Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: RCF
    Os VE têm
    Concordam com este comentário:DR1982

Diga-me um EV que tenha um "piloto automático" melhor que um ICE.
    (Não se envergonhe a dizer Tesla, porque teria que lhe recomendar experimentar o mesmo equipamento num Mercedes moderno de gama superior.)

Primeiro, nem devíamos falar de piloto automático, porque para além de errado e enganador (e já terem sido aplicadas multas por causa dessa nomenclatura), o que existe actualmente não está lá perto, nem a actual legislação o permite.

Depois, achar que uma característica que nada tem a ver com o modo de propulsão é exclusiva de um modo de veículos elétricos ou a conhaque é...no mínimo ignorância, no limite desinformação.

Em bom Português, o que é que o **** tem a ver com as calças?
  2. Colocado por: Vítor Magalhães
    Colocado por: Vítor Magalhães
    Em resumo, do que tenho lido essencialmente no fórum o argumento é: POUPANÇA, POUPANÇA, POUPANÇA e ambiente...

Aleluia!!! Alguém o diz de uma forma simples e despudorada!

Eu GOSTO de EVs. Mas a realidade que conheço é muito diferente da que vejo aqui expressa. Se alguém me disser "Comprei um Porsche Taycan, adoro o carro!!" Eu vou responder que fixe, ainda bem, parabéns, parece um carro espectacular.
    No entanto, se me disser, "Comprei um Porsche Taycan, a grande vantagem é não pagar IUC!" acho que vou ter pena...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, JotaP
  3. Colocado por: ThingsHappenDiga-me um EV que tenha um "piloto automático" melhor que um ICE.

tesla. É que neste momento os outros concorrentes (VE ou CI) nem chegam perto.

Colocado por: ThingsHappen(Não se envergonhe a dizer Tesla, porque teria que lhe recomendar experimentar o mesmo equipamento num Mercedes moderno de gama superior.)

nem em sonhos.

Colocado por: ThingsHappenPrimeiro, nem devíamos falar de piloto automático, porque para além de errado e enganador (e já terem sido aplicadas multas por causa dessa nomenclatura), o que existe actualmente não está lá perto, nem a actual legislação o permite.

já vários países europeus aceitam, a unica coisa necessário é manter as mãos no volante. Obviamente nennhuma marca se quer responsabilizar por o pessoal ir a dormir (literalmente) com piloto automático.
    https://pplware.sapo.pt/motores/condutor-bebado-dorme-ao-volante-de-um-tesla-a-100-km-h-com-o-piloto-automatico-ligado/

Colocado por: Vítor MagalhãesEm resumo, do que tenho lido essencialmente no fórum o argumento é: POUPANÇA, POUPANÇA, POUPANÇA e ambiente...

como é obvio, mas juntar o util ao agradavel é perfeito. O mesmo acontece com os paineis FV ou não? no inicio as criticas eram as mesmas, neste momento é mais do que pacifico a mais valia tanto a nível de poupança como ambiental (estão ligadas)
  4. Iniciei está discussão para falar sobre o que é andar de VE e começando por justificar a minha opção.
    Minha, cada um terá a sua opção para comprar ou não.
    Não vale a pena virem dizer que, faço 5km e não preciso de VE, ou que a China vai instalar centrais a carvão, ou que há minas a explorarem crianças para obter este ou aquele metal raro.
    Criem outro tópico para discutir a falácia de ser verde, a exploração do petróleo, acidentes causados por derrame de petróleo ...

E deixem este tópico para discutir experiências de condução de VE, os problemas que existem, as limitações,...
    Concordam com este comentário: lpetinga, IronManSousa, Bruno.Alves, LVM
  5. Colocado por: mafgodE deixem este tópico para discutir experiências de condução de VE, os problemas que existem, as limitações,...

E é isto. Obrigado mafgod por trazeres alguma razoabilidade a este tópico.

"ah faço 5km por dia por isso não me faz sentido ter um VE. Mas isso não me impede de fazer 1 milhão de comentários depreciativos porque não consigo perceber que a minha vida não é a generalidade da população, mas quero dizer na mesma".

Olha falando em experiências de VE, fiz (mais uma vez) mais de 1000km de VE nestas férias com constrangimentos e custos mínimos. Vá, alguns constrangimentos que o Model S é grande como o raio e não cabe em todo o lado (esperem haters é um Model S velhinho, com um valor de mercado ordinário, não é um desses VE para os ricos que por aí andam).
    Ah espera neste fórum não cabem carros que custem mais de 5000€. Nem se fabrica nenhum ICE mais caro que isso, isto dos VE é para ricos.

