Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: zedasilva
    Depende do que for licenciado. Muitas câmaras condicionam o licenciamento à cedência de zonas de espaço publico

Como posso saber?
    Só fazer projecto?
    Por norma se já existe muro antigo tenho pagar para partir e pagar para levantar
    •  
      Mk Pt
    • 28 setembro 2020

# 322

Depende do que for licenciado. Muitas câmaras condicionam o licenciamento à cedência de zonas de espaço publico

E muitas, além de obrigar a ceder terreno para a via pública, obrigam também a fazer o arranjo da área cedida, ou seja, a pavimentar/calcetar/pavimentar, outras ficam-se só por pedir a área e depois a própria CM faz esse arranjo.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  2.  # 323

Colocado por: Manuel2020Por norma se já existe muro antigo tenho pagar para partir e pagar para levantar

Se a Câmara assim o entender sim.
  3.  # 324

Se a Câmara assim o entender sim.

Resumindo mais do mesmo nós compramos algo mas que realmente não é nosso..enfim
  4.  # 325

Colocado por: AlbertoBrasSe for numa zona rural existe uma alínea no rgeu que indica que o alinhamento a respeitar é o existente...resumindo, seguir os muros existentes.

Mesmo em zonas rurais, a grande maioria já está abrangida por PDM`s. Neste caso, o que conta são as regras do PDM para aquela zona
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  5.  # 326

Colocado por: AlbertoBras

Manuel mas como podem dar palpites alguém que não conhece a câmara, o local...

Vá pela boca dos outros e depois diz que morre burro. 😉😉

Homem é lá ir. Aplique-se, investigue, interrogue.

Muito obrigado.
    Tirei saber isso antes começar o projecto?
    Ou é com o arquiteto isso?
  6.  # 327

Colocado por: AlbertoBrasManuel mas como podem dar palpites

Neste caso não são palpites, são alertas.
    Se na câmara do Manuel funcionar de maneira diferente é ótimo mas pelo menos ele sai daqui iludido.
  7.  # 328

O muro é que esta rodeado a vermelho
      20200928_154750.jpg
    •  
      Mk Pt
    • 28 setembro 2020 editado

# 329

Colocado por: Manuel2020

Como posso saber?
    Só fazer projecto?
    Por norma se já existe muro antigo tenho pagar para partir e pagar para levantar

Depende da Camara, dentro de cada CM depende da zona onde se localiza a frente de terreno, e dentro dessa zona pode ainda variar consoante a existência de muros de vedação das propriedades confinantes e dos alinhamentos de muros que existirem, embora a existência desses muros vizinhos e seus alinhamentos também possam não querer dizer nada - tudo depende do caso, lá está.

Um técnico (arquitecto) habituado a fazer projectos para essa CM à partida tem experiência para lhe dizer o que a CM costuma exigir em termos de afastamentos e exigência, ou não, de que você pavimente ou faça passeio no espaço que vai ceder.

Como curiosidade, muitas vezes o espaço que se cede 'é integrado' na via pública, mas como não se faz escritura de cedência à CM, essa área continua a ser da mesma propriedade.
    Ou seja, os proprietários pagam IMI da área que cederam para a via pública.
  8.  # 330

Neste caso não são palpites, são alertas.
    Se na câmara do Manuel funcionar de maneira diferente é ótimo mas pelo menos ele sai daqui iludido.

CM barcelos
  9.  # 331

Colocado por: Mk Pt

Depende da Camara, dentro de cada CM depende da zona onde se localiza a frente de terreno, e dentro dessa zona pode ainda variar consoante a existência de muros de vedação das propriedades e dos alinhamentos que existirem, embora a existência desses muros vizinhos e seus alinhamentos também possam não querer dizer nada - tudo depende do caso, lá está.

Um técnico (arquitecto) habituado a fazer projectos para essa CM à partida tem experiência para lhe dizer o que a CM costuma exigir em termos de afastamentos e exigência, ou não, de que você pavimente ou faça passeio no espaço que vai ceder.

