Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: BryddaPedro Fernandes
    e a nível de consumos de electricidade? Está satisfeito?

Pode ver os consumos neste tópico:

https://forumdacasa.com/discussion/9303/1/diario-do-ar-condicionado-multisplit-utilizacao-e-custos-junjul/

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brydda
  2.  # 22

e quando chegasse à altura de limpar o pó era chatice a dobrar!! andar com o escadote para trás e para a frente..

Num ano e quatro meses, foram limpos 3 vezes...abrir a tampa, tirar os filtros, aspirar, colocar os filtros, fechar a tampa...é coisa para 10min por máquina...e que gosto me dá...

Abraço, Pedro
  3.  # 23

Colocado por: Pedro Fernandes
    Num ano e quatro meses, foram limpos 3 vezes...abrir a tampa, tirar os filtros, aspirar, colocar os filtros, fechar a tampa...é coisa para 10min por máquina...e que gosto me dá...

Abraço, Pedro

acredito, mas a mim não me vai dar gosto nenhum, e ao maridão ainda menos :-DDD

não existem soluções em que apenas há unidades exteriores? ou há sempre a necessidade de instalar aparelhos dentro de casa?
  4.  # 24

Colocado por: cookienão existem soluções em que apenas há unidades exteriores? ou há sempre a necessidade de instalar aparelhos dentro de casa?

Pode colocar unidades interiores não visiveis (tectos falsos), ou fazer uma instalação por condutas, em que há uma máquina central e depois saem condutas para todas as divisões. Tudo que fica à mostra são grelhas.
    No entanto TODAS as máquinas precisam da mesma manutenção (limpeza, etc, etc)
  5.  # 25

certo, da obrigatoriedade da manutenção não há qualquer dúvida, sob pena da proliferação de fungos prejudiciais para a saúde.

já agora... tem ideia do custo dessa manutenção?
  6.  # 26

Colocado por: cookiejá agora... tem ideia do custo dessa manutenção?

Ponha o maridão de aspirador na mão, e no final dá-lhe um beijinho e o almoço!
  7.  # 27

...e a sobremesa...eheheh

Abraço, Pedro
  8.  # 28

boas noite
    gostava de saber se colocar na minha casa 6 maquinas de AC.
    divididas 2 (cozinha,sala) numa máquina
    4( nos quartos) noutra máquina.
    sistema multi-split inverter.
    o quadro electrico terá de ser trifásico?
    õbrigado
  9.  # 29

Não, não é necessário...e em principio, 6.9 kva deve dar. Eu tenho 1 exterior para 4 interiores e com 5.75 kva nunca foi abaixo...isto com o consumo normal de uma casa e as 4 máquinas de ac no máximo...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zé carlos
  10.  # 30

Eu tenho uma maquina tripla mais 4 simples e tenho 6.9KVA!! E nunca foi abaixo!

Claro que não posso ligar tudo o resto aomesmo tempo

Colocado por: zé carlosboas noite
    gostava de saber se colocar na minha casa 6 maquinas de AC.
    divididas 2 (cozinha,sala) numa máquina
    4( nos quartos) noutra máquina.
    sistema multi-split inverter.
    õbrigado
  11.  # 31

Como por principio nunca irá usar em simultâneo todas as maquinas, o quadro não precisa de ser trifásico, agora tem que adicionar os outros electrodomésticos existentes em casa ( principalmente forno e placa se for eléctrica)e ai no conjunto vai de certeza obrigar a alguma gestão, note que o facto de ter trifásico não quer disser necessariamente mais potência disponível,
    Jorge Alves
  12.  # 32

"o facto de ter trifásico não quer disser necessariamente mais potência disponível"

Antes pelo contrario, pode ter potencia disponivel notras fases e o quadro ir a baixo, porque uma fase está sobre carregada.

A melhor maneira de utilizar a fundo a energia é ter apenas uma fase!!

