Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    É a 1ª vez que participo neste forum que me parece da maior utilidade. Também é a 1ª vez que penso em comprar casa, pois até agora vivi em casas alugadas e depois em casa do meu companheiro. O que se passa é o seguinte: a minha mãe herdou por falecimento da minha avó uns terrenos que foram vendidos. Esse dinheiro foi para a minha mãe (e tio) e ela já pagou o IRS referente ao montante de lucro. Agora, uma vez que ela tem essa possibilidade ela pretende ajudar-me na compra de uma casa, sendo necessário que eu peça um empréstimo (nunca será mais de 60.000, na pior das hipoteses). A minha questão é: uma vez que ela já pagou ao IRS o valor correspondente à venda do terreno herdado, será que eu terei de fazer o mesmo, uma vez que ela vai ajudar-me a pagar uma casa?
    Na compra da casa, será que alguém me pode apresentar uma lista de todas as despesas que terei de contabilizar? Ou onde posso encontrar essa informação condensada?
    Em último, em Lisboa, quais as zonas com maior potencial de valorização e com melhor relação preço/qualidade?
    Provavelmente terei de ir para os arredores (os preços em Lisboa são absurdamente caros), mas ainda tenho esperança de conseguir! :) ´
    Ah procuro casa nova... pois o prédio onde estamos actualmente tem 30 e muitos anos e está cheio de problemas. Não quero ir para uma casa já a antecipar o mesmo tipo de situações. Claro que com as construções nunca se sabe, mas... :)

Obrigada desde já pelas respostas e pela paciência a ler!
    • naar
    • 25 novembro 2009

# 2

Boas, eu respondo á parte das despesas com a compra da casa:

Se fizer uma simulação online num banco, coloca todos os valores (valor do imóvel, valor do empréstimo, etc) e todas essas simulações têm no final o resumo das despesas com a compra da casa (IMT a pagar, valor da escritura, comissões ao banco, abertura de processos , etc) e claro está, a famosa prestação mensal mais os seguros multi-riscos e de vida.

Depois não se esqueça das despesas com contratos de EDP/SMAS/GÁS, Condominio, Taxa esgotos (se houver), IMI (se não ficar isenta).

Cump.
  2.  # 3

Pois, já fiz essas simulações, mas agora de repente não me lembrava se já incluiam todas as despesas incluindo IMT, ou se eram apenas as despesas do banco. Ridiculo é que de um banco para outro tinha uma diferença de 4.000€ nas despesas. Quanto ao IMI vou procurar uma tabela para confirmar as isenções!
    Obg Naar!
    • naar
    • 25 novembro 2009

# 4

Colocado por: Violet Ridiculo é que de um banco para outro tinha uma diferença de 4.000€ nas despesas. Quanto ao IMI vou procurar uma tabela para confirmar as isenções!
    Obg Naar!

Não pode, deve estar a fazer confusão!

Existem bancos que têm os valores para escritura com e sem hipoteca todos na mesma coluna e se calhar vc. somou os valores!
  3.  # 5

Violet
    Em relação ao IRS.
    A sua mãe pagou IRS porque vendeu um terreno com um determinado valor patrimonial por um valor superior.

Se você for filha única, não há qualquer problema. A sua mãe dá-lhe o dinheiro, e ponto final. Não tem de pagar qualquer imposto.

Zonas com potencial de valorização em Lisboa? Todas as que estejam muito perto de uma estação de Metro.

Caso encare a hipótese de ir para fora de Lisboa e cá trabalhe, há por aí um tópico em que o nosso "Grande Irmão" fez umas contas ao tempo e dinheiro que se perde a andar nas «bichas» e/ou em transportes públicos a entrar e sair todos os dias em Lisboa. Ao fim de uns anos dava para quase OUTRA casa... :-)

Além disso, tenho tido essa experiência (bem retratada numa crónica do MEC) de amigos que foram viver para «paraísos» com golfe e tudo mas a mais de 30km do centro de Lisboa. Desapareceram. Nunca mais os vi nas jantaradas, festas, etc.
    Quanto a mim é porque devem ficar tão fartos de entrar e sair de Lisboa a horas de ponta para ir trabalhar que nem lhes passa pela cabeça fazer, de novo, esse sacríficio para estar com os amigos.