Porra não há paciência.
  6. A estranhesa para muitos sobre os VEs deve ser semelhante a transição do cavalo para o primeiro automóvel.
    Aqui um apontamento engraçado... 101 Year-Old Who First Drove A Ford Model T Tries Mustang Mach-E
  7. E prontos, tambem há VEs por menos de 3.000€ ... agora se é seguro ou não andar nisto lol

Com o apoio do estado ainda fica à borla, na pior das hipóteses, aproveita-se as baterias para autoconsumo lol
  8. Deviam pedir a algum moderador que só deixasse publicar neste tópico quem tivesse certificado digital de VE.
  9. E sobre as baterias... um artigo interessante.
  10. Sobre os perigos das baterias (que há, por exemplo as da Tesla) um artigo sobre as baterias do Leaf.
  11. Para quem faz poucos kms, há a opção de bicicleta elétrica (opção, não é obrigação!)
    Governo dá mais 500 mil euros em “cheques” para ajudar à compra de bicicletas

Mais info aqui.
  12. Colocado por: Bruno.AlvesOlha falando em experiências de VE, fiz (mais uma vez) mais de 1000km de VE nestas férias com constrangimentos e custos mínimos. Vá, alguns constrangimentos que o Model S é grande como o raio e não cabe em todo o lado (esperem haters é um Model S velhinho, com um valor de mercado ordinário, não é um desses VE para os ricos que por aí andam).
    Usaste os super chargers? Tens carrgamento vitalício? Com o mês leito para férias, como tem sido a ocupação dos postos Tesla?
  13. Colocado por: ThingsHappenMesmo para as aquisições mais passionais, existe um certo cuidado em avaliar a depreciação (porque talvez se troque com mais frequência), numa "ferramenta", o que me interessa é o uso máximo, logo, a tendência é ficar com estes carros muito tempo. Literalmente até aguentarem, pelo que o valor residual não é importante.

Julgo exactamente o oposto.

É fácil assumir o custo de uma paixão. Pode ser um carro moderno ou antigo, com elevados custos de manutenção, operação, etc, mas dá prazer e é isso que interessa.
    Se trocar frequentemente, não o fará por questões financeiras.
    Se o mantiver até perder totalmente o valor comercial, não tem problema, pois continua a dar prazer e é esse o objectivo.
    Consoante a marca/modelo, até pode valorizar com a idade.

Para uma "ferramenta", como lhe chama, o oposto: uma análise fria ao custo de aquisição, operação e liquidação.

Normalmente os particulares gostam dessa estratégia de manterem um carro "até aguentar", pois aparenta poupança, já que não se está a pagar o crédito automóvel. No entanto, se por um lado não tem o custo do crédito, por outro perde o valor comercial (que poderá ser usado para a entrada do próximo veiculo), para não falar de outros custos mais discutíveis, tal como custo de manutenções/reparações, eficiência, custos operacionais, conforto, fiabilidade, etc.

Quando diz que o "valor residual não é importante", na verdade só está a dizer que o está a desperdiçar ao ignora-lo por completo na sua abordagem.

Assim, quando tiver com 300 mil km e um valor comercial desprezável, adquirir um outro veiculo significa novamente o esforço do pagamento por inteiro do veiculo. Naturalmente, será fácil cair no ciclo vicioso "os automóveis são todos caros e por isso quando compro tenho de o fazer durar".

Manter um bem "até aguentar" é, por norma, uma abordagem pouco ponderada e dificilmente eficaz em termos económicos.
  14. Se eu comprar um carro por 30k e andar com ele 20 anos e no fim nao valer nada, perco 30k.
    Se eu comprar um carro por 30k de 4 em 4 anos, eu perco 10k. Ao fim de 20 anos sao 5 carros e 50k perdidos.
    A unica vantagem nisto é andar sempre num carro novo. Mas custa 50k vs 30K. Dificilmente gasto 20k em manutenção extra.
  15. Colocado por: ThingsHappen(Não se envergonhe a dizer Tesla, porque teria que lhe recomendar experimentar o mesmo equipamento num Mercedes moderno de gama superior.)

Por acaso há dias li este artigo: https://insideevs.com/news/526925/tesla-fsd-vs-mercedes-drivepilot/

However, one of the key differences here is that non-Tesla systems, such as Mercedes-Benz Drive Pilot, only work on the freeway, and only on freeways that are mapped and approved.
    [...]
    Tesla's systems require that drivers keep their hands on the wheel at all times and remain ready to take control instantly. Other automakers are offering hands-free driving systems that could be classified as Level 3 tech, which makes it seem as though they're ahead of Tesla. If the car can drive itself and you don't need to hold the steering wheel, it must be better than Tesla's hands-on systems, right?

