Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: fabsil

Poxa. Será que andamos todos a ser enganados pelos caixilheiros?

Não sei se são os caixilheiros que enganam a malta, mas há muitas décadas que os portugueses têm uma fixação com janelas de alta eficiência que nunca foi racional. Em todo o território mas sobretudo abaixo de Coimbra as temperaturas são tão amenas que é injustificável financeiramente o material que se aplica. Cada um faz o que quer com o seu dinheiro claro, mas ganhava-se o mesmo conforto com menos gasto torrando tudo em a/c durante 20 anos.
  2.  # 2

.
  3.  # 3

Colocado por: drodriguesSendo que o valor do orçamento não difere, qual será o vidro mais apropriado, moradia terrea, com muitos vãos de dimensões generosas, os de menores dimensões têm 3,00 X 2,40 (estou a excluir vidros WC e corredor)

Estão "protegidos" por pala de 2mts)

COOL-LITE® SKN 144 ou COOL-LITE® SKN 154 ?

Obrigado
    Drodrigues

154
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drodrigues
  4.  # 4

Colocado por: vf74O preço do alumínio aumentou 7% este mês?
    Se a guerra acabar , pode ser que desça?

Alumínio não sei.. vidro aumentou entre 10 a 15% custos energéticos dizem eles
    • vf74
    • 2 março 2025

# 5

Já percebi, quando adjudicar a obra já aumentou 20%, são impactos enormes, e falam de construção a baixo custo..
  5.  # 6

Colocado por: drodriguesSendo que o valor do orçamento não difere, qual será o vidro mais apropriado, moradia terrea, com muitos vãos de dimensões generosas, os de menores dimensões têm 3,00 X 2,40 (estou a excluir vidros WC e corredor)

Estão "protegidos" por pala de 2mts)

COOL-LITE® SKN 144 ou COOL-LITE® SKN 154 ?

Obrigado
    Drodrigues

Peça a quem lhe forneceu o orçamento qual o valor das perdes termicas deste vidro.

Um vidro simples perde cerca de 5,5w por metro quadrado (a cada hora) quando temos uma diferenca de 1°c entre o interior e exterior da casa. Nos vidros duplos com capas termicas esse valor baixa para valor de cerca de 1,3w/m2°C

A título de exemplo do seu vidro 3x2,4 = 7,2m^2
    Numa noite de inverno com o exterior a 5°c e o jnterior a 20°c diferenca de 15°c, durante 10h

Vidro simples 5,5 x 7,2m^2 x 15° x 10h = 5940w de perdas termicas
    Vidro duplo 1,3 x 7,2m^2 x 15° x 10h = 1404w de perdas termicas

As contas são muito simples de se fazer. Quanto mais eficiente for o vidro/caixilharia menos dinheiro gasta em aquecimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drodrigues
  6.  # 7

Boa tarde!

Alguém me consegue explicar qual as diferenças entre:
    Cortizo 6200
    Cortizo 2000
    Eperfil +F200
    Alusys GFN PERIMETRAL

Encontrei os dados das Cortizo apenas mas não entendo patavina... São todas de correr.

Desde já agradeço.
    • JLib
    • 17 março 2025

# 8

Olá
    Vou iniciar uma remodelação e estou na fase de pedir orçamentos para janelas.
    A casa é um T4 com aproximadamente 250m2, tem 18 janelas e 3 portas.
    Ou seja, será um grande investimento.
    Já percebemos que em relação a preço-qualidade o PVC acaba por ganhar em relação ao alumínio, ainda que não tenhamos decidido ainda que caixilaria optar.
    Será a casa para a vida por isso queremos algo com qualidade e eficiência a nível térmico e acústico.

Recebemos um primeiro orçamento para as seguintes caraterísticas:
    - Vidro 5x18x6 guardian sun da série SISTEMA PVC A-70.

Enviaram também a dicha técnica do produto que não percebo muito.

Gostava de pedir opinião sobre o apresentado e opções para melhorar a eficiência térmica e acústica caso existam melhores opções.

