Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: MVA

Um licenciado a trabalha na câmara municipal ganha 1200 euros.
    Um enfermeiro no SNS ganha 1000 euros.
    Um professor na escola pública ganha 1300 euros.

São raríssimas as situações em que se ganha mais no público do que privado.

No sector público ganha-se bem se for professor universitário, juíz, politico, médico ou oficial das forças armadas.
    Ir para o público compensa quando se quer fugir das grandes cidades, pois no interior ou nas terrinhas só há oferta de emprego para licenciados no sector público.

As pessoas querem é ir pro estado. Quando lá entram só saiem para a reforma.

Nos privados quase nem há empregos, os que há são maus, mal pagos e precários. Se forem bons são ultra competitivos (pessoas concorrem inclusive sem qualquer ética), ou vão logo para familia e amigos.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  2.  # 262

Colocado por: JoelM
    é aqui que discordamos, conseguir viver nao deveria sequer estar relacionado com ou falta de estudos! Todas as profissoes sao necessárias, e cada vez mais pessoas com profissoes sem estudos sao necessários, em PT apenas nao lhes damos valor (à maioria) porque ainda há muitos...
    por aqui qualquer pessoa sem estudos ganha facilmente mais por hora do que eu que tenho estudos!

Exceptuando os ordenados garantidos fora de mecanismos de concorrência, o valor do trabalho decorre da medida da escassez desse trabalho. Não em absoluto (haver muitos pedreiros ou muitas empregadas de limpeza ou muitos arquitectos) mas mais à relação entre a procura desse trabalho específico e a oferta de quem o faça.

Tendo em conta o baixo nível de qualificações da população activa, não é de estranhar que de um modo geral um curso superior tenda a proporcionar maior remuneração. Mas dada a existência de uma forte aversão à Matemática (e em menor grau às demais ciências exactas), é quase senso comum a ideia de que muitos licenciados das áreas de humanidades são desempregados ou caixas de supermercado em potência.
    Concordam com este comentário: eu, Gambino, Caravelle
    • MVA
    • 25 junho 2020

# 263

Colocado por: Gambino

As pessoas querem é ir pro estado. Quando lá entram só saiem para a reforma.

Só alguém sem qualquer tipo de ambição é que quer ir para o Estado.
    Pessoalmente não conheço ninguém da minha área (engenheria) que tenha o mais minimo interesse em ir para o Estado.
    Concordam com este comentário: Quilleute, Anonimo1710, Queduvidas
  3.  # 264

Colocado por: luisvv

Exceptuando os ordenados garantidos fora de mecanismos de concorrência, o valor do trabalho decorre da medida da escassez desse trabalho. Não em absoluto (haver muitos pedreiros ou muitas empregadas de limpeza ou muitos arquitectos) mas mais à relação entre a procura desse trabalho específico e a oferta de quem o faça.

Tendo em conta o baixo nível de qualificações da população activa, não é de estranhar que de um modo geral um curso superior tenda a proporcionar maior remuneração. Mas dada a existência de uma forte aversão à Matemática (e em menor grau às demais ciências exactas), é quase senso comum a ideia de que muitos licenciados das áreas de humanidades são desempregados ou caixas de supermercado em potência.

concordo.
  4.  # 265

Só alguém sem qualquer tipo de ambição é que quer ir para o Estado.
    Pessoalmente não conheço ninguém da minha área (engenheria) que tenha o mais minimo interesse em ir para o Estado.

Não falta gente que não tem ambição, mas quer o empreguinho do estado. Olhe, basta isto: o maior empregador em Portugal é estado!

Nos privados ter ambição em muitos casos quer apenas dizer passar a efectivo e ganhar uns 1000€ +/-, e não ser despedido antes de fazer 5 anos de casa, que é média.
    • eu
    • 25 junho 2020

# 266

Colocado por: GambinoOlhe, basta isto: o maior empregador em Portugal é estado!

E nos outros Países não é igual?
    •  
      RRoxx
    • 25 junho 2020 editado

# 267

Colocado por: MVAPessoalmente não conheço ninguém da minha área (engenheria) que tenha o mais minimo interesse em ir para o Estado.

