Que confusão,mas que tem o valo U a haver?Não sabe que um vidro de control solar pode ter o mesmo coeficiente U de um vidro chamado baixo emissivo?É que na generalidade tem o mesmo coeficiente,e o valor U não tem nada a haver para o que se pretende...
Colocado por: j cardosoBoasQue confusão,mas que tem o valo U a haver?Não sabe que um vidro de control solar pode ter o mesmo coeficiente U de um vidro chamado baixo emissivo?É que na generalidade tem o mesmo coeficiente,e o valor U não tem nada a haver para o que se pretende...
Assim como se você tivesse 4 anos:
O objectivo neste caso é aproveitar ao máximo a energia solar para aquecer o ambiente, logo
- Quanto maior oUmais energia entra na habitação.
- Outra vez: quanto maior for o valor do coeficiente de transmissão térmica mais calor entra na casa.
cumps e muita força de vontade: um dia vai conseguir entender
José Cardoso
como é que entra mais calor dentro de casa num vidro de control solar?
Colocado por: j cardosoBoas
Numa discussão ou noutra, em duas é demais.como é que entra mais calor dentro de casa num vidro de control solar?
Onde é que eu falei em vidro de controle solar? Ou é outra das suas fixações?
Se raciocinar um pouco verá que é contraproducente usar vidro de controle solar para o efeito pretendido neste caso(aquecer no inverno).
cumps
José Cardoso
o sr.afirmou que o valo U de um vidro é que era o mais importante para o desempenho de retenção de energia dentro da habitação e seria o vidro mais bem escolhido para o efeito...
Colocado por: j cardosoBoaso sr.afirmou que o valo U de um vidro é que era o mais importante para o desempenho de retenção de energia dentro da habitação e seria o vidro mais bem escolhido para o efeito...
Não é verdade: o que eu disse é que o U de um vidro é importante para deixar entrar o calor. Para a retenção deste o importante é controlar a emissividade adequadamente.
Aconselho-o a ler uma, duas, três vezes até conseguir perceber e, durante a tarefa, mantenha os dois neurónios ocupados nisso. Só com um não vai lá.
cumps
José Cardoso
Colocado por: Jorge RochaO que o sr.disse então está absolutamente errado.Se continua a pensar(não sabe)que o valor U é o mais importante para deixar entrar calor;está redondamente enganado...
Colocado por: luisvvColocado por: Jorge RochaO que o sr.disse então está absolutamente errado.Se continua a pensar(não sabe)que o valor U é o mais importante para deixar entrar calor;está redondamente enganado...
E no entanto, o Jorge Rocha consegue a proeza de, ao 15º post sobre o assunto ainda não ter dito nada de concreto. O j cardoso já definiu de forma simplificada o seu pensamento e forneceu conceitos simplificados, e o jorge rocha limita-se a dizer "não, está errado, não, não engane os outros".
Para quem está de fora, para além de cansativo é um bocado....vamos lá, parvo... Valia mais você dizer que o mais importante para deixar entrar o calor é, sei lá, deixar a janela aberta, ou outra baboseira do género, e passarmos a discutir isso.
Colocado por: aprendiz2jhborges
já que não quer em sussurro....
diga-nos o que se passou com o piso...se quiser claro!!
blockquote>Colocado por: aprendiz2jhborges
já que não quer em sussurro....
diga-nos o que se passou com o piso...se quiser claro!!
Colocado por: jhborgesSe alguém me poder ensinar outra maneira mais fácil, eu agradeço, porque não é o meu forte lidar com fotos no computador, apesar de ainda não ter tentado a solução proposta. Já tentei a opção aqui apresentada em baixo, mas não resultou.
Colocado por: JoaoFboa tarde.
neste tópico e num outro (https://forumdacasa.com/discussion/7894/vidros/#Item_12) já dei umas ajudas.
ora bem (vamos tomar como exemplo o inverno) é óbvio que nos dias de sol tanto maior será o calor a entrar dentro da habitação quanto maior for o U, mas como é óbvio depois do sol deixar de incidir o calor vai sair todo, pois o U mede a quantidade de energia (W) que se ganha ou perde por m2K, como não é possível ter um U enorme quando há sol e um U pequeno quando deixa de haver temos ver as coisas como elas são.
Neste tópico já tinha indicado um vidro mas como não existe preocupação com a questão solar então vou dar outra solução, mas atenção que qualquer vidro de baixa emissividade têm controlo solar, aliás dos vidros que já referi o low e com menor controlo solar é o neutralux com 63% (acho eu), poderão haver outros mas não conheço vidro low e com menor controlo solar. Então aqui vai a sugestão
caixilharia schuco corona82+ ou kommerling 88plus (não sei se há de outras marcas): U de 0,9. Em principio ambas as caixilharias darão para 46mm de espessura de vidros com caixas de argon
vidro triplo vidro exterior neutralux 8mm (os outros podem ser normais de 6mm) e caixas com argon de 12 e 14mm em que o todo dos vidros com as caixas de argon teremos um U de 0,6.
