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    • RCF
    • 13 outubro 2023

     # 1

    É verdade que anda por aí muito carro, que já não devia andar. Os tais charutos de €1000... Alguns sem IPO. Outros com IPO, mas sem se perceber como... mas, são o desenrasca de muita gente.
    Era bom que tivéssemos uma economia, que permitisse abater esses carros e substituí-los por melhores. Mas, não temos...
    Enquanto na França, Alemanha, Luxemburgo e outros, com o rendimento/ordenado do mesmo período de trabalho e no mesmo tipo de trabalho, uma pessoa consegue comprar um Seat Leon com 12 anos, em Portugal apenas consegue comprar um Seat Ibiza com 20 anos
  1.  # 2

    Curiosamente o meu pai parece que vendeu o W201 1.8E de 1992 por estes dias... Mal ele sabia 😂
    Agora ainda tem uma Punto Van 1.3 Mjet que paga 30 e poucos euros e é de 2005...
  2.  # 3

    Colocado por: RCFÉ verdade que anda por aí muito carro, que já não devia andar. Os tais charutos de €1000... Alguns sem IPO. Outros com IPO, mas sem se perceber como... mas, são o desenrasca de muita gente.
    Era bom que tivéssemos uma economia, que permitisse abater esses carros e substituí-los por melhores. Mas, não temos...
    Enquanto na França, Alemanha, Luxemburgo e outros, com o rendimento/ordenado do mesmo período de trabalho e no mesmo tipo de trabalho, uma pessoa consegue comprar um Seat Leon com 12 anos, em Portugal apenas consegue comprar um Seat Ibiza com 20 anos


    Até digo talvez sim, talvez não.
    No meu caso, tenho 1 punto 55 de 1997 a gasolina. Tem 220.000 km, por dia faz 16km, o consumo que tenho é basicamente a gasolina e 1lt de óleo de 3 em 3 meses. Não faz mais nada para além desses 16km diários, acha que vale a pena investir em outro carro??

    O meu pai, tem 1 mitsubishi L300 de 1990 com 230.000km, comprou-a nova, serve para transportar por vezes algumas coisas que façam falta entre nós (família), é usada sei lá poucas vezes. Que faço, mando para a sucata?
      Screenshot_20231013_102406_Gallery.jpg
  3.  # 4

    Colocado por: RCFResultado do aumento do IUC:
    - uns quantos vão desfazer-se do charuto velho e comprar um mais recente;
    - uns quantos vão desfazer-se do charuto velho e deixar de ter carro;
    - e uns quantos vão continuar com o charuto velho e deixar de pagar o IUC (o que é mais preocupante)...
    Concordam com este comentário:Pereira_89


    - Uns quantos vão desfazer-se do charuto velho e comprar uma ainda mais velho, ISENTO, anterior a 1980... 😏

    • RCF
    • 13 outubro 2023

     # 5

    Colocado por: Pereira_89No meu caso, tenho 1 punto 55 de 1997 a gasolina. Tem 220.000 km, por dia faz 16km, o consumo que tenho é nasicamente a gasolina e 1lt de óleo de 3 em 3 meses. Não faz maos nada para além desses 16km diários, acha que vale a pena investir em outro carro??

    O meu pai, tem 1 mitsubishi L300 de 1990 com 230.000km, comprou-a nova, serve para transportar por vezes algumas coisas que façam falta entre nós (família), é usada sei lá poucas vezes. Que faço, mando para a sucata?

    Não (em ambos os casos). Mas, acha que essas são amostras representativas da realidade nacional...? Não creio...
  4.  # 6

    Colocado por: RCF
    Não (em ambos os casos). Mas, acha que essas são amostras representativas da realidade nacional...? Não creio...


    O facto das amostras representativas você tem razão não há como contrariar.
    Há 2 coisas que eu sempre me perguntei: "como é que alguns carros passam na inspecção? E como é que algumas pessoas conseguiram tirar a carta?"

