Iniciar sessão ou registar-se
  1. Uso o litphoto , acho que já não há a versão que tenho na play store mas tem uma melhorada ... Eu já meti aqui uma vez mas não consigo partilhar agora ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2022-06-22-21-13-29-090_com.vinson.shrinker.jpg
  2. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.malavida.com/br/soft/lit-photo-compress-and-resize/android/&ved=2ahUKEwiUg8OigcL4AhXWu6QKHX40CBwQFnoECA4QAQ&usg=AOvVaw3woPO-qzgkWVGyDF8ke22E

A versão que tenho é esta , simples muito simples de trabalhar , como disse já não está na play store mas está no Google , esta é a minha .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3. Instalei a app litphoto mas não me estou a entender! Preciso mais tempo...
  4. Colocado por: Casa da HortaInstalei a app litphoto mas não me estou a entender! Preciso mais tempo...
    é fácil , abre em comprimir fotos , canto inferior esquerdo ( todas as imagens ) clika aí , escolhe a subpasta e clica na foto , canto superior direito aparece um visto sobre o número de fotos escolhido , é só clicar nele e já está ele faz a redução , depois aqui para postar aqui escolhe o litphone abre e vai buscar as fotos já reduzidas , normalmente carrega 3 de cada vez com bom imagem ainda .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, NTORION
  5. Ando em experiências com as melancias. Não consegui confirmar se deve ser feito ou não, pelo que nestas duas que nasceram juntas fico com as duas opções. A da esq fica exclusiva naquela planta, cortei toda a outra rama. Ou seja, toda a força da planta (caso não morra) é canalizada para a melancia teste esq. À outra só cortei melancias que iam nascer, fica a rama toda. Vamos ver no que dá.

O melão já duvido que cresça muito mais e outra foto com mais 5 melancias.
    IMG20220623171637
    IMG20220623171445
    IMG20220623170442
  6. Colocado por: Casa da HortaAndo em experiências com as melancias. Não consegui confirmar se deve ser feito ou não, pelo que nestas duas que nasceram juntas fico com as duas opções. A da esq fica exclusiva naquela planta, cortei toda a outra rama. Ou seja, toda a força da planta (caso não morra) é canalizada para a melancia teste esq. À outra só cortei melancias que iam nascer, fica a rama toda. Vamos ver no que dá.

O melão já duvido que cresça muito mais e outra foto com mais 5 melancias.
    IMG20220623171637
    IMG20220623171445
    IMG20220623170442

Melancias mais pequenas, melhor sabor?
  7. Colocado por: jg231Melancias mais pequenas, melhor sabor?

Não tenho experiência de cultivo mas duvido. Nas de compra são muito mais saborosas as grandes. As melancias baby, pelo menos a mim, não me convencem. Gosto de bocados grandes sem sementes...
  8. Há muitos anos atrás nós colocava-mos melancias na terra até que passou a ser um chamariz de ladrões , para nós as melhores eram as pequenas rajadas verde claro e escuro da César Santos F1 ou normal , agora está cultura requer um fim de ciclo seco não deve ter muita água só assim se apuram o sabor e o açúcar ... Pela nossa experiência são as mais saborosas .
  9. Colocado por: rafaelisidoroCésar Santos F1

Isto é variedades híbridas.

Nos nossos quintais caseiros, onde a produção intensiva não reina, devemos evitar ao máximo sementeiras do tipo F1 - criadas em laboratório. A nível nutricional é muito mais pobre porque por vezes o que lhes interessa é um produto que resista ao transporte ou que demore muito tempo a amadurecer. Ideal para os produtores de grandes explorações.

Não são OGM. São apenas hibridação "forçadas".
  10. Ainda à cerca das larvas...

Como dizia o Zeca, "eles comem tudo e não deixam nada..."
    Ontem retirei das couves um bicharoco que parecia um leão marinho...
    🤦‍♂️😭
  11. Eu ando às voltas com um (milhar) de mosquitos brancos nas couves e folhas das abóboras.
    Há uma semana fiz uma cura biológica, vinagre e sabão na água, e acalmou, mas parece que voltaram. Queria ver se não chovia (até domingo não me safo) para por insecticida.
    Entretanto se vamos lá sai pequena nuvem branca...
  12. Colocado por: MarcopomOntem retirei das couves um bicharoco que parecia um leão marinho...

Da para fazer um pitéu com isso.

https://www.cozinharsemstress.pt/cozinhar/wp-content/uploads/2015/03/B-004-1864.jpg
    Concordam com este comentário: Marcopom
  13. Colocado por: Nostradamus

Isto é variedades híbridas.

Nos nossos quintais caseiros, onde a produção intensiva não reina, devemos evitar ao máximo sementeiras do tipo F1 - criadas em laboratório. A nível nutricional é muito mais pobre porque por vezes o que lhes interessa é um produto que resista ao transporte ou que demore muito tempo a amadurecer. Ideal para os produtores de grandes explorações.

