Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: ferreira5E peço desculpa aos senhores que se sentem ofendidos pelo não cumprimento do código deontológico!

Não tem que pedir desculpa, contudo creio que é obrigação de todos esclarecer os DO que por aqui andam.
    Depois cada um faz como quer
  2.  # 42

Colocado por: zedasilva
    Não tem que pedir desculpa, contudo creio que é obrigação de todos esclarecer os DO que por aqui andam.
    Depois cada um faz como quer

Sim Sr. Zé, mas uma casa já dá tanto que pensar, acha que os clientes ainda se vão preocupar se essas situações são salvaguardadas? A minha intenção era recolher a experiência dos membros do fórum acerca de materiais, possíveis modificações etc...
  3.  # 43

Colocado por: ferreira5, acha que os clientes ainda se vão preocupar se essas situações são salvaguardadas?

Infelizmente não, por isso cada vez mais vemos por aqui aparecerem os problemas dos esquemas "não se preocupe com nada"
    Não quer com isto dizer que o seu caso seja esse, até porque parece haver uma relação de amizade com o arquiteto mas tem que concordar que nem todos os DO têm essa sorte
  4.  # 44

Infelizmente não, por isso cada vez mais vemos por aqui aparecerem os problemas dos esquemas "não se preocupe com nada"
    Não quer com isto dizer que o seu caso seja esse, até porque parece haver uma relação de amizade com o arquiteto mas tem que concordar que nem todos os DO têm essa sorte

Como já tinha referido antes, tive propostas de 3500 euros pelo projecto, com este arquitecto apesar de sermos amigos ficou acordado 6000 euros, porque achei que apesar da diferença estaria a pagar a qualidade e o profissionalismo que lhe reconheço nas obras que projetou, ele próprio disse-me que por 3500 euros teria um projecto todas as semanas e que isso não possível para quem gosta de fazer a sua profissão não só por dinheiro mas também por paixão. A única situação nesta obra é que serei eu a procurar orçamento para a caixilharia, para a pichelaria e a eletricidade será feita por mim uma vez que estou inscrito na DGE como técnico há muitos anos. A carpintaria também será orçamentada por mim. O empreiteiro fará o tosco irá acentar loiças, mosaicos e muros e tudo o que for fora das especialidades. Num meio pequeno este tipo de gestão de obra, quando se tem tempo, conhecimento e apoio por parte do arquitecto, nomeadamente na apreciação dos orçamentos, é possível e frequente.
  5.  # 45

Colocado por: ferreira5Num meio pequeno este tipo de gestão de obra, quando se tem tempo, conhecimento e apoio por parte do arquitecto, nomeadamente na apreciação dos orçamentos, é possível e frequente.

Sem duvida, alias eu até diria que mais de 50% das obras são feitas dessa forma. Umas com mais legalidade que outra mas sso já são outros quinhentos
  6.  # 46

Colocado por: econom.pedro

Nesta planta vê-se bem o que eu falava...onde vai pôr a TV da sala? Ora eu, que estou a almoçar ou a jantar na sala de jantar, só consigo ouvir a TV, e não ver...e, (antes que me chamem de "tecnológico-dependente") o mesmo se passa com o exemplo das crianças, ora os adultos na mesa, e os filhos na sala, sem nós vermos o que eles estão a fazer.

Esse WC de serviço não consegue abrir a porta, porque ela bate no lavatório.
    Nesse mesmo WC, saio do duche e seco-me em cima da sanita!?! Está tudo muito apertado...

Em relação à tv, não é uma situação que me preocupe. Essa parede ainda estou a ponderar se não irá levar um recuperador de calor de dupla face. Como sabe o que está projetado não quer dizer que no decorrer da obra não possa sofrer alterações e de certeza que iremos arranjar uma forma da porta abrir. Essa casa de banho será apenas para convidados lavarem as mãos e outras necessidades e para mim que quando venho da agricultura, possa logo ali tirar toda a roupa suja e se me apetecer tomar um duche.
  7.  # 47

Ótimo!
    O código de ética a ser cumprido na integra

Zé tenha calma, existe trabalho que chegue para si.

