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  1. Colocado por: PoisÉ
    Como diria o Neeleman, put your money where your mouth is.

    O que sei é que cá de casa, são 360€ que vamos contribuir,agora, involuntariamente.
    Nem sei quanto mais será ao longo do tempo... já estou bem queimado com os bancos.
    Ainda gostava que alguém fizesse essas contas - quanto custou em média a UM português a salvação dos bancos que deviam ter falido.

    Para quê? Por um suposto interesse estratégico? Isso é um chavão, nada mais.

    A TAP para mim não representa o que um estado deve ser ou ter.
    Não preciso de números, não preciso de justificação nenhuma além desta.
    O tempo em que os estados tinham companhias aéreas já lá vai.

    Quase tudo o que o estado tem hoje de transportes públicos começou, quase sempre,privado.
    A TAP era e começou privada.
    O Barraqueiro foi o único que, irónica e estranhamente, escapou à fúria nacionalizadora do PREC. Como a vida dá voltas.

    Não defendo um TAP do Estado. Pode ser privada à vontade . Gostaria que o centro de decisão ficasse em Portugal e que esta mantenha o enfoque em alavancar a economia portuguesa e se possível desse lucro a médio prazo .
  2. Colocado por: manelvcmas ninguém questiona como é que o Costa em 2017 já tinha "nacionalizado" a TAP, mas não ficou com o controlo do empresa, tendo ficado só com 5% dos eventuais lucros da empresa, tendo ficado lá o brasileiro a gerir a TAP e usando a mesma quase que exclusivamente para alavancar a Azul (detida por ele)? e agora o Costa vai voltar a assumir a divida?


    Eu acho que estes negócios de milhões deveriam pedir opinião a gestores ou empresas de consultadoria estilo alguém que não fizesse parte do sistema, estilo uma troika alguém que percebesse de alta finança.

    A mim faz me confusão que decisões de milhares de milhões sejam tomanadas por políticos de meia tigela, sejam eles de que cor forem.
    • MVA
    • 3 julho 2020
    Colocado por: enf.magalhaes
    Claro que não ! Em todos os aspectos .
    Falência já !
    Uma empresa que factura 3200 milhões de euros , que dá trabalho a 100 mil pessoas de outras empresas privadas ! Que trás meia dúzia de turistas que gastam cá nas suas férias uns 5 euros , que dá trabalho a 10mil pessoas ...
    O que são 2,2% do PIB ?


    Você continua a não entender (eu acho que entende, mas faz-se de desentendido) que caso a TAP falisse, imediatamente a Iberia, British Airways, ou outra qualquer metia uma base na Portela, contratava grande parte dos 10 mil funcionários da TAP e fazia as encomendas às empresas onde trabalham os tais 100 mil funcionários indirectos. Os 2,2% do PIB muito dificilmente se perdiam se a TAP falisse.
  3. Colocado por: MVA

    Você continua a não entender (eu acho que entende, mas faz-se de desentendido) que caso a TAP falisse, imediatamente a Iberia, British Airways, ou outra qualquer metia uma base na Portela, contratava grande parte dos 10 mil funcionários da TAP e fazia as encomendas às empresas onde trabalham os tais 100 mil funcionários indirectos. Os 2,2% do PIB muito dificilmente se perdiam se a TAP falisse.

    Ou seja , ficaríamos melhor com o centro de decisão fora de Portugal ?
  4. Colocado por: rsvaluminio

    Eu acho que estes negócios de milhões deveriam pedir opinião a gestores ou empresas de consultadoria estilo alguém que não fizesse parte do sistema, estilo uma troika alguém que percebesse de alta finança.

    A mim faz me confusão que decisões de milhares de milhões sejam tomanadas por políticos de meia tigela, sejam eles de que cor forem.

    Concordo perfeitamente!
  5. Colocado por: enf.magalhaesGostaria que o centro de decisão ficasse em Portugal

    É uma questão de orgulho, então, nada mais.

    O resto acontece normalmente, quando tem que acontecer.
    E se não acontecer, também não se perde nada.

    Às vezes, as coisas mais anónimas são aquelas que fazem isso. E nunca ninguém pensou ou falou nelas.
    Não precisamos de sorvedouros de dinheiro para isso.

    Ainda hão-de investigar como é que Portugal, depois de tantas décadas, ficou na moda (turismo) de repente.
    Depois, pesquisem quem se lembrou do Algarve como um destino de luxo.
    Uma pista: foi uma única pessoa.
  6. Colocado por: PoisÉ
    É uma questão de orgulho, então, nada mais.

    O resto acontece normalmente, quando tem que acontecer.
    E se não acontecer, também não se perde nada.

    Às vezes, as coisas mais anónimas são aquelas que fazem isso. E nunca ninguém pensou ou falou nelas.
    Não precisamos de sorvedouros de dinheiro para isso.

    Ainda hão-de investigar como é que Portugal, depois de tantas décadas, ficou na moda (turismo) de repente.
    Depois, pesquisem quem se lembrou do Algarve como um destino de luxo.
    Uma pista:foi uma única pessoa.

    Não ! Quero que haja empregos e que o máximo de divisa forte fique por terras lusas .
  7. Colocado por: MVA

    Você continua a não entender (eu acho que entende, mas faz-se de desentendido) que caso a TAP falisse, imediatamente a Iberia, British Airways, ou outra qualquer metia uma base na Portela, contratava grande parte dos 10 mil funcionários da TAP e fazia as encomendas às empresas onde trabalham os tais 100 mil funcionários indirectos. Os 2,2% do PIB muito dificilmente se perdiam se a TAP falisse.

