Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu

Em teoria sim.

Na prática, serão os contribuintes depois a "salvar" os bancos.

Na prática é culpa de quem continua a votar nos mesmos :-)

E dos bancos que faliram, houve dinheiro dos contribuintes em todos? Por exemplo, BPP.
  2. Colocado por: rxptse alguém entregar a casa ao banco o valor do imóvel pode não chegar para cobrir o valor do empréstimo

Colocado por: rxptNão percebi bolha, alguém consegue explicar de forma simples o que mudou?

A lei mudou = entregar casa (que por norma é a garantia dum crédito à habitação) ao banco salda a hipoteca.
    • AMVP
    • 29 julho 2021
    Colocado por: Zé Meirinho

Olhe que a lei mudou em 2019. Fonte:Público - Aprovada entrega da casa aos bancos para saldar dívida no crédito à habitação

Se os bancos financiam casas sobrevalorizadas, é problema deles.

Esta parte da noticia e impprtante.
    Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
    Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.
    https://www.publico.pt/2019/06/26/economia/noticia/aprovada-entrega-casa-bancos-saldar-divida-credito-habitacao-1877820

“É admitida a dação em cumprimento da dívida, extinguindo as obrigações do devedor independentemente do valor atribuído ao imóvel para esse efeito, desde que tal esteja contratualmente estabelecido, cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração do contrato”, lê-se na proposta do PS, que consta do projecto para a Lei de Bases da Habitação.
    • AMVP
    • 29 julho 2021
    Colocado por: Zé Meirinhodos bancos que faliram, houve dinheiro dos contribuintes em todos? Por exemplo, BPP.

Houve.
  3. Colocado por: Zé MeirinhoA lei mudou = entregar casa (que por norma é a garantia dum crédito à habitação) ao banco salda a hipoteca.

Onde é que está a nova lei.
  4. Colocado por: Picareta
    Onde é que está a nova lei.

Lei n.º 83/2019
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  5. Colocado por: AMVP
    Esta parte da noticia e impprtante.
    Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
    Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.
    https://www.publico.pt/2019/06/26/economia/noticia/aprovada-entrega-casa-bancos-saldar-divida-credito-habitacao-1877820

“É admitida a dação em cumprimento da dívida, extinguindo as obrigações do devedor independentemente do valor atribuído ao imóvel para esse efeito, desde que tal esteja contratualmente estabelecido, cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração do contrato”, lê-se na proposta do PS, que consta do projecto para a Lei de Bases da Habitação.

Tem toda a razão, estava errado, não é assim tão linear. Por curiosidade vou validar o meu caso.

Neste meu último negócio não me lembro do banco ter acautelado esta parte "cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração do contrato".
  6. Colocado por: AMVP
    Houve.

Será que podia elaborar mais, contribuindo para um ambiente mais construtivo no fórum?
  7. Colocado por: Zé Meirinho

Lei n.º 83/2019

Diz o mesmo que estava na proposta do PS:

"3 — É admitida a dação em cumprimento da dívida, extinguindo as obrigações do devedor
    independentemente do valor atribuído ao imóvel para esse efeito, desde que tal esteja contratualmente estabelecido, cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração
    do contrato."

Conhece algum banco que tenha admitido esta hipótese?
    • AMVP
    • 29 julho 2021

Será que podia elaborar mais, contribuindo paraum ambiente mais construtivo no fórum?

E pq e que eu nao fui construtiva? Fez uma pergunta e eu respondi.
    • AMVP
    • 29 julho 2021
    Colocado por: PicaretaConhece algum banco que tenha admitido esta hipótese?

Nesse dia nao empretavam dinheiro ou o spread era de tal modo elevado que ninguem lhes pedia milhares de euros.
  8. Colocado por: AMVP
    E pq e que eu nao fui construtiva? Fez uma pergunta e eu respondi.

Incrível, que poder de síntese!

