Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: rjmpires
    E qual é o "background" dessas empresas que levam para lá os tralhadores?

    Para quem precisa da mão de obra é simples, para os trabalhadores é simples, para o intermediário tanto pode ser simples como uma carga de trabalhos!
    Se for tudo ilegal e dinheiro debaixo da mesa também se torna tudo simples para o intermediário.. que é o que acontece 90% da vezes nesse tipo de trabalhos!
    Nao pode ser tudo ilegal porque as empresas rodam ha anos, no entanto claro que deve haver uma forma qualquer que usam para se escapar a algumas coisas!
  2.  # 62

    Colocado por: NTORIONNão se esqueça de feriados e fds em que tem de pagar o dobro.

    Se for pelo modelo das empresas de trabalho temporário, estas cobram sempre pelo menos 3x mais que o custo do trabalhador, ou seja 28x3.

    Agora, se isso for trabalho regular, sem feriados e fds, é provável que tenha margem para ajustar isso, mas nunca ia para valores abaixo de 2,5x...


    Neste caso nao ha feriados nem fins de semana, um dia é um dia é sempre igual, trabalha ganha, nao trabalha não ganha!
    Tenho de me informar bem mas nem que cada trabalhador me fique por dia a 45€, 15€ de lucro por cada um ja nao é mau!
  3.  # 63

    Colocado por: DR1982Uma pessoa que trabalh na zona completamente ao negro para o campo do vizinho por exemplo ganha 20€ por dia!


    É outro país, há 24 anos já eu ganhava 8 contos (40euros),por 9 horas de trabalho a apanhar pêra ou na vindima. Sei que agora nem isso se ganha, mas possa 20€ dia inteiro no campo?
  4.  # 64

    Colocado por: NTORION

    É outro país, há 24 anos já eu ganhava 8 contos (40euros),por 9 horas de trabalho a apanhar pêra ou na vindima. Sei que agora nem isso se ganha, mas possa 20€ dia inteiro no campo?
    Isso é o que se ganha para ir trabalhar para o campo da vizinha, dinheiro em mãos e algumas dao um lanchezito, outras nem isso :)
    Muito pessoal da minha zona vai todos os dias para o porto, fazer a manutenção de jardins e ao fim do dia ganham 24/25€ Com descontos e seguro, mas nao ha ferias nem feriados nem nada disso pago, trabalha ganha, nao trabalha nao ganha, simples assim!
    • smst
    • 15 junho 2020

     # 65

    Assim por alto e do que sei para estar legal:

    Ao DR1982 pagam-lhe 60,00€/dia por cada pessoa. Este valor é já com IVA ou acrescido de IVA? Imagine se lhe pagarem 60,00€ já com IVA o DR1982 apenas fica com 48.78€ já que 11.22€ tem de os entregar ao estado.
    O DR1982 recebe mensalmente por cada trabalhador angariado cerca de 22x60,00€: 1.320,00€(se for com IVA incluido apenas recebe 1.073,17€

    O Dr1982 vai pagar (no minimo):
    Salário minimo nacional: 635,00€
    Subsidio de alimentação: 4.77€/dia
    O trabalhador ao fim do mês vai levar: 635,00€-11% segurança social + subsidio de alimentação (cerca de 21 dias/mês) = 665.32€ (31.68€ liquido por dia)
    O salário de um trabalhador é pago 14 meses, sendo que apenas 11 são efectivamente trabalhados (1 Subsidio de férias + 1 Mês de férias + 1 Subsidio de Natal).

    Imposto a pagar pelo DR1982:
    Segurança Social(11% retidos ao trabalhador + 24.75% do empregador) = 220.66€/mês por cada trabalhador
    Fundo de Compensação: 6.35€/mês por cada trabalhador
    Seguro de acidentes de trabalho: desconheço o valor pois depende de cada area e varia consoante a seguradora.

    Terá de comprar uma carrinha para transportar o pessoal e ser você a fazer o serviço ou um dos trabalhadores levar a carrinha. Pagar seguro, IUC, Inspecção, manutenção e combustivel.

    Terá de contratar um contabilista para tratar da contabilidade pois está visto que não percebe nada disto.

