Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: NostradamusTirando os tomates e pimentos, vocês "congelam" que legumes e como?

Cenouras, lavadas sem rama e com casca. Ficam meio moles dps de descongeladas, mas para sopa/guisados, não tem problema.

Feijão verde ainda estou a comer do ano passado, partido e vai a escaldar 2 ou 3 minutos em água a ferver, passado em água fria, escorrer e congelar em doses.

Alho francês, só pra sopa.

Courgette com ou sem casca (com casca a sopa fica com umas Pontinha) às rodelas grossas.

Chuchu descascado em quartos.

Depende para o que quer, do legume...
    Abóbora por exemplo já n congelo pq n gosto do sabor.
  2. Colocado por: NTORIONFeijão verde ainda estou a comer do ano passado, partido e vai a escaldar 2 ou 3 minutos em água a ferver, passado em água fria, escorrer e congelar em doses.

Num ano excepcional, fizemos assim com as ervilhas, funciona bem. Não pode é ferver muito tempo senão ao descongelar fica papa.

Alho frances, cenouras e feijão é que é novidade para mim.
  3. A ervilha congela bem sem escaldar.
    Concordam com este comentário: NTORION, Casa da Horta
  4. Por cá se congela quase tudo o que há a mais , só há duas coisas que requerem cuidados , a couve que deve murchar completamente antes de ser cortada e congelada ,inhame é pré cozido ... De resto é apanhado fresco e congelado fresco , 90% é para consumir em sopas , feijão verde é inteiro não parto e ao descongelar dá para ir cortando se for preciso , a abóbora para quem não conhece a variedade "gigante ou longa de Nápoles " fica uma dica , só uso esta porque não dá tanto gosto a abóbora , muito rica em quantidade para cozinhar e tem um cofre de sementes muito pequeno , a casca é tipo batata não consome nada para a descascar , quem gosta do sabor forte das abóboras não convém experimentar esta ...
  5. Colocado por: rafaelisidoroa abóbora para quem não conhece a variedade "gigante ou longa de Nápoles

Já andei para comprar sementes dessa variedade, nunca provei, mas gostei da foto dela.
    Hoje vou semear algumas covas de abóbora Hokkaido. Deram-me meia dúzia no ano passado e apesar de não ser muito carnuda e serem pequenas, gostei do sabor.
  6. Hokakaido é a nossa preferida la em casa.

Fazemos muitas vezes no forno, cortadas, como fosse batatas. Com pele e tudo.

As colheitas dos 2 últimos anos:
      hokkaido.jpg
      hokkaido2.jpg
  7. Colocado por: rjmsilva

Já andei para comprar sementes dessa variedade, nunca provei, mas gostei da foto dela.
    Hoje vou semear algumas covas de abóbora Hokkaido. Deram-me meia dúzia no ano passado e apesar de não ser muito carnuda e serem pequenas, gostei do sabor.
    é uma abóbora com 3 vantagens para ganhar dinheiro , 1º carregas bastante numa sopa e mal se nota pelo gosto ( as crianças adoram estás sopas de cenoura 😂) as mães agradecem , depois descasca-se como se fosse batatas porque têm uma casca muito fina muito fácil de descascar mesmo e por último uma abóbora tem muito pouco desperdício é um pedaço maciço ao seu comprido , não serve para assar mas é um luxo para sopas , para quem vende algumas como eu vendo para amigos e amigas , por serem tão simples de as fazer em cubos prontos para congelar o preço simbólico de 1€ kg ensacado é uma mina , se fosse daquelas de chumbo pqp não se ganha para o trabalho mas estas não ... São mesmo manteiga para se trabalhar .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • ktm333
    • 25 abril 2022 editado
    Colocado por: rafaelisidoroé uma abóbora com 3 vantagens para ganhar dinheiro , 1º carregas bastante numa sopa e mal se nota pelo gosto ( as crianças adoram estás sopas de cenoura 😂) as mães agradecem , depois descasca-se como se fosse batatas porque têm uma casca muito fina muito fácil de descascar mesmo e por último uma abóbora tem muito pouco desperdício é um pedaço maciço ao seu comprido , não serve para assar mas é um luxo para sopas , para quem vende algumas como eu vendo para amigos e amigas , por serem tão simples de as fazer em cubos prontos para congelar o preço simbólico de 1€ kg ensacado é uma mina , se fosse daquelas de chumbo pqp não se ganha para o trabalho mas estas não ... São mesmo manteiga para se trabalhar .