Atendendo ao facto que o título do post é: Comprar Casa agora? Os preços são aceitáveis? , fico admirado como não vejo a sua participação reduzida a um Sim/Não.

Bom, não leve a sério. Já percebi que face às dificuldades financeiras da banca, houve intervenção do estado. Aqui a minha pergunta era sincera, se tinha havido sempre participação [indirecta] dos contribuintes.
  9. Colocado por: Picareta

Diz o mesmo que estava na proposta do PS:

"3 — É admitida a dação em cumprimento da dívida, extinguindo as obrigações do devedor
    independentemente do valor atribuído ao imóvel para esse efeito, desde que tal esteja contratualmente estabelecido, cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração
    do contrato."

Conhece algum banco que tenha admitido esta hipótese?

Não sei, não tenho esses dados. Nem sei como é que a banca se defende quanto a este ponto (pergunta sincera):
    "cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração do contrato"

Um email? O próprio contrato/minuta?

Relembro que o ponto em questão [para a minha intervenção] é que a lei mudou.

Colocado por: Zé MeirinhoDesde a crise de 2008 houve legislação (boa ou menos boa) para se tentar evitar uma crise igual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
    • AMVP
    • 29 julho 2021
    Colocado por: Zé MeirinhoAqui a minha pergunta era sincera, se tinha havido sempre participação [indirecta] dos contribuintes.

Agradeco a sua apreciacao ao meu poder de sintese. Como ja respondi tem a resposta a sua pergunta.
  10. Colocado por: AMVP
    Agradeco a sua apreciacao ao meu poder de sintese. Como ja respondi tem a resposta a sua pergunta.

Aí já não lhe perguntei nada. Lá se foi o poder de síntese :-)
    • AMVP
    • 29 julho 2021

Aí já não lhe perguntei nada. Lá se foi o poder de síntese :-)

Não? Pois não, afirmou. Eu tb não lhe respondia a uma pergunta mas sim a um comentário. O meu poder de síntese foi destacado por si, não por mim.

Seja como for, enquanto me lembrar não lhe farei o favor de responder a qualquer outra questão que coloque e que eu saiba a resposta.
    • RUIOLI
    • 29 julho 2021 editado
    Depois de Lisboa...

Fonte: https://outofthebox.pt/

Yields na habitação no Porto com forte quebra

As yields na habitação no Porto estão com forte quebra. Da análise dos dados trimestrais INE, relativos às rendas e preços medianos na habitação, é possível concluir que as yields na habitação no Portugal estão com forte quebra, tendo caído para 4,5% no final do 1º trimestre de 2021.

Mas não há problema, já sei que vão dizer que os preços das casas vão continuar a subir e muito nos próximos anos...
    Concordam com este comentário: NMGS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
    • rxpt
    • 29 julho 2021
    https://outofthebox.pt/preco-das-casas-no-porto-nao-para-de-subir/

engraçado que há 10 dias atrás publicaram uma noticia a dizer que o preço das casas não para de subir.
    Vá se lá entender.
  11. Colocado por: RUIOLIDepois de Lisboa...

Fonte:https://outofthebox.pt/

Yields na habitação no Porto com forte quebra

As yields na habitação no Porto estão com forte quebra. Da análise dos dados trimestrais INE, relativos às rendas e preços medianos na habitação, é possível concluir que as yields na habitação no Portugal estão com forte quebra, tendo caído para 4,5% no final do 1º trimestre de 2021.

Mas não há problema, já sei que vão dizer que os preços das casas vão continuar a subir e muito nos próximos anos...

Penso que isto é simplesmente arrendamento ao ano, certo? E não AL?
    AL tem sido o grande foco de investimento imobiliário e tem um retorno muito mais alto.
  12. Colocado por: rxptengraçado que há 10 dias atrás publicaram uma noticia a dizer que o preço das casas não para de subir.
    Vá se lá entender.

Titanic...
    Concordam com este comentário: josealmeida

1.0614 seg. NEW