Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Que se pode esperar do futuro de um país que depende em tão elevado grau do voto dos reformados?!

Grande parte do eleitorado, reformados, mas não apenas estes, vende-se por um prato de lentilhas, esta é que é a triste realidade. Mas o mais trágico de tudo é que muitos dos que se vendem por um prato de lentilhas estão mesmo a precisar dele para sobreviver, tal o nível de pobreza em que estão.
    Concordam com este comentário: NLuz
  2.  # 862

O que é curioso, temos mais população ativa que reformados.

Temos um problema demográfico grave a 2 ou 3 gerações de distancia, mas a curto prazo não temos o que seria bem pior, uma piramide com forma de cogumelo.

https://population-pyramid.net/pt/pp/portugal
      Screenshot 2023-05-05 at 10.54.13.png
  3.  # 863

Colocado por: hangasO que é curioso, temos mais população ativa que reformados.

Desconfio que se agrupares os reformados e a população ativa a receber o SMN (e portanto dependente de subsídios) que essa afirmação deixa de estar "certa".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  4.  # 864

Colocado por: hangasO que é curioso, temos mais população ativa que reformados.
    Mas em termos %, os reformados votam muito mais....
  5.  # 865

Colocado por: hangasTemos um problema demográfico grave a 2 ou 3 gerações de distancia, mas a curto prazo não temos o que seria bem pior, uma piramide com forma de cogumelo.

É espantoso como é que alguém consegue dizer que essa pirâmide etária não é assim tão má e que só daqui 2 ou 3 gerações é que teremos problemas sérios!
    Qualquer pessoa com um mínimo de bom-senso deve ficar aterrado a olhar para esse gráfico, que é um dos mais negros de entre os países industrializados. A questão demográfica já hoje - não daqui a 2 gerações - não é grave, é catastrófica!
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  6.  # 866

Colocado por: elastikmanContinuem a votar PS...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMG1

Tempo PSD:
    vencimento - 1200 euros
    horário - 40 horas

Com PS:
    venc. - 1800
    horário - 35 horas

É capaz de explicar a este FP a razão para ajudar o PSD a voltar ao governo?
  7.  # 867

Colocado por: J.FernandesÉ espantoso como é que alguém consegue dizer que essa pirâmide etária não é assim tão má e que só daqui 2 ou 3 gerações é que teremos problemas sérios!

Percebo o que diz, estava apenas a relativizar. A partir do momento em que deixa de ser uma pirâmide já é um problema claro.
    E sendo um problema que não se corrige de um dia para o outro, a partir do momento em que se reconhece que a projeção não é boa já temos efetivamente o problema.

Mas do ponto de vista da sustentabilidade social, no imediato, pelo menos temos uma franja de pop. activa superior à pop. dependente.

E até vou mais longe do que diz.. a questão demográfica não é de hoje. E de pelo menos do inicio da década de 90.
    Mas basta ver a projeção para ver que daqui por 25-30 anos vai ser bem pior.

De certa forma é como as alterações climáticas, a catástrofe se calhar já lá vem irreversivelmente, mas pelo menos no curto prazo ainda nos vamos aguentando.
  8.  # 868

Fiscalidade direta e indireta em máximos para suportar tal... Num país com vencimento médio na casa dos 1300€

Basicamente paga os votos com o dinheiro dos outros...

Virá alguém a ter de voltar a cortar aqui e ali, espero que não em vencimento (porque esse e outros são baixos) mas na racionalização de recursos na administração pública, até para poder pagar melhor.

Mas não pode ser o regabofe de tudo a todos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 869

Colocado por: Casa da Horta
    Tempo PSD:
    vencimento - 1200 euros
    horário - 40 horas

Com PS:
    venc. - 1800
    horário - 35 horas

Colocado por: NostradamusFico logo sem reacção porque qualquer argumentação seria equivalente ao sermão do Padre António Vieira.
    • RCF
    • 5 maio 2023

# 870

Colocado por: Casa da HortaTempo PSD:
    vencimento - 1200 euros
    horário - 40 horas

Será assim tão difícil perceber o motivo (e o responsável) do corte dos salários e do aumento do número de horas de trabalho aos FP ...?!
  10.  # 871

Colocado por: RCFSerá assim tão difícil perceber o motivo (e o responsável) do corte dos salários e do aumento do número de horas de trabalho aos FP ...?!

