Iniciar sessão ou registar-se
    • jomel
    • 25 fevereiro 2021

     # 41

    Boa tarde pt_curious,

    Como fez a ligação do seu shelly 3em,dado que tenho um quadro elétrico com a disposição idêntica ao seu?

    Obrigado
    Concordam com este comentário: lpetinga
  1.  # 42

    Colocado por: nelo69Bom dia.

    Tenho uma instalação autoconsumo fotovoltaica 3200w trifásica, adquiri um Shelly 3EM para monitorizar a produção, consumo e injecção na rede.
    Acontece que ainda não percebi como fazer a ligação para obter estas contagens.
    Será que colocando as três pinças á saída do diferencial, ele fará todas as leituras?

    Tenho duvidas. alguém que me dê uma dica
    Obrigados
      IMG_20201111_195220.jpg
  2.  # 43

    Boas estou com a mesma dúvida. Vou instalar fotovoltaicos e tenho trifásico. Já sei que a injeção é feita pelas 3 fases e terei esse problema de estar a consumir em uma e a dar a produção das outras.
    Conseguiu solução para essa situaçao? Algum equipamento que redirecionar a produção para fase de maior consumo ?
    Obrigada
    Se poder nelo69 gostaria de trocar experiências consigo [email protected]
  3.  # 44

    Quantos painéis vai instalar?
  4.  # 45

    Boa tarde,
    Estou a ponderar adquirir o Shelly 3EM para monotorização dos consumos da minha casa, a minha instalação é monofásica, e pretento medir os três quadros Principal, Parcial 1 e Parcial 2, para num futuro próximo colocar painéis fotovoltaicos para autoconsumo, a minha questão prende-se com o seguinte:
    1- O Shelly 3EM dá para o que pretendo?
    2- Se sim, qual o esquema correto de ligação?
    Desde já obrigado.

    Cumprimentos a todos.
  5.  # 46

    Sim dá, desde que o fio que alimenta os outros quadros saia do principal.
  6.  # 47

  7.  # 48

    Boa tarde,
    Desde já obrigado pelas respostas.
    Alguém me consegue explicar para que serve a fase N onde se pode colocar uma quarta pinça Amperimétrica e onde ligar a mesma?
    Obrigado
    Cumprimentos
  8.  # 49

    Colocado por: PramalhinhoAlguém me consegue explicar para que serve a fase N onde se pode colocar uma quarta pinça Amperimétrica e onde ligar a mesma?


    O N é o Neutro, comum às 3 fases. 220v entre cada uma das fases e o (N)eutro.
    Só leva 3 pinças para 3 fases.
  9.  # 50

    é suposto ser para uma atualização futura
  10.  # 51

    Ah, esta-se a referir ao ligador N do lado direito da figura.
    Nem tinha reparado que existia. Assumi erradamente que era o N da alimentação.


    Segundo o manual essa pinça serve para detectar fugas.
    É suposto essa pinça medir sempre zero (a soma vectorial de todas as fases) a não ser que haja uma fuga numa das fases e a corrente não retorne ao neutro.
      2C44A6CA-48FB-4180-B9C4-6AA745B3EAF5.jpeg
  11.  # 52

    O que são os "3 phase breaker"?
    • hangas
    • 11 abril 2022 editado

     # 53

    Colocado por: ParticipanteO que são os "3 phase breaker"?


    Disjuntor 3 polos.
    Convém proteger a alimentação com um disjuntor dedicado para o shelly. Quer para a tensão de referência de cada fase, quer para a alimentação do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Participante
  12.  # 54

    Colocado por: hangasAh, esta-se a referir ao ligador N do lado direito da figura.
    Nem tinha reparado que existia. Assumi erradamente que era o N da alimentação.


