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  1. Colocado por: hangasTêm toda uma segunda vida como baterias estáticas em armazenamento solar em casa, ou em mega packs na rede.


    Grato pela resposta.
    Isso de reutilizar em casa já tinha ouvido falar. Até em quem faça packs de baterias reaproveitando células quase a 100%, mas será que isso é o que as marcas fazem ou só mesmo quem por carolice as resgata de um carro e dá nova vida?
  2. Colocado por: manelvcpara quem anda mais informado, e numa ótica de também ver se para quem tem pouco €€ os VE também são opção, até 10.000€ que VE é que há como opção no mercado? mas opções serias (usadas claro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas

    10k€ começa a ser uma porta de entrada interessante em VEs para uma utilização moderada/citadina.

    A indicação óbvia são os Leaf de 24kWh que, para trajectos até 100km sem AE continuam a ser muito interessantes. Encontrar carros de 2014 para cima (mk2) ou mais antigos que tenham tido a bateria substituída em garantia é possível. Em mercados mais dinâmicos (França por exemplo) aparecem muito bons negócios. Evitar os modelos "Flex" (aluguer de bateria), não são os mais frequentes mas existem e em França sobretudo.
    O Leaf 30kWh será a escolha mais acertada, ainda que possa ser preciso esticar um pouquito o orçamento.
    Cuidado com os Zoe, tem havido relatos de carros vendidos como se tivessem bateria em propriedade e vai-se a ver e são de aluguer. Mas encaixa perfeitamente no preço, se a autonomia chegar. Em caso de dúvidas, tentar confirmar com a Renault.

    Depois há outras opções menos conhecidas. Um Smart por exemplo? Ridiculamente caros em novo, desvalorizam imenso no mercado de usados (nem podia ser de outra forma). Vi noutro fórum há pouco alguém que um pouco acima de 10k€ por um FF com "meia duzia" de kms e relativamente recente.

    Daqui a 6 meses/1 ano, a melhor compra para esses valores será o Dacia importado. Com os apoios em França, fica num preço canhão. Um pouco de desvalorização e deve agitar bem o mercado de usados.
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  3. também já pensei num spring. mas os 45cv fazem sempre confusão

    começam a ser entregues em setembro não é?
  4. Colocado por: JotaP

    Grato pela resposta.
    Isso de reutilizar em casa já tinha ouvido falar. Até em quem faça packs de baterias reaproveitando células quase a 100%, mas será que isso é o que as marcas fazem ou só mesmo quem por carolice as resgata de um carro e dá nova vida?

    Duvido que as marcas aproveitem baterias que não funcionam nos carros (por perda de capacidada). As baterias substituídas em garantia sê-lo-ão mais por falha de um módulo do que degradação homogénea (menos nos primeiros Leaf). Nesses casos os módulos em bom estado são casados com outros módulos em bom estado e fica uma bateria funcional.
    No caso da Tesla imagino que aproveitem os módulos para as suas baterias estacionárias, à parte disso serão os "carolas" em casa (temos alguns em Portugal) ou empresas que fazem a aplicação. A Nissan há uns anos anunciou uma fábrica no Japão dedicada exactamente à reutilização (antes de reciclagem) de baterias dos seus VE.
    É famosa a cobertura do estádio do Ajax com baterias "em fim de vida" dos Leaf e cá em Portugal também há um caso do género mas não me recordo qual.
    https://www.electrive.com/2018/07/02/3mw-electric-car-battery-project-online-at-ajax-arena/
  5. Colocado por: manelvcpara quem anda mais informado, e numa ótica de também ver se para quem tem pouco €€ os VE também são opção, até 10.000€ que VE é que há como opção no mercado? mas opções serias (usadas claro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas


    eu estive nessa posição. Comprei um Leaf 24 de 2015 para segundo carro e agora é o primeiro. tenho uma MB praticamente parada (no ano passado fez 2000km).
    Até agora 0€ de qualquer coisa gasto excepto em eletricidade.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
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  6. Colocado por: manelvctambém já pensei num spring. mas os 45cv fazem sempre confusão
    começam a ser entregues em setembro não é?