Subscrevo em tudo o que foi dito, há 3 anos por esta altura ao lavrar um bocadito de terra no quintal, espalhamos umas sementes, deu aboboras para nós, para dar, e para os animais ainda.. São muito boas, e fáceis de trabalhar, é a variedade que mais se usa aqui por casa.
  8. Colocado por: rjmsilvaA ervilha congela bem sem escaldar.
    Concordam com este comentário:NTORION

Verdade, ervilha e fava vão diretas ao congelador. Já estou a apanhar ervilha e ainda tenho congeladas.

Mas acho q este ano não vai haver a fartura do ano passado.

Colocado por: NostradamusHokakaido é a nossa preferida la em casa.

São muito boas, o ano passado tive muitas. Tb as cozemos a vapor são 1 excelente acompanhamento de qq prato. Só não as consigo conservar em condições por muito tempo.
    Semeei hoje umas quantas, mas a semente era velha, vamos ver o que dá.
      Screenshot_20220425_225442_com.android.gallery3d.jpg
  9. Colocado por: NostradamusHokakaido é a nossa preferida la em casa.

As colheitas dos 2 últimos anos:
      hokkaido.jpg
      hokkaido2.jpg

A minha inveja é esse melão do ribatejo... Diga-me lá tudinho por favor... Quando planta, em pé ou em semente, sempre ao sol, rega muito? É parvo viver no ribatejo e não conseguir criar um melão de jeito! E se há coisa que adoro é melão!

Abóbora deixei de plantar porque usamos pouco na sopa e perdia muito tempo a descascá-la para congelar. E porque tinha uma horta pequena onde passava a vida a cortar rama para não ir para cima dos tomates e assim.
  10. Colocado por: Casa da HortaA minha inveja é esse melão do ribatejo

Eu já meti uns casca de carvalho na terra (comprei em planta), protegidos com 1 garrafão por cima, o ano passado deram bem pela 1ª vez... atenção que há umas quantas variedades desse melão verde, no entanto para mim todas são boas.

Colocado por: Casa da HortaAbóbora deixei de plantar porque usamos pouco na sopa e perdia muito tempo a descascá-la para congelar

Mas agora n falta espaço, detesto abobora congelada, ainda tenho frescas do ano passado, até q se conservam bem.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  11. Colocado por: Casa da HortaDiga-me lá tudinho por favor...

Horta, esqueça os meus melões, nao sao exemplo para ninguém. Foram mesmo só para meter alguma coisa na terra, quase como uma experiência lúdica. A terra tinha sido preparada para as aboboras, que sao as nossas protagonistas, e ainda havia um bocado de espaço livre e la se os semeou... demasiado tarde até, em Junho.. Mas pronto, o meu velho assim o quis e assim foi feito. Este ano nao houve nem há tempo para estas aventuras.

Nem se quer o provei, as tantas sabiam a pepino, tal como os outros precedentes que ja produzimos noutros anos. Eu prefiro as aboboras caseiras. Nos nossos terrenos a abobora requer muito menos trabalho, até nos podemos esquecer delas, e conservam-se bem de Outubro/Novembro, até Março/Abril sendo ainda muito mais versáteis na cozinha.
    E ainda se semeou umas carreiras de meloa e melancia no resto do terreno junto aos melões, mas até os tomates saíram maiores. Sinceramente prefiro sempre comprar 1 melao de vez em quando.

As hokkaido guardo sempre a semente de ano para ano, esse melao foi uma banal semente de compra.

Terra bem frezadinha, ai no ribatejo isso é só areia, melhor ainda, buraco com o polegar e semente para dentro.
    Imaginemos um quadrado/lote de 35x35 ou 50x50 cm, e cada canto leva 2 ou 3 sementes. Depois é um compasso entre lote de 2 em 2 metros em duas carreiras ao longo de 20m de longo - ver imagem. Dentro do mesmo estilo das "teepes" que se faz para o feijão verde.

O terreno onde foi plantado tem exposição total E/S/O, das 8h as 20h, com particularidade que é muito barrento que encharca facilmente, ao contrario dos terrenos do ribatejo que são mais arenosos com boa drenagem.

Curioso que uns 100 m mais abaixo do terreno, temos outra terra bem mais preta, rica em matéria orgânica e mais arenosa, e acho que não se desenvolvem tão bem, pelo menos é a ideia que tenho tendo em conta o histórico da produção.

