Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

    Com estas medidas do governo, um reformado que ganhe 2000 por mês, vai receber 1000 paus em Outubro e mais uns 4% de aumento pro ano.
    Um trabalhador que receba 1000€ por mês vai receber 125€ em Outubro e aumentos logo se vê.
  2.  # 822

    Sim, mas os reformados supostamente tinham um aumento conforme a inflação, e assim no próximo ano o aumento será mais pequeno, basicamente só fica a ganhar quem morrer até ao final de 2023.


    "Segundo a lei que regula o aumento das pensões, o aumento em janeiro deveria ser de acordo com a inflação, e com este adiantamento passaria a ser já mais pequeno”, explica a responsável. "Se agora houver um adiantamento de 3%, em janeiro o aumento será só de 4%, quando de facto o aumento, se a inflação for de 8%, devia ser também de 8%.”

    “Dir-me-á que no final o aumento será de 7%, e próximo da inflação prevista, mas em 2024 a base para o aumento das pensões não será aquela que deveria ser; terá uma base muito mais baixa, e portanto, isso prejudica os reformados.”
  3.  # 823

    Sim, porque só os reformados é que comem neste país.

    Com os senhorios, repetiu a gracinha.
  4.  # 824

    Mas são uma grande fonte de votos :) e na verdade mesmo que pudessem ter um aumento maior no próximo ano, assim dá a aparência de dois aumentos e que será melhor para eles.
  5.  # 825

    Juro que não compreendo a estratégia. Se falassem em aumentar 4% as reformas mais baixas + meia reforma agora eu percebia. Agora assim. Então os reformados não precisam fazer um esforço equiparável a quem está a descontar para pagar essas reformas?

    Mais valia admitirem logo que têm de fazer isso porque os reformados são uma base eleitoral forte do PS, e da última vez que um partido mexeu com os direitos adquiridos das reformas, foi condenado às ruas da amargura por muitos e bons anos.
    Concordam com este comentário: eu
    • AMG1
    • 6 setembro 2022

     # 826

    https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/amp/pensoes-de-velhice-sofrem-dura-penalizacao-e-valem-apenas-38-do-salario-daqui-a-48-anos-15126118.html

    Mais um estudo que nao acrescenta nada e so serve para criar confusão e alarmismo e em ultima analise justificar a pretensão dos seus promotores que é o plafonamento das pensoes da segurança social. Claro que como quase sempre acontece com os defensores deste modelo esquecem de dizer como fariam a transição de um sistema para o outro, naturalmente que ha sempre a possibilidade de recorrer ao OE, mas isso é o mesmo que assumir o défice no actual sistema e financia-lo.
    Mais uma vez demagogia para enganar papalvos. Ja nem me refiro ao sentido que tem projectar a situação actual para 48 anos, mas.ter o cuidados de escolher melhor situacao atual (72% de tx de substituicao) vs a pior daqui a 48 anos (38% de taxa de substituição). O que dizer de confundir a riqueza dos portugueses com o PIB per capita em portugal. Quando se esta falar de pensionistas com pensões tao baixas isto nem é imoral raia o abjecto.
    Sao estes estudos,devidamente encomendados, que nos tem servido nos ultimos anos e que tem gerado a ideia de que o sistema esta falido ou que nao pode ser melhorado e garantir a sustentabilidade a longo prazo, mas chamar longo prazo a 48 anos seria so parvo se nao fosse intencional e nesse caso é mera propaganda.
    Claro que nao existe nenhum sistema infalivel e o nosso sistema de pensões ( tal como a generalidade dos existentes) tambem nao é infalivel e necessita de melhoramentos continuos, que garantam a sua sustentabilidade. Projectar a situação actual para os proximos 48 anos?como se na fosse possivel fazer qualquer alteração nesse periodo e só estupido.
    E claro que nao vale anpena esconder o obvio. O nosso sistema assenta num modelo de financiamento desenhada para uma economia de mao de obra intensiva e é necessario fazer a transição desse modelo para uma economia de capital intensivo. Na verdade esse processo ja se iniciou com a consignação de parte do IVA as pensoes,as e necessario ir mais longe, como ja fizeram alguns paises com modelos semelhantes ao nosso. O sistema sueco p.e. ja tem cerca de 30% da receita com origem no orcamento de estado.
    Nao vou alongar-me mais, mas podia dizer que este discurso da falência do sistema de pensões tem alimentado muitos bons negócios, o que desde logo pode ser tudo menos neutral.
    Até ja tivemos um governo que ao mesmo tempo que apregoava este discurso da falência, paralelamente alinha estrategias p.e. com os bancos para assumir responsabilidades que os fundos de pensoes dessas instituições nao estavam em condições honrar.
    • TMMJ
    • 6 setembro 2022

     # 827

    Mas é por causa da conclusão do estudo ou a ideia de estudo a 48 anos é de recusar?
    • AMVP
    • 6 setembro 2022

     # 828

    Existe uma lei que preve a atualizacao das pensoes em funcao da inflacao e do crescimento, a discussao sobre a bondade da sua existencia é outro assunto. Do que percebi, o governo encontrou uma forma de a contornar. Entao vejamos, da media pensao em outubro, o que significa mais ou menos 4%, é para o ano procede a aumentos com uma percentagem cortada para menos de metade do valor da inflacao conhecido a data de hoje. Com isto, por um lado em 2023 tera de dispender menos dinheiro num ano em que deve acreditar que sera mais dificil pq a inflacao vai chegar em forca a despesa publica e por outro o aumento em 2024 sera menor pq em 2023 criou-se uma base inferior aquela que decorre da aplicacao da lei. Sao geniais de facto
  6.  # 829

    Repetiram o malabarismo com as rendas.
    • AMVP
    • 6 setembro 2022

     # 830

    Colocado por: rjmsilvaRepetiram o malabarismo com as rendas.

