Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: LissaAbaixo dos valores de 2008 dificilmente, mas há de chegar a um ponto em que os valores vão descer. O problema é se compro caro e vendo quando desvaloriza, está aí um problema.

É melhor não esperar que desça se tem mesmo que comprar.

O que me custa é perceber é a facilidade com que se pede 180K por um T2 a meia-hora do Porto (transportes) só para dizer que tem tudo à porta, menos o emprego na maior parte das vezes.
    Depois é ver os preços de construção nova de 1200€/m2 e ver caixotes com problemas de isolamento (falta), vizinhos insuportáveis, etc por 1600€/m2... Sobra para comprar o terreno a 400€/m2.
  2. Não sei como auguram a perda de valor de casas quando o preço das MP aumenta, a Mão de obra aumenta, a inflação está aí à porta se é que já não estamos metidos no meio dela... acham que o lucro do empreiteiro é assim tão grande para suportar isto tudo e ainda baixar o preço?

Ok, a conversa dos usados...enquanto os novos estiverem a preços altos o valor dos usados não sofrerá grandes alterações a não se exista excesso de oferta no mercado. Bem sabemos que não é o que acontece nos tempos de hoje.

Talvez só a mão do estado fazendo construções a custos controlados fará com que o preço arrefeça e a oferta vá para níveis mais aceitáveis.
  3. Colocado por: Supportero preço das MP aumenta, a Mão de obra aumenta, a inflação está aí à porta se é que já não estamos metidos no meio dela... acham que o lucro do empreiteiro é assim tão grande para suportar isto tudo e ainda baixar o preço?

E o que acontece aos salários dos compradores? Ou das pessoas que alugam? É que se não sobem também, temos um problema nesta equação...
  4. Aumentam, lembram-se o SMN em 2012 era 485€, o que representa um aumento de 37% para os dias de hoje! Sem falar que passará para 750€ até 2023, o que representa um aumento de 55,20%.
    A mão de obra da construção também aumenta por esta via...

Não se esqueçam que os muitos dos compradores são investidores (para mercado de arrendamento) e estrangeiros.
  5. Para não falar dos fundos de investimento...

Nunca as poupanças dos portugueses tiveram em níveis tão elevados e o dinheiro no banco não rende com estas taxas de juro!
  6. Colocado por: Vítor Magalhães

É melhor não esperar que desça se tem mesmo que comprar.

O que me custa é perceber é a facilidade com que se pede 180K por um T2 a meia-hora do Porto (transportes) só para dizer que tem tudo à porta, menos o emprego na maior parte das vezes.
    Depois é ver os preços de construção nova de 1200€/m2 e ver caixotes com problemas de isolamento (falta), vizinhos insuportáveis, etc por 1600€/m2... Sobra para comprar o terreno a 400€/m2.

Neste momento só tenho dinheiro para comprar um t1. O problema é que sou jovem, solteira e sem filhos mas não conto ser asism para sempre, se compro casa e daqui a 5 anos decido ser mãe e o mercado está em baixa, não consigo pôr a família num t1 e terei de vender uma casa com prejuízo. Acho mais seguro continuar a arrendar, daqui a uns 3 anos devo ter dinheiro para pagar a entrada de um T2.
  7. Colocado por: Lissa

Neste momento só tenho dinheiro para comprar um t1. O problema é que sou jovem, solteira e sem filhos mas não conto ser asism para sempre, se compro casa e daqui a 5 anos decido ser mãe e o mercado está em baixa, não consigo pôr a família num t1 e terei de vender uma casa com prejuízo. Acho mais seguro continuar a arrendar, daqui a uns 3 anos devo ter dinheiro para pagar a entrada de um T2.

Está ciente dos valores de arrendamento VS mensalidades de crédito habitação? Aqui na zona de Gaia um T2 a menos de 600€ é um achado, e não me refiro ao centro de Gaia. Uma pessoa sozinha a pagar 600€ só de renda tem que ter um bom vencimento para conseguir juntar algum em 3 anos. E isto é o que está mal.
  8. Colocado por: SupporterAumentam, lembram-se o SMN em 2012 era 485€, o que representa um aumento de 37% para os dias de hoje! Sem falar que passará para 750€ até 2023, o que representa um aumento de 55,20%.

E o salário médio? Não é com o SMN que se compra casa nas maiores cidades de PT.

Colocado por: SupporterNão se esqueçam que os muitos dos compradores são investidores (para mercado de arrendamento) e estrangeiros.