Você quando vai fiscalizar as suas obras o que fiscaliza? O trabalho do arquiteto ou do construtor? Penso que seja do construtor e isso é o mesmo que você faz e o que o Arquiteto irá fazer.

Quanto ao código deontológico, mas não era você que era a favor de desenhadores e engenheiros fazerem o trabalho dos arquitectos?
    Um arquiteto é tão capaz de fiscalizar, como um tipo que só faz isso vida. Como um desenhador é tão capaz de fazer uma planta como um Arquiteto.
  8.  # 48

Colocado por: TetosArturZé tenha calma, existe trabalho que chegue para si.

Felizmente!

Colocado por: TetosArturQuanto ao código deontológico, mas não era você que era a favor de desenhadores e engenheiros fazerem o trabalho dos arquitectos?

Não!
    O que eu defendo é que técnicos que estavam habilitados legalmente (os desenhadores não estavam) a exerçer aquela tarefa, lhe fosse permitido continuar ainda com limitações.
    Nunca defendi que um licenciado em engenharia depois de ter saída o decreto fosse autorizado a fazer arquitetura
  9.  # 49

ferreira

passe á frente e foque-se no que lhe interessa

olhe continuo a não concordar com a sua visão para as janelas do corredor, faça algo mais aberto tanto mais que aqueles nichos até estão protegidos e era interessante ver ali o jardim exterior e "entrar" mais dentro de casa.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  10.  # 50

Colocado por: marco1ferreira

passe á frente e foque-se no que lhe interessa

olhe continuo a não concordar com a sua visão para as janelas do corredor, faça algo mais aberto tanto mais que aqueles nichos até estão protegidos e era interessante ver ali o jardim exterior e "entrar" mais dentro de casa.

Sim também concordo, mas tenho que olhar aos custos...são mais dois estores,mais duas janelas e a minha mulher começou a dizer que naquela zona não se iria sentir muito segura...estava previsto janelas porta com 1,5 metros
  11.  # 51

Os meus parabéns Ferreira, tem ai uma bonita casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreira5
  12.  # 52

Colocado por: ferreira5 a não ser as janelas do corredor que serão substituidas por tijolo de vidro ou outra solução que permita ter luz natural.
      20201127_152431.jpg

um desesperante e em câmara lenta nnnaaaaããooo! janelas, please!
  13.  # 53

Colocado por: m.aur.eira
    um desesperante e em câmara lenta nnnaaaaããooo! janelas, please!

Não percebi! Mas sim vão ser janelas fixas
  14.  # 54

porque tijolo de vidro pode ficar bem apenas em pequenos pormenores e janelas fixas não lhe permitem arejar a casa ;)
  15.  # 55

Colocado por: m.aur.eiraporque tijolo de vidro pode ficar bem apenas em pequenos pormenores e janelas fixas não lhe permitem arejar a casa ;)

Areja-se com as do quarto e casa de banho
  16.  # 56

Colocado por: Anonimo16062021Alto que eles andam aí..

Os "revoltosos" estão em todo lado e há muito tempo.
  17.  # 57

Colocado por: m.aur.eiraporque tijolo de vidro pode ficar bem apenas em pequenos pormenores e janelas fixas não lhe permitem arejar a casa ;)

questões estéticas à parte, penso que o maior problema dos tijolos de vidro é a questão do isolamento térmico. Não sei se a coisa melhorou nos últimos anos.
  18.  # 58

Colocado por: pauloagsantos

questões estéticas à parte, penso que o maior problema dos tijolos de vidro é a questão do isolamento térmico. Não sei se a coisa melhorou nos últimos anos.

Apesar de tudo,já conseguiste esclarecer algumas coisas com a ajuda do pessoal, as janelas do corredor serão fixas e terás 1,2m com estore.
  19.  # 59

Desculpem o português...às vezes o telemóvel sai destas coisas...
  20.  # 60

A minha grande dúvida continua a ser o tipo de aquecimento, estou inclinado para a caldeira a lenha de chama invertida, também gosto de ar condicionado...

0.0263 seg. NEW