Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 961

Troque também o filtro de gasolina, 5 anos pode ser muito...

Nunca se acendeu a lâmpada de avaria no motor? Normalmente é por afinação deficiente do sistema GPL que surgem esses soluços. Mas se andou bem muito tempo e só surgiram agoras, pode ser outra coisa.

Aproveite e peça para trocar o filtro de gasolina na casa de GPL, antes de afinar o sistema. A centralina de GPL não controla os injectores de gasolina, mas pode influenciar muito os "fuel trim" durante o tempo em que o carro anda a gás.
  2.  # 962

Colocado por: dedao
    Quando se anda a gasolina ( a quente ou a frio) o carro engasga-se todo. quase vai abaixo, indo as rpm para 500.

Colocado por: dedao(anda quase sempre a gas)

Ja tive esse problema. Alias, é um problema recorrente num carro meu que tem + de 300 mil km também a GPL.

Era a bomba de combustível (já a mudei umas 3x). O facto de andar sempre a GPL faz com que a gasolina no deposito se deteriore muito e depois a bomba acaba por trabalhar com um fluido que é uma gosma que nem é gasolina nem água.

Quando anda a GPL a bomba de gasolina esta sempre a trabalhar mas em modo de retorno, chega aos injectores e volta para o circuito de retorno - a centralina do GPL impede a abertura dos injectores de gasolina. Ou seja a bomba trabalha constantemente num modo meio "estrangulado".

Imagine agora meses e meses com a mesma gasolina "velha" a circular dentro do sistema estrangulado.

Ha carros mais sensíveis que outros neste aspecto, tudo depende da própria concepção do sistema de alimentação. Eu recomendo sempre fazer 1 deposito completo a gasolina a cada 3 ou 4 meses para queimar a gasolina velha e deixar a bomba trabalhar normalmente.

Também ja cheguei a mudar a válvula de pressão de combustível por precaução, uma vez que estava a começar a ficar toda corroída da gasolina velha (é por causa da presença de etanol na mistura da gasolina).

Atenção que esse motor requer quase de certeza lubrificação nas válvulas devido a serem feitas numa liga de aço macio.
  3.  # 963

Também é uma possibilidade sim. Gasolina velha não ajuda nada a saúde da bomba e injectores.
    •  
      Dom
    • 28 setembro 2023

# 964

Colocado por: Nostradamus

Ja tive esse problema. Alias, é um problema recorrente num carro meu que tem + de 300 mil km também a GPL.

Era a bomba de combustível (já a mudei umas 3x). O facto de andar sempre a GPL faz com que a gasolina no deposito se deteriore muito e depois a bomba acaba por trabalhar com um fluido que é uma gosma que nem é gasolina nem água.

Quando anda a GPL a bomba de gasolina esta sempre a trabalhar mas em modo de retorno, chega aos injectores e volta para o circuito de retorno - a centralina do GPL impede a abertura dos injectores de gasolina. Ou seja a bomba trabalha constantemente num modo meio "estrangulado".

Imagine agora meses e meses com a mesma gasolina "velha" a circular dentro do sistema estrangulado.

Ha carros mais sensíveis que outros neste aspecto, tudo depende da própria concepção do sistema de alimentação. Eu recomendo sempre fazer 1 deposito completo a gasolina a cada 3 ou 4 meses para queimar a gasolina velha e deixar a bomba trabalhar normalmente.

Também ja cheguei a mudar a válvula de pressão de combustível por precaução, uma vez que estava a começar a ficar toda corroída da gasolina velha (é por causa da presença de etanol na mistura da gasolina).

Atenção que esse motor requer quase de certeza lubrificação nas válvulas devido a serem feitas numa liga de aço macio.

Veio estragar o argumento de todos os filmes e séries pós-apocalípticos
  4.  # 965

vou começar pelo filtro de combustivel... depois ver a bomba
  5.  # 966

anda muito na reserva?
  6.  # 967

Eu também meteria um depósito de gasolina boa com um frasco de limpa injectores. Mal não vai fazer.
  7.  # 968

muitas vezes sim... e da mulher...
  8.  # 969

Não se deve andar muito na reserva depois acaba por apanhar resíduos do fundo do depósito veja lá o filtro
  9.  # 970

Isso se entope ainda rebenta com a bomba
    Concordam com este comentário: dedao
  10.  # 971

Entretanto mudei o filtro e velas (iridium) e está igual..

Vou olhar a bomba de combustivel hoje.
  11.  # 972

Colocado por: dedaoEntretanto mudei o filtro e velas (iridium) e está igual..

Vou olhar a bomba de combustivel hoje.