Comentários?

Colocado por: ThingsHappenNo entanto, se me disser, "Comprei um Porsche Taycan, a grande vantagem é não pagar IUC!" acho que vou ter pena...

Quem compra Porsches mais facilmente se gabaria do oposto ;)

Ainda assim, há eléctricos para várias bolsas e, com uma boa gestão, um veículo caro pode ser economicamente mais favorável do que um mais barato.
  16. Colocado por: mafgodUsaste os super chargers? Tens carrgamento vitalício? Com o mês leito para férias, como tem sido a ocupação dos postos Tesla?

Usei apenas 2x e tenho SuC gratuito, mas não é apenas por isso afinal isso representou uns 25€ mal medidos de poupança.
    A grande vantagem deste carro é carregar a 22kW (dual charger). Encontram-se aqui e ali postos gratuitos desta potência mas, sobretudo, uma parte dos postos "normais" da rede pública só fazem sentido se usados nesta potência por causa da cobrança por tempo. Sou contra este princípio, mas é o que é e podendo navegar nele, navegamos.

Em relação à ocupação, sem stress. Eu ainda sou do tempo de ir ao Algarve de Leaf 24kWh e demorar 14h a chegar lá (ui o que aí vem 😂). Os postos Tesla têm muito menor probabilidade de filas porque são pelo menos 10 carregadores por localização. Aquilo despacha carros que não é brinquedo.
    Mas mesmo assim vêm-se filas muito grandes, pontualmente. Ora se toda a gente quer almoçar em Alcácer na ida para baixo e quer regressar no domingo ao por do sol, é natural que aquilo acumule. Há que dar um jeito à viagem e fugir desses 2 horários. Tudo o resto é na paz :-)
  17. Colocado por: SirruperSe eu comprar um carro por 30k e andar com ele 20 anos e no fim nao valer nada, perco 30k.
    Se eu comprar um carro por 30k de 4 em 4 anos, eu perco 10k. Ao fim de 20 anos sao 5 carros e 50k perdidos.
    A unica vantagem nisto é andar sempre num carro novo. Mas custa 50k vs 30K. Dificilmente gasto 20k em manutenção extra.

Eu digo que gastará mais de 20k em manutenção extra. E agora? Como resolvemos estas generalizações simplistas?
  18. Colocado por: nortenho66

tesla. É que neste momento os outros concorrentes (VE ou CI) nem chegam perto.

nem em sonhos.

já vários países europeus aceitam, a unica coisa necessário é manter as mãos no volante. Obviamente nennhuma marca se quer responsabilizar por o pessoal ir a dormir (literalmente) com piloto automático.
    https://pplware.sapo.pt/motores/condutor-bebado-dorme-ao-volante-de-um-tesla-a-100-km-h-com-o-piloto-automatico-ligado/

como é obvio, mas juntar o util ao agradavel é perfeito. O mesmo acontece com os paineis FV ou não? no inicio as criticas eram as mesmas, neste momento é mais do que pacifico a mais valia tanto a nível de poupança como ambiental (estão ligadas)

Tanta coisa errada num só post. Já agora, experimente um Mercedes com Intelligent Drive, se puder.
  19. Colocado por: SirruperSe eu comprar um carro por 30k e andar com ele 20 anos e no fim nao valer nada, perco 30k.

Não estou ali como o pguilherme que diz que vai gastar mais de 20k em manutenção (até é capaz, mas os carros novos também não vão gastar zero, por isso...).

O que digo é que 1000€/ano para nunca andar com um carro com mais de 4 anos, não é mau.

O erro na coisa vem no achar que um carro, comprado novo por 30k, vale 20k no fim de 4 anos...isto nem é uma coisa de ser EV ou ICE.
  20. Colocado por: ricardoantunes

Não não é ilusão. Conheço 2 casos reais em que o carro é carregado com eletricidade gerada em casa pelo sol.
    E não foi de ler umas coisas na net, é real mesmo.

O ROI do investimento está neste momento no limite das garantias, ou seja, quando pagarmos o investimento, o equipamento está sem garantia.

O caso muda completamente de figura caso o preço o KW/h aumente.

Isso só é possível se tiveres potências pertos dos 3-4kW de instalação ou mais e o carro passe o dia em casa, e saia só de vez em quando durante a semana e fim de semana.
    Essa realidade, não é na realidade da maioria das pessoas que tem em um elétrico que sai de manhã e chega à noite, tendo de juntar assim baterias à instalação.

0.9149 seg. NEW