Iniciar sessão ou registar-se
    • lmcaet
    • 17 março 2021 editado

# 281

.
  1.  # 282

Colocado por: Marcopom

Rafael, olhe este ano a ver ser meto um coração novo neste menino, está cansado ... 😏
    não tem reparação ?
  2.  # 283

Colocado por: lmcaet
    Obrigado pelas fotos.
    Que beleza!
    Parabéns pela dedicação.
    Quer partilhar a "receita" que colocou nos troncos?

Olá,
    Na realidade este pomar esteve descuidado nos últimos tempos, como se pode ver pela poda, para limpar os troncos costumo caiar de dois em dois anos...
  3.  # 284

Colocado por: rafaelisidoronão tem reparação ?

Coração = pistão.. 😏
    Vai ter que ser rectificado o cilindro e levar êmbolo e segmentos novos...
    O problema é tempo para meter mãos à obra.. 😒
    • ajcr
    • 18 março 2021

# 285

Bom dia,

Colocado por: Nostradamus

Também pode ter falta de azoto.

A falta de ferro deixa as nervuras também amareladas e numa fota da para ver que elas ainda estao verdes.

Depois também o amarelado avança de fora para dentro quando ha falta de azoto.

Pelo sim pelo nao, eu dava-lhe um cocktail completo.
    Concordam com este comentário:rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Azoto = Borras de café
    Ferro = água com ferrugem
  4.  # 286

Colocado por: ajcrBom dia,

Azoto = Borras de café
    Ferro = água com ferrugem

😁😁

Um vizinho aqui da terriola espetava pontas de ferro em volta das roseiras...
    E não é que o homem tinha lá umas flores extraordinárias... 🤔
  5.  # 287

Anonimo09092021, porquê essas camas de terraço de apartamento quando tem um terreno tão grande?

Lembra-me a fase em que só ainda sonhava com ter um terreno e fazia isto na cidade...
      1048407_10151526107008602_1777794179_o.jpg
  6.  # 288

Muito interessante. Já tinha ouvido qualquer coisa mas sem o cunho de uma experiência pessoal. A minha mulher às vezes mostra-me imagens e tenta cativar-me mas eu gosto de ver uma terra bem mexida com uma fresa. Parte grande do meu prazer pela agricultura é o trabalhar a terra, senti-la mole, desfeita, preparada. Mas respeito a sua técnica.

Pergunta parva: a parte de baixo da cama é fechada com madeira ou fica em contacto com a terra? E a erva daninha não cresce mesma nessa terra que tem em cima? Já agora, a terra que tem nas camas é especial, própria, ou normal do seu terreno?
  7.  # 289

Pesquise por hügelkultur

Basicamente pode deixar restos vegetais em decomposiçao como troncos, ramos, folhas, restos de comida etc

Nao consigo perceber como esta moda nao pegou ainda em Portugal. Fazer uma horta destas é muito porreiro, o visual é algo doutro mundo.
  8.  # 290

Colocado por: NostradamusBasicamente pode deixar restos vegetais em decomposiçao como troncos, ramos, folhas, restos de comida etc

Já tenho visto uns exemplos desses e aquilo além de funcionar fica giro, fazem um género de montes (às vezes com patamares).

Colocado por: Anonimo09092021produzia tanto que tive de começar a distribuir pelos vizinhos ao fim de semana e enviar por correio para amigos da faculdade que vivem na urbe.

tem de apostar em mais variedades, até pq dps umas quantas pode congelar e dá para todo o ano, por ex. cenouras, courgete, tomate, chuchu.

Uma questão, é normal ter árvores nessas camas?
    • VNDO
    • 18 março 2021

# 291

Colocado por: Anonimo09092021Por aqui as novas camas estão a ficar prontas, devagarinho, e as mudas entram entretanto...
      62E36732-A471-43E1-9822-636A5EB9C9F5.jpeg

Eu acho imensa piada a esse sistema. Sigo várias americanos no YouTube que fazem tudo com "raised beds", mas nunca vi esse sistema ser utilizado por cá...
  9.  # 292

Colocado por: NTORIONUma questão, é normal ter árvores nessas camas?

Para mim nao faz sentido

As arvores com as raizes vao buscar os nutrientes em profundide ou numa area dispersa.

Estas camas limitariam enormemente o volume das mesmas.

A grande vantagem para mim, além da dor das costas, é o controlo da humidade como o Vincente ja disse, com ajuda do mulch.

No verao perde muito menos humidade e no inverno é possivel antecipar certas plantaçoes ja que a temperatura é superior à temperatura da terra no solo.
    Entre outras vantagens.

Colocado por: Anonimo09092021Hügelkultur não é bem isto

Nao mas podemos preparar a base das camas com o esse método, em vez de encherem apenas com terra la para dentro.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
  10.  # 293

Colocado por: NostradamusAs arvores com as raizes vao buscar os nutrientes em profundide ou numa area dispersa.

Além da sombra, que pode ou não ser benéfica. Daí ter perguntado ao Anonimo09092021 o porquê.

Colocado por: Nostradamusé o controlo da humidade como o Vincente ja disse, com ajuda do mulch.

E as aparas de madeira são excelentes fertilizante a longo prazo, além de manterem a humidade no solo.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • ajcr
    • 18 março 2021

# 294

Colocado por: NTORIONE as aparas de madeira são excelentes fertilizante a longo prazo, além de manterem a humidade no solo.

= resíduos de madeira quando se corta com máquinas( ex. motoserra)?
  11.  # 295

Um triturador especifico

adicionado: quando um tipo faz umas podas de umas arvores, em vez de queimar pode triturar

triturador
    • ajcr
    • 18 março 2021

# 296

Uma máquina de luxo, para quem faz muitas podas.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 297

Acabadinha de sachar ...
      16160840534062863217800772719582.jpg
  13.  # 298

Colocado por: ajcrresíduos de madeira quando se corta com máquinas( ex. motoserra)?

Sim

Por alguma razão o estrume de cavalo é tão apreciado, as camas deles normalmente são de aparas.

Colocado por: Anonimo09092021Já vi alguns diy bem porreiros! Podas de árvores (trancos) bem cortadinhas e aparas de relva por cima também resulta em excelente matéria, mas demora cerca de um ano

Bem jeito me dava..
  14.  # 299

Colocado por: NTORION
    Sim

Por alguma razão o estrume de cavalo é tão apreciado, as camas deles normalmente são de aparas.

Bem jeito me dava..

Dizem que o estrume de cavalo é prejudicial à terra. É verdade?
  15.  # 300

Depois de sachar aquela batata fui semear mais e semear milho também , foi um dia de férias muito produtivo, arar a terra , fresar a terra , abrir o rego para semear batata e milho, sachar batata... Enfim amanhã 2º dia de férias como é dia do pai e a minha esponja faz anos vou almoçar com as minhas gaitas ... Á noite vamos dormir num fim de semana fora em nordeste ... Relaxar o corpo e a alma !
      IMG_20210318_162004_compress15.jpg
      IMG_20210318_161959_compress3.jpg
      IMG_20210318_162015_compress34.jpg

0.1621 seg. NEW