    Mas eu falo na minha realidade, o iuc do punto penso que deve de ir para cerca de 120€ quando actualmente é a volta de 40€ e da mitsubishi seguramente passará os 200€ e na actualidade é 60€ e pouco.
  5.  # 7

    Colocado por: Pereira_89https://youtu.be/4xuYtJ6YkG4?si=mgtc2talDp7aKaTi

    Não pode ser verdade. Quer dizer o meu pai com um mercedes c220 cdi de 2003 deve de ir para perto dos 200€, nem quero imaginar para quanto vai a mitsubishi L300🙄🙄
    528€ se for categoria A se for C comercial ou misto não sobe nada de especial .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
    • RCF
    • 13 outubro 2023

     # 8

    Colocado por: Pereira_89Há 2 coisas que eu sempre me perguntei: "como é que alguns carros passam na inspecção?


    Colocado por: RCFOs tais charutos de €1000... Alguns sem IPO. Outros com IPO, mas sem se perceber como...

    Alguns não fazem mesmo inspeção... outros fazem de conta que fazem. Há muita oficina de esquina que leva os carros dos clientes à inspeção. São mecânicos clientes habituais de centros de IPO.

    Colocado por: Pereira_89E como é que algumas pessoas conseguiram tirar a carta?"

    Pois... também... se bem que algumas, que hoje não sabem conduzir, talvez já tenham sabido, quando tiraram a carta, há muitos anos atrás
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 9

    Colocado por: Pereira_89O facto das amostras representativas você tem razão não há como contrariar.
    Há 2 coisas que eu sempre me perguntei: "como é que alguns carros passam na inspecção? E como é que algumas pessoas conseguiram tirar a carta?"
    um carro antigo não é sinonimo de algo ruim , sofre os mesmos testes na IPO que um carro novo para poder circular , esteticamente até pode estar menos agradável mas em questão de segurança ela tem que estar lá ...
  7.  # 10

    Colocado por: Vítor Magalhães

    - Uns quantos vão desfazer-se do charuto velho e comprar uma ainda mais velho, ISENTO, anterior a 1980... 😏

    já tive a ver uns F50 2.5 de 78 ... faço o upgrade depoois com o meu 2.8 e siga viola !!!!
  8.  # 11

    Colocado por: RCFAlguns não fazem mesmo inspeção... outros fazem de conta que fazem. Há muita oficina de esquina que leva os carros dos clientes à inspeção. São mecânicos clientes habituais de centros de IPO.
    não há o mesmo procedimento com os carros ditos novos ???
  9.  # 12

    Colocado por: rafaelisidoro528€ se for categoria A se for C comercial ou misto não sobe nada de especial .


    Agradecido pelo seu comentário, é categoria misto.
    Mas já imaginaram alguém com este género de veículo de categoria A. Dificilmente terá valor de mercado com o iuc de 500€.
    A ideia deve ser proporcionar um consumismo maior por parte das pessoas, só pode.
    • RCF
    • 13 outubro 2023

     # 13

    Colocado por: rafaelisidoronão há o mesmo procedimento com os carros ditos novos ???

    teoricamente sim.
    na prática, alguns carros velhos que, muito provavelmente, chumbariam no IPO se levados pelo dono, são levados por mecânicos, que levam ao mesmo centro de inspeção umas dezenas de carros por ano... e são, por isso, bons clientes...
  10.  # 14

    O meu problema é que o meu carro ainda é espanhol e eu só ía fazer a matricula portuguesa em 2024. Provavelmente vou começar logo a pagar os tais 330€.

    Mesmo que adiante as coisas (e perca um ano de seguro que já paguei em espanha (250€)), não tenho a certeza que não me cobrem já os 330, porque a IUC é paga no ano antes certo? Em 2023 pagamos o imposto de 2024!? Ou estou enganado.? Portanto se eu nunca paguei IUC em portugal, conta como matricula nova em 2024, portanto, pago logo os 330!?
    Por outro lado, se a normativa só entra em 2024, não deviam conseguir aplicar ao meu carro já em 2023...