E vão investir para quê? Se é para arrendar, continuamos com um problema na equação...

https://rr.sapo.pt/2021/05/16/economia/preco-das-casas-em-portugal-esta-31-acima-dos-rendimentos/noticia/238854/
    • eu
    • 25 maio 2021
    " Está tudo doido ! "

Sou só eu a pensar isto? Se assim for, se calhar o doido sou eu.
  9. As maiores cidades estão cheias de AL e de turismo! Não somos "nós" que ditamos o preço. O preço é ditado pelo mercado e é por isso que está como está!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10. Se quem quer comprar compra aos preços que existem e quem quer vender aceita vender, não está tudo doido.
    É assim que funciona.
    Se eu quiser comprar casa agora para viver nela faz mais sentido comprar já, ou esperar por uma eventual descida de preços daqui a 6 meses, um ano, 2 ou 5?
    Compro agora e compro aos preços que existem.
    Se quero investir é que poderá fazer sentido esperar e ver o que vai dar.
    Mas preferiria comprar e estar 3 anos a pagar algo que é meu, do que arrendar casa, ainda para mais que a mensalidade do arrendamento é mais alta que a da compra.
    Fico com algo meu e ainda poupo dinheiro? Win - Win
    Concordam com este comentário: Supporter
  11. Colocado por: Vítor Magalhães

Está ciente dos valores de arrendamento VS mensalidades de crédito habitação? Aqui na zona de Gaia um T2 a menos de 600€ é um achado, e não me refiro ao centro de Gaia. Uma pessoa sozinha a pagar 600€ só de renda tem que ter um bom vencimento para conseguir juntar algum em 3 anos. E isto é o que está mal.

Pago 240€ num programa de arrendamento jovem por isso tenho a minha situação resolvida a curto prazo. Não preciso de ir em desespero comprar uma casa e daqui a uns anos estar em desespero a vender, comprarei quando achar que tenho segurança para comprar casa para a vida ou se a casa estiver muito barata (cheguei a fazer proposta a T1 de banco mas foram recusadas).
  12. Colocado por: SupporterAs maiores cidades estão cheias de AL e de turismo!

Neste momento os alojamentos locais estão cheios...de ar.

Depois há outro fator a ter em conta, Vistos Gold...
    https://sicnoticias.pt/especiais/vistosgold/2020-12-22-Governo-aprova-fim-dos-vistos-gold-nas-areas-metropolitanas-e-no-litoral
    Concordam com este comentário: Lissa
  13. Este tópico tem 11 meses... comprar casa na altura teria sido mais barato que hoje
    Concordam com este comentário: Supporter, Vítor Magalhães, macinblack
  14. Essa é que é essa... e continuam a querer esperar pela baixa, vejam lá se o tiro não sai pela culatra....
  15. A enchente de turistas em Portugal não é de sempre nem tem de ficar para sempre, morei no centro de Lisboa há uns 10 anos e naquela altura ao fim de semana a zona de Picoas metia medo de tão vazia, em 2020 pré-pandemia era impossível passear em Lisboa sem tropeçar num bando de turistas chineses...

Havia t0 minúsculos com rendas de 270€ em Santa Apolónia ou na Mouraria, hoje em dia é este o tipo de casa que está no AL. Da mesma maneira que a primavera Árabe desviou turistas do Egipto e da Tunísia, pode haver algo que desvie turistas de Portugal...
  16. Nem mais.

Colocado por: CarvaiO mercado imobiliário só irá baixar se houver um aumento das taxas de juro. Créditos mais caros e alternativas de investimento fazem arrefecer o mercado.
    E as taxas de juro estão dependentes da inflação. Isto anda tudo ligado...
    Concordam com este comentário:eu
    Concordam com este comentário: NLuz
    • RCF
    • 25 maio 2021
    Colocado por: LissaHistoricamente, os preços das casas têm subido e descido, p.ex. desceram abruptamente na crise de 2008,

Desceram abruptamente na crise de 2008? Onde? Não em Portugal... quando muito, desceram um bocadinho...
    A tendência é subir. Em 1970, as casas eram mais caras que em 1950. Em 1990, as casas eram mais caras que em 1970. Em 2010, as casas eram mais caras que em 2000. Em 2020 eram mais caras que em 2010 e em 2030 serão mais caras que em 2020...
    Pontualmente e sem prejuízo desta tendência, existem pequenas descidas.

Colocado por: LissaTudo correndo bem devo viver mais 50 anos pelo menos.

Portanto, ainda é muito nova...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Supporter, macinblack
  17. É só a malta começar a viajar mais, que os als já voltam a ser um investimento...
    O que faz com que as casas fiquem mais caras.

Portanto, é fazer contas 😉

0.1008 seg. NEW