Colocado por: eu
Em teoria sim.
Na prática, serão os contribuintes depois a "salvar" os bancos.
Colocado por: rxptse alguém entregar a casa ao banco o valor do imóvel pode não chegar para cobrir o valor do empréstimo
Colocado por: rxptNão percebi bolha, alguém consegue explicar de forma simples o que mudou?
Colocado por: Zé Meirinho
Olhe que a lei mudou em 2019. Fonte:Público - Aprovada entrega da casa aos bancos para saldar dívida no crédito à habitação
Se os bancos financiam casas sobrevalorizadas, é problema deles.
Colocado por: Zé Meirinhodos bancos que faliram, houve dinheiro dos contribuintes em todos? Por exemplo, BPP.
Colocado por: Zé MeirinhoA lei mudou = entregar casa (que por norma é a garantia dum crédito à habitação) ao banco salda a hipoteca.
Colocado por: Picareta
Onde é que está a nova lei.
Colocado por: AMVP
Esta parte da noticia e impprtante.
Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO.
https://www.publico.pt/2019/06/26/economia/noticia/aprovada-entrega-casa-bancos-saldar-divida-credito-habitacao-1877820
“É admitida a dação em cumprimento da dívida, extinguindo as obrigações do devedor independentemente do valor atribuído ao imóvel para esse efeito, desde que tal esteja contratualmente estabelecido, cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração do contrato”, lê-se na proposta do PS, que consta do projecto para a Lei de Bases da Habitação.
Houve.
Lei n.º 83/2019
Será que podia elaborar mais, contribuindo paraum ambiente mais construtivo no fórum?
Colocado por: PicaretaConhece algum banco que tenha admitido esta hipótese?
E pq e que eu nao fui construtiva? Fez uma pergunta e eu respondi.
Colocado por: Picareta
Diz o mesmo que estava na proposta do PS:
"3 — É admitida a dação em cumprimento da dívida, extinguindo as obrigações do devedor
independentemente do valor atribuído ao imóvel para esse efeito, desde que tal esteja contratualmente estabelecido, cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração
do contrato."
Conhece algum banco que tenha admitido esta hipótese?
Colocado por: Zé MeirinhoDesde a crise de 2008 houve legislação (boa ou menos boa) para se tentar evitar uma crise igual.
Colocado por: Zé MeirinhoAqui a minha pergunta era sincera, se tinha havido sempre participação [indirecta] dos contribuintes.
Agradeco a sua apreciacao ao meu poder de sintese. Como ja respondi tem a resposta a sua pergunta.
Aí já não lhe perguntei nada. Lá se foi o poder de síntese :-)
Colocado por: RUIOLIDepois de Lisboa...
Fonte:https://outofthebox.pt/
Yields na habitação no Porto com forte quebra
As yields na habitação no Porto estão com forte quebra. Da análise dos dados trimestrais INE, relativos às rendas e preços medianos na habitação, é possível concluir que as yields na habitação no Portugal estão com forte quebra, tendo caído para 4,5% no final do 1º trimestre de 2021.
Mas não há problema, já sei que vão dizer que os preços das casas vão continuar a subir e muito nos próximos anos...
Colocado por: rxptengraçado que há 10 dias atrás publicaram uma noticia a dizer que o preço das casas não para de subir.
Vá se lá entender.