Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: TanialexandraA mesa de jantar, a de centro, o aparador (todos da linha Nottingham)

    Também gostei muito das peças dessa linha! Se não for muito incoveniente poderia partilhar fotografias (especialmente da mesa de jantar)? Gostava de ver como são mesmo as peças sem ser aquelas fotografias trabalhadas que colocam no site ;)
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 2

    Colocado por: wuxingBom tópico.
    Eu tenho uma sugestão para uma experiência:
    Escolher um espaço na casa e retirar/esconder da visão (provisoriamente) tudo o que não é essencial incluindo livros, quadros e fotografias. O objectivo é que só se veja o essencial desse espaço, sofá ou cama, mesa ou secretária, etc. todos os objectos utilitários e de decoração escondidos/removidos. Fechar a porta desse espaço e não entrar lá durante alguns dias. Estar atento ao que se sente quando se volta a abrir a porta e entrar.

    É uma óptima sugestão. Acho que é uma das grandes mais valias que os designers de interiores têm : que, ao fazerem um levantamento a uma casa, para depois prosseguirem para um projecto para o cliente, o fazem de uma forma "fria", puramente técnica, afastados de afectividade, mas contextualizados na realidade com que se deparam (arquitectura, necessidades, perfis pessoais), estão afastados de uma visão demasiado canalizada, antes substituída por uma "big picture" que vão depois afinar com um objectivo em mente, objectivo muito bem traçado. Não estão presos, nem viciados por um pensamento ou por uma realidade, demasiado próxima, e que por isso, se prova vezes infinitas, demasiado fechada, de poucas possibilidades quando existem tantas. Um mundo de possibilidades para a concretização de um ambiente. E sabem como consegui-lo, têm um método, nessa criação de algo que é um ambiente, que é mais do que mobilar ou apetrechar.
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 3

    Colocado por: GT_racingEstá na altura de vir novas modas!

    Não existem modas. Para mim. Existem estilos pessoais, gostos, e a arquitectura. Estes sim, têm um valor mais importante do que o valor que possamos achar que têm as modas. Não sou apologista de se seguir modas nas casas, sou muito apologista de cultivar o gosto pessoal, e assim, obtermos a segurança em nós próprios para fazermos algo que seja o mais apropriado, adequado e bonito (acredito num conceito de bonito, de beleza universal) acima de qualquer moda. É informarmo-nos, para além do que vemos em publicidades, em anúncios, irmos mais além disso, e assim, com esse interesse em fazer algo, um ambiente, consistente não são as modas que nos regem mas antes outros critérios menos comerciais, mas mais satisfatórios, menos cansativos, e mais duradouros.
    Concordam com este comentário: bit0
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 4

    Colocado por: TanialexandraNão são a típica peça que se encontra em n lojas diferentes igual.

    Tirando IKEA, JOM, La Redoute, há alguma coisa que saia deste roteiro, alguém que queira contribuir com outra perspectiva, outras lojas, aqui no fórum ?
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 5

    E, aos que estão a construir, têm um plano para mobilar a casa ? É algo que "projectam" também, tal como fazem com a construção, ou como tratam dessa necessidade para os interiores ?
  2.  # 6

    Estou a deixar isso a cargo da mulher, principalmente conjugar os estilos e cores. Ainda não adquirimos nada, mas espero daqui a 1 mês já estar nessa fase.

    É pena que as peças decorativas são um dinheirão, sem falar na mobília alguma bem fraca e são os olhos da cara. O orçamento é curto para tanta coisa.

    A nível de lojas que temos andado a ver, são mais ou menos as que tem falado.

    Já me lembrei, depois do COVID passar ir aquelas lojas de "rua", pode ter coisas engraçadas e fazerem um preço interessante.
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 7

    Colocado por: Jotha21É pena que as peças decorativas são um dinheirão

    Penso que não será necessário ter muita peça decorativa. No fundo, uma casa bem mobilada, já será uma boa decoração, quanto muito, uns apontamentos com peças decorativas para fechar o estilo, será o suficiente.

    Colocado por: Jotha21sem falar na mobília alguma bem fraca e são os olhos da cara.

