Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Colocado por: LupanMas há 2 anos já se falava em 1000€ m2... Logo então se o mesmo construtor tem procura e já edificou na zona, consegue estes preços, agora até os carpinteiros de cofragem são a 25 m2.... Volto a dizer, não é do melhor, aliás os acabamentos são fracos

Ao passo que muitos encareceram as suas obras. Qual é a parte de "média" que não se entende?
    Até poderá encontrar preços abaixo disso, mas a qualidade/localização será, tal como referiu, abaixo da média também.
    Onde está a surpresa?
  2.  # 742

Colocado por: LupanA realidade é que é um pouco contrsensual, quando construir era mais barato, não se via estas construções todas e agora que está muito mais caro é tudo a fazer casas

lei do mercado a funcionar: muita oferta e pouca procura, preços caem, muita procura e pouca oferta os preços sobem.
  3.  # 743

Colocado por: LupanMas há 2 anos já se falava em 1000€ m2.
    nalgumas zonas do pais esses "preços" já eram normais à 20 anos atrás.
  4.  # 744

Colocado por: Joao DiasE as casas aumentaram o valor de venda para mais do dobro em apenas 5 anos. É o que é, goste-se ou não é a realidade em que vivemos.
    A titulo pessoal, prefiro pagar como cliente este excedente de preço do que viver em crise como se viveu durante quase uma década.

Alguma vez deixamos de viver em crise? De 2015-2016 até hoje o Zé Tuga anda a viver iludido que ja nao havia crise, os unicornios existem, sao cor de rosa, e que esta tudo bem.... Até se meter o COVID pelo meio e começarem a aperceber que durante 5 anos andamos a tapar o sol com uma peneira.

A comunicaçao social deixou de falar em crise na altura que a Troika saiu de Portugal. Foi como por magia, todos estao bem e ja ha novamente dinheiro para tudo.

Curioso ainda, ha 10 anos atras, durante a dita "crise" eu via mais pessoas com o salario minimo a construir que hoje. Actualmente o que vejo é uma grande quantidade de malta na casa dos 30 e muitos anos a viver ainda na casa dos pais. Pessoas sem independencia economica.

Crise? Qual crise.

Eu estou melhor hoje que ha 10 anos, mas infelizmente nao posso dizer o mesmo de todos os portugueses. Quem esteve e esta no fundo, ainda mais ficou.
    Concordam com este comentário: rebelocordeiro, Lupan, NLuz
    • Lupan
    • 1 dezembro 2020 editado

# 745

Falo, dum local a 15 km do centro de Lisboa, considerando o Marquês de Pombal, não é em Alverca do Ribatejo, Torres Vedras, Lourinhã... ( Não tenho nada contra os locais, é só para referir a distância)
    Zonas pacíficas e rodeadas de verde.
    Mas ok, então agora já estou a entender melhor a afirmação da média, por exemplo em 10 casas 3 custam 1500€ o m2 as restantes 750 m2 dá +/- a tal média, serão sempre muito mais as a custar menos do que as a custar +, ainda assim na grande maioria dos casos aqui do fórum, 200k€ é muito raro dar para 200m2, dá que pensar...
  5.  # 746

Colocado por: DR1982Falas assim porque ja tas servido:)

Os preços aumentaram mas nao noto que tenha acontecido o mesmo aos salários, infelizmente!

Olha que não, ainda apanhei muito da subida de preços e na pior fase (acabamentos).
    Simplesmente, acho que, mesmo com o Covid, acho que vamos ter um Portugal melhor em 2022 do que o que tínhamos em 2012 que foi o ano que iniciei a construção.
  6.  # 747

Colocado por: Anonimo09092021OT: Já acabaste, João?

MP
  7.  # 748

Colocado por: Lupan200k€ é muito raro dar para 200m2, dá que pensar...

Raro porquê? Depende do quê, do como e do onde. Se andar sempre atrás de um preço por m2 sem atender ao caso concreto... é precisamente isso que lhe pode trazer certos dissabores.

Já atrás lhe comentei isso, se mete uma casa em banda e uma isolada no mesmo saco... ou não atende à noção de "média/bitaite" esta discussão não faz sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lupan
  8.  # 749

Colocado por: Lupan200k€ é muito raro dar para 200m2, dá que pensar...

Colocado por: N Miguel OliveiraRaro porquê? Depende do quê, do como e do onde.

https://www.green-acres.pt/properties/50132a-30468.htm
    • Lupan

# 750

Colocado por: N Miguel Oliveira

Raro porquê? Depende do quê, do como e do onde. Se andar sempre atrás de um preço por m2 sem atender ao caso concreto... é precisamente isso que lhe pode trazer certos dissabores.