    Assim sendo, contas por alto.
    Imagine que contrata 9 pessoas e para tal compra uma viatura de 9 lugares.
    Facturará a quem o contratou 9 empregados x 1.073,17€ + IVA = 9.658,53€ + IVA x 12 meses = 115.902,36€ + IVA - atenção que fiz a conta a 12 meses mas duvido que lhe entreguem trabalho certo para 12 meses.

    Pagará de salarios (9 funcionários x 665.32 x 11 meses) + (9 funcionários x 565.15€ x 3 meses) = 81.125,70€
    Segurança social: 9 funcionários x 220.66€ x 14 meses = 27.803,16€
    Fundos de compensação: 9 x 6.35€ x 14 meses= 800,10€
    Seguro de acidentes de trabalho: suponhamos 1.000,00€
    Custos fixos anuais com funcionários: 110.728,96€

    Assim por alto você recebe anualmente 115.902,36€ - 110.728,96€ = 5.173,40€

    Desde valor ainda tem de pagar ao contabilista/advogado e todas as despesas com a compra e manutenção da carrinha.

    Continua a achar um bom negócio? Eu acho que não. E agora considere que ao ar livre nas vinhas/apanha da fruta são empregos sazonais e as contas que eu fiz não consideraram qualquer perda de trabalho e que a realidade não é assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 15 junho 2020 editado

     # 66

    Sim as contas feitas assim claro que nao da, mas nas vinhas tal como eu disse nao ha ca 14 meses e trabalhar 11 nem subsídio de alimentação!
    Tal Como eu disse as contas sao trabalha ganha nao trabalha nao ganha, se isso nao é possivel sem estar legal entao as pessoas que conheço nessa area andam todas fora da lei!
  5.  # 67

    Colocado por: DR1982Tal Como eu disse as contas sao trabalha ganha nao trabalha nao ganha, se isso nao é possivel sem estar legal entao as pessoas que conheço nessa area andam todas fora da lei!

    Se calhar andam...
    Concordam com este comentário: SMBS
  6.  # 68

    Colocado por: smstx 14 meses

    As contas devem ser feitas para 15 ordenados, porque se tiver que despedir alguém, vai ter que o indemnizar com 1 ordenado por cada ano trabalho.
    • smst
    • 15 junho 2020

     # 69

    Colocado por: DR1982Sim as contas feitas assim claro que nao da, mas nas vinhas tal como eu disse nao ha ca 14 meses e trabalhar 11 nem subsídio de alimentação!
    Tal Como eu disse as contas sao trabalha ganha nao trabalha nao ganha, se isso nao é possivel sem estar legal entao as pessoas que conheço nessa area andam todas fora da lei!


    Isto é com tudo legal.

    Infelizmente muita gente tenta explorar os trabalhadores e depois vemos na televisão empresários agricolas a dizerem que existe falta de mão de obra e que tem de contratar estrangeiros (nepaleses por exemplo). Deveria existir mais fiscalização e mão pesada contra quem explora as pessoas.
    Um desses trabalhadores que pretende contratar/explorar que tenha um acidente grave e você depois verá o que acontece.
    Se o que lhe propuseram fosse bom, o dono da exploração agricola contratava directamente os funcionários.
    • smst
    • 15 junho 2020

     # 70

    Infelizmente estão-se a criar vinhas, plantações de framboesas, plantações de mirtilos, entre outros com recurso a fundos perdidos e mesmo assim os proprietários não contratam legalmente trabalhadores, assim como escoam "grande" parte da produção sem facturarem para não "gerarem lucros".

    Enfim...
  7.  # 71

    Para aqueles que ainda não entendem a diferença de custos de construção entre as várias regiões do país, basta lerem este tópico.
    à minha empresa um pedreiro custa 10 a 12€ por hora.
    Concordam com este comentário: RRoxx, zedasilva
  8.  # 72

    Entao mas se contratar o pessoal recibos verdes já não é ilegal, pelo que vi o pessoal a recibos verdes apenas tem de pagar seguro e 21.4% do que ganha, é isso?
    • SMBS
    • 15 junho 2020

     # 73

    Colocado por: PicaretaPara aqueles que ainda não entendem a diferença de custos de construção entre as várias regiões do país, basta lerem este tópico.
    à minha empresa um pedreiro custa 10 a 12€ por hora.