    A mobília, essa, sim, na minha opinião, e como disse o GT, algures acima, faz parte importante da casa. Se não se tiver algum critério, algum planeamento no ambiente (que peças de mobília vamos usar para criar o ambiente que pretendemos) arriscamo-nos a ficar mal servidos, com um ambiente que depois não gostamos.
    Não me parece apenas uma questão de custos, por vezes gastamos imenso dinheiro, por vezes até desenhamos para mandar fazer de propósito para servir o nosso espaço determinado, mas, não temos a consciência de como tudo se vai depois conjugar e coexistir na nossa casa. Gostamos das peças, mas não temos a percepção que decoração vai resultar depois com tudo instalado.
    Diria que não é suficiente gostar das peças cada uma por si, é preciso tentar visualizar o que vai ser criado quando as peças estiverem todas no espaço, que ambiente criam, que conjunto. Existe um objectivo, e o objectivo é um ambiente.
  3.  # 8

    Colocado por: Jotha21passar ir aquelas lojas de "rua",

    O que é uma loja de "rua" ?
    • Fcbp
    • 14 março 2021

     # 9

    Obrigada pelas partilhas CMartin!
    Vou iniciar a construção de uma moradia e tenho em mente contratar o serviço de decoração para a sala e hall de entrada.
    Tudo o que temos, a excepção do sofá que vamos querer aproveitar, são peças do ikea. Umas já deixámos aos computadores do nosso ap., estavam colocadas na parede, tudo o o resto como mesa de jantar cadeiras, mesa de centro etc vamos doa. Estes móveis já aguentaram 3 mudanças, os desgraçados!

    A minha dúvida é seguinte, o valor da decoradora é adjudicado e só depois começamos a receber os projectos, ou é apresentado primeiro uma ideia ou um trabalho do género do que pretendemos? É que posso escolher alguém e depois perceber que não "resultados" em termos de estilos.

    Para quem já o tenha feito e para gerir expectativas, o valor global par decorar hall e sala/sala jantar, com mobilia (tirando sofa), tapetes, cortinados e alguns elementos decorativos, com peças do género por ex. Da woodspace ,Las Kasas etc devo contar deixar de parte quanto? =×

    Obrigada
  4.  # 10

    E dar uma volta pelas fábricas em redor da “capital do móvel? Dizem-me terem bons preços.
    Concordam com este comentário: Fcbp
  5.  # 11

    Colocado por: CMartin
    Não existem modas. Para mim. Existem estilos pessoais, gostos, e a arquitectura. Estes sim, têm um valor mais importante do que o valor que possamos achar que têm as modas. Não sou apologista de se seguir modas nas casas, sou muito apologista de cultivar o gosto pessoal, e assim, obtermos a segurança em nós próprios para fazermos algo que seja o mais apropriado, adequado e bonito (acredito num conceito de bonito, de beleza universal) acima de qualquer moda. É informarmo-nos, para além do que vemos em publicidades, em anúncios, irmos mais além disso, e assim, com esse interesse em fazer algo, um ambiente, consistente não são as modas que nos regem mas antes outros critérios menos comerciais, mas mais satisfatórios, menos cansativos, e mais duradouros.


    Sim, é capaz de ser uma boa interpretação... se o decorador conseguir perceber o enquadramento, se o casal fornecer informações importantes, conteúdo... o decorador até consegue se calhar dispor as coisas de forma mais equilibrada, poupa aquela parte que quem nunca fez de experimentar esta peça aqui e ali e pintar a parede assim e depois voltar a pintar de outra maneira.

    É preciso paciência para ter um bom resultado, acredito que muitos projetos acabem por ser pouco pessoais e condenados a um sucesso de conforto visual futuro, porque acabamos por nos basear em coisas ja feitas.

    Quando digo modas é porque os projectos agora é tudo chapa 5, fotos pras imobiliarias em ambiente branco, simples, com uns apontamentos de ardosia e umas cores aqui e ali a dar vida, uns prateados ou dourados quando é possivel. 1 ou 2 quadros de alimentos, paisagens ou meramente uma cena abstrata, ta feito...
    • AMVP
    • 14 março 2021

     # 12

    Desculpem estar a colocar aqui esta questão, mas sabem indicarem-me algum software/plataforma onde possa colocar a configuração de um quarto e dispor os móveis no mesmo?

    Obrigada.
  6.  # 13

    Colocado por: FcbpObrigada pelas partilhas CMartin!

    Obrigada eu também, a todos, pela simpatia, e pela participação no tópico, que nos permite partilhar as diversas experiências e, chegar a conclusões pessoais com utilidade, cada um de nós para si.
  7.  # 14

    Colocado por: FcbpA minha dúvida é seguinte, o valor da decoradora é adjudicado e só depois começamos a receber os projectos, ou é apresentado primeiro uma ideia ou um trabalho do género do que pretendemos? É que posso escolher alguém e depois perceber que não "resultados" em termos de estilos

