Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 17 novembro 2020

     # 181

    Colocado por: HAL_9000Contudo, Tem lá lugar cativo quando quiser voltar?

    Sim, tem.
    Atenção que ele não está com licença para ser presidente do Sporting. Está com licença para exercer um cargo político. No caso, é simplesmente numa assembleia de freguesia, mas não deixa de ser um cargo político. Seria o mesmo se fosse para ser Presidente da República ou Presidente de uma Câmara Municipal. A Lei tem por princípio proteger quem exerce cargos políticos e não são apenas os militares que gozam desta proteção. São cargos que não são para a vida e as pessoas que se candidatam necessitam de ter alguma segurança profissional, para se sentirem livres para se candidatarem.
    Agora, que ele se está a aproveitar dessa Lei… está…
  1.  # 182

    Colocado por: RCFAgora, que ele se está a aproveitar dessa Lei… está…

    Esta lei deu um jeitão a dezenas de pilotos da FAP. Há uns anos passavam á reserva para serem o 25º candidato á junta de freguesia da terrinha dos pais. Agora é bocadinho mais complicado.
    Tudo em defesa da Pátria...
  2.  # 183

    Enfim, o sistema tem erros, mas são as pessoas, sempre as pessoas que não têm o mínimo de reservas em se aproveitar dessas falhas.
    • RCF
    • 17 novembro 2020

     # 184

    Colocado por: CarvaiEsta lei deu um jeitão a dezenas de pilotos da FAP. Há uns anos passavam á reserva para serem o 25º candidato á junta de freguesia

    Não passavam nem passam à reserva. Trata-se (e tratava-se) de uma licença especial para exercício de funções públicas/políticas.
    • RCF
    • 17 novembro 2020 editado

     # 185

    Colocado por: HAL_9000Enfim, o sistema tem erros,

    Nestes casos, não sei se é um erro…
    A nenhum cidadão português pode ser negada a possibilidade de exercer cargo político, eleito pelo povo. Parece que esta é uma premissa consensual.
    Deveria um militar estar proibido de ser Presidente da República, Presidente de uma Câmara Municipal, Deputado da Assembleia da República, Deputado Municipal, Presidente de uma Junta de Freguesia ou membro de uma Assembleia de Freguesia? Acho que não… São funções compatíveis com o ser militar em efetividade de funções? Não! Então, para as exercerem têm de suspender a condição militar. É o que acontece.
  3.  # 186

    Colocado por: RCF
    Não passavam nem passam à reserva. Trata-se (e tratava-se) de uma licença especial para exercício de funções públicas/políticas.


    Antigamente passavam.

    "10 - Não pode ser recusado, em tempo de paz, o pedido de passagem à reserva apresentado com o fim de possibilitar a candidatura a eleições para qualquer dos cargos referidos no número anterior"

    nº 10 do Art. 31º da Lei 29/82.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai, RCF
  4.  # 187

    Colocado por: RCFA nenhum cidadão português pode ser negada a possibilidade de exercer cargo político, eleito pelo povo. Parece que esta é uma premissa consensual.
    Isso não é um erro. Um erro é o estado ver que essa licença é usada não pelo motivo principal, mas sim pelo motivo acessório, e nada poder fazer quanto a isso. Entende?

    Se como estava a dizer o Carvai se os pilotos da FAP pediam essa dispensa para serem o 25º candidato á junta de freguesia, com verdadeiro intuito de irem fazer voos comerciais, então existiria alguma falta de ética da parte do militar. Não existe nada ilegal, mas falta de ética há. Queremos nós militares sem ética ?
    • RCF
    • 18 novembro 2020

     # 188

    Colocado por: HAL_9000Se como estava a dizer o Carvai se os pilotos da FAP pediam essa dispensa para serem o 25º candidato á junta de freguesia, com verdadeiro intuito de irem fazer voos comerciais, então existiria alguma falta de ética da parte do militar. Não existe nada ilegal, mas falta de ética há. Queremos nós militares sem ética ?

    Isso foi assim, mas já não é. Essa Lei foi alterada.
    Agora não podem passar à reserva para se candidatarem. Podem é ter uma licença especial, se forem eleitos.
    Depois aproveitam-se… e fazem outras coisas mais para além do cargo politico para o qual foram eleitos. Sim, concordo que eticamente é pouco correto… Mas, será ético um militar ter de ficar amarrado às Forças Armadas durante 10 ou 12 anos após concluir o curso, sob pena de ter de indemnizar o Estado, quando, por exemplo, um médico que tire o curso no público não tem essa obrigação?...
  5.  # 189

    Colocado por: RCF. Sim, concordo que eticamente é pouco correto… Mas, será ético um militar ter de ficar amarrado às Forças Armadas durante 10 ou 12 anos após concluir o curso, sob pena de ter de indemnizar o Estado, quando, por exemplo, um médico que tire o curso no público não tem essa obrigação?...


    A partir do momento em que conhece as condições do "contrato" que está a assinar, só tem que se sujeitar.
  6.  # 190

    Colocado por: RCFMas, será ético um militar ter de ficar amarrado às Forças Armadas durante 10 ou 12 anos após concluir o curso, sob pena de ter de indemnizar o Estado, quando, por exemplo, um médico que tire o curso no público não tem essa obrigação?...
    Um militar que faça academia militar, por exemplo, tem o curso pago, e ainda recebe uma bolsa mensal enquanto estuda (se não estou em erro). Se é correto exigir a permanência como compensação? não sei, mas as regras estão bem definidas. Eu quando pensei em concorrer à academia militar, estava bem ciente disso, é uma questão de avaliar. Para quem não tem possibilidades de pagar os estudos, ou para quem quiser estabilidade profissional, pode ser um mal menor.