Mas que os há, há. A verdade é que estando la dentro, tem muitos menos preocupações, logo a começar pelo facto de não terem concorrencia e não necessitarem de procurar trabalho, é um luxo.
    Concordam com este comentário: Gambino
  5.  # 268

Colocado por: HAL_9000Não tenho noção dos valores praticados. Conheço o caso desse meu colega e o salário que o Quilleute mencionou. Contudo acredito, sempre ouvi falar de salários muitos elevados nessa area.
    Agora repare, eu também considerei ha 15 anos atrás seguir IT precisamente por causa disso: salários. Contudo tive noção que não tinha gosto, nem jeito para a coisa (o primeiro computador que comprei já andava no secundário, nem poderia ter grande jeito).
    A questão é que todos nós temos valências diferentes, o país tem necessidades distintas, deveria sim gerir as vagas dos cursos em função das necessidades do país. Todas as profissões deveriam ser valorizadas e deveriam garantir o mínimo de qualidade de vida.
    Se isso não acontece é porque as nossas políticas de educação e formação profissional estão erradas ha muitos anos. O país deveria ajustar número de vagas no ensino superior em função das necessidades do país, e não em função dos corpos docentes ou interesses comerciais das Universidades. Deveria apostar fortemente no ensino profissional onde temos carências e não o faz. Enquanto assim for, continuaremos a ter pessoas a tirar um curso para trabalhar no continente, a ter canalizadores com pouca base formativa, etc.. o que gera fraca produtividade e baixa valoriação salarial.

IT ganham , e ganham bem , eu por minha experiência falo que só já não estou no patamar dos 2000+ por mês , porque honestamente nesta fase da minha vida , não preciso de mais .
    Quando morrer não o levo ...e os meus putos ... trabalhem . Não os deixarei desamparados , mas que ganhem para eles que eu também o fiz .

Estou confortável com a vida que levo e com o valor que ganho ( mais o da Maria ) só se houver algo excepcional é que me alavanco ...

Mas não se iludam , com anos de experiência IT ... é um mundo muito bem pago.

Estado ? Só pela idade da reforma !!! De resto ... não era para mim ..
  6.  # 269

Colocado por: RRoxx

Mas que os há, há. A verdade é que estando la dentro, tem muitos menos preocupações, logo a começar pelo facto de não terem concorrencia e não necessitarem de procurar trabalho, é um luxo.
    Concordam com este comentário:Gambino

Ora nem mais!
    • MVA
    • 25 junho 2020

# 270

Colocado por: RRoxx

Dois colegas concluem o mestrado em engenharia em 2010.
    Um deles vai para o Estado e outro vai para o privado. Ambos a auferirem 1200 euros brutos mensais.

Em 2020 o que foi para Estado continua a ganhar 1200 euros (porque não há aumentos no Estado há 10 anos) e graças à inflação já perdeu imenso poder de compra.

Em 2020 o que foi para o privado está a ganhar 1800 euros.

Não faz qualquer sentido ir para o Estado, a não ser se não arranjar algo no privado.
    Concordam com este comentário: Quilleute
  7.  # 271

Colocado por: Quilleute

IT ganham , e ganham bem , eu por minha experiência falo que só já não estou no patamar dos 2000+ por mês , porque honestamente nesta fase da minha vida , não preciso de mais .
    Quando morrer não o levo ...e os meus putos ... trabalhem . Não os deixarei desamparados , mas que ganhem para eles que eu também o fiz .

Estou confortável com a vida que levo e com o valor que ganho ( mais o da Maria ) só se houver algo excepcional é que me alavanco ...

Mas não se iludam , com anos de experiência IT ... é um mundo muito bem pago.

Estado ? Só pela idade da reforma !!! De resto ... não era para mim ..

Um IT não precisa do estado para nada! Na realidade nem dos privados em "especifico". Se ficar sem emprego hoje , arranja amanhã e você sabe-o.

Se ganha 2.000€+ por mês também sabe que ainda ganha abaixo do que muitos da sua área ganham (pelo que escreveu sabe perfeitamente).
  8.  # 272

Colocado por: GambinoGanha-se muito bem no IT. Não só em Portugal, mas um pouco por todo mundo.
    Como disse não tenho mesmo noção dos valores médios. Em discussões várias no reddit não vejo que as pessoas indiquem valores assim tão elevados, ainda que claramente acima da média.