Por último. A compra de uma casa é o maior investimento que a maioria das pessoas faz em toda a vida.
    Os meus conselhos são:
    PROCURE MUITO BEM. Decida só depois de ver umas 20 casas.
    Defina os critérios de escolha. Recomendo que o primeiro critério (e também 2.º e 3.º critério) seja A LOCALIZAÇÃO / proximidade do Metro ou do seu emprego.
    Não tome nenhuma decisão sem consultar amigos que percebam do assunto.
    Não assine nenhum contrato sem o seu advogado o ler primeiro.
    •  
      FD
    • 26 novembro 2009

# 6

Colocado por: VioletA minha questão é: uma vez que ela já pagou ao IRS o valor correspondente à venda do terreno herdado, será que eu terei de fazer o mesmo, uma vez que ela vai ajudar-me a pagar uma casa?

Não tem que pagar ou declarar nada, mas apenas porque é uma doação de pais para filhos.

Colocado por: VioletNa compra da casa, será que alguém me pode apresentar uma lista de todas as despesas que terei de contabilizar? Ou onde posso encontrar essa informação condensada?
    Em último, em Lisboa, quais as zonas com maior potencial de valorização e com melhor relação preço/qualidade?

Quanto custa comprar casa.
    Sobre os valores apresentados, conte com as comissões do banco, que variam imensamente.
    Normalmente existem dois custos: comissão de avaliação (para o avaliador ir à casa, entre 50€ e 200€) e comissão de estudo (para o banco fazer uma avaliação de si, isto é, se lhe empresta ou não o dinheiro, entre 100€ e 250€).

Quanto às zonas, qual é o seu orçamento, quanto é que pode gastar?

Colocado por: Luis K. W.Caso encare a hipótese de ir para fora de Lisboa e cá trabalhe, há por aí um tópico em que o nosso "Grande Irmão" fez umas contas ao tempo e dinheiro que se perde a andar nas «bichas» e/ou em transportes públicos a entrar e sair todos os dias em Lisboa. Ao fim de uns anos dava para quase OUTRA casa... :-)

Aí está a discussão em questão: https://forumdacasa.com/discussion/5656/a-primeira-casa-custa-sempre/. :)
  4.  # 7

Boa noite! Antes do mais obrigada pelas respostas! Fico descansada por saber que não teremos despesas adicionais, para além das normais. Quanto a valores... estava a apontar para os 250.000 para um T3, o que à partida me parecia um valor razoavel e com alguma margem... mas depois de pesquisar alguma coisa já não me parece tanto assim. Para já ando a contactar aquelas que se encontram dentro das minhas zonas preferenciais e a ver se fogem ao orçamento. Depois começaremos nas visitas. Mas apenas aquelas que estiverem dentro desse limite, não iremos ver casas mais caras!
    Também não temos pressa, por isso vamos escolher com muita calma e sem precipitações!
    De todos os factores a localização é primordial. Ambos trabalhamos em Lisboa, e neste momento eu tenho metro da porta de casa à porta do emprego e o meu marido está a 15 min de carro. E queremos manter a filhota na creche actual. Ou seja, nunca iremos para paraisos de golfe a 30 km de distância! :) Urbanizações tipo A.L. e B.L. também não nos agradam por aí além... mesmo com metro a porta.
    Pelos vistos somos "pelintras" e exigentes! :)
  5.  # 8

Urbanizações tipo A.L. e B.L. também não nos agradam por aí além... mesmo com metro a porta.

Opss era A.L. e B.V.
  6.  # 9

E que tal A.M.?
  7.  # 10

Quanto a valores... estava a apontar para os 250.000 para um T3, o que à partida me parecia um valor razoavel

Bom, não quero ser desmancha-prazeres, mas prepare-se porque estamos à beira de mais momentos de pânico na economia mundial. Esta notícia de ontem http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hKrF1ip4diBx_ah3REUFbk0qudPg não teve grande destaque, mas todas as bolsas caíram ontem à volta de 3%, e hoje os futuros (mercados que antecipam expectativas) nos EUA estão a cair cerca de 3%. A confirmar-se o pior cenário, atrás das bolsas vêm os bancos, atrás dos bancos vem a economia real.
    •  
      FD
    • 27 novembro 2009

