Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Os tipos que tomam conta da minha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, Casa da Horta, jg231
      IMG_20210328_084729.jpg
  2.  # 362

Também precisa pôr rede em tudo ou eles não estragam/comem tudo o que planta?
  3.  # 363

Os adultos são tranquilos, da Horta só vão às couves/alfaces, e como de momento são só 2 patas e 1 pato n há grande estrago... Já se tiver juvenis trituram tudo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  4.  # 364

Colocado por: Casa da HortaUmas imagens que ilustram a minha sugestão.
    Concordam com este comentário:NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jg231
      20210328_102045.jpg
      20210328_111917.jpg
      20210328_111849.jpg

Muito obrigado pelas imagens.
    Duas questões:
    - qual a diferença entre o tubo castanho e o tubo preto na horta?
    - à saída do programador do lado direito parece ser um tubo preto mais grosso e depois um castanho mais fino, qual o motivo?
  5.  # 365

Colocado por: NTORION
    Que tipo de tanque é esse? Para ter alguma pressão tem de ter algum desnível e alguma quantidade de água para fazer pressão

É um tanque de 4mx4m com cerca de 1,5m de altura. A parte mais funda está mais alta que o nível da horta, e depois a horta é em declive.
  6.  # 366

Surgiu-me outra dúvida:
    A minha vizinha tem uma horta semelhante à que vou ter (em modo biológico) mas que diz ser constantemente atacada por coelhos (acha ela) pois as couves e outras folhosas aparecem sempre roídas e a solução que arranjou foi vedar com rede fina (ainda não o fez).
    Na minha não me apetecia muito vedar a horta, pois para além do preço caro traz-me outras desvantagens como o trator passar, ou eu ter de entrar e sair sempre por uma porta, etc...
    Entretanto vi este produto no lidl, o que vos parece? Será que funciona mesmo?
      Screenshot_20210330_114355_de.sec.mobile2.jpg
    • ajcr
    • 30 março 2021

# 367

Se tiveres animais domésticos, vão ficar afetados.
  7.  # 368

Colocado por: martinina

Muito obrigado pelas imagens.
    Duas questões:
    - qual a diferença entre o tubo castanho e o tubo preto na horta?
    - à saída do programador do lado direito parece ser um tubo preto mais grosso e depois um castanho mais fino, qual o motivo?

O castanho é o tubo rijo de 16 mm que falei para fazer a "canalização", por assim dizer. O preto é a fita de rega.
    A parte preta à saída do programador é um filtro, depois começa o tal tubo de 16 que pode ser castanho ou preto. Dizem, sem grande certeza, que o castanho aguenta melhor a exposição ao sol que o mesmo tubo em preto.
  8.  # 369

Colocado por: martininaSurgiu-me outra dúvida:
    A minha vizinha tem uma horta semelhante à que vou ter (em modo biológico) mas que diz ser constantemente atacada por coelhos (acha ela) pois as couves e outras folhosas aparecem sempre roídas e a solução que arranjou foi vedar com rede fina (ainda não o fez).
    Na minha não me apetecia muito vedar a horta, pois para além do preço caro traz-me outras desvantagens como o trator passar, ou eu ter de entrar e sair sempre por uma porta, etc...
    Entretanto vi este produto no lidl, o que vos parece? Será que funciona mesmo?
      Screenshot_20210330_114355_de.sec.mobile2.jpg

Assim sem ver é difícil, mas folhas roídas desconfiaria mais de caracóis e lesmas que coelhos. Acho que se esses apanhassem uma plantação de couves não trincavam só as folhas... Mas não sei.

Não tenho experiência com esses aparelhos. Há vários tópicos aqui no fórum que vão desde a completa inutilidade à melhor invenção do homem! Nada como comprar, testar e vir aqui dizer para ajudar a comunidade a decidir. Confesso que fique tentado por causa das toupeiras.
  9.  # 370

Governo anunciou hoje a abertura de um aviso, com 15 milhões de euros de dotação, para a renovação do parque de tratores agrícolas, tendo em vista modernizar o sector e melhorar a eficiência energética.

Em conferência de imprensa ‘online’, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou “a abertura do aviso, numa operação que diz respeito a pequenos investimentos em explorações agrícolas, onde se pretende fazer a renovação do parque de tratores". Neste sentido, o executivo vai disponibilizar "15 milhões de euros para a aquisição de tratores, para melhorar as condições de vida e de trabalho e para promover as nossas explorações agrícolas”, sublinhou.