    Nunca percebi pq mas os senhorios sao os unicos exploradores e ladroes do pais, cresci a ouvir isto.
    • AMG1
    • 6 setembro 2022

     # 831

    Colocado por: TMMJMas é por causa da conclusão do estudo ou a ideia de estudo a 48 anos é de recusar?


    A conclusao nem e boa nem má defende um sistema diferente do actual, que tambem tem muitas fragilidades e virtualidades. A principal critica que lhe é apontada é poder criar um sistema que beneficia os rendimentos mais elevados em detrimento dos mais baixos que, sem capacidade de poupar, ficariam sujeitos a pensões ainda mais baixas. Pessoalmente nao estou completamenta convencido de que esta critica faca sentido, mas existe o problema da transição de um sistema par o outro, que exige um elevado esforço orcamental e para isso mais uma vez nao e apontada qualquer solução. Este estudo faz partede um trabalho mais vasto, apresentado pela SEDES a semana passada,com um conjunto de medidas tendentes a duplicar o PIB nacional em 20 anos.
    Estas iniciativas da sociedade civil sao louvaveis e muito importantes até para balizar a atividade governamental. Em regra transmitem a visao dos seus patrocinadores e isso em si mesmo nao tem mal, porque falizmente existe escrutinio publico, mas convém que sejam serios, caso contrario acabam por perder a credebilidade e tornam-se um mero exercicio de propaganda de uma ideia ou interesse.
    No caso embora a SEDES seja uma associação da sociedade civil, tem particulares responsabilidades até porque os seus dirigentes pertencem a elite qie tem governado o país nas ultimas decadas. Alguns foram mesmo ministros ou desempenharam cargos relevantes em grandes empresas, para alem da forte presença na academia ligada aos temas economicos e empresariaos. Portanto uma associação com particulares responsabilidades nas suas intervenções, o que de todo não transparece neste estudo. Ha receitas para tudo: pensoes, saude, educação, rendimentos. Mas claro que otimo no diagnóstico, mas inconsequente, vago ou mesmo pueril no que toca a respostas. Por exemplo o capitulo sobre o rendimento nao tem uma unica palavra sobre salarios.isto num país em que mais dum terço da massa salaria e fixada de forma administrativa.
    Espantoso é a forma como tudo isto e veiculado como verdades absolutas por parte da imprensa, sem que facam sequer uma pergunta a estes ex-ministros porque nao avancaram com algumas destas soluções miraculosas quando podiam.
    Tudo seria diferente se tivéssemos um jornalismo economico que nao vivesse de notas de imprensa provenientes das instituicoes e grupos de interesse e que sao publicados sem qualquer avaliação.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  7.  # 832

    Colocado por: AMVPNunca percebi pq mas os senhorios sao os unicos exploradores e ladroes do pais, cresci a ouvir isto.
    Isto é hilariante. Se eu decidir comprar uma casa para rentabilizar com recurso a crédito (precisamente a pensar na minha velhice, o que até diria ser uma atitude consciente dada a Sustentabilidade da SS), terei de aguentar com aumentos na ordem dos 30% na prestação fruto do aumento das taxas de juro, mas o inquilino coitado não pode sofrer um aumento de 5% porque o senhorio é um explorador....está certo
  8.  # 833

    Colocado por: HAL_9000terei de aguentar com aumentos na ordem dos 30% na prestação fruto do aumento das taxas de juro, mas o inquilino coitado não pode sofrer um aumento de 5% porque o senhorio é um explorador....está certo
    sim porque no fim o inquilino não tem nada e o senhorio tem a casa e a carteira , o que está mal são as mentalidades se o senhorio quer ganhar dinheiro e a casa de borla tem que ser bem taxado ... isso com arrendamentos de longo prazo é um roubo , se querem ganhar dinheiro virem-se para o turismo fácil mas a culpa ainda é do governo de tem fundos para subsidiar as rendas por mim deveriam acabar já com isso e financiar uma compra segura porque o que está mal é um inquilino poder pagar 700 ou 800 euros de renda e nao ter condições para ir a banca fazer um credito ...isso é que é triste .
  9.  # 834

    Colocado por: rafaelisidoroe o senhorio quer ganhar dinheiro e a casa de borla tem que ser bem taxado
    Se o inquilino quer uma casa para morar tem de pagar o preço de mercado (não falo de rendas abusivas como agora se pratica), nomeadamente aguentar a inflação como o senhorio tb tem de aguentar (ex. preço obras de manutenção nos últimos anos aumentaram uma brutalidade).

    Se o inquilino não quer pagar é simples