Obrigada!
  7.  # 9

Qual a razão para a escolha recair no SKN 154? (face ao AKN 144)

Obrigado
  8.  # 10

drodrigues,

Se não estou em erro, SKN 154 já bloqueia bastante o sol, e 144 ainda mais.

Estou a fazer casa no norte, a 7km do mar. Tem vários vãos de correr virados para sudoeste, e também uma pala/alpendre de 2m. Tenho projetado COOL-LITE SKN 154, mas estou a ponderar em Planitherm 4S (e talvez pôr brisa solar).

Estou interessado na OS da SOSOARES para esses vãos. O serralheiro sugere temperado 6 + TGI 20 árgon + temperado 6, mas não me parece bem. Estava a pensar em 44.1/2 no interior (mais pela protecção do que pela acústica). No entanto, fica notavelmente mais caro.

O que sugerem?

Obrigado.
  9.  # 11

Ontem fui consultar uma empresa que me recomendou Haste, faz parte do grupo Navarra. Algum feedback da Haste? Por mais que pesquise não encontro críticas…
  10.  # 12

.
  11.  # 13

A quem souber..

Tenho uma porta em alumínio com vidro numa divisão exterior /arrumos.

Precisava no entanto que desse um bocado menos de sol.

Comprei um estore de rolo, mas a única forma que vejo para afixar é com parafusos.

É seguro? Posso aparafusar? Há outro método que não seja tão incisivo?

Obrigado
  12.  # 14

Colocado por: Bragas VA quem souber..

Tenho uma porta em alumínio com vidro numa divisão exterior /arrumos.

Precisava no entanto que desse um bocado menos de sol.

Comprei um estore de rolo, mas a única forma que vejo para afixar é com parafusos.

É seguro? Posso aparafusar? Há outro método que não seja tão incisivo?

Obrigado

Também já andei à procura de uma solução para uma situação identica, mas no meu caso é mais para dar alguma privacidade no dia a dia.

Do que conheço, são:

Estores de rolo de fixação na caixilharia ( para mim é a pior solução já que tem de furar a caixilharia)

Estores de fixação de ventosa, não fica tão bem, mas tem a opção que soube e desce a cortina quando quer, não sei é se as ventosas se aguentam.

Película perfurada que atenua a entrada de luz e dá alguma privacidade (não sei se em vidros duplos/triplos se pode colocar a mesma no vidro interior ou não, sob o risco de o vidro partir (num dos tópicos aqui do forum, sei que alguém comentava que há/havia risco de o vidro partir, mas aqui acho que a película era espelhada).
  13.  # 15

Eu já comprei o estore..

Mas achei que ia conseguir colar com fita cola dupla, mas os suportes são muito irregulares e não tem base para agarrar a fita cola..
  14.  # 16

Colocado por: Bragas VEu já comprei o estore..

Mas achei que ia conseguir colar com fita cola dupla, mas os suportes são muito irregulares e não tem base para agarrar a fita cola..

E não consegue fazer uma base lisa idêntica à dos estores , para depois colar nessa dita base dos estores?

Ou seja faz uma base lisa igual à dos estores , cola essa base à base dos estores com cola e veda dessa forma já fica com uma base totalmente lisa para depois utilizar a fita cola de dupla face.

Se poder deixe aí uma foto dos estores e das bases,sff
  15.  # 17

É uma ideia.. já envio uma foto..
  16.  # 18

Tem a furação a atrapalhar..

E eu queria ver se colava na própria caixilharia mas na parte superior que segura o vidro.. não sei se me faço entender, e a peça tem 5,8cm e a caixilharia só tem 4
      ea095ed6-6ab5-4b6a-8568-8166c76fcc88.jpeg
  17.  # 19

Sim, acho que percebo o que queres dizer. Podes/pode fazer umas bases um pouco mais curtas do tamanho que precisas e essas base assentam a meio das que fizeres. Ou em último caso a parte que não dá para assentar, se der podes colocar para cima da folha caixilharia, não se se me faço entender.

Do que me lembro também existem estores desse género com uns clipes com o formato de um gênero um S em que a parte superior desse esse encaixa entre a borracha da janela e caixilharia fixa, o problema é que se calhar vai acabar por lhe dar cabo das borrachas se vedação

0.3232 seg. NEW