Não são OGM. São apenas hibridação "forçadas".
    não sendo OGM não existe qualquer perigo de crescer um rabinho 😂 , todos deveríamos usar sementes F1 ... Aliás nós próprios fazemos isso com tanta mistura que cultivamos não vejo nenhum problema em comprar já feito . Para mim se vão de encontro com o que preciso não falha é a primeira escolha , F1 ...
  14. Não concordo em nada com essa abordagem Rafael. Nadinha mesmo. Uma hibridização natural por abelhas é diferente de uma hibridização feita em laboratório cujo interesse é forçar certas características comerciais de um produto: casca mais resistente para o transporte, cor avermelhada mais apelativa, etc

Os frutos e legumes tem vindo a perder nutrientes por causa disto mesmo. Existem N artigos científicos sobre isto.

Se é para plantar e comer sementeiras F1, mais vale comprar no supermercado.

Mas cada um que plante o que quiser.
    Concordam com este comentário: barreira
  15. Colocado por: NostradamusNão concordo em nada com essa abordagem Rafael. Nadinha mesmo. Uma hibridização natural por abelhas é diferente de uma hibridização feita em laboratório cujo interesse é forçar certas características comerciais de um produto: casca mais resistente para o transporte, cor avermelhada mais apelativa, etc

Os frutos e legumes tem vindo a perder nutrientes por causa disto mesmo. Existem N artigos científicos sobre isto.

Se é para plantar e comer sementeiras F1, mais vale comprar no supermercado.

Mas cada um que plante o que quiser.
    não nada disso ... não vá por aí ... existem outras tantas pesquisas e estudos que garantem o contrário , não é o fato de usar o fumo em vez da abelha que muda algo bom para algo má ... agora OGM é outra coisa .
  16. Bem vamos esclarecer uma coisa , sementes híbridas não são em nada iguais ás OGM , apesar de ter a mão do homem são obtidas apenas com o cruzamento de plantas da mesma espécie , é um trabalho que deveria ser valorizado porque é para nosso beneficio , quer para quem come como para quem cultiva , cada vez mais as sementes F1 são o futuro , se é caro ou não isso já é outra coisa .
    A Conversa do supermercado é grave e é real mas por outro motivo que não tem nada a ver com o fato de ser uma semente híbrida ou OGM , no supermercado o que pode meter medo são as carretadas de pesticidas que as plantas simplesmente levam em cim e estão contaminadas , vão para a venda mesmo assim , ou seja ... com as sementes F1 é possível baixar o numero de aplicações de pesticidas porque foram com muito trabalho e muito tempo alteradas para melhor de forma natural ...
    F1 é polinização artificial entre espécies que se podem juntar , enquanto as abelhas que tambem são usadas para fazerem sementes F1 Híbridas em grandes campos sem ser em laboratório assim como atomizadores de ar entre outros processos mais complexos mas não passa de uma polinização artificial , é forçada ? é mas para nosso bem e vem com vitaminas ...

Mesmo as plantas OGM se crescerem num habitat natural e sem químicos são plantas geneticamente alteradas mas saudáveis , o que é que é grave nas OGM é que são feitas para uma cultura industrial aonde a mão de Obra é trocada por químicos , estes químicos ainda por cima numa cultura que não sofre com isso ( a alteração genética é essa ) é que nos chegam á mesa ... mas o Tio José da terra se enfiar duas doses de Linurão em cima das cebolas de sementes naturais é tão ou mais grave que toda a industria a produzir , ora aí está , aonde nos devemos socorrer ??? a resposta já adivinharam , é nas sementes F1 ... porquê? porque são modificadas de forma natural sem alterar o ADN da planta mas conseguindo juntar características que permitem enfrentar mais problemas sem tratamentos ou com menos tratamentos , permite produzir mais se for preciso , ter as características que são precisas e com isso chegar com melhor qualidade à nossa mesa .

bom fim de semana .
  17. Colocado por: rafaelisidoroporque são modificadas de forma natural sem alterar o ADN da planta

Está equivocado. Se não alterar o ADN é a mesma planta, "não resistente".

A única diferença é se a alteração é controlada em laboratório, ou por polinização semi controlada fora do laboratório.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  18. Vantagem de acordar cedo...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Marcopom, Peper87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
      IMG_20220626_082445.jpg
  19. Colocado por: ricardo.rodrigues
    Está equivocado. Se não alterar o ADN é a mesma planta, "não resistente".

A única diferença é se a alteração é controlada em laboratório, ou por polinização semi controlada fora do laboratório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro
    as sementes OGM são modificadas diretamente no ADN em laboratório com espécies diferentes ou mesmo de não origem vegetal até ... Enquanto um híbrido provém sempre do cruzamento entre a mesma espécie . Altera o ADN ? Sim mas referia-me aquele ADN que é tudo a mesma planta a mesma raça com propriedades diferentes .
  20. Colocado por: NTORIONVantagem de acordar cedo...
    Concordam com este comentário:Casa da Horta,Marcopom
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro
      IMG_20220626_082445.jpg

Vantagem em relação aos vizinhos? 😛

0.8609 seg. NEW