A maior parte das pessoas observa o mundo numa janela temporal muito curta. Só interessa o agora, não como se aqui chegou nem para onde se vai.

Por isso por mais bancarotas que tenhamos e tenha que vir um governo de direita resolver o problema quase involuntariamente, nada vai mudar. Quem mandou ao charco vai parecer sempre melhor solução do que quem tem que apagar o fogo.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, HAL_9000, sognim
  11.  # 872

Colocado por: RCF
    Será assim tão difícil perceber o motivo (e o responsável) do corte dos salários e do aumento do número de horas de trabalho aos FP ...?!

Podemos ter de voltar a perceber todos.

Nós ou os nossos filhos a pagar a gestão errónea de um país focado em distribuir o que não há...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  12.  # 873

Colocado por: Casa da HortaÉ capaz de explicar a este FP a razão para ajudar o PSD a voltar ao governo?

Talvez se lhe explicarem que esses benefícios para a f.p. não caiem do céu, é dinheiro retirado da economia privada, com a maior carga fiscal de sempre, o que se traduz numa evolução muito mais lenta dos salários dos privados, com a consequente emigração de jovens com números só comparáveis à década de 60 (o próximo pode ser o filho desse f.p.).
    A opção pelo aumento dos salários dos f.p.´s (por uma questão eleitoral, claro), não foi só feita à custa dos privados, também o foi à custa de investimento público, o que se nota nas condições deploráveis de tudo o que é serviço público, aumento das listas de espera na saúde, aumento de pessoas sem médico de família, filas e meses de espera para tudo e para nada, etc, etc.

Portanto, se esse funcionário público está satisfeito com o seu salário e não lhe interessa se tudo se desmorona à sua volta, deve votar no Costa.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  13.  # 874

Colocado por: J.Fernandes
    Talvez se lhe explicarem que esses benefícios para a f.p. não caiem do céu, é dinheiro retirado da economia privada, com a maior carga fiscal de sempre, o que se traduz numa evolução muito mais lenta dos salários dos privados, com a consequente emigração de jovens com números só comparáveis à década de 60 (o próximo pode ser o filho desse f.p.).
    A opção pelo aumento dos salários dos f.p.´s (por uma questão eleitoral, claro), não foi só feita à custa dos privados, também o foi à custa de investimento público, o que se nota nas condições deploráveis de tudo o que é serviço público, aumento das listas de espera na saúde, aumento de pessoas sem médico de família, filas e meses de espera para tudo e para nada, etc, etc.

Portanto, se esse funcionário público está satisfeito com o seu salário e não lhe interessa se tudo se desmorona à sua volta, deve votar no Costa.
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Mas tudo o que refere (economia privada, carga fiscal, salários do privado, emigração de talentos, serviços púlicos, médicos de familia e assim) estavam melhor no tempo do Passos Coelho?

E não era de estarmos já nesse poço da desgraça? Afinal já lá uns anos valentes desta política do PS de dar mais dinheiro às pessoas...
    Mesmo sem perceber nada de economia, quer parecer-me que os resultados do pais continuam em campo bem positivo. Isto dito assim sem grande rigor, é só uma impressão, vá. Que eu gosto pouco de números, sou mais de agricultura. Mas pronto, temos que aceitar que os FP serão sempre bom alvo para criticar e serão sempre os responsáveis do que estiver para vir! :-P
  14.  # 875

Colocado por: hangasPor isso por mais bancarotas que tenhamos e tenha que vir um governo de direita resolver o problema quase involuntariamente, nada vai mudar.

Colocado por: MS_11pagar a gestão errónea de um país focado em distribuir o que não há...

