas conscientes das consequências positivas e negativas de cada escolha.

    Não é preconcebida no verdadeiro sentido da palavra. Aliás, nunca tinha pensado muito nisto, nas conversas de trabalho com os meus colegas que percebem disto (especialistas em passivehouse e peritos de certificação energética) é que fui montando estas ideias. A primeira vez que eles me falaram do envidraçado eu fui a primeira a dizer "mas isso no verão é um problema" e foram eles que me explicaram porque é que não é necessariamente um problema e algumas das soluções.

    Colocado por: DR1982se quer mudar-se para a casa em 2025, comece a projetar agora!

    Acha? Bem, não poderá ser em 2025 então.... O 2025 não é obrigatorio nem temos pressa, foi só uma data que estabelecemos porque em 2025 teremos 30 anos e talvez mais maturidade e outra estabilidade económica, mas será o que tiver de ser...
  8.  # 228

    Anonimo12122020, isso foi porque teve um mau projeto, ja reparei que alterou muitas coisas durante a construção, isso acho que nao é normal acontecer, acho que falhou ai alguma coisa no projeto e mesmo assim ainda esta com um excelente preço até ao momento!
    São pontos de vista, para mim 25 ou 30 mil é muito dinheiro, eu tenho previstos gastar 150 mil na casa, se no fim precisar de mais 25 ou 30 mil , nao vou ficar muito contente :)
  9.  # 229

    Catcos, entre projetos, pedir orcamentos a empreiteiro e esperar que o empreiteiro escolhido tenha disponibilidade, tempo de construção, 5 anos nao é exagerado!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • ig8
    • 18 maio 2020

     # 230

    Colocado por: DR1982entre projetos

    Tendo tempo para "dispensar" nisto deve começar o quanto antes.
    tal como dizia o Miguel há uns tempos atrás, muitas vezes o grande problema é o DO querer as coisas à pressa e não "perder" o tempo necessário no projeto.
    Fazer as coisas com calma e bem pensadas podem ajudar e muito a controlar o orçamento final.
    Concordam com este comentário: DR1982, N Miguel Oliveira, ADROatelier
  10.  # 231

    Colocado por: DR1982Catcos, entre projetos, pedir orcamentos a empreiteiro e esperar que o empreiteiro escolhido tenha disponibilidade, tempo de construção, 5 anos nao é exagerado!


    Se quer estar a morar lá em 2025, acho que ainda pode poupar mais um ano.

    Eu começei em 2016 a projetar (meados) e terminei em o licenciamento em 2018 (meados).

    Tive problemas com o construtor e alguns arrufos com o arquiteto, mas devo terminar este ano.

    Penso que 3 anos, seria o ideal para começar. 1 ano para projetos e camara (ate porque sabe mais ou menos o que quer) e 2 para construir.
  11.  # 232

    Colocado por: jcfcid

    Se quer estar a morar lá em 2025, acho que ainda pode poupar mais um ano.

    Eu começei em 2016 a projetar (meados) e terminei em o licenciamento em 2018 (meados).

    Tive problemas com o construtor e alguns arrufos com o arquiteto, mas devo terminar este ano.

    Penso que 3 anos, seria o ideal para começar. 1 ano para projetos e camara (ate porque sabe mais ou menos o que quer) e 2 para construir.
    La esta, ha quem demore mais outros menos, se calhar os 5 anos sao demais, mas tambem depende muito da camara, ha camaras que de demoram mais que outras, depois basta escolher um empreiteiro que so tenha disponibilidade dali a uns 7 ou 8 meses que é muito facil acontecer e o tempo passa, mas como a user disse que não têm especial pressa...
  12.  # 233

    Colocado por: Anonimo12122020Não foi só isso, pelo que tinha no projecto gostamos, tanto eu como a minha mulher mas depois de começar a ver as coisas a aparecer não gostavamos assim tanto, daí mandar o engenheiro calcular as alterações e avançar com ela
    Foi melhor agora do que ficar com algo que nao gostam para sempre, mas isso é de evitar, sempre que possivel o ideal é nao alterar muito em fase de construção!
    Escolher tudo antes de começar raramente se faz, mas pode fazer toda a diferença!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 234