"Dizem por ai" que em maquinas grandes a trifasica permite um aumento de rendimento. mas de resto a trifasica não tem vantagens. Só mesmo se quizermos mais de 30A por fase ( penso eu de que...)

Colocado por: jorgealvesComo por principio nunca irá usar em simultâneo todas as maquinas, o quadro não precisa de ser trifásico, agora tem que adicionar os outros electrodomésticos existentes em casa ( principalmente forno e placa se for eléctrica)e ai no conjunto vai de certeza obrigar a alguma gestão, note que o facto de ter trifásico não quer disser necessariamente mais potência disponível,
    Jorge Alves
  13.  # 33

Colocado por: system32"o facto de ter trifásico não quer disser necessariamente mais potência disponível"

Antes pelo contrario, pode ter potencia disponivel notras fases e o quadro ir a baixo, porque uma fase está sobre carregada.

"Dizem por ai" que em maquinas grandes a trifasica permite um aumento de rendimento. mas de resto a trifasica não tem vantagens. Só mesmo se quizermos mais de 30A por fase ( penso eu de que...)

Ora bem, sim e não, porque a EDP só disponibiliza 30 a 45 A no máximo por fase, obvio que se tiver trifásico, é vezes 3, logo tem mais potencia disponível, num consumidor domestico já encontrei situações onde só com trifásico se resolvia a coisa, mas eram CAASSSSAARRRRÕÕÕEEEEESSSSSS,

Jorge Alves
  14.  # 34

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Ponha o maridão de aspirador na mão, e no final dá-lhe um beijinho e o almoço!

era bom era!!! a ideia dele é arranjar daqueles robots que aspiram para facilitar a limpeza da casa - tarefa dele claro!! eheheh
  15.  # 35

3x45A não chegam???

BOLAS... ;P

Colocado por: jorgealvesColocado por: system32"o facto de ter trifásico não quer disser necessariamente mais potência disponível"

Ora bem, sim e não, porque a EDP só disponibiliza 30 a 45 A no máximo por fase, obvio que se tiver trifásico, é vezes 3, logo tem mais potencia disponível, num consumidor domestico já encontrei situações onde só com trifásico se resolvia a coisa, mas eram CAASSSSAARRRRÕÕÕEEEEESSSSSS,

Jorge Alves
  16.  # 36

Boa tarde ,
    para mim a solução são bombas de calor se conjugadas com ventiloconvectores teremos frio e calor com a mesma maquina onde o circuito é a agua e não a gas como os AC logo muito mais saudável , o consumo de electricidade então nem se fala.
  17.  # 37

Colocado por: sergio garciaa mim a solução são bombas de calor se conjugadas com ventiloconvectores teremos frio e calor com a mesma maquina onde o circuito é a agua e não a gas como os AC logo muito mais saudável

Saudavel pq??!! O ar que é aquecido/arrefecido entra em contacto ou com a água ou com o gás??? Se tivesse dito mais "ecológico" aí já concordava...
    Colocado por: sergio garciao consumo de electricidade então nem se fala

Esta parte então é que não entendo... Tb é dos que acha que uma bomba de calor ar-água tem melhores rendimentos que um AC? Então vá rever os seus numeros...
  18.  # 38

19.  # 39

Colocado por: sergio garciaDou um exemplo , mas ha mais

http://altherma.daikin.pt/advantages/default.jsp

Respondeu a que parte das minhas dúvidas??
    Volto a perguntar:
    - Mais saudavel porque? É que não percebo mesmo o porquê desta afirmação...
    - Qual o COP da Altherma a funcionar com veniloconvectores em aquecimento por exemplo? (é que já dei pelo menos um exemplo de um AC com COP superior a 5... Ora a Altherma tem um COP de 4,2 ou 4,3 mas para funcionamento com saída de água a 35ºC, ou seja para piso radiante! Para ventiloconvectores cai e bastante esse COP!)

Mas aguardo pela suas respostas.
  20.  # 40

Boa noite Pedro,
    Que maquina AC è essa de cop 5??

0.0195 seg. NEW