    É uma confusão. Estou mesmo a ponderar continuar a pagar o seguro e impostos em espanha e vou só a badajoz uma vez por ano fazer inspecção.
  11.  # 15

    Colocado por: RCF- e uns quantos vão continuar com o charuto velho e deixar de pagar o IUC (o que é mais preocupante)...


    Isto não são multas da ANSR, são da AT.

    A multa é automatica e mesmo que não tenha nada em nome, pelo menos o carro tem e segue para penhora.
    • RCF
    • 13 outubro 2023

     # 16

    Colocado por: ORodri

    Isto não são multas da ANSR, são da AT.

    A multa é automatica e mesmo que não tenha nada em nome, pelo menos o carro tem e segue para penhora.

    bem sei... mas, para alguns, isso pouco importa...
    E sabe que, em caso de penhora, o proprietário é nomeado com fiel depositário...
  12.  # 17

    Colocado por: SalvadorPO meu problema é que o meu carro ainda é espanhol e eu só ía fazer a matricula portuguesa em 2024. Provavelmente vou começar logo a pagar os tais 330€.

    Mesmo que adiante as coisas (e perca um ano de seguro que já paguei em espanha (250€)), não tenho a certeza que não me cobrem já os 330, porque a IUC é paga no ano antes certo? Em 2023 pagamos o imposto de 2024!? Ou estou enganado.? Portanto se eu nunca paguei IUC em portugal, conta como matricula nova em 2024, portanto, pago logo os 330!?
    Por outro lado, se a normativa só entra em 2024, não deviam conseguir aplicar ao meu carro já em 2023...

    É uma confusão. Estou mesmo a ponderar continuar a pagar o seguro e impostos em espanha e vou só a badajoz uma vez por ano fazer inspecção.

    O IUC é pago e corresponde ao ano corrente, se legalizar a matricula em 2024 paga o IUC de 2024, se legalizar agora paga o IUC de 2023 (na totalidade). O IUC tem que ser pago até ao final do mês da matricula (e não do ano do carro). O IUC é calculado com base na data da matricula. Sendo um carro importado o 1º IUC tem um prazo de 90 dias para ser pago, não sei precisar este ponto mas parece-me que se importar agora apesar de ter 90 dias para pagar o IUC não se livra de pagar o imposto referente 2023 à mesma.
  13.  # 18

    Colocado por: Vítor Magalhães
    O IUC é pago e corresponde ao ano corrente, se legalizar a matricula em 2024 paga o IUC de 2024, se legalizar agora paga o IUC de 2023 (na totalidade). O IUC tem que ser pago até ao final do mês da matricula (e não do ano do carro). O IUC é calculado com base na data da matricula. Sendo um carro importado o 1º IUC tem um prazo de 90 dias para ser pago, não sei precisar este ponto mas parece-me que se importar agora apesar de ter 90 dias para pagar o IUC não se livra de pagar o imposto referente 2023 à mesma.


    O meu problema não é pagar ou não o imposto de 2023. O problema é não saber se importando o carro em 2024 vou já pagar o imposto com o aumento final, no caso do meu carro, 330€, uma vez que é uma matricula nova que nunca pagou iuc em portugal
  14.  # 19

    Colocado por: SalvadorP

    O meu problema não é pagar ou não o imposto de 2023. O problema é não saber se importando o carro em 2024 vou já pagar o imposto com o aumento final, no caso do meu carro, 330€, uma vez que é uma matricula nova que nunca pagou iuc em portugal

    Pela lógica o IUC é pago com base na tabela em vigor.
  15.  # 20

    Colocado por: RCFteoricamente sim.
    na prática, alguns carros velhos que, muito provavelmente, chumbariam no IPO se levados pelo dono, são levados por mecânicos, que levam ao mesmo centro de inspeção umas dezenas de carros por ano... e são, por isso, bons clientes...
    isso não faz sentido nenhum jeitos há e para todos os gostos quer seja em velho ou novo mas não tem nada a ver com clientes nem com bons clientes até porque a IPO é obrigatória ...
 
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