Colocado por: eu
Estamos sempre a aprender. Não sabia que aquela carteira de imóveis não era um ativo do banco...
Se o valor contabilístico é muito superior ao valor de mercado, ainda por cima num contexto de valorização imensa do imobiliário, então isso significa que...
...foi feita uma enorme vigarice na contabilização dos ativos.
Portanto, das duas uma: ou há vigarice ou há aldrabice.
Colocado por: euNão percebi: pode explicar onde é que está a imaginação?
Colocado por: luisvv1) O Fundo de Resolução é suportado pelos outros bancos e prejuízos do Novo Banco que se reflectem em necessidade de utilização da garantia não são de todo desejados por estes.
Colocado por: Carvai
Imaginação é o pessoal pensar que estão a ser vendidas casas espetaculares a preços da uva mijona, mas depois a realidade é esta :
https://forumdacasa.com/discussion/70903/1/compra-de-imovel-a-white-star/
Colocado por: CarvaiMais ingénuos os que acham que o Estado vai pagar os 250 MIL milhões que deve ao sistema financeiro português e mundial.
Colocado por: branco.valterESSA industria já acabou à muito, tínhamos a antiga fábrica da Bombardier na Amadora e já fechou à muitos anos. Assim compra-se material usado (e gasto) e gasta-se várias vezes o seu preço a modernizar o mesmo. Pelo menos esse serviço vai ser feito cá e por Portugueses.
Colocado por: euNão percebi: pode explicar onde é que está a imaginação?
Isso é na teoria, veja bem quanto é que os bancos já contribuíram e quanto dinheiro já foi necessário. O fundo de Resolução tem peanuts comparado com o necessário.
mais um bocadinho e alem de resgatar os bancos ainda temos de lhes agradecer encarecidamente o serviço prestado!
Já estou com pena destas empresas que compram as carteiras de imóveis/hipotecas dos bancos em saldo... devem ter um prejuízo enorme, coitadas.
Curiosamente, uma parte dessa dívida foi contraída... para salvar o sistema financeiro.
Colocado por: luisvvEm achar que só porque é imóvel teve uma valorização espectacular.
Colocado por: JoelM
resumindo, tudo normal, tranquilo, dinheiro bem investido nos bancos que só fazem negócios completamente normais!
Os terrenos e imóveis industriais por acaso desvalorizaram 50% nos últimos anos?
Desfaça esta dúvida: onde foi feita a vigarice?
A - Na avaliação do valor da carteira por parte do banco;
B - No desconto exagerado na venda da carteira;
Mas é de louvar que, após tantas vigarices, aldrabices, burlas, manipulações e fraudes no sistema bancário e financeiro, ainda exista quem ingenuamente acredita na honestidade desta corja. É comovente essa fé.
Colocado por: luisvvE à partida, tendo o Fundo de Resolução que aprovar o negócio, dificilmente os descontos estarão fora do razoável para o caso concreto.
Colocado por: euDesfaça esta dúvida: onde foi feita a vigarice?
A - Na avaliação do valor da carteira por parte do banco;
B - No desconto exagerado na venda da carteira;