A governante adiantou ainda que o aviso vai sair para publicação e que tem dois meses de vigência, ou seja, Abril e Maio. Uma das condições obrigatórias para aceder a estes apoios é a substituição dos tratores que se encontram obsoletos.
  10.  # 371

Colocado por: martininaSurgiu-me outra dúvida:
    A minha vizinha tem uma horta semelhante à que vou ter (em modo biológico) mas que diz ser constantemente atacada por coelhos (acha ela) pois as couves e outras folhosas aparecem sempre roídas e a solução que arranjou foi vedar com rede fina

Isso são os caracóis. Que acorde bem cedo que os apanha a comer.
  11.  # 372

Colocado por: rjmsilva

Isso são os caracóis. Que acorde bem cedo que os apanha a comer.

As folhas aparecem bastante roídas, e as vezes quando se planta desaparecem logo, por isso desconfiamos dos coelhos (que há muitos por aqui). Sem ser este aparelho ou vedação, alguma solução para minimizar os estragos dos coelhos?

E a ser caracóis alguma solução biológica mais prática que acordar cedo e apanhar? 😅
  12.  # 373

Colocado por: martininaE a ser caracóis alguma solução biológica mais prática que acordar cedo e apanhar? 😅

Cinza.

Ou um copo com cerveja enterrado.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, maria rodrigues, Zarb
  13.  # 374

Colocado por: martinina

As folhas aparecem bastante roídas, e as vezes quando se planta desaparecem logo, por isso desconfiamos dos coelhos (que há muitos por aqui). Sem ser este aparelho ou vedação, alguma solução para minimizar os estragos dos coelhos?

E a ser caracóis alguma solução biológica mais prática que acordar cedo e apanhar? 😅
    coelhos são uma praga , limpam tudo ... Também tenho tido problemas a solução foi vedar , sempre atento no OLX para comprar redes em conta ... Caracóis já vimos por aqui farelo ou cerveja 🤣
  14.  # 375

Ou um copo com cerveja enterrado.

Como é que é?
  15.  # 376

Colocado por: Marcopom
    Como é que é?

https://www.youtube.com/watch?v=Q0e6NnQczds&ab_channel=SomosVerdes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  16.  # 377

um copo com cerveja enterrado.

Até eu caía nessa armadilha! 😂
    Concordam com este comentário: Marcopom
  17.  # 378

esses aparelhos anti-roedores são do pior, uma tortura para os animais! houve uma altura que experimentámos... foi só por três ou quatro dias... havia ratos no galinheiro. os coelhos estavam a cerca de 60m e a minha mãe reparou que eles estavam com um comportamento estranho, davam pulos e mais que não me lembro... alguns deles morreram nesses dias e claro que associei logo ao raio do aparelho. lesliguei-o imediatamente! os outros, cerca de uma dúzia ao todo, morreram nos dias seguintes... eles eram felizes, calmos e contentes antes e não houve alteração de alimentação. nunca mais conseguimos ter coelhos, já lá vão uns largos anos. foi triste.
    não usem!
  18.  # 379

Colocado por: m.aur.eiraesses aparelhos anti-roedores são do pior, uma tortura para os animais! houve uma altura que experimentámos... foi só por três ou quatro dias... havia ratos no galinheiro. os coelhos estavam a cerca de 60m e a minha mãe reparou que eles estavam com um comportamento estranho, davam pulos e mais que não me lembro... alguns deles morreram nesses dias e claro que associei logo ao raio do aparelho. lesliguei-o imediatamente! os outros, cerca de uma dúzia ao todo, morreram nos dias seguintes... eles eram felizes, calmos e contentes antes e não houve alteração de alimentação. nunca mais conseguimos ter coelhos, já lá vão uns largos anos. foi triste.
    não usem!

funcionam para gatos?
    • ajcr
    • 31 março 2021

# 380

alguém com experiência em transplante de árvores fruteiras?
    eu precisava de mudar de sitio de uma pereira adulta que está sempre a perder flores pois está numa zona onde apanha vento, ou também pode ser das formigas.
    o que aconselham? troca de lugar? ou comprar uma malha de rede para por à volta da arvore?

0.1454 seg. NEW