Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 28 outubro 2020 editado
    Colocado por: GambinoA housers é regulada e toda a gente se queixa.

"Regulada" pela CMVM Portuguese e Espanhola.. certo. Nem sequer pelo Banco de Portugal ao que consegui apurar.
    Diferente talvez de uma FCA.

Mas isto sou eu que nao tenho confianca nehuma nos reguladores portugueses, de qualquer sector...
  1. Colocado por: Gambino

As moratórias não acabam para o ano, pelo menos não no início.

Já experimentou abordar um agente imobiliário e tentar que ele intermedie o negócio mas sem intervenção da agência, ou seja, ele arranjar-lhe um imóvel a "título pessoal"? E falar com uma agente de execução? E com o seu banco? E consultar o registo predial dum imóvel que goste mas esteja devoluto?...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:prcsc

Obrigado, é algo que irei investigar.
    • NLuz
    • 28 outubro 2020
    A melhor maneira é a mesma que fazem os agentes imobiliários.
    Porta a porta, papelinhos nos correios e falar com empresas de gestão de condomínio.

Se eles conseguem e não dinheiro nenhum aos potenciais vendedores, porque um particular com dinheiro próprio não há-de conseguir ?

Conheço vários casos assim.
    E conheço um investidor que tem um acordo com um solicitador que lhe arranja vários negócios.
    Um amigo meu que a vida dele é comprar, fazer obras e vender tem tb um acordo com um funcionário de um banco 😉
    Concordam com este comentário: Gambino
  2. Colocado por: NLuzUm amigo meu que a vida dele é comprar, fazer obras e vender tem tb um acordo com um funcionário de um banco 😉

E isso nao vai contra a etica profissional do funcionario do banco?
    No minimo nao sera' abuso de informacao priviligiada? Pelo menos viola o RGPD ao usar a informacao detida por uma entidade para outra sem o consentimento do proprio.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3. Colocado por: prcsc

Gambino, quais são os métodos que usa?
    Eu tenho as minhas zonas de foco e tendo falar com os habitantes da zona à procura de vendedores, os quais contacto depois diretamente. Que outros modos tem para encontrar os melhores negócios?

O que tenho visto é:

Folheto na caixa de correio a informar que "temos clientes interessados em comprar casa na zona". Depois cola, ou não.

Fizeram isso com o meu pai, e o meu pai ligou ao promotor.
    -"Ah e tal como é que é?"
    O promotor fez uma avaliação a olho e tal e a sua casa vale 150K. O meu pai responde: "Ok, então eu vendo-lhe a casa, quando fazemos a escritura?". E o promotor: -"Tenho que ver com o cliente!". O meu pai insiste e diz: -"Não, o senhor compra-me a casa e depois vende aos seus clientes interessados..." e insiste na sua posição e espera pela reacção do vendedor.
    O meu pai tem uma maneira peculiar de falar com este tipo de gente (sem conotação pejorativa), já tem alguma idade e perdeu algum filtro com o tempo, para além disso tem tempo de sobra para falar.
    A questão é que o meu pai faz parte daquele tipo de pessoas que soube poupar durante a vida e comprar as suas coisas conforme podia e sem recorrer à banca, isto significa que as coisas para além de ter o valor monetário tem também o valor sentimental e ele pura e simplesmente não vende.

Isto para dizer que a técnica do folheto na caixa do correio pode resultar com alguns, mas de certeza que não irá resultar com muita gente. E é preciso estar preparado para lidar com todo o tipo de respostas.
  4. Colocado por: Vítor MagalhãesFolheto na caixa de correio a informar que "temos clientes interessados em comprar casa na zona". Depois cola, ou não.

Aqui seria mais do estilo dos papelinhos que colocam nos carros. O tipo que compra e não é apenas mediador.

Pode captar potenciais vendedores em fase precoce, o que pode ser bom ou mau. Provavelmente muito palha pelo meio.
    • hangas
    Colocado por: Vítor MagalhãesFolheto na caixa de correio a informar que "temos clientes interessados em comprar casa na zona". Depois cola, ou não.

Eu so liguei uma vez, e foi para perguntar porque e que tinha deixado o panfleto na caixa do correio, quando tinha o distico bem visivel.
      scan_004-20070924-200151.jpg
  5. Colocado por: pguilherme
    Aqui seria mais do estilo dos papelinhos que colocam nos carros. O tipo que compra e não é apenas mediador.