Agora um BOM engenheiro informático, um fora de série ganha quanto quer, isso eu sei. Mas esses não representam a maioria.
  9.  # 273

Um deles vai para o Estado e outro vai para o privado. Ambos a auferirem 1200 euros brutos mensais.

Em 2020 o que foi para Estado continua a ganhar 1200 euros (porque não há aumentos no Estado há 10 anos) e graças à inflação já perdeu imenso poder de compra.

Em 2020 o que foi para o privado está a ganhar 1800 euros.

Não faz qualquer sentido ir para o Estado, a não ser se não arranjar algo no privado.
    Concordam com este comentário:Quilleute

Oh amigo...

Em 2020 o que foi para o privado vai primeiro para lay off, passados dois meses é despedido, ou a empresa vai para insolvência e é pouco realista e ter ficado 10 anos na mesma empresa, porque isso só quem está no estado é que não sabe que só por milagre poderá suceder.

Compensou ficar no estado.
  10.  # 274

Colocado por: HAL_9000Como disse não tenho mesmo noção dos valores médios. Em discussões várias no reddit não vejo que as pessoas indiquem valores assim tão elevados, ainda que claramente acima da média.

Agora um BOM engenheiro informático, um fora de série ganha quanto quer, isso eu sei. Mas esses não representam a maioria.

Um IT numa dessas boas techs progressistas leva 3.000€/3.500€.
  11.  # 275

Colocado por: MVAprofessor universitário, juíz, politico, médico ou oficial das forças armadas.
    Tirando os médicos e ALGUNS professores universitários aqui estão as maiores inutilidades a ganhar principescamente em Portugal

Colocado por: MVASão raríssimas as situações em que se ganha mais no público do que privado.
    Isto não é verdade. O salário médio é superior no estado. Depois existem factores não monetários que desequilibram completamente a balança (35horas, direitos laborais cumpridos à risca, fraca exigência das chefias e em muitos casos baixíssima produtividade, pré-reforma aos 55 anos, + dias de férias, em media 2-3pontes/ano cedidas pelo governp e a maior vantagem de todas para quem tem de pagar contas: Estabilidade laboral)

Em Portugal compensa claramente trabalhar para o estado. É melhor ganhar 1200 eur enquanto FP que 1500 no privado.
    Concordam com este comentário: Gambino
  12.  # 276

Colocado por: Gambino

Oh amigo...

Em 2020 o que foi para o privado vai primeiro para lay off, passados dois meses é despedido, ou a empresa vai para insolvência e é pouco realista e ter ficado 10 anos na mesma empresa, porque isso só quem está no estado é que não sabe que só por milagre poderá suceder.

Compensou ficar no estado.

Não é bem assim ...
    O que foi para o lay-off e dois meses depois é despedido , no dia seguinte está a trabalhar. E continua a auferir bem mais que o do estado.
  13.  # 277

Colocado por: eu
    Os países Nórdicos são uma boa exceção ao "mundo cão".

São uma mentira .
  14.  # 278

Colocado por: HAL_9000Tirando os médicos e ALGUNS professores universitários aqui estão as maiores inutilidades a ganhar principescamente em Portugal

Isto não é verdade. O salário médio é superior no estado. Depois existem factores não monetários que desequilibram completamente a balança (35horas, direitos laborais cumpridos à risca, fraca exigência das chefias e em muitos casos baixíssima produtividade, pré-reforma aos 55 anos, + dias de férias, em media 2-3pontes/ano cedidas pelo governp e a maior vantagem de todas para quem tem de pagar contas: Estabilidade laboral)

Em Portugal compensa claramente trabalhar para o estado. É melhor ganhar 1200 eur enquanto FP que 1500 no privado.

Claro que sim!

As garantias são muito maiores no estado. No privado a única garantia é que um dia aquilo acaba em "divórcio".
  15.  # 279

Colocado por: Quilleute

Não é bem assim ...
    O que foi para o lay-off e dois meses depois é despedido , no dia seguinte está a trabalhar. E continua a auferir bem mais que o do estado.

No dia seguinte está a trabalhar se for médico ou IT. De resto nem por sombras! Secalhar nem no ano seguinte!
  16.  # 280

Colocado por: JoelM

onde se foi meter... 90% da malta que aqui anda só queria é trabalhar para o estado... Eu estou consigo, FP não obrigado!

O Joel anda sempre em cima do muro .

0.1213 seg. NEW