Mas sinceramente, semear melões, meloas e melancia, não vale a pena. Sempre obtivemos resultados bastante decepcionantes, tal como os pessegueiros.
      compasso abobora.jpg
  12. Colocado por: NostradamusMas sinceramente, semear melões, meloas e melancia, não vale a pena. Sempre obtivemos resultados bastante decepcionantes, tal como os pessegueiros.
    Sempre me correu bem com as meloas, seja em planta seja em semente. Já os melões e melancias nunca correu bem, tirando o ano passado, a diferença foi que quando os plantei usei 1 pouco de terra preta na raíz e coloquei o garrafão até o tempo aquecer, este ano segui o mesmo metodo... os tamanhos foram medíocres, mas o sabor estava bastante bom.
  13. Obrigado. Vou continuar a tentar e com a experiência algum dia conseguirei criar melão saboroso e de tamanho bom.
    A regra base é muito sol e pouca água, mas isso aplicava-se mais no norte. No ribatejo , como diz, a terra é areia e seca imenso. E no meu terreno então é por demais. Como é muito exposto ao vento tenho tido dificuldade em manter os níveis de humidade nas plantações. Mas lá está, é o primeiro ano neste terreno e estou a aprender. As plantações de inverno deram bem (nabiça, couves, cebolas...) mas quanto a verão vamos ver. Estou curioso para ver como dá o tomate...

Já plantei uns pés de melão e melancia mas morreu tudo. É incrível o frio que ainda faz de manha. Domingo foi demais!
    Vou continuar a tentar. Obrigado pelas explicações e ilustrações ;-)
  14. Colocado por: Casa da HortaObrigado. Vou continuar a tentar e com a experiência algum dia conseguirei criar melão saboroso e de tamanho bom.
    A regra base é muito sol e pouca água, mas isso aplicava-se mais no norte. No ribatejo , como diz, a terra é areia e seca imenso. E no meu terreno então é por demais. Como é muito exposto ao vento tenho tido dificuldade em manter os níveis de humidade nas plantações. Mas lá está, é o primeiro ano neste terreno e estou a aprender. As plantações de inverno deram bem (nabiça, couves, cebolas...) mas quanto a verão vamos ver. Estou curioso para ver como dá o tomate...

Já plantei uns pés de melão e melancia mas morreu tudo. É incrível o frio que ainda faz de manha. Domingo foi demais!
    Vou continuar a tentar. Obrigado pelas explicações e ilustrações ;-)

Já consegui ter alguns melões. Não fiz nada de especial, água quando possível, pensei que quisessem mais e apanhavam sol todo o dia. às vezes abriam, não sei se falta de água ou ...
  15. Colocado por: jg231

Já consegui ter alguns melões. Não fiz nada de especial, água quando possível, pensei que quisessem mais e apanhavam sol todo o dia. às vezes abriam, não sei se falta de água ou ...

Mas eram doces ou sabiam a pepino?
  16. Casa da horta,

Na primeira foto, ali junto aos tomateiros, tem couves e depois julgo que é alho francês, se sim, na minha opinião, deviam estar mais enterrados e acompanhados de terra. A parte branca deve estar o mais possível tapada.
  17. Não planto alho francês há muito tempo. Não engrossava e ficava rijo como tudo. Desisti.
    Aqueles são alhos. E dei 9 euros pelo kg de semente, é bom que venham de lá cabeças boas!
  18. Colocado por: Casa da HortaNão planto alho francês há muito tempo. Não engrossava e ficava rijo como tudo

Não adianta plantar com frio, n se fazem. ficam lá meses. Dps crescem num ápice, rijos é por falta de água ou por ficarem muito velhos. Mas já me tem acontecido estarem lá 2 ou 3 meses sem desenvolvimento e dps é num ápice (qd aquece), mas nessa altura n pode faltar água.
  19. Colocado por: Casa da HortaNão planto alho francês há muito tempo. Não engrossava e ficava rijo como tudo. Desisti.
    Aqueles são alhos. E dei 9 euros pelo kg de semente, é bom que venham de lá cabeças boas!

Enterrados fundos, terra fofa, agua qb e acompanhamento de terra na parte branca... tem pouca ciência.
    virão bons alhos... nunca experimentei, só cebolo.

0.4242 seg. NEW