    Sim, Setembro. Em França já rolam.

    Sobre os 45cv eu costumo dizer que tive um Polo 1.0 a GPL que tinha +- a mesma potência e peso, e ainda menos binário. Levou-me a todo o lado :-)
  7. Colocado por: JotaPAté em quem faça packs de baterias reaproveitando células quase a 100%, mas será que isso é o que as marcas fazem ou só mesmo quem por carolice as resgata de um carro e dá nova vida?


    Ainda vai ter que haver muita mineração, isso é certo, para garantir toda a produção para os próximos anos.
    Se consideramos que as baterias em média irão ficar nos carros 10-15 anos, é preciso ter minério novo para as novas entretanto.

    Isto com a eletrónica em geral não era tão grave, porque o tempo médio de vida das baterias de portáteis e telemóveis é de 3-5 anos, até à reciclagem.
    Agora, com uma vida util de 10 a 15 e em maior quantidade tem obviamente necessidade de minérios novos.. por enquanto.

    Depois a bateria de lítio, tem na realidade <2% de lítio.
    A maior fatia é Niquel >90% é esse pode mesmo ser o bottleneck no futuro.

    Até agora, ainda continua a ser mais barato minerar que reciclar, embora marginalmente, principalmente por uma questão de escala.
    Quando mais baterias houver para reciclar, mas barato de torna o processo e mais empresas de reciclagem de baterias (niquel e lítio) aparecem para as fornecer aos produtores as mesmas.
    Para eles é igual comprar a matéria prima aos mineiros ou ao recicladores, é uma questão de preço e mercado. Até podem eles mesmo (como o Tesla) fazer a própria reciclagem em integração vertical.

    O uso para DIY diria que é residual, no plano global.
    • hangas
    • 26 agosto 2021 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesDuvido que as marcas aproveitem baterias que não funcionam nos carros (por perda de capacidada).


    Também duvido que sejam as marcas, pelo menos na generalidade.
    O mais certo e encaminharem-nas para o fabricante, que esse sim tem o conhecimento para testar, reparar, reconstruir, etc.

    Há uns meses tropecei neste vídeo sobre o processo da VW.
    https://www.youtube.com/watch?v=Qi8Y2lF7Luw
  8. https://youtu.be/UDjgSSO98VI

    Se esta tecnologia de baterias for viável, vai ser bastante interessante.
  9. Colocado por: manelvcpara quem anda mais informado, e numa ótica de também ver se para quem tem pouco €€ os VE também são opção, até 10.000€ que VE é que há como opção no mercado? mas opções serias (usadas claro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas


    O meu primeiro VE é um Smart Fourfor de 2018 carregado de extras custou 12k no princípio deste ano, estou super contente com ele.
  10. Colocado por: hangas

    A refinaria foi só um exemplo. O consumo privado pode subir, mas o comercial e industrial pode descer face ao autoconsumo.


    Não acredito, mas posso ser muito surpreendido.

    Mesmo equipando as fábricas com painéis solares, como muitas já fazem...vai havendo crescimento.

    Usando telemóveis para analogia (como já vi aqui fazer):
    Nós não temos telemóveis com as características de há uma década, mas que só precisam de ser carregados a cada mês, apesar de os processadores de hoje serem muito mais eficientes....
    O que temos é telemóveis que são extremamente poderosos e baterias com muito mais capacidade, que continuamos a carregar todos os dias.

    Há que não esquecer que isto de fornecer energia (seja ela na forma que for, carvão, nuclear, hidrogénio, renovável, hamsters a andar às voltas numa roda...) é, e vai continuar a ser, um negócio.
    Não interessa à carteira de ninguém que reduza o seu consumo. Só à sua. (E ao ambiente, mas isso interessa ainda a menos gente).
    • hangas
    • 26 agosto 2021 editado
    Colocado por: ThingsHappenNão acredito, mas posso ser muito surpreendido.

    Mesmo equipando as fábricas com painéis solares, como muitas já fazem...vai havendo crescimento.