Pode captar potenciais vendedores em fase precoce, o que pode ser bom ou mau. Provavelmente muito palha pelo meio.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

E aquela técnica que consiste em ligar para o promotor e perguntar se é ele quem colocou o papelinho no carro, mas dizê-lo com um ar de interesse. Ao obter a resposta positiva é só informar que lhe danificou a escova do carro (caso tenha sido lá colocado) e como é que ele quer fazer.

Sim, eu sei que ao colocar o papelinho não estraga nada, mas uma pessoa fica a pensar...
  6. Colocado por: pguilherme

Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Essas dos papelinhos têm mais é palha pelo caminho. Além de que muita coisa vendavel nem sequer lá tem ninguém a viver e consultar o correio.
  7. Mais palha são as dos promotores. Aconteceu comigo por exemplo.
    Na altura que andei à procura de um imovel aqui na zona contactei alguns "vendedores" através do Idealista. Foram rápidos a ligar e depois da conversa da praxe em que informam que tem imoveis a entrar no mercado e tal e que podem ser mais adequados ao que pretendo (isto depois de saberem a tipologia que procuro e "plafond") e mais tarde entram em contacto e enviam emails com imoveis que podem ter interesse, a custar 5 vezes mais... Isto sim é palha e falta de noção.
  8. Colocado por: Vítor MagalhãesMais palha são as dos promotores. Aconteceu comigo por exemplo.
    Na altura que andei à procura de um imovel aqui na zona contactei alguns "vendedores" através do Idealista. Foram rápidos a ligar e depois da conversa da praxe em que informam que tem imoveis a entrar no mercado e tal e que podem ser mais adequados ao que pretendo (isto depois de saberem a tipologia que procuro e "plafond") e mais tarde entram em contacto e enviam emails com imoveis que podem ter interesse, a custar 5 vezes mais... Isto sim é palha e falta de noção.
    Concordam com este comentário:Gambino

Desses nem falo.

Como já mencionei, quem anda metido com imobiliárias são pessoas que compram um ou dois imóveis na vida e que são muito inexperientes. Aliás, as imobiliárias querem é esse público.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
    • PoisÉ
    Colocado por: AMVPPosso conhecer

Odivelas/Loures tem três urbanizações recentes "importantes": Colinas do Cruzeiro, Jardim da Amoreira e (Quinta d)o Infantado.
    Não sei a quais o Lupan se está a referir mas assim, de cor, só me lembro destas.

A mais pipi é a das Colinas do Cruzeiro.
    O Infantado tem um misto de construção antiga com construção nova e um centro comercial grande mesmo ali ao lado - Loures Shopping.
    Depois tem o Jardim da Amoreira que fica lá no alto, um bocado longe de tudo, com umas cores garridas.

Posso também incluir a (Quinta) Urbanização do Almirante mas, não sei se essa faz parte da lista do Lupan.

A melhor urbanização de Loures/Odivelas são as Torres da Bela Vista - um excelente exemplo do urbanismo português. :P

Depois tem a Arroja e a Ramada, perfeitos exemplos do dormitório português, além de muitos outros exemplos parecidos.

Aliás, toda Odivelas e Loures são excelentes paradigmas do patus bravus lusitanus e do politicus sociocomunis.
  9. Um dos grandes negócios do RE é conhecer o solicitador ou agente de execução certo da região onde se está inserido, e assim que forem chovendo oportunidades, vai-se convidando o sujeito para ir jantar lá a casa a comer um bom bacalhau, um cabrito. Old school always worked.

No entanto, isto é ilegal e constitui um provável crime. Mas quem é que quer saber disso?

Eu não gosto de imobiliárias, mas não posso dizer que são todas más. Já lidei com boas oportunidades em imobiliárias.
  10. Colocado por: Gambino

Quando digo que me fica mais barato, significa que fica mais barato que andar eu ocupado e a deslocar-me ao espaço e responder a hospedes ou a comprar softwares de gestão de reservas e a contratar e pagar a empregadas e empresas de limpeza, etc. A empresa de gestão inclui tudo isto nos 30% de facturação que me cobra. Não me comparo sequer ao que ganho na minha profissão.

Os studios que tenho na baixa têm preços de diária médios acima de 48€. Aliás, abaixo do valor médio de 40€ qualquer studio na baixa do Porto tem ocupações de 100% (algo que não se deve ter).