Claro está que isto é uma sugestão e pode-se jogar com a espessura de vidros e das camaras de argon.
POderão dizer que não vai ser barato mas bons vidros são muito importante pois são a parte mais fraca das paredes logo convêm não poupar aqui. Se precisarem de mais ajudas digam pois eu tenho formação nesta área.
espero que tenha ajudado
cumprimentos
Colocado por: aprendiz2devo estar cego,nada vejo.
li umas suposições,e parece que umas fotos não foram editadas...nada mais.
perguntei em sussurro e não só,sobre o que se passou mas não respondeu.
já agora aproveito para voltar a perguntar e que sistema ou marca optou?
<
outra solução vidro duplo
vidro exterior neutralux 8mm
camara argon 16 ou 18mm
vidro 10mm
isto também depende dos vidros laminado de segurança ou então temperados
atendendo à zona quase de certeza que haverá um recuperador de calor ou ar condicionado ou outra fonte de calor em casa, como tal recomendo uma solução de vidro triplo
cumprimentos
Colocado por: j cardosoBoasPelo que tenho lido, a posição da pelicula em face dois será mais indicada para controlar a entrada de sol e em face três seja melhor para reter o calor que esteja dentro de casara, embora haja pessoas que considerem sem significado as diferenças. (as faces contam-se de fora para dentro)
E tem lido bem. Vamos a ver se consigo explicar isto sem usar "palavrões":
A transferência de calor entres dois corpos faz-se de três formas - condução, convecção e radiação sendo esta última a que nos interessa. Todos os corpos emitem e absorvem radiações electromagnéticas (calor) com uma intensidade que depende da temperatura a que se encontram,das características da sua superfíciee dadirecção em que a energia é irradiada. Em termos simplistas (que não exactos) pode dizer-se que a emissividade de um material indica a capacidade de um corpo emitir energiapor radiação.
Em que é que isto interessa para a questão? Se a emissividade depende, entre outras coisas, das características da superfície do corpo emissor (no nosso caso é o vidro) é lógico que se alterem essas características, com a colocação de uma camada ou película, de modo a obter o efeito pretendido:
- Se a pretensão é manter a radiação do lado exterior da habitação (reduzir o aquecimento do interior), e partindo do princípio que usamos vidro duplo, a película deve ser usada na face interior do vidro exterior.
- Se a pretensão é manter a radiação do lado interior da habitação (reduzir as perdas de calor interior pelas janelas) a película deve ser usada na face exterior do vidro interior (virada para a caixa de ar).
Posto isto, qual será então a estratégia a seguir nos casos semelhantes aos daleticia abreuejhborges?
Se, como referiram, não têm problemas de sobreaquecimento no verão eu optaria por vidros com elevado coeficiente de transmissão térmica (U) de modo a permitir que o máximo de energia solar fosse canalizada para o interior. Para impedir a saída desse calor, vidro interior com película redutora de emissividade na face virada à caixa de ar.
Posto isto, gostaria de chamar a atenção para o facto de este não ser o único factor a ter em consideração: outros factores há que têm também grande importância, desde a orientação dos vãos à inércia térmica da construção, pelo que cada caso é um caso com vários factores a terem de ser tomados em conta em conjunto.
cumps
José CardosoEstas pessoas agradeceram este comentário:leticia abreu,electrao,jhborges
Colocado por: j cardosoBoas
O U tem sempre influência. Quanto maior for maior é a troca de calor entre o interior e o exterior. Normalmente pretende-se baixar estas trocas mas no seu caso o intenção, pelo que percebi, é permitir a troca quando a temperatura exterior for superior à interior, e impedir no caso contrário. Quanto a mim uma solução de equilíbrio seria constituída por um sistema com o U nem muito elevado nem muito baixo (talvez à volta dos 2 Kcal/hm2ºC) com capa de emissividade na face exterior do vidro interior.
Não é meu costume apresentar aqui nomes de produtos - nem sempre confio nas características indicadas pelos vendedores, para além de que não gostaria de ser confundido com (alguns) dos que andam por aí a apregoar os seus produtos ou serviços - mas vou dar uma sugestão que serve apenas como exemplo: o já mencionado NEUTRALUX (não o NEUTRALUX S, de controle solar) com espessuras diferentes e capa de emissividade na posição mencionada.
Pode iraquie fazer outras simulações com espessuras e tipos diferentes.
cumps
José Cardoso