    Segundo o manual essa pinça serve para detectar fugas.
    É suposto essa pinça medir sempre zero (a soma vectorial de todas as fases) a não ser que haja uma fuga numa das fases e a corrente não retorne ao neutro.
      2C44A6CA-48FB-4180-B9C4-6AA745B3EAF5.jpeg


    Bom dia,
    Sim, estava a referir-me ao ligador N, a minha dúvida é onde coloco a pinça.
    Pelo que percebo coloco no neutro certo?
    Obrigado cumprimentos
    • hangas
    • 12 abril 2022 editado

     # 55

    Colocado por: PramalhinhoSim, estava a referir-me ao ligador N, a minha dúvida é onde coloco a pinça.
    Pelo que percebo coloco no neutro certo?


    Sim, é uma pinça em volta do condutor do Neutro.
    Agora essa pinça ira em condições normais medir sempre 0.

    A não ser que tenha uma fuga de corrente antes do seu Diferencial, porque caso contrario este iria disparar de qualquer forma.

    A Shelly indica essa feature como deteção de fugas/roubo. Ex se alguém entre o seu contador e o seu quadro fizer um desvio de uma fase. Acho que em Portugal isso é difícil de acontecer, como tal se calhar não valerá muito a pena.
  13.  # 56

    Obrigado deste já pela rápida resposta, no meu caso quando comprei o Shelly 2 EM foi numa promoção da Shelly Espanha que vinha com 4 pinças, daí eu querer colocar as 4. obrigado
  14.  # 57

    Que sites recomendam para a aquisição de um 3M? Irei adquirir um embora seja uma instalação monofásica. Aproveito e meço o consumo geral mais dois circuitos individuais
    • hangas
    • 12 abril 2022 editado

     # 58

    Eu costumo comprar na store da propria shelly.

    Colocado por: Participanteembora seja uma instalação monofásica. Aproveito e meço o consumo geral mais dois circuitos individuais


    Para esse efeito talvez seja melhor comprar 2EMs. Cada EM tem dois canais independentes com base na mesma fase. Isto porque para calcular o consumo de um circuito ele precisa de medir a tensão exacta.

    Com o 3EM, tem que alimentar cada uma das tensões de referencia de cada fase, que em trifásico podem ser diferentes. Não é impossivel, mas tem que fazer um shut nas 3 entradas do shelly.

    Além disso julgo que em termos de software o 3M não trata cada fase como canais individuais (posso estar errado), ao passo que no EM cada uma das pinças é um canal independente.

    E para além 2xEM ficar mais barato que o 3M, fica com um total de 4 canais para monitorizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Participante
      Screenshot 2022-04-12 at 21.36.01.png
  15.  # 59

    Isso é verdade para um sistema trifásico equilibrado. Fora isso irá possuir corrente de neutro, dependente do tipo de cargas ligada em cada fase.


    Colocado por: hangas
    Sim, é uma pinça em volta do condutor do Neutro.
    Agora essa pinça ira em condições normais medir sempre 0.
  16.  # 60

    Colocado por: hangasEu costumo comprar na store da propria shelly.



    Para esse efeito talvez seja melhor comprar 2EMs. Cada EM tem dois canais independentes com base na mesma fase. Isto porque para calcular o consumo de um circuito ele precisa de medir a tensão exacta.

    Com o 3EM, tem que alimentar cada uma das tensões de referencia de cada fase, que em trifásico podem ser diferentes. Não é impossivel, mas tem que fazer um shut nas 3 entradas do shelly.

    Além disso julgo que em termos de software o 3M não trata cada fase como canais individuais (posso estar errado), ao passo que no EM cada uma das pinças é um canal independente.

    E para além 2xEM ficar mais barato que o 3M, fica com um total de 4 canais para monitorizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Participante
      Screenshot 2022-04-12 at 21.36.01.png


    Boa sugestão, estive a ver e de facto parece fazer mais sentido. O preço é que é um pouco superior com 2 pinças. Certamente avançarei com o EM em vez do 3EM. Obrigado pela dica
 
0.0312 seg. NEW