# 11

A.L., B.L. e A.M.?
    •  
      FD
    • 27 novembro 2009

# 12

Colocado por: luisvvBom, não quero ser desmancha-prazeres, mas prepare-se porque estamos à beira de mais momentos de pânico na economia mundial. Esta notícia de ontemhttp://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hKrF1ip4diBx_ah3REUFbk0qudPgnão teve grande destaque, mas todas as bolsas caíram ontem à volta de 3%, e hoje os futuros (mercados que antecipam expectativas) nos EUA estão a cair cerca de 3%. A confirmar-se o pior cenário, atrás das bolsas vêm os bancos, atrás dos bancos vem a economia real.

Quer elaborar?

Os homens gastam dinheiro a rodos e como é lógico aquela estratégia imobiliária ressentiu-se com a crise mas, a tomar proporções globais, falta-me informação...
  8.  # 13

Colocado por: FDA.L., B.L. e A.M.?
    Ó FD, você nem parece de cá! :-)
    E há os famosos escritórios de L.P., T.P., MF, etc. :-))

(não fui eu que comecei!!)
    •  
      FD
    • 27 novembro 2009

# 14

Colocado por: Luis K. W.

A.L. ainda penso que seja Alta de Lisboa. B.V. só me ocorre Bombeiros Voluntários (mas também pode ser Bela Vista).
    A.M. só me lembro de Área Metropolitana ou Amplitude Modulation.
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 15

Colocado por: FD
    Colocado por: Luis K. W.

A.L. ainda penso que seja Alta de Lisboa. B.V. só me ocorre Bombeiros Voluntários (mas também pode ser Bela Vista).
    A.M. só me lembro de Área Metropolitana ou Amplitude Modulation.

Academia Militar? :)
  9.  # 16

Não fui eu que comecei com as siglas, mas poderíamos nunca mais acabar...

Alta de Lisboa; BelaVista; Alto dos Moinhos; & ... Lagoas Park; Tagus Park; MiraFlores;
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 17

Colocado por: Luis K. W.Não fui eu que comecei com as siglas, mas poderíamos nunca mais acabar...

Alta de Lisboa; BelaVista; Alto dos Moinhos; & ... Lagoas Park; Tagus Park; MiraFlores;

Como é que não me lembrei do Alto dos Moinhos, ainda por cima vindo de quem veio, LOL

OFF-TOPIC - Como é que algum dia me poderia lembrar do Norte/Sul, LOl
    • luisvv
    • 27 novembro 2009 editado

# 18

Colocado por: FDquer elaborar? Os homens gastam dinheiro a rodos e como é lógico aquela estratégia imobiliária ressentiu-se com a crise mas, a tomar proporções globais, falta-me informação...

Para já, o risco da dívida do Dubai quadruplicou, e a dívida dos países da zona também já sofreu por tabela.
    Não esquecer que o Dubai (à semelhança da maioria dos seus congéneres) é accionista de referência de empresas um pouco por todo o mundo.

Esperemos para ver.

Adenda: um link para um mapa muito curioso, com a evolução dos spreads da dívida de uma série de países.
    ( http://oinsurgente.org/2009/11/27/actualizacao-spread/ ) .

A Grécia anda por aí, tem-te-não-caias...
  10.  # 19

é isso mesmo! :) Alta de Lisboa e Bela Vista (não sabia se podiamos "publicitar"), mas Alto dos Moinhos tb não estava a chegar lá!

Alto dos Moinhos era muito muito bom... dentro das zonas preferenciais, com vida de bairro e actividade, construção nova.. mas parece-me que está fora do meu orçamento.
    Quanto a economia, nem quero tecer comentários, pois essa não é de todo a minha área. De todas as formas, quer-me cá parecer que se deixarmos de comprar o mercado estagna... mas isto dito por uma consumista poupadinha.

Mais sugestões?
  11.  # 20

Solução : Champs d'Ourix.

Ou, em Português, algo no espaço delimitado pelas Ruas Saraiva de Carvalho, Sampaio Bruno, Coelho da Rocha e Av.Alvares Cabral, conjunto vulgarmente designado por Campo de Ourique.

0.0229 seg. NEW