Já atrás lhe comentei isso, se mete uma casa em banda e uma isolada no mesmo saco... ou não atende à noção de "média/bitaite" esta discussão não faz sentido.

Eu não ponho as casas no mesmo saco... Nem ando só com atenção ao preço m2, o preço m2 é apenas uma maneira de generalizar, encontrar valores, mas ainda bem que vê as coisas assim e é deste meio, fico mais motivado.
    O preço m2 é uma divisão que fiz dum valor orçamentado, mas muito incompleto, sem especificações dos materiais detalhadas, que é inferior ao valor praticado dos tais 1000m2, seria para uma casa com 312 m2 com aproveitamento de sótão e garagem, agora reduzi para 296 sem aproveitamento de sótão e devo reduzir para 280, dos quais 88 são garagem...
    A ver vamos se fica no papel ou é feita...
    • RUIOLI

# 751

Se a lei da procura e da oferta funcionar, os preços vão baixar (ainda que não seja imediato e de forma acentuada), pois a procura está/ vai cair (não estou a falar das obras já angariadas ou em construção).

Das conversas que tive com várias pessoas da área da construção (uns empreiteiros gerais, outros subempreiteiros, outros trabalhadores), verifiquei algumas tendências:
    - Ainda têm obras em carteira até metade de 2021;
    - Muito menos pedidos de propostas nos últimos 6 meses;
    - Muito menos adjudicações de propostas nos últimos 6 meses.

Estes setores vão investir (iniciar obras) em construção em 2021 de forma expressiva?
    - Estado, com obras públicas?
    - Hotelaria, restauração, alojamento local?
    - Comercial?
    - Escritórios?
    - Habitação (com recurso a crédito)?

Estes setores representam uma fatia enorme do investimento em construção dos últimos anos.
  9.  # 752

Colocado por: DR1982

https://www.green-acres.pt/properties/50132a-30468.htm

Preço de venda inferior a 1000 €/m2.
    190 úteis deve ultrapassar os 235 brutos imagino.

Qual terá sido o preço de custo? Muito menos, certamente.

Sendo um valor aproximado ao valor de construção, pq haveria o promotor correr o risco financeiro?
    • DR1982

# 753

Colocado por: pguilherme

Preço de venda inferior a 1000 €/m2.
    190 úteis deve ultrapassar os 235 brutos imagino.

Qual terá sido o preço de custo? Muito menos, certamente.

Sendo um valor aproximado ao valor de construção, pq haveria o promotor correr o risco financeiro?
    A casa tem 240m2 brutos
    O terreno em questao vale uns 30/35000€.
    Falta adicionar custo de projetos, licenças e lucro da imobiliária.

O resto deixo que cada um tire as suas próprias conclusões
  10.  # 754

são 240 m2 brutos segundo a brochura

é um caso de economia de escala e venda no papel, pode correr bem como pode correr mal
  11.  # 755

Colocado por: marco1são 240 m2 brutos segundo a brochura

é um caso de economia de escala e venda no papel, pode correr bem como pode correr mal
    Pois nao sei as áreas ao certo, é o que anunciam...
    Sao so duas moradias
      A6509BD9-8C58-48E2-985C-1309342966A4.jpeg
      B469DDBB-099C-42D8-B010-93B2C9798987.jpeg
  12.  # 756

Há várias maneiras de baixar os custos da construção, sem mexer na qualidade, basta reduzir as margens de intermediários.

Uma casa na minha rua fez a obra com recurso a uma empresa de mediadora de obras, que cobra 20% de comissão, já me deram o contacto do construtor...
    • NLuz
    • 1 dezembro 2020

# 757

Colocado por: RUIOLIHá várias maneiras de baixar os custos da construção, sem mexer na qualidade, basta reduzir as margens de intermediários.

Uma casa na minha rua fez a obra com recurso a uma empresa de mediadora de obras, que cobra 20% de comissão, já me deram o contacto do construtor...

Essa empresa faz o quê exatamente ?
  13.  # 758

Colocado por: NLuzEssa empresa faz o quê exatamente ?

Ponte entre o DO e empreiteiro no inicio da obra, acho que depois desapareceu...
    • NLuz
    • 1 dezembro 2020

# 759

Colocado por: RUIOLI

Ponte entre o DO e empreiteiro no inicio da obra, acho que depois desapareceu...

Fiscal de obra, mas independente ?
  14.  # 760

Colocado por: NLuzFiscal de obra, mas independente ?

Não, é tipo uma agência imobiliária de obras.

0.1930 seg. NEW