A mesma pergunta: não seria já tempo de estarmos na bancarrota?
  15.  # 876

Colocado por: Casa da HortaA mesma pergunta: não seria já tempo de estarmos na bancarrota?
    Quando disse que a FP votava em massa no PS, é precisamente por saber que a generalidade dos FP partilha da sua visão. Existe a perceção que hoje se ganha mais. E factualmente o PS é quem defende melhor a manutenção dos interesses da FP, e das suas carreiras.
    Mas eu dou já de barato, que face ás alternativas, o Costa é neste momento o menor dos males. Eu estou na fase TINA- There is no alternative.

Mas acho importante notar o seguinte:
    Eu não tenho a certeza que hoje com um ordenado de 1800 eur, consiga ter mais poder de compra ou qualidade de vida que em 2008 tinha com 1200. Não comparo com o período da Troica, porque aí o país estava falido. Eu pelo menos não me esqueço quem o faliu, apesar de gostar tanto do PPC e das políticas dele como o CdH.

Agora explicar porque não estamos ainda na bancarrota é relativamente simples:
    1-Existe quase pleno emprego ainda que com ordenados médios miseráveis, e a carga fiscal tem aumentado de forma expressiva. É o celebre dar com uma mão e tirar com outra.
    2- Entre 2016 e 2020 tivemos um contexto económico internacional extremamente favorável. Pelo que a pergunta não deveria ser, "porquê que ainda não falimos?" mas sim: "porquê que o nosso crescimento económico nesse periodo foi raquítico?". Mesmo agora que estamos com bons resultados económicos, esses resultados demorm em traduzir-se em algo palpável na vida das pessoas.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
      carga fiscal.jpg
    • MS_11
    • 5 maio 2023 editado

# 877

Com Paulo Macedo na saúde e com o pais a recuperar de um PER, nunca faltaram reservas de plaquestas em hospitais públicos...

Aos dias de hoje....

TAC do Garcia de Horta avariada meses e meses...

Máquinas de sódio não calibradas com todos os riscos associados.

Mas claro o dinheiro não dá para tudo, a não ser que ao invés de 50% do salário me passem a ficar com 100% e me safem umas senhas para ir buscar o pão.
  16.  # 878

Colocado por: HAL_9000Eu não tenho a certeza que hoje com um ordenado de 1800 eur, consiga ter mais poder de compra ou qualidade de vida que em 2008 tinha com 1200.

Na minha interpretação, certa ou errada, numa continuação da politica daqueles tempos, estaria hoje com os mesmos 1200 e com o custo de vida atual. Não acredito que o descongelamento das carreiras da FP tivesse sido prioridade para um governo pds. Nem a reposição das 35 horas. Portanto sim, o Costa soube e sabe agradar à PF.

Como quase sempre, estou de acordo consigo. Gosto das suas análises, fazem sentido. Gostava era de ler que a sua esposa já está grávida de 22 semanas mas pronto, lá chegará o dia :-)

Não há alternativa, é mesmo isso. Não consigo votar no AC mas a ideia do que o PSD fez não se vai apagar tão depressa. Tenho votado na IL porque acho importante votar.

Colocado por: MS_11Máquinas de sódio não calibradas com todos os riscos associados.

O que são as máquinas de sódio?
    Não sei até que ponto as reservas de plaquetas e outros derivados do sangue não estejam mais relacionadas com as doações que com as politicas do ministro da saúde...
  17.  # 879

Colocado por: Casa da Horta

Tempo PSD:
    vencimento - 1200 euros
    horário - 40 horas

Com PS:
    venc. - 1800
    horário - 35 horas

Tb há:
    Tempo PSD: 1400
    Horário: 35

Tempo ps: 1460
    Horario: 35

Nota: é um exemplo, sem valores exatos
  18.  # 880

Colocado por: Casa da HortaMas tudo o que refere (economia privada, carga fiscal, salários do privado, emigração de talentos, serviços púlicos, médicos de familia e assim) estavam melhor no tempo do Passos Coelho?

Factos:
    No tempo de Passos Coelho apesar de o país estar numa pré-bancarrota provocada por Sócrates, a carga fiscal era mais baixa, as listas de espera do SNS eram menores, o número de pessoas sem médico de família era menor e as urgências pediátricas que hoje fecham semana sim semana não, estavam sempre abertas.

0.2431 seg. NEW