Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro Barradas... Eu já fui contratado para isso mesmo, várias vezes. Mas normalmente é sempre oficiosamente, principalmente porque os DO, não desejam melindrar os projectistas...
    Nem fazia ideia que havia essa possibilidade, o que faz o arquiteto nessa condição ? Da uma segunda opinião ou corrige o projeto inicial?
  2.  # 22

    não sei onde atuam determinadas pessoas mas essa apologia ( involuntária) á desvalorização dos projetos é que não é nada boa pedagogia.

    Ricardo essa do eng. civil parece-me um tiro ao lado

    se os clientes não sabem deviam saber, quando vão ao stand comprar a viatura olhe que vão bem informados da máquina que pretendem.
    basta pensar que se é exigido um TR do coordenador de projetos é para alguma coisa e depois o proprio termo diz lá qualquer coisa basta ler. a logica do Portugal atrasado da provincia para mim cheira a fálacia hoje em dia e até cheira que é algo mais fomentado pelos profissionais da área que atuam na região com o intuito de manter o modus operandi.
    hoje em dia pelas provincias até tenho a sensação que é preferivel um empreiteiro honesto com provas dadas ( da sua honestidade) que conversas floridas de certos profissionais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

    Pedro

    acho que querias dizer não oficiosamente ou não ?
  4.  # 24

    Não... É mesmo como escrevi... Acessorar o DO em 2 plano.
  5.  # 25

    Colocado por: RicardoPortoA maioria dos projetos e dos clientes nem sabem o que é/faz um coordenador de projeto.

    A grande maioria dos técnicos que assume a coordenação dos projetos para além de não saber o que isso é, não possui qualquer competência para tal.

    Colocado por: Pedro Barradasnão desejam melindrar os projectistas...

    Muito projetista sentem-se melindrados com isso.

    O problema é que mais de metade dos DO apenas pretendem "os papeis para a câmara"
    Enquanto houverem DO assim iremos continuar a ter projetistas à altura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 26

    assessorar em 2º plano mas então com o conhecimento dos projetistas é isso ?
    •  
      marco1
    • 27 dezembro 2020 editado

     # 27

    Colocado por: zedasilvaA grande maioria dos técnicos que assume a coordenação dos projetos para além de não saber o que isso é, não possui qualquer competência para tal.


    não acredito nessa sua estatistica. sinceramente não acredito zé.
    passa-se outras coisas e por outras razões mas não essa.
    outra coisa zé dasilva, um DO que tenha consciencia que é isso que quer apenas é um ponto a favor e não a desfavor a meu ver.
  7.  # 28

    Colocado por: marco1assessorar em 2º plano mas então com o conhecimento dos projetistas é isso ?

    Sim!
    Felizmente já começa a haver muitos projetistas recetivos a isso.
    Se essa assessoria for alguém da parte mais técnica é o ideal. O objetivo não é por em causa os conhecimentos dos projetistas mas ajudar a que os mesmo apresentem ao DO o melhor resultado possível.
    Por exemplo, a arquitetura não quer ter tubos de queda à vista. O papel destes assessor não é dizer que o arquiteto é um burro e que aquilo vai dar problemas mas sim ajudar a arranjar a melhor solução possível para não dar problemas e continuarem escondidos
  8.  # 29

    Colocado por: marco1um DO que tenha consciencia que é isso que quer apenas é um ponto a favor e não a desfavor a meu ver.

    Sim, nada contra. Se eu só quero "os papeis para a câmara" para que raio é que vou pagar mais quando posso fazer aquilo por metade.
    Não podem é depois vir para o forum à procura de soluções para os problemas
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  9.  # 30

    por isso falo e disse que tenha consciência disso, se é só mesmo isso que quer e que irá resolver os seus problemas em obra com o empreiteiro.

    portanto não vir depois dizer cobras e lagartos dos projetistas.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 31

    outra coisa tambem é que tenho algumas duvidas disso da assessoria em 2º plano na fase de projeto.
    penso que sendo do conhecimento dos projetistas isso poderá tirar responsabilidade e menos empenho aos autores de projeto, ou seja sabem que tem sempre uma capa por cima , portanto não concordo muito com essa assessoria em fase de projeto de forma "oficial" mas sim algo que se pode processar em 2º plano e a seu tempo vir ao de cima, acho que é um campo um pouco sinuoso para que se possa dizer algo muito taxativo.
  11.  # 32

    Colocado por: DR1982Pois, nao basta pagar mais para ter verdadeiros projetos como muitos dão a entender, por vezes tem exatamente o mesmo resultado final com a diferença que pagou mais por isso.


