Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Eu optei por ir amortizado, taxa variável a 20 anos pelo menos é sempre vantajosa.
    Grande problema dos portugueses é não ter.moa estratégias de poupança por exemplo para Amortização.
    Nem que seja por exemplo o reembolso do IRS servir para amortizar.
    Próxima prestação a folga do empréstimo serve para iniciar outra Amortização...
    Custa nos primeiros anos mas poupamos muito dinheiro em juros.
    Concordam com este comentário: ARAS79, vmontalvao, JPJDLV
  2.  # 182

Colocado por: spvaleEu optei por ir amortizado, taxa variável a 20 anos pelo menos é sempre vantajosa.
    Grande problema dos portugueses é não ter.moa estratégias de poupança por exemplo para Amortização.
    Nem que seja por exemplo o reembolso do IRS servir para amortizar.
    Próxima prestação a folga do empréstimo serve para iniciar outra Amortização...
    Custa nos primeiros anos mas poupamos muito dinheiro em juros.
    Concordam com este comentário:ARAS79,vmontalvao

é uma boa ideia! a maior parte das vezes o dinheiro do irs é gasto em alguma coisa desnecessaria!
  3.  # 183

As amortizações dos créditos são boas sim, mas para quem conseguir amortizar e nao precisar de recorrer a nenhum outro tipo de credito para automóvel, estudos de filhos, etc etc
  4.  # 184

Tenho creche que vale por um crédito pessoal para o carro😅😅😅
    Nem que seja 20 euros mês.
    Já não sei onde vi o estudo mas ao fim de 10 anos se pouparem 5 euros mês para amortizar e alavancar no futuro poupas uns anos de juro
  5.  # 185

Colocado por: spvaleTenho creche que vale por um crédito pessoal para o carro😅😅😅
    Nem que seja 20 euros mês.
    Já não sei onde vi o estudo mas ao fim de 10 anos se pouparem 5 euros mês para amortizar e alavancar no futuro poupas uns anos de juro
    O que eu queria dizer é que é má opção andar a amortizar o crédito habitação e depois andar a fazer creditos pessoais para o carro ou para outra coisa qualquer.
    Concordam com este comentário: JPJDLV, jorgemlflorencio
  6.  # 186

Colocado por: AMVP
    Nao esta correto, a prestacao é constante ao longo do emprestico caso a taxa de juro tambem o seja. O que muda ao longo do periodo do contrato é a percentagem dessa prestacao que vai para pagar juros é a afeta a amortizacao do emprestimo.

Lê as coisas como deve ser.

A prestação é constante precisamente porque existe uma formula de calculo que garante isso, tal como eu estava a demonstrar.

(Editado)
  7.  # 187

Colocado por: Sirruper
    Ja eu acho fantastico afirmarem que o banco cria dinheiro. Entao os bancos para emprestarem nao têm de ter o dinheiro na conta dos clientes?

Porque é a realidade.

Quando os bancos emprestam dinheiro limitam-se a criar saldo bancario, que é para todos os efeitos dinheiro, daí dizer-se que criam dinheiro do nada.
  8.  # 188

9.  # 189

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica-monetaria/detalhe/goldman-espera-subidas-de-juros-em-todas-as-reunioes-do-bce-ate-junho-de-2023?fbclid=IwAR3Pocz_AC8Cm-42LF9nJUZwZMSdBwGPppzT4467gDipCALwkou6nbYBd5I

"A Goldman Sachs antecipa que o BCE suba as taxas de juro em 25 pontos base em todas as reuniões até junho de 2023, admitindo mesmo que a autoridade monetária abra a porta a aumentos de 50 pontos base."
  10.  # 190

Eu contaria com aumentos na ordem das 2 a 3 vezes mais do que anunciam para já.

Estão a preparar o terreno.
    Concordam com este comentário: WarrenG
    • smart
    • 24 maio 2022 editado

# 191

Colocado por: WarrenGhttps://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica-monetaria/detalhe/goldman-espera-subidas-de-juros-em-todas-as-reunioes-do-bce-ate-junho-de-2023?fbclid=IwAR3Pocz_AC8Cm-42LF9nJUZwZMSdBwGPppzT4467gDipCALwkou6nbYBd5I

"A Goldman Sachs antecipa que o BCE suba as taxas de juro em 25 pontos base em todas as reuniões até junho de 2023, admitindo mesmo que a autoridade monetária abra a porta a aumentos de 50 pontos base."

