Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jg231

Autocompensados?

Para fixar ao chão o tudo usa aqueles acessórios de inox?

Nunca comprei autocompensados porque acho sempre que os normais servem. O terreno aqui é plano e isso ajuda muito. A diferença de preço é grande e, salvo erro, só se vendem em rolos grandes.

Compro estacas no Leroy, são as minhas preferidas. Há umas ligeiramente mais baratas mas não gosto tanto do sistema de fixação. É um dos acessórios mais caros! Em linha reta o tubo, estando cheio, não precisa fixação. Basta nas curvas.
      14111895-0100-estacaparatubode16mm-geolia25unidades.jpg
  2. Colocado por: rafaelisidoroestes adubos foliares não são estimulantes a ponto de se ver a olho nu ... São vitaminas para as plantas de modo a que elas recuperem de situações de stress , tipo geadas , terras frias , secas extremas , elas atuam juntamente com a mão humana , sozinhas não fazem muito que se repare a olho nu e tudo depende deste trabalho em conjunto , por exemplo eu uso Cenfol , a batateira só faz 3 tratamentos com ele , quando está toda de fora um porque ajuda no crescimento , 15 dias depois e na floração ... Que é na formação de tubérculos e no seu enchimento , muitas vezes se o tempo é bom leva duas vezes e não se dá na última , agora a salsa , coentros , agrião , quando estão todos entreivados e apertados devido ao frio fassam a experiência e vejam , aplicam num pedaço de um rego e deixem o resto sem e mexam a terra de seguida em ambos , aí sim a que leva adubo líquido dá um pulo em relação á que não leva ... Situações de limpar uma planta de intoxicação por sulfato por exemplo , esses produtos ajudam a planta a superar isso . Agora se querem ver batatas de 500gr a vitamina não é essa , lembro-me que havia uma chamada engordone junto com potássio aquilo era qualquer coisa fora do anormal , muita gente usava isso na batata não me admira que quem comesse batata dali lhe crescesse as **** e o **** mesmo sendo homem 😂 , são coisas que deveriam ser proibidas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Obrigado Rafael, aprendo imenso consigo. Faz sentido a explicação do Profertil, que vou continuar a usar.

Plantei mais 2 sulquinhos de batata hoje. É ágata, que compro em saquinhos para comer e deixo ficar a grelar. Tem funcionado bem. Não se encontra à venda esta variedade por cá, é francesa já bastante antiga. Deliciosa para cozer.
    IMG20220514172718
    IMG20220514172142
    https://usefulwebtool.com/math-keyboard' >exponent keyboard
  3. Colocado por: Casa da HortaGrande objetivo com tudo isto: convencer o NT a voltar a plantar 🥔!

Nesta casa só há 2 braços para a agricultura. Ainda hj estive das 9 as 20.30 sozinho, por uma rede para o feijão, espetar uns paus para fazer nova vedação para a passarada, o dia não rendeu nada. Tenho de seleccionar muito bem o q produzo...
    Por aqui já acabou a fava e a ervilha, nao sendo 1 ano excelente foi bem razoável. agora esperar pelo feijão e grão... Estes 2 últimos só semeio pq tenho uma anciã de 90 anos q adora passar tardes a descascar, com a ajuda da bisneta claro.

Já nem consigo por fotos, mesmo com captura de ecrã dá erro...

O q fazem às courgettes para n acontecer isto? Já li q é falta de polinização. Mas n me parece, há uns anos nunca acontecia.
      Screenshot_20220514_232542.jpg
      Screenshot_20220514_232608.jpg
  4. Entendo-o bem, o tempo não chega. Por mais que goste da terra há sempre qualquer coisa que fica por fazer.

São escolhas. Não tenho morangos nem courgetes, favas e ervilhas tenho um cantinho com rega mas pouco lá vou. A minha prioridade vai sempre para a batata e o tomate. É como diz, temos de escolher porque não há braços para tudo!
  5. Colocado por: Casa da Horta
    Nunca comprei autocompensados porque acho sempre que os normais servem. O terreno aqui é plano e isso ajuda muito. A diferença de preço é grande e, salvo erro, só se vendem em rolos grandes.

Compro estacas no Leroy, são as minhas preferidas. Há umas ligeiramente mais baratas mas não gosto tanto do sistema de fixação. É um dos acessórios mais caros! Em linha reta o tubo, estando cheio, não precisa fixação. Basta nas curvas.
      14111895-0100-estacaparatubode16mm-geolia25unidades.jpg

Comprem antes na riegopro...
  6. Último dia do fds bem aproveitado. Apanhei o resto da batata, mais umas caixas de agria, laura e picasso.
    Cheguei a terra às Kondor e dei uma boa passagem de Profertil.
    Aproveitei a chuvita para passar a fresa no terreno todo. Ontem comecei mas a poeirada era tanta que tive de tomar banho a meio e depois já não apeteceu.
    Acabei de atar o tomate coração de boi (filho da mãe, não há nada mais trabalhoso na horta! Não soubesse tão bem e te dizia...)
    A minha mulher foi à feira e trouxe uma nova variedade de cebolo, para experimentar. Vai de preparar a terra e plantar.
    Dei uma atençãozita ao trator. Limpar filtros, ver níveis, uma assopradela ao muito pó.
    Quando já estava em modo preparação para vir embora descobri meia dúzia de batatas agria bio que comprei no continente. Tinham uns rebentos mesmo a pedir terra... Pumba, estrumar, sachar, plantar e regar.