    Não deixa de ter razão.
    Mas escrito assim, parece que confunde a árvore com a floresta, dá a entender que "tanto vale ir a um ou a outro".

    A lógica diz que quanto mais tempo se dedica a um projecto, melhor fica, mais cuidado, com mais problemas resolvidos, etc... Não há formulas mágicas, é muito tentativa-erro-volta a tentar. Isso requer tempo, e logicamente mais horas pagas.

    Tem razão no que afirma, mas não inverta esta lógica. É quase o mesmo que dizer que há carros de 30k€ que fazem exactamente o mesmo que um de 10k€. Será certo, mas são excepções, não será a regra, que digamos.
  12.  # 33

    Colocado por: marco1sabem que tem sempre uma capa por cima

    Se houver espirito de equipa isso não é mau, antes pelo contrário. O projetista se se sentir apoiado pode até ser mais criativo e ousado nas suas propostas.

    Colocado por: marco1mas sim algo que se pode processar em 2º plano e a seu tempo vir ao de cima

    Por norma dá ... os projetistas não aceitam.
    O ideal é que desde o inicio toda a gente saiba as linhas com que se coze.
  13.  # 34

    opa então que não se esteja a criar mais um serviço, que esse tal 2º plano se assuma como o coordenador.
    bolas tanto intermidiário e serviço e mais um para o ramalhete que já ninguem se entende no passa culpas depois.
  14.  # 35

    Colocado por: marco1que não se esteja a criar mais um serviço, que esse tal 2º plano se assuma como o coordenador.

    Em alguns projetos era o ideal.
    Acabada logo o:
    Depois em obra isso resolve-se.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  15.  # 36

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão deixa de ter razão.
    Mas escrito assim, parece que confunde a árvore com a floresta, dá a entender que "tanto vale ir a um ou a outro".


    dai eu ter contestado a reflexão do DR, não é assim que se deve olhar para o assunto.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 37

    Eu não falo por experiência (embora tenha abordado o Pedro Barradas, decidi não ter um coordenador de projetos em separado, já pago bem ao arquiteto, e tenho mais é que exigir dele essa função), mas não havia aqui no fórum algum consenso de que o fiscal de obra devia ser contratado ainda em antes da obra, ou seja em fase de especialidades, precisamente para poder dar uma opinião crítica e construtiva para melhorar os projetos?

    No UK é normal haver revisão de projetos, mesmo em clientes particulares.

    O objetivo de fundo não é sempre o mesmo?
  17.  # 38

    Colocado por: ricardo.rodriguesou seja em fase de especialidades

    O ideal era antes da contratação da equipa de projeto.
    Tanta proposta de honorários para projetos que tenho apanhado que Deus ma livre...
    Concordam com este comentário: marco1
  18.  # 39

    Colocado por: ricardo.rodriguesO objetivo de fundo não é sempre o mesmo?

    Neste caso não, o bjetivo é ajudar no projeto e não no final ir verificar o que está mal.
    Por norma o DO já pagou aos projetistas, a revisão do projeto apenas serviria para ter consciência da ... de projetos que lhe venderam
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  19.  # 40

    Colocado por: marco1

    dai eu ter contestado a reflexão do DR, não é assim que se deve olhar para o assunto.
    Basicamente o que eu quiz dizer é que nao é pela preço que se avalia a qualidade de um projeto, a coisa nem sempre esta proporcionalmente ligada, logico que ao contratar um projeto barato dificilmente se consegue algo de jeito porque nao ha “ovos” para a omelete, mas tambem nao é por contratar um prpjeto caro que se fica automaticamente melhor servido!

    Isto de escolher um arquiteto é mais dificil do que parece e requer uma dose de sorte à mistura, isto claro quando se quer mais do que os papéis para a câmara.
 
0.0257 seg. NEW