    E se a iberia usa-se Lisboa como apenas um destino para o seu Hub, mantendo o Hub em Madrid ?
  8. Colocado por: enf.magalhaes
    E se a iberia usa-se Lisboa como apenas um destino para o seu Hub, mantendo o Hub em Madrid ?

    O fluxo de euros ia acabar em Madrid ?
  9. Colocado por: enf.magalhaesO fluxo de euros ia acabar em Madrid ?


    Mau? não entendo essa dos euros ficarem em portugal?

    Ora vejamos nos últimos tempos tivemos a moda do compre nacional mas só enquanto que o shopping está fechado abriu a barraca e foi tudo comprar ás primarks e ás zaras que desse dinheiro pouco ou nada fica em Portugal, eu tenho uma loja em que 80% do produto é fabricado na entre Portugal Espanha e França é mais caro que o dos shoppings evidentemente, mas o Cliente normal português prefere a quantidade á qualidade.

    Vamos ajudar os restaurantes o que vimos é os Macs com fila manda os euros para fora.

    Vemos maior parte dos clientes a comprar pela Internet directamente da China sem pagar impostos em portugal

    São tantos os exemplos que demonstram o pouco nacionalismo e racionalidade do cliente médio nacional

    E agora estamos preocupados onde ficam os euros da TAP? ainda se aquilo desse lucro mas temos que nos preocupar onde ficam os prejuízos.

    Como é que o cliente normal não liga a que empresas nacionais tenha sede fiscal em paraísos fiscais
  10. Colocado por: enf.magalhaes
    Salvo erro já a segunda vez que faz deduções infundamentadas sobre a minha pessoa :

    1- não sou FP , nem nunca fui.

    2- não tenho relação com ninguém da TAP, outra companhia aérea ou qualquer órgão ligado à aviação !


    Tem um nickname sobre qual quer que se deduza algo sobre a sua profissão ou ex profissão.

    Contudo nunca o "acusei" de ser funcionário público, coisa de me acuso a mim que o sou.
  11. Colocado por: JoelM

    É dizer isso à luftansa, Emirates, Thai, etc... A low-cost é que são o maior lixo que por aí anda!


    Essas companhias aéreas não são como a TAP. Nasceram como a TAP, mas nos dias que correm têm uma orgânica totalmente diferente.

    Como a TAP já resta pouco, talvez a problemática Alitalia, iberia, mesmo assim ambas em melhor estado que a TAP.
  12. Colocado por: JoelMé típico de muito pessoal aqui só entender que se defende uma posição se tiver algum tipo de interesse pessoal... Basicamente é o que move essas pessoas!


    Isso sim, não passa duma dedução, e errada.
  13. Colocado por: JoelM

    Tal como a TAP pode vir a ter...


    Não sendo especialista na matéria suspeito que indo para as mãos do estado está precisamente em sentido oposto a esse objectivo.
  14. Colocado por: Gambino

    Essas companhias aéreas não são como a TAP. Nasceram como a TAP, mas nos dias que correm têm uma orgânica totalmente diferente.


    Qual é o prejuízo anual da TAP ?

    Qual é valor gerado pela TAP directa e indirectamente na economia Portuguesa anualmente ?

    Qual é potencial da empresa ?
  15. Colocado por: Gambino

    Isso sim, não passa duma dedução, e errada.


    Porque foi deduzir que tinha alguém na TAP ?
  16. Colocado por: JoelM

    Tal como a TAP pode vir a ter...



    Não sei que que estado é esse... Para mim o problema da tap foi sempre os interesses por se trás que nada tem a ver com rentabilidade da empresa!


    Os problemas a que me refiro são públicos e têm que ver com a sustentabilidade financeira da operação da empresa.

    Provavelmente advém efectivamente dessa gestão agregada a interesses de vária natureza que acabam por lesar a companhia levando-a a sucessivos estado de inviabilidade e insolvabilidade financeira.
  17. Colocado por: JoelM

    Em mãos privadas deu no que deu...

    De qualquer forma sou contra a injeção de capital nestes termos pelo menos... Já chega de injectar dinheiro em buracos.


    Foi para às mãos dos privados porquê?! Porque estava já de rastos nesse tempo de tantas décadas de gestão do estado!

    Nas mãos de privados não melhorou muito efectivamente, talvez porque de facto continuou dentro desse jogo de interesses que menciona.
  18. Ter centros de decisão de empresas estratégicas em Portugal com capacidade de reter divisa forte na economia portuguesa para depois criar mais valias é assim tão nocivo para Portugal ?

    Atenção ! Não estou a falar de as mesmas ser do estado ! Podem ficar com privados desde que mantenham os centros de decisão em Portugal !
  19. Colocado por: enf.magalhaesTer centros de decisão de empresas estratégicas em Portugal com capacidade de reter divisa forte na economia portuguesa para depois criar mais valias é assim tão nocivo para Portugal ?

    Atenção ! Não estou a falar de as mesmas ser do estado ! Podem ficar com privados desde que mantenham os centros de decisão em Portugal !


    Creio que é bom e importante, mas o problema é que a TAP não se mostra capaz de fazer isso eficientemente e já só restam dúvidas disso ao governo, aos funcionários da TAP, aos familiares dos funcionários da TAP e a si.
 
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