Assim é a vida na terra. Boa semana para todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, rafaelisidoro
      IMG20220515094211.jpg
      IMG20220515094202.jpg
  7. 4 dias entre as fotos já se nota alguma diferença .
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20220512_135459_compress452.jpg
      IMG_20220516_135932_compress99.jpg
  8. Está não é a red scarlett, pois não? Falou em 7 regos...

Uma curiosidade: a terra parece estar molhada da chuva, que é muito frequente aí, mas quando não chove como rega as batatas?
  9. Colocado por: Casa da HortaEstá não é a red scarlett, pois não? Falou em 7 regos...

Uma curiosidade: a terra parece estar molhada da chuva, que é muito frequente aí, mas quando não chove como rega as batatas?
    sim é , são estes 5 mais os dois do mesmo tamanho numa outra foto . Por cá não se rega a batata , nem 90% das culturas ao ar livre , por cá só os panos de alfaces em grandes quantidades é que são regados de verão e só quem faz vida disto ...eu não tenho água nesta terra sequer . Por acaso nas fichas técnicas das batatas algumas vem a referência ao ciclos de água que precisam há que ter atenção a isso aquando da compra das sementes . A outra foto dia 12 é está são os 7 Regos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20220512_135509_compress952.jpg
  10. Não fazia ideia que não era preciso regar, mesmo no pico do verão! Isso tira 1/3 do trabalho que tenho por cá. Só o tempo que se perde a desenrolar um rolo de 100 m de tubo! E depois a guardá-lo... E em termos de custos é evidente que os grandes gastos são com a rega.

Há por aí à venda um terreno🙂
  11. Eu nunca vi regar batata
  12. Aqui se não regar nem ervas nascem 😂
  13. Colocado por: NTORIONEu nunca vi regar batata
    lol por aí é preciso regar muito...
  14. Colocado por: Casa da HortaNão fazia ideia que não era preciso regar, mesmo no pico do verão! Isso tira 1/3 do trabalho que tenho por cá. Só o tempo que se perde a desenrolar um rolo de 100 m de tubo! E depois a guardá-lo... E em termos de custos é evidente que os grandes gastos são com a rega.

Há por aí à venda um terreno🙂
    é assim , os climas estão mudados vamos ver a coisa por este prisma , 10 anos atrás era tudo um show , de verão chovia bem , actualmente chove menos tem anos que chove o que é preciso outros que a seca alonga , temos que ter atenção a isso , meter o fim das culturas nessa época ou novidades que adormeçam nesta época e depois vigam com as chuvas de setembro , actualmente o pior tem sido a mudança para tempestades tropicais o vento tem feito um inferno , mas regar culturas não é para nós 😂 ... Aqui o produto não é deslavado 😂
  15. Quando se fala no "por cá" é bom distinguir as várias zonas do continente. A minha horta é no Ribatejo, lezíria, e a partir de janeiro quase tudo o que se planta precisa água. Pelo menos para dar bem.

No litoral será menos a necessidade de rega, imagino.
  16. Colocado por: Casa da HortaQuando se fala no "por cá" é bom distinguir as várias zonas do continente. A minha horta é no Ribatejo, lezíria, e a partir de janeiro quase tudo o que se planta precisa água. Pelo menos para dar bem.

No litoral será menos a necessidade de rega, imagino.
    por cá eu falo de são Miguel Açores 😂
  17. Olha o vento de ontem
      IMG_20220516_135941_compress68.jpg
  18. E até parece um pouco resguardado do vento, com aquelas árvores lá ao fundo. Fica muito em cima do mar?
    Engraçado as batateiras no meio do milho, como não secam por falta de água vocês têm sempre batatas a dar todo o ano! As minhas que nascem por terem ficado esquecidas na terra ou secam no verão ou são queimadas nas geadas.
  19. Ontem esteve chuvisco o dia todo, parecendo que não já molhou bem, aliás n fossem as temperaturas mais elevadas dos últimos dias e não acho 1 ano muito anormal.
      Screenshot_20220517_093442_com.android.gallery3d.jpg
  20. Colocado por: Casa da HortaE até parece um pouco resguardado do vento, com aquelas árvores lá ao fundo. Fica muito em cima do mar?
    Engraçado as batateiras no meio do milho, como não secam por falta de água vocês têm sempre batatas a dar todo o ano! As minhas que nascem por terem ficado esquecidas na terra ou secam no verão ou são queimadas nas geadas.
    existe certas direções do vento que as árvores ajudam e não faz prejuízo , outras não tem proteção ele ainda faz das suas mas vamos tratar disso brevemente ...

0.5745 seg. NEW