Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: telhaduasaguasEu fico escandalizado quando vejo carros a passarem a 70 e 80 aqui no centro da aldeia quando o limite é 30, quando alguém rouba milhões, quando um incendiário decide pegar fogo a um mato, etc
    nao vejo porquê.. afinal as leis já não são facultativas? seja uma ilegalidade pequena seja grande.. é igual.
  2.  # 22

    AutoConstrução nao é possível em Portugal ?? :))) So perto de mim andam a reconstruir 2 casas e licença nem vê-la
  3.  # 23

    Colocado por: tviegasSo perto de mim andam a reconstruir 2 casas e licença nem vê-la

    Até podia ser um bairro inteiro, continua a ser ilegal
  4.  # 24

    Colocado por: telhaduasaguasmando o estado dar uma voltinha
    exacto.. xico espertismo.. porque as leis é à descrição do freguês.. o salgado pensa igual a si.. apenas difere na escala. o que a mim me diz que estando no lugar dele vc faria o mesmo.

    dizem os antigos que é farinha do mesmo saco.
  5.  # 25

    Compra um contentor marítimo e adapta. O problema é que tem de fazer um furo de captação de água e utilizar um gerador.
  6.  # 26

    a lei se fizer sentido ou nao há formas de alterar essa lei. não pode ser anarquia.

    no entanto vc está a sugerir a alguem num forum a cometer uma ilegalidade. vc nao quer o bem dessa pessoa, nao está a ajudar.. pois na verdade está-se marimbando para ela.. amanha ela faz como vc sugeriu e é apanhada.. vc lava as mãos.. é muito bonito mas pimenta no **** dos outros é refresco.
  7.  # 27

    Colocado por: tviegasAutoConstrução nao é possível em Portugal ?? :))) So perto de mim andam a reconstruir 2 casas e licença nem vê-la
    não. nao é.
  8.  # 28

    Colocado por: antonylemosseja uma ilegalidade pequena seja grande.. é igual.
    Lei é lei e deve ser cumprida.

    Só é pena o estado não conseguir garantir habitação, a preço justo, a quem está em declarada situação de carência económica. É um bocado esquizofrénico o estado por um lado obrigar os senhorios a manterem rendas de 40 euros a dar condições de habitabilidade, e por outro andarem a gastar 400 mil euros para recuperar um apartamento em lisboa para "renda acessível".

    A autoconstrução não é, nem pode ser possível no Nosso país por diversas razões. Mas quem não pode pagar todos os custos inerentes a um processo de licenciamento (que ainda são uns bons milhares), também não tem qualquer alternativa.

    Ao user apenas posso aconselha-lo a fazer tudo legal, se não mais cedo ou mais tarde, vai ter um problema para resolver.
    Concordam com este comentário: antonylemos, rmarinho
  9.  # 29

    se o estado quisesse não era impossivel regulamentar convenientemente a autoconstrução e as suas derivas comerciais.
    as obras particulares estão transformadas num autentico calvário para quem não tem posses. por isso é que existe tanta coisa ao escuro.
    Concordam com este comentário: zedasilva, AMVP, HAL_9000, Caravelle, desofiapedro, rmarinho
    • RCF
    • 5 abril 2021

     # 30

    Colocado por: zedasilva
    Até podia ser um bairro inteiro, continua a ser ilegal

    Até pode nem ser... depende do que for a reconstrução

    Colocado por: tviegasandam a reconstruir
    • RCF
    • 5 abril 2021

     # 31

    Colocado por: marco1se o estado quisesse não era impossivel regulamentar convenientemente a autoconstrução e as suas derivas comerciais.

    Há países não menos desenvolvidos do que Portugal, em que a autoconstrução está regulada.

    Como em todas as áreas, não apenas na urbanização, as Leis têm de servir e adaptar-se à sociedade. E, em Portugal, no meu entender, em matéria de urbanismo, as Leis estão distantes da realidade.
    De que adianta termos Leis tão rígidas em matéria de urbanismo, se temos bairros inteiros de construções ilegais?! E continuam a proliferar construções abarracadas aquém além... e continuam a fazer-se reconstruções e remodelações sem comunicação às autarquias, em violação das regras... em muitos casos, porque as regras são de tal forma exigentes que, mais vale não as cumprir.
    Concordam com este comentário: VNDO
  10.  # 32

    Colocado por: RCFDe que adianta termos Leis tão rígidas em matéria de urbanismo, se temos bairros inteiros de construções ilegais?