    No caso dos médicos, ou de qualquer outra profissão, em caso de necessidade, eu sou de acordo que o país poderia sim exigir um determinado número de anos de trabalho público para compensar o investimento. Sei que isto parece castrador de liberdades, mas pensando no bem comum...
    Concordam com este comentário: RCF, treker666
    • RCF
    • 18 novembro 2020

     # 191

    Colocado por: rjmsilva

    A partir do momento em que conhece as condições do "contrato" que está a assinar, só tem que se sujeitar.

    Claro
    E é isso que o atual presidente do Sporting e muitos outros estão a fazer. Estão a cumprir as condições do "contrato"...
    • RCF
    • 18 novembro 2020

     # 192

    Colocado por: HAL_9000Um militar que faça academia militar, por exemplo, tem o curso pago, e ainda recebe uma bolsa mensal enquanto estuda (se não estou em erro). Se é correto exigir a permanência como compensação? não sei, mas as regras estão bem definidas. Eu quando pensei em concorrer à academia militar, estava bem ciente disso, é uma questão de avaliar. Para quem não tem possibilidades de pagar os estudos, ou para quem quiser estabilidade profissional, pode ser um mal menor.

    No caso dos médicos, ou de qualquer outra profissão, em caso de necessidade, eu sou de acordo que o país poderia sim exigir um determinado número de anos de trabalho público para compensar o investimento. Sei que isto parece castrador de liberdades, mas pensando no bem comum...

    Estamos de acordo…
    Dei o exemplo dos médicos, precisamente, por ser um curso bastante oneroso para o Estado e por haver falta deles, especialmente nalgumas zonas do país.
  7.  # 193



    "Boinas Verdes e Pára-quedistas"

    A vergonha está a ultrapassar todos os limites, há quem faça vistas cegas a tamanha humilhação mas nem pensem que esta página anda a dormir e não fale de abominações como esta mostrada numa foto do SMor Serrano Rosa.
    Um Boina Verde obrigado a usar uma boina preta (podia ser castanha, azul, vermelha, ás bolinhas, etc.) é anti-natura.
    Um Pára-quedista militar em Portugal usa uma boina de cor verde porque a conquistou e depois porque faz saltos de paraquedas numa média semestral de manutenção e justificação da especialidade.
    Isto é uma aberração!!!
    Um perfeito insulto aos Pára-quedista
  8.  # 194

    Brigada Mecanizada ministra Formação de Formadores sobre a nova Arma Ligeira do Exército

    Inserida no Projeto de Modernização do Armamento Ligeiro do Exército, do Programa Sistemas de Combate do Soldado, decorreu no Brigada Mecanizada a Formação de Formadores sobre a Espingarda Automática FN SCAR-L 5,56 mm.
    A formação incluiu sessões teóricas e práticas, sendo de destacar a sessão de apresentação do armamento, nas suas diversas versões, nomeadamente SCAR-L/H, FN40GL e MINIMI 5,56/7,62, o módulo de manutenção de 1.º escalão, que inclui as funcionalidades e o comportamento da nova espingarda, assim como as sessões de tiro.
    Ao serviço dos Portugueses!




  9.  # 195

  10.  # 196

    Polícia Segurança Pública

    A Polícia de Segurança Pública possui uma aeronave Douglas DC-6, cedida pela Força Aérea Portuguesa em novembro de 1982.
    Este equipamento tem servido para a formação das Nossas equipas da Unidade Especial de Polícia.
    Devido à idade da aeronave, iniciamos a operação de desmantelamento e entrega ao Museu do Ar da Força Aérea Portuguesa.
    A PSP deixa, assim, de ter na sua posse este equipamento e agradece e enaltece a muito estreita e sempre pronta colaboração mantida com a FAP.
    A aeronave Douglas DC-6 ocupará um lugar de grande destaque na história da Polícia Segurança Pública e, em particular, da UEP.




  11.  # 197

    https://www.plataformamedia.com/2020/11/25/portugal-admite-enviar-militares-para-combater-terroristas-em-mocambique/
    Durante muitos anos o bando armado que agora está no poder andou a matar portugueses nesta zona. Agora que outro bando armado anda a matá-los e nós vamos a correr ajudá-los ?
    Concordam com este comentário: branco.valter
  12.  # 198

    Componente Terrestre da Força de Reação Imediata (CT/FRI) realiza Fogos Reais no Exercício “ORION 20"

    A Companhia Paraquedista do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (CPara/1BIPara), do Regimento de Infantaria N.º 15, de Tomar, atualmente a CT/FRI, realizou Fogos Reais, no âmbito do Exercício “ORION 20".
    Este exercício tem como objetivo principal identificar as possibilidades e limitações das Forças em Prontidão nacionais, nomeadamente da Componente Terrestre da Força de Reação Imediata (CT/FRI).
    Na execução dos fogos reais, a CPara/1BIPara empenhou as Metralhadoras Pesadas BROWNING, as Metralhadoras Ligeiras do Exército FN-MINIMI e as Viaturas Táticas Ligeiras Blindadas URO – VAMTAC ST5.
    A FRI tem um elevado nível de prontidão e é orientada para missões de evacuação de cidadãos nacionais, em áreas de crise ou conflito, e missões de resposta a crises ou situações de emergência complexa, no estrangeiro ou em território nacional.
    "Que Nunca Por Vencidos se Conheçam"




















    Fonte: Exército Português
  13.  # 199

  14.  # 200

 
0.0555 seg. NEW