    Trabalhamos de formas diferentes, quando for consultar, vai chegar a essa conclusão.
    Há lojas (fornecedores) que fazem o projecto de interiores, em "troca" de adquirir na loja respectiva. No sentido de que os projectos consideram elementos da loja e só esses.
    Tem designers de interiores e ou decoradores que para além de cobrarem o projecto, também apenas trabalham marca própria para a mobília e peças decorativas.
    Outros casos, não cobram o projecto, e a sua receita (o pagamento do seu trabalho) virá da margem (comissão) colocada sobre o valor das peças.
    Eu cobro o projecto, com a adjudicação.
    Compreendo o que refere, mas, e dependendo da metodologia de trabalho e de pagamento do trabalho de cada um, um designer de interiores e ou um decorador apenas dá como fechado um projecto, o estudo, quando tem aprovação do cliente para avançar para a execução.
    Até lá, até essa luz verde ao projecto, cliente e técnico trabalham em equipa (após a fase de estudo interno) na sintonização do todo.
    Muito sinceramente, não vejo como um técnico não faça o estilo ao cliente, até porque esse é um dos principais pressupostos do seu trabalho.
    No entanto, é muito importante, e de absoluta mais valia para o cliente, deixar o técnico fazer o seu trabalho com liberdade e confiança, pois só dessa forma é que vai tirar partido do valor que pagou pelo projecto, e tirar partido precisamente dos "dons" do técnico.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  8.  # 15

    Colocado por: FcbpPara quem já o tenha feito e para gerir expectativas, o valor global par decorar hall e sala/sala jantar, com mobilia (tirando sofa), tapetes, cortinados e alguns elementos decorativos, com peças do género por ex. Da woodspace ,Las Kasas etc devo contar deixar de parte quanto? =×

    Quem é a Woodspace, é a Justwood ?
    Eu sei os valores, mas como estou neste tópico para ganhar a vossa perspectiva, que respondam os próprios do ponto de vista do cliente.
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 16

    Colocado por: GT_racingÉ preciso paciência para ter um bom resultado, acredito que muitos projetos acabem por ser pouco pessoais e condenados a um sucesso de conforto visual futuro, porque acabamos por nos basear em coisas ja feitas.

    Quando digo modas é porque os projectos agora é tudo chapa 5, fotos pras imobiliarias em ambiente branco, simples, com uns apontamentos de ardosia e umas cores aqui e ali a dar vida, uns prateados ou dourados quando é possivel. 1 ou 2 quadros de alimentos, paisagens ou meramente uma cena abstrata, ta feito...

    Sim. É uma espécie de receita. O cliente é alimentado por estas imagens como refere, e o cliente acaba por as conhecer e ser seduzido por elas, de forma a que, um cliente que não se interesse em ir mais longe, em procurar mais fundo, em conhecer melhor e alargar horizontes, vai querer o que está habituado a ver, no comércio, e é disso que vai passar a gostar. As "tendências" são ditadas pelos clientes, numa resposta da indústria massificada ao mercado.
    Daí, mais uma razão, se se quer algo especial, tem que se estar disposto a criar a sua própria verdade.
    •  
      CMartin
    • 14 março 2021 editado

     # 17

    Aproveito para fazer uma distinção.
    Design de interiores é o trabalhar do todo, o estético de uma construção inclui revestimentos, tectos falsos, carpintarias, desenho de elementos, até à decoração (mobiliário e peças decorativas). Isto é o que faz um design de interiores, trabalha o todo, cria um ambiente desse todo.
    Um decorador trata a parte que veste a casa, a parte que, se viramos a casa ao contrário, cai. É a mobília e são as peças decorativas.
    (O que difere da arquitectura, nomeadamente, o designer de interiores pode prescrever mas apenas com projecto de arquitectura, feita por arquitecto, estruturas (o que requer licenciamento). Ou alteração estrutural).
  9.  # 18

    Colocado por: AMVPDesculpem estar a colocar aqui esta questão, mas sabem indicarem-me algum software/plataforma onde possa colocar a configuração de um quarto e dispor os móveis no mesmo?

    Obrigada.

    Eu uso subscrição do floorplanner, é muito bom porque permite, em termos decorativos, uma imensidão de pequenas peças de marcas de design existentes no mercado, e ainda, em termos de design de interiores, colocar os materiais de revestimento reais nos ambientes (sem ser simulação). Tem também assistência remota da equipa muito eficaz. Não sei se todos os níveis do programa permitem estas possibilidades, mas penso que para o que pretende a versão gratuita vai ajudar.
    Veja também roomstyler, penso que pertence ao floorplanner, mas numa versão com mais foco na parte decorativa simples e de muito fácil utilização. Aliás, acho que ambos são de fácil utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  10.  # 19

    Bom tópico, fara sentido pensar o mobiliário em fase de projeto?
  11.  # 20

    Colocado por: santosjSe não for muito incoveniente poderia partilhar fotografias (especialmente da mesa de jantar)?


    Peço desculpa mas só vi a sua mensagem agora, assim de repente e não estando em casa só tenho estas fotografias de quando se acabou de montar as mesas, ainda sem as cadeiras novas, etc, mas penso que dê para se ter uma boa ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosj
      IMG_20201125_184101.jpg
      IMG_20191117_003057.jpg
      IMG_20191117_003003.jpg
 
0.0249 seg. NEW