    Em Évora é igual. Já nos arredores do Porto chega a ser menos de metade
  9.  # 74

    Colocado por: PicaretaPara aqueles que ainda não entendem a diferença de custos de construção entre as várias regiões do país, basta lerem este tópico.
    à minha empresa um pedreiro custa 10 a 12€ por hora.
    Um oficial na minha zona ganha metade disso, e o procedimento é o mesmo, trabalha ganha, nao trabalha nao ganha!
    Por isso é dizer que este tipo de contrato é muito comum la pela zona!
    • smst
    • 15 junho 2020

     # 75

    Colocado por: DR1982Um oficial na minha zona ganha metade disso, e o procedimento é o mesmo, trabalha ganha, nao trabalha nao ganha!
    Por isso é dizer que este tipo de contrato é muito comum la pela zona!


    Caro DR1982 convém saber interpretar o que lê/ouve.
    O Picarete disse que um funcionário lhe custa 10€ a 12€ por hora, não disse que paga ao funcionário esse valor, certamente pagará entre 5€ a 6€ por hora mas com tudo legal.
    E já agora na nossa zona ainda existem empresários honestos, mas pessoas com vocè ainda acham que é melhor receber 8€ não declarados do que 6€ com os direitos todos.

    O que lhe propuseram a si não é novo cá na zona, não é a toa que empresas da Maia e da Régua tentam angariar pessoal em Baião/Cinfães/Marco/ Penafiel para trabalhar nas vinhas ou apanhar framboesas/mirtilos em estufas.
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 76

    Colocado por: smst

    Caro DR1982 convém saber interpretar o que lê/ouve.
    O Picarete disse que um funcionário lhe custa 10€ a 12€ por hora, não disse que paga ao funcionário esse valor, certamente pagará entre 5€ a 6€ por hora mas com tudo legal.
    E já agora na nossa zona ainda existem empresários honestos, mas pessoas com vocè ainda acham que é melhor receber 8€ não declarados do que 6€ com os direitos todos.

    O que lhe propuseram a si não é novo cá na zona, não é a toa que empresas da Maia e da Régua tentam angariar pessoal em Baião/Cinfães/Marco/ Penafiel para trabalhar nas vinhas ou apanhar framboesas/mirtilos em estufas.
    Sim, eu entendi que os valores que o Picareta falou era quanto lhe custa a ele um empregado, eu disse o que sei, que é quanto um empregado leva para casa!
    Alias sei que um trolha a mim na qualidade de DO me custa 10€ hora, ou seja faz 8 horas dia pago ao empreiteiro 80€ por dia, ele paga-lhe e faz os descontos, transporte e essas coisas todas à conta dele!
    Sim nao é de agora que ha empresas a procurar pessoas nesta zona, por isso mesmo é que eu digo que os patrões tem de ter lucro com isso senao nao o faziam!
  11.  # 77

    Colocado por: DR1982Entao mas se contratar o pessoal recibos verdes já não é ilegal

    Ter trabalhadores a tempo integral a recibo verde é ilegal, mas parece que há formas de contornar isso, eu não sei, e até para o estado trabalham. Sei é que se um funcionário a recibos verdes faturar mais do que uma percentagem da sua faturação à mesma empresa essa empresa paga x% à segurança social, falaram lá atrás em mais de 80% da facturação, não tenho a certeza.
  12.  # 78

    DR1982, o que você pretende é criar uma empresa de trabalho temporário, pesquise o que é que é necessário, e venha cá depois explicar.
  13.  # 79

    Colocado por: DR1982Nao pode ser tudo ilegal porque as empresas rodam ha anos, no entanto claro que deve haver uma forma qualquer que usam para se escapar a algumas coisas!

    Por aqui todos os anos há vindima, cortiça, azeitona, desbaste de árvores, e não é por isso que não há dinheiro por baixo da mesa
  14.  # 80

    Colocado por: PicaretaDR1982, o que você pretende é criar uma empresa de trabalho temporário, pesquise o que é que é necessário, e venha cá depois explicar.
    Talvez seja isso, nao sei! A pessoa que me fez a proposta ja me deu o numero de uma contabilista para ele me explicar como funciona!
 
0.0288 seg. NEW