    Ainda é possível?
  11.  # 33

    Colocado por: marco1se o estado quisesse não era impossivel regulamentar convenientemente a autoconstrução e as suas derivas comerciais.

    Nem mais. A tal alternativa



    Colocado por: RCFem muitos casos, porque as regras são de tal forma exigentes que, mais vale não as cumprir.
    É isto. Resultado da tal falta de alternativas
  12.  # 34

    no entanto vc está a sugerir a alguem num forum a cometer uma ilegalidade. vc nao quer o bem dessa pessoa, nao está a ajudar.. pois na verdade está-se marimbando para ela.. amanha ela faz como vc sugeriu e é apanhada.. vc lava as mãos.. é muito bonito mas pimenta no **** dos outros é refresco.
    É apanhada a fazer o quê? Não é proibido ter um fogão e uma cama num armazém agrícola. O único cuidado a ter é negar se alguém disser q/ vivemos ali. Não vivo aqui, apenas trabalho o terreno. Negar, negar, negar. E não, não estou a marimbar-me para a pessoa, até porque estou a partilhar exactamente o que vou fazer num terreno agrícola em França (onde, para construir um armazém agrícola até
    20m2, não é necessária licença, apenas uma comunicação prévia à mairie). E sim, vou fazer agricultura nesse terreno e viver no armazém. Pelo menos na primeira fase, sem electricidade e água corrente. Carrego o telemóvel no carro, tomo banho na praia ou com dois garrafões de cinco litros, c*** lá fora num trou.
    • RCF
    • 5 abril 2021

     # 35

    Colocado por: AMVP

    Ainda é possível?

    A Cova da Moura é um bairro de construções ilegais... e lá estão. Nem são demolidas, nem legalizadas... e, de vez em quando, ainda se fazem uns acrescentos, onde ainda é possível fazer
  13.  # 36

    Colocado por: RCF
    A Cova da Moura é um bairro de construções ilegais... e lá estão. Nem são demolidas, nem legalizadas... e, de vez em quando, ainda se fazem uns acrescentos, onde ainda é possível fazer


    Sim, ainda há bairros que se mantêm e mesmo naqueles que foram legalizados há casas por legalizar e outros que serão demolidas quando os ocupantes falecerem.
    • RCF
    • 5 abril 2021 editado

     # 37

    Colocado por: AMVPe outros que serão demolidas quando os ocupantes falecerem.

    quando os ocupantes falecerem...?! as casas manter-se-ão ocupadas.

    A solução terá de passar pelo realojamento das pessoas e só depois destas realojadas, as casas poderão ser demolidas. Tem sido essa a estratégia em bairros como o 6 de maio ou a Azinhaga dos Besouros. O problema da Cova da Moura é que é muito grande. São muitas casas e muitas pessoas...
    Mas, mesmo em bairros de realojamento social, há construção de anexos e até de novas barracas. As Câmaras não são apenas lentas a responder aos pedidos de licenciamento. Também são lentas e ineficientes a identificar e a reagir a construções ilegais. E dessa forma "o animal" cresce, cresce e torna-se indomável...
  14.  # 38

    A solução terá de passar pelo realojamento das pessoas e só depois destas realojadas, as casas poderão ser demolidas.


    Mas tem de ser rápidos a demolir, senão serão logo ocupadas por outros. E o problema eterniza-se.
  15.  # 39

    Então e, hipoteticamente, colocar um pré fabricado/contentor (nao sei o nome daquilo) e viver lá? É preciso algum licenciamento?
  16.  # 40

    Colocado por: VNDOEntão e, hipoteticamente, colocar um pré fabricado/contentor (nao sei o nome daquilo) e viver lá? É preciso algum licenciamento?

    Estas coisas
      Screenshot_20210405-185135_Samsung Internet.jpg
 
0.0223 seg. NEW