    Também não tenho nenhum oráculo. E claro que vai haver crescimento.
    Não acredito, empiricamente, é que haja uma subida exponencial do consumo global por causa dos EVs. Acredito mais num shift.


    in https://www.iea.org/data-and-statistics/charts/world-electricity-final-consumption-by-sector-1974-2019
      Screenshot 2021-08-26 at 17.19.50.png
  11. Nunca percebi esse argumento das minas de lítio. Nem contra, nem a favor.

    Já viram uma?

    Conseguem, nessas imagens, distinguir uma mina de lítio de uma de cobre, de diamante ou de outra coisa qualquer? Muita gente não distinguirá uma pedreira sequer...
    São todas muito semelhantes e todas têm impactos.

    Logo, não entendo quem diz: "Olha aqui o que faz a extracção de lítio!!!" porque faz algo muito semelhante a outra extracção qualquer.

    E não entendo quem diz: "Isso não é uma mina de lítio!" porque...tanto dá.

    Para construir o que quer que seja, são necessários recursos. Querem vir bramir os argumentos do ambiente? Consumam menos. Quem é que defende isso? Ninguém (que importe).
    No primeiro confinamento até o ar estava mais limpo...mas a economia estava a ir ao charco.
    • espt
    • 26 agosto 2021
    Depois de me rir um bocado com alguns comentários, um pequeno update fresquinho...

    Não está a correr bem esta encomenda :))

    Fiz a encomenda e disse ao "vendedor"/"comercial"/"sales manager" que provavelmente não ia querer um carro "made in China" e provavelmente ia preferir esperar pelos "made in Germany"... Mas a conversa ficou assim, eles disse-me para pensar e decidir em 2 semanas.

    Pensei e talvez não fizesse qualquer sentido o meu receio de qualidade e do preço baixar; é uma incógnita e pouco provável até, e então seria para avançar já...

    Anteontem fui à minha conta Tesla e puff, o seu carro está pronto com um botão a dizer +/- clique aqui para ficar com ele ou algo do estilo, não me recordo ao certo. Cliquei e fiquei a aguardar.

    Hoje já diz o que dizia antes, que a entrega está prevista para setembro...

    Liguei-lhe e disse-me que me retirou o carro porque lhe tinha dito que ia esperar por Berlin...

    Pronto, mais umas semanas de sofrimento...
  12. Colocado por: esptHoje já diz o que dizia antes, que a entrega está prevista para setembro...

    É o normal, fim de trimestre é quando chega tudo em bloco. Quem encomendar daqui a 2 semanas provavelmente recebe em final de setembro na mesma.

    Em relação à tua preocupação, o feedback é que os MIC estão irrepreensíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • espt
    • 26 agosto 2021
    Quem dera que sim... Li qualquer coisa do som ser, aparentemente, inferior...

    Obrigado
  13. Colocado por: manelvcpara quem anda mais informado, e numa ótica de também ver se para quem tem pouco €€ os VE também são opção, até 10.000€ que VE é que há como opção no mercado? mas opções serias (usadas claro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas


    Há 6 anos atrás comprei o meu primeiro VE usado por 10k, um citroen C-zero com cerca de 6000km (para não pagar IVA). É um carro que dá perfeitamente para a cidade, e até já fiz várias viagens por Portugal com ele, embora antes de os PCRs serem cobrados ao minuto. Hoje conseguem-se carros destes por menos dinheiro ainda e alguns Leafs e Zoes por esse orçamento. Pessoalmente não me metia muito nos Zoe, pois os modelos mais antigos eram uns piquinhas do diabo para carregar. A terra da instalação tinha de ser super boa para eles aceitarem carregar, e mesmo assim algumas pessoas no Verão tinham problemas em carregar alguns.
    • neco
    • 27 agosto 2021
    Aos interessados: já é possível agendar test drive ao Tesla Model Y
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  14. Eu começo é a "agendar" uma visita aos usados do model s, já reparei que teem vindo a baixar de preço. Se calhar alguns donos estão a vender o s para a seguir ir comprar o Y.


    Colocado por: necoAos interessados: já é possível agendar test drive ao Tesla Model Y
  15. Atenção que o model S é grande e guloso a nível de consumos.
    Ou seja, não é um carro econômico nem muito prático para cidade ...
 
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