    Por mim estava lá ontem já :) Ainda por cima com o covid, fechada em casa com este tempo e ter uma varanda de 1 m2 que leva sol uma hora por dia... Não é dificil perceberem o quanto me dá vontade de ter o meu jardim, alpendre e piscina. Ainda por cima com o verão complicado que vamos ter.
    Além do poupar há outra questão que me está a fazer esperar: o mercado agora está a loucura, isso é 100% certo, e daqui a uns anos não sabemos, sobretudo pelo impacto do covid. Tenho esperança que os preços de construção voltem a baixar.
    Mas vou-vos ser sincera, o covid veio intensificar de tal forma esta vontade que o meu namorado já está cansado de me ouvir. Eu queria muito começar já a falar com um arquiteto, mas ele não, diz que somos muito novos e tem razão. Mas já me prometeu que no inicio de 2021 já vamos fazer a limpeza correta e começar aos poucos :)
  14.  # 235

    Eu estou a contar com o dobro para projetos nas minhas contas, espero depois recuperar durante a obra o investimento!
    Vou tentar planear tudo o melhor possivel para bater certo, se correrá bem ou nao so saberei no fim!
  15.  # 236

    Colocado por: catcosPor mim estava lá ontem já :) Ainda por cima com o covid, fechada em casa com este tempo e ter uma varanda de 1 m2 que leva sol uma hora por dia... Não é dificil perceberem o quanto me dá vontade de ter o meu jardim, alpendre e piscina. Ainda por cima com o verão complicado que vamos ter.
    Além do poupar há outra questão que me está a fazer esperar: o mercado agora está a loucura, isso é 100% certo, e daqui a uns anos não sabemos, sobretudo pelo impacto do covid. Tenho esperança que os preços de construção voltem a baixar.
    Mas vou-vos ser sincera, o covid veio intensificar de tal forma esta vontade que o meu namorado já está cansado de me ouvir. Eu queria muito começar já a falar com um arquiteto, mas ele não, diz que somos muito novos e tem razão. Mas já me prometeu que no inicio de 2021 já vamos fazer a limpeza correta e começar aos poucos :)


    Visto que o terreno já o tem, podem definir já o projecto e quando chegar a altura, submeter para aprovação camarária.

    O que o DR1982 disse é verdade. Provavelmente irá ter de esperar por um construtor e assim, já podia ir "apalpando" terreno.
  16.  # 237

    Colocado por: Anonimo12122020Não sei se a construção e o preço das casas irá cair assim tanto, ou se vai aumentar, é só pessoas dos apartamentos a falar em mudar para uma casa..


    Curiosamente tenho uma sensação parecida. Muitos irão "esperar" a ver se o mercado abranda... mas poderá sair-lhes o tiro pela culatra... Penso que depende muito das zonas. Há bastantes estrangeiros a chegar a certas regiões, muita gente que se fartou do confinamento no T1, muitos emigrantes que partiram em 2011-2012 e que já "juntaram" o suficiente para regressar... vontade que eventualmente se intensificou nestes últimos dois meses... Futurologia apenas.
  17.  # 238

  18.  # 239

    Colocado por: N Miguel OliveiraCuriosamente tenho uma sensação parecida. Muitos irão "esperar" a ver se o mercado abranda... mas poderá sair-lhes o tiro pela culatra... Penso que depende muito das zonas. Há bastantes estrangeiros a chegar a certas regiões, muita gente que se fartou do confinamento no T1, muitos emigrantes que partiram em 2011-2012 e que já "juntaram" o suficiente para regressar... vontade que eventualmente se intensificou nestes últimos dois meses... Futurologia apenas.

    Não tinha pensado dessa forma e acho que realmente tem razão... Mas eu de facto não tenho hipotese. Mas de certo modo vou seguir o vosso conselho e em 2021 talvez faça o que disseram, vou fanzendo a limpeza, falando com arquitectos, ter o projeto e depois pedir as licenças.. Tudo com calma
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 240

    Fazer o projecto com tempo é uma grande mais valia.
    Permite ponderar bem e aferir a decisão.

    Colocado por: catcos
    Não tinha pensado dessa forma e acho que realmente tem razão... Mas eu de facto não tenho hipotese. Mas de certo modo vou seguir o vosso conselho e em 2021 talvez faça o que disseram, vou fanzendo a limpeza, falando com arquitectos, ter o projeto e depois pedir as licenças.. Tudo com calma
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0520 seg. NEW