Como curiosidade, muitas vezes o espaço que se cede 'é integrado' na via pública, mas como não se faz escritura de cedência à CM, essa área continua a ser da mesma propriedade.
    Ou seja, as pessoas pagam IMI da área que cederam à CM.

Mesmo.
    A CM come tudo que pode governo tudo tudo a **** o pobre
    Welcome portugal
  10.  # 332

Colocado por: AlbertoBrasMas sabe bem que se avalia sempre de uma forma geral.

Por isso raramente opino sobre opções estéticas ou de distribuição.
    Tirando as chaminés do Sr. da horta que são horríveis.
  11.  # 333

É que se for a frente toda ainda vou tirar pai 15 20m2 menos esse de jardim
  12.  # 334

Colocado por: Manuel2020ainda vou tirar pai 15 20m2

Mais a construção do passeio e estacionamentos.
    Isto só para assustar
    :)
  13.  # 335

É que se for a frente toda ainda vou tirar pai 15 20m2 menos esse de jardim

Mais a construção do passeio e estacionamentos.
    Isto só para assustar
    :)

Por isso eu queria tentar usar o muro velho como referência.
    Para que vai ter passeio se mais nenhuma casa o tem?
    Vai ficar ali a minha no meio com passeio kkkk
  14.  # 336

Nada que uma reunião na camara não resolva, para ficar esclarecido.
    •  
      Mk Pt
    • 28 setembro 2020 editado

# 337

Colocado por: Manuel2020É que se for a frente toda ainda vou tirar pai 15 20m2 menos esse de jardim

Por isso eu queria tentar usar o muro velho como referência.
    Para que vai ter passeio se mais nenhuma casa o tem?
    Vai ficar ali a minha no meio com passeio kkkk

Não tendo passeio em lado nenhum, não vão obrigar a colocar passeio (com lancil, acima da estrada), mas podem obrigar a calcetar entre estrada e muro, colocando a calçada ao nível da estrada.

Quanto ao recuar, do que mostrou aqui, certamente que devem obrigar a recuar.
    Do que mostrou, essa zona é em curva e estreita (logo má visibilidade), tem no ponto mais estreito entre 5.6 a 5.8 metros entre o seu muro e o vizinho da frente - as maravilhas da tecnologia de hoje dá para medir isso com algum rigor, estando a centenas de km's de distância.
    Atendendo a que é zona com várias casas à volta, o mais natural é que exijam que recue o seu muro.

Talvez passe se não mexer no muro actual e o que pretenda fazer seja só dentro do terreno, mas podem sempre exigir que mexa/recue o muro.
  15.  # 338

Colocado por: Mk Pt
    Não tendo passeio em lado nenhum, não vão obrigar a colocar passeio (com lancil, acima da estrada), mas podem obrigar a calcetar entre estrada e muro, colocando a calçada ao nível da estrada.

Quanto ao recuar, do que mostrou aqui, certamente que devem obrigar a recuar.
    Do que mostrou, essa zona é em curva e estreita (logo má visibilidade), tem no ponto mais estreito entre 5.6 a 5.8 metros entre o seu muro e o vizinho da frente - as maravilhas da tecnologia de hoje dá para medir isso com algum rigor, estando a centenas de km's de distância.
    Atendendo a que é zona com várias casas à volta, o mais natural é que exijam que recue o seu muro.

Talvez passe se não mexer no muro actual e o que pretenda fazer seja só dentro do terreno, mas podem sempre exigir que mexa/recue o muro.

Se não for preciso mexer apenas quero reconstruir muro para tamanho normal.
    Se tiver que dar será a frente toda mais 2 metros para trás?

Quando arquiteto começar projecto tem saber isso tudo
  16.  # 339

Colocado por: Manuel2020
    Quando arquiteto começar projecto tem saber isso tudo

O Arquitecto é que tem que saber isso, não você.
  17.  # 340

Colocado por: N Miguel Oliveira

O Arquitecto é que tem que saber isso, não você.
    Concordam com este comentário:Mk Pt

Exato já que estou a pagar e já e para ele tratar dessas coisas
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.0760 seg. NEW