Além dos custos de gestão 15%, tenho os FSE e um custo provisal para reparações e manutenção e o englobamento em IRS. O IVA não conta porque é 6% e como pago tudo à 23% nunca se paga IVA no AL.

15% é fácil de obter em AL nos centros históricos das grandes cidades (fora pandemia). Mais que isso tem que ser um imóvel grande e/ou premium. Também tenho alguns dessa natureza e nesses a rentabilidade é maior.

Qual é o preço diário por estação?
    Tens tudo estudios? Compraste o predio todo em propriedade horizontal, fizeste obras, e meteres gaiolas por toda a habitação? Qual a area media de cada estúdio? 16-22m2? Se quiseres e puderes, manda-me fotos por PM.

Eu tenho uma oportunidade de reconverter um prédio velho no centro de Braga para tal, mas não tenho o dinheiro para e estão lá as velhinhas expropriadoras de propriedade privada a pagarem rendas de meia dúzia de euros ao final do mês.

Em Braga não há ainda tanto turismo e há muitos estudios, mas o preço médio são 45-55€/dia. Se considerar-mos checkins, lavagens e limpezas, rapidamente cortamos 30-40% deste valor, e no final, acho os 15% muito improváveis.
  11. Mas este texto só vê o lado da compra. Então e a venda? Não me vai dizer que agora e ultimamente não tem estado bom para vender! Claro que para comprar agora está mau, é provavelmente a pior altura. Os investidores que fazem jus ao nome, agora ou estão vendedores ou estão expectantes, jamais compradores ( exceptuando uma ou outra rara oportunidade de venda de urgência de alguem aflito).

Colocado por: PoisÉOpá, eu acho uma graça a isto...

"As pessoas vêem como investimento seguro o imobiliário."

Meus caros, investimento pressupõe retorno, lucro, rendimento.
    A comprarem casas de 500.000€ como é que vão obter esse retorno?

Arrendamento?
    Alojamento local?
    Mais valias na revenda?

COMO? Expliquem-me COMO.

Por outro lado, qual é o tecto para a valorização das casas? Vão-me dizer que hoje compram por 500.000€ e daqui a 5 anos vendem por 750.000€?! Valorizações de 50% em 5 anos? QUAL É O LIMITE? É O CÉU?

Repitam este número na vossa cabeça: compra-se um T2 de 90m2 novo em Lisboa, por uma média de 500.000€, MEIO MILHÃO DE EUROS.
    MEIO MILHÃO DE EUROS por uma sala, uma cozinha e dois quartos.

Que digam que as casas podem ser parques para dinheiro, isso não contesto, agora, investimento?!
    Vós são doidos.

O homem que mais imóveis de luxo construiu em Lisboa disse isto há 1 ano: “Estamos a entrar num período em que a oferta residencial de luxo em Lisboa vai exceder a procura”.

Divirtam-se:https://www.idealista.pt/comprar-empreendimentos/lisboa-distrito/
    Digam-me que a maioria dessas casas que está nessas páginas é "investimento".
    Concordam com este comentário:hangas,Vítor Magalhães,DonaRute
  12. Colocado por: Picareta
    Alguém me sabe explicar qual é o problema de uns fulanos cheios de massa virem investir em imóveis de luxo em Portugal?
    Concordam com este comentário:Gambino,NLuz,eu

Imagina que vivias num país que não passava de uma pequena ilha no oceano.

Algumas pessoas tinham as suas próprias casas, outras tinham várias casas e arrendavam algumas, e outras viviam apenas em casas arrendadas.

Um dia essa ilha virava moda e de repente estrangeiros endinheirados queriam arrendar e comprar casas nessa ilha.

Isto é ótimo para aqueles que tinham casas a mais que agora podem vender ou arrendar por valores simpáticos.

O problema é que a ilha é pequena e não muito rica, e o mundo é muito grande e cheio de gente mais rica que a população daquela ilha.

Ou seja, há mais gente a querer viver na ilha do que as casas existentes ou que se possam construir. E essa gente tem mais dinheiro que os habitantes.