hum..
    0.25 x 13 reuniões até jun2023, portanto uma por mês, dá 3.25%
    se algumas tiver aumentos de 0.50, acrescente-se á conta
    some-se o spread e dá 4.50, 5, 6% ?!
    e o resultado explosivo em Portugal, por ser o país mais exposto a creditos sob tx variável no seio da UE, está á vista ...
    Se tivessem acabado com os creditos a tx variavel na habitação e subsistissem apenas a tx fixa como acontece em muitos paises da UE que pouca exposição têm a tx variavel, as casas nunca tinham chegado ao valor que chegaram...
    mas como interessa cobrar mais impostos, originado pelos IMT e IMI mais altos, siga
    esperemos que pelo menos metade do cenário não se confirme
    até pq existe pouca vontade em aumentarem os vencimentos..
    e pior do que isso, as empresas, sobretudo com exposição elevada aos custos de energia, estão falidas.
    Mesmo no sector social, conheço entidades que pagavam 6 mil euros de custos de energia (gas) e agora recebem facturas de 18 mil, a acrescentar aos decorrentes da inflação dos preços de material cirusgico e generos alimentares, mas as prestações contratuais com o estado/utentes, mantém-se ao mesmo preço...
    está tudo a ruir
    mas sublinhe-se que a inflação de preços não começou com a guerra.
    mas com aqueles que entenderam imprimir moeda a rodos e duplicar o vencimento minimo,
    Noticia de NOV2020: https://www.jn.pt/mundo/biden-quer-criar-tres-milhoes-de-empregos-e-duplicar-salario-minimo-por-hora-13042721.html
    claro que depois, tb concorrerarm os efeitos colaterais da pandemia
    mas não vejo os OCS nem sequer a oposição a confrontar/abordar a problematica que se avizinha, perante tal noticia da goldman SACHS.....
    vai ficar tudo bem...
    é bonito falar em amortizações mas é uma factualidade para quem apresenta rendimento suficiente para aforrar, afigurando-se cada vez mais, uma condição singular ...
    siga
  11.  # 192

Colocado por: smarto resultado explosivo em Portugal, por ser o país mais exposto a creditos sob tx variável no seio da UE, está á vista ...

segundo me informaram Itália terá sensivelmente a mesma relação, o que é bom para nós, digo eu
  12.  # 193

segundo me informaram Itália terá sensivelmente a mesma relação, o que é bom para nós, digo eu

Estou mal mas o vizinho tmb, portanto está tudo bem 😅
  13.  # 194

Colocado por: spvaleEstou mal mas o vizinho tmb, portanto está tudo bem
    Não é bem isso. Ninguém quer saber da posição de Portugal na definição das politicas monetárias da UE, já a Itália...tem qualquer coisa a dizer.
    Concordam com este comentário: Lupan, pedrocipri, AMVP, ferreiraj125
  14.  # 195

Colocado por: spvale
    Estou mal mas o vizinho tmb, portanto está tudo bem 😅

Isso e mesmo falta de visao, tem nocao do peso de italia no mercado da divida, dos particulares e do estado?
  15.  # 196

E na situacao actual, uma coisa e um Dragi emitir opiniao /posicao ou e um Costa ou um Medina.
  16.  # 197

Eu não percebo é como é que tanta gente contrai credito habitação a 40 anos e olha apenas para a taxa de juro atual que andava em minimos historicos…

Então por subir uns pontinhos já demove as pessoas de comprarem?

Como é que variações de tão curto prazo influenciam decisões a 40 anos?
  17.  # 198

Porque há quem viva sempre no limite e basta um aumento de 2% nas taxas de juro para a prestação subir 40% num crédito a 40 anos.

E foi como disse no seu comentário. Olham para os juros historicamente baixos dos últimos meses e assumiram que os próximos 40 anos iriam ser sempre assim.
  18.  # 199

Colocado por: ferreiraj125Eu não percebo é como é que tanta gente contrai credito habitação a 40 anos e olha apenas para a taxa de juro atual que andava em minimos historicos…
    É fácil perceber:
    O António tinha 30 anos, queria avançar com a sua vida, ter uma família, mas ainda vivia em casa dos pais.
    O António precisava de uma casa, ter uma habitação (aquela cena que até está na constituição).
    As rendas disponíveis custavam cerca de 50% do rendimento mensal do António.
    O António chegou à conclusão, que uma prestação naquele momento saia mais barata que a renda.
    O António sendo português, e até tendo votado no Costa, acredita que tudo está bem uma vez que o rei sol está sempre a dizer isso na TV. Logo o António tem uma fezada que as taxas negativas se vão manter muito tempo.
    O António não tem literacia financeira que lhe permita perceber as implicações do que está plasmado na FINE. No seu percurso escolar nunca falaram nisso de finanças pessoais (teorias da conspiração dirão que o governo quer os seus cidadãos burrinhos em termos económicos, para não se aperceberem a quantidade de impostos indiretos que pagam).
    O António avança sem medos para um crédito a 40 anos.

O António ao início tinha a corda ao pescoço, quando as taxas de juro subirem o António vai ter a corda ao pescoço.

Conclusão: O António precisa de ganhar mais. O problema é que o outro António, o Costa, não quer saber dos problemas habitacionais ou salariais do António pelintra. A principal preocupação agora, é ver que taxas se podem criar, uma vez que os juros da dívida pública vão subir.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  19.  # 200

Isso e mesmo falta de visao, tem nocao do peso de italia no mercado da divida, dos particulares e do estado?
    muito maior, a sua falta de visão é que está a olhar para os maus exemplos da dívida.
    Enquanto país devíamos focar.como diminuir a dívida pública e não se pagamos pouco, para mim isto sim é falta de visão dos países do sul da Europa e Portugal

0.0187 seg. NEW