Esse modelo de velas, era o mesmo que tinha antes? E a funcionar bem? Ou experimentou agora essas?
  12.  # 973

Se o carro funciona bem a gpl não pode ser as velas. Nesse caso, quando muito, funcionaria pior a GPL. Tem que ser algo específico do sistema de gasolina.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  13.  # 974

Colocado por: jorgemlflorencio
    Esse modelo de velas, era o mesmo que tinha antes? E a funcionar bem? Ou experimentou agora essas?

outro modelo, supostamente muito melhores. mas ficou igual.

abri a bomba de gasolina e o filtro está super limpo apesar dos anos... e a gasolina aparenta estar a 100%, nada de lodos.

ou é a bomba que nao tem pressão (nao tenho como medir) ou sistema de injeçao. terça vai para o sr. do GPL dar uma vista e trocar filtros do GPL que ja deviam ter sido.
  14.  # 975

Colocado por: dedao

outro modelo, supostamente muito melhores. mas ficou igual.

(...)

Creio que foi um erro ter alterado o modelo nesta altura. Agora não se sabe se o problema é outro (bomba de gasolina?) ou as velas que decidiu experimentar...

Eu trocaria as velas para um modelo que já tenha usado nesse carro com bons resultados, só assim descarta essa possibilidade.

Já aconteceu comigo: troquei de velas (por outro modelo, também melhor supostamente) por causa de uns soluços, não resolveu e troquei as bobines, mas continuou igual. Só quando voltei a meter o modelo de velas que tinha antes, que seria supostamente de qualidade inferior, é que o carro voltou a andar bem.
  15.  # 976

Colocado por: jorgemlflorencio

Creio que foi um erro ter alterado o modelo nesta altura. Agora não se sabe se o problema é outro (bomba de gasolina?) ou as velas que decidiu experimentar...

Eu trocaria as velas para um modelo que já tenha usado nesse carro com bons resultados, só assim descarta essa possibilidade.

Já aconteceu comigo: troquei de velas (por outro modelo, também melhor supostamente) por causa de uns soluços, não resolveu e troquei as bobines, mas continuou igual. Só quando voltei a meter o modelo de velas que tinha antes, que seria supostamente de qualidade inferior, é que o carro voltou a andar bem.

EDIT: o problema é a gasolina?? Eu esqueceria as velas também, como já apontaram. Tem um leitor OBD? Como está a leitura da sonda lambda, quando anda a gasolina?
  16.  # 977

Mas atenção que, se li bem antes o que o use escreveu, o carro funciona bem a GPL! Os problemas são só quando o motor está a gasolina, certo? Se fosse problema de velas ou bobines fracas, daria mais depressa chatice a GPL do que a gasolina. Eu aposto em algum injector; já tive exactamente o mesmo problema e deve ser de andar muito a GPL e pouco a gasolina que acabam por ficar "presos" ou estarão simplesmente sujos. No meu caso, removi o rail de injecção e limpei-os um a um com um sistema caseiro que injectava spray limpa carburadores e eu accionava o injector aos pulsos com fios ligados ao injector tocando brevemente nos postos da bateria. Funcionou um mimo, mas deu algum trabalho. Há vídeos que mostram como fazer.
  17.  # 978

Colocado por: pcspinheiroMas atenção que, se li bem antes o que o use escreveu, o carro funciona bem a GPL! Os problemas são só quando o motor está a gasolina, certo? Se fosse problema de velas ou bobines fracas, daria mais depressa chatice a GPL do que a gasolina. Eu aposto em algum injector; já tive exactamente o mesmo problema e deve ser de andar muito a GPL e pouco a gasolina que acabam por ficar "presos" ou estarão simplesmente sujos. No meu caso, removi o rail de injecção e limpei-os um a um com um sistema caseiro que injectava spray limpa carburadores e eu accionava o injector aos pulsos com fios ligados ao injector tocando brevemente nos postos da bateria. Funcionou um mimo, mas deu algum trabalho. Há vídeos que mostram como fazer.

sim hoje verifiquei que com as fichas dos injetores 2 e 3 desligadas o carro fica igual.... estranho. entao aquilo trabalha apenas com 2 cilindros?

apenas quando desligo o 1 ou o 4 é que vai abaixo.

Vou ver preços dos injetores...
  18.  # 979

entao e a boia bomba de combustível ja viu?
  19.  # 980

Ou seja, os injectores 2 e 3 estão com problemas mas o 2 e 4 lá mantém a coisa a funcionar. Se desligar esses que estão bons, o motor apaga. O meu quando partiu uma válvula ficou sem um cilindro e pegava bem, só andava uma porcaria.

Não procure injetores que novos são caros e de sucata podem sair piores. Faça como lhe disse e limpe-os. Se tiver acesso a um banho de limpeza com ultrasons era o ideal, para soltar lixo preso. Mas se dizer apenas com um spray de limpeza de carburadores e improvisar maneira de o ligar ao injetor, também dá. Eu usei uma seringa de 5 ml e um bocado de tubo do GPL que tinha em casa.

0.3244 seg. NEW