Não seria um bocado absurdo aquele país não fazer nada para proteger os seus habitantes no sentido de deixarem de conseguir viver no seu país porque não conseguem competir com o que os estrangeiros de todo o mundo estão dispostos a pagar pelas casas no seu país?
  13. Colocado por: Anonimo12122020e vão cair muitos mais, e a seguir a eles construtores civis, vai começar a bola de neve, esperar ate meio do ano.
    Ainda esta semana liguei para o meu gestor de conta para ver se era possível fazer um credito para um imóvel que vai para leilão, estivemos um bocado a falar e aconselhou a não comprar agora, esperar ate meio do próximo ano, segundo ele os pagamentos a banca já começam a complicar, e se com o covid ainda parar mais, está tudo no caminho para ser muito pior que a crise anterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferreiraj125

Exato.

Enquanto está toda a gente "então, os preços não baixam?", eu estou à espera que baixem aos poucos e assim o façam por muitos meses.

Tenciono começar a procurar a sério para o final do próximo ano.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  14. Colocado por: TicMic

Tens tudo estudios? Compraste o predio todo em propriedade horizontal, fizeste obras, e meteres gaiolas por toda a habitação? Qual a area media de cada estúdio? 16-22m2? Se quiseres e puderes, manda-me fotos por PM.

Eu tenho uma oportunidade de reconverter um prédio velho no centro de Braga para tal, mas não tenho o dinheiro para e estão lá as velhinhas expropriadoras de propriedade privada a pagarem rendas de meia dúzia de euros ao final do mês.

Em Braga não há ainda tanto turismo e há muitos estudios, mas o preço médio são 45-55€/dia. Se considerar-mos checkins, lavagens e limpezas, rapidamente cortamos 30-40% deste valor, e no final, acho os 15% muito improváveis.

O preço médio dos meus studios de Abril a Outubro anda pelos 75€. De Novembro a Março pelos 55€ média.

Tens tudo estudios?

Não. Como já mencionei, tenho inclusive alguns imóveis premium e outros t1 e t2. Mas tenho um volume significativo de studios e os mesmos são todos nas zonas centrais do Porto.

Compraste o predio todo em propriedade horizontal, fizeste obras, e meteres gaiolas por toda a habitação?
    Tenho um prédio com 5 studios e tenho mais studios avulsos noutros prédios e também uma moradia/studio.
    O prédio foi herança e fiz obra para converter em studios. Os restantes foram aquisições minhas.

Qual a area media de cada estúdio? 16-22m2?
    O studio mais pequeno que tenho tem 27m2. O studio maior que tenho tem 45m2.

Não conheço o mercado desta natureza em Braga, mas naturalmente a dinâmica é certamente menor que no Porto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, TicMic
  15. Colocado por: WarrenG
    Acham arriscado, no entanto na compra de casa alavancam o investimento 10x sem pestanejar através de empréstimos. Uma queda de 10% do mercado e perderam 100% do investimento.
    Como em tudo existe uma grande diferença entre ser especulador e investir, com as devidas diferenças no resultado final.
    Concordam com este comentário:hangas,eu

E então? Quem me dera poder alavancar o investimento numa casa em infinito.

Poder comprar uma casa sem dar de entrada quaisquer capitais próprios e ainda ficar a pagar menos do que pago em renda.

Quem me dera.
    • Lupan
    Colocado por: PoisÉ
    Odivelas/Loures tem três urbanizações recentes "importantes": Colinas do Cruzeiro, Jardim da Amoreira e (Quinta d)o Infantado.
    Não sei a quais o Lupan se está a referir mas assim, de cor, só me lembro destas.

A mais pipi é a das Colinas do Cruzeiro.
    O Infantado tem um misto de construção antiga com construção nova e um centro comercial grande mesmo ali ao lado - Loures Shopping.
    Depois tem o Jardim da Amoreira que fica lá no alto, um bocado longe de tudo, com umas cores garridas.

Posso também incluir a (Quinta) Urbanização do Almirante mas, não sei se essa faz parte da lista do Lupan.

A melhor urbanização de Loures/Odivelas são as Torres da Bela Vista - um excelente exemplo do urbanismo português. :P

Depois tem a Arroja e a Ramada, perfeitos exemplos do dormitório português, além de muitos outros exemplos parecidos.

Aliás, toda Odivelas e Loures são excelentes paradigmas dopatus bravus lusitanuse dopoliticus sociocomunis.

Por acaso estava mesmo a falar das torres da bela vista.
    Uma vista bestial e um preço acessível e por sinal até é bem perto da urbanização que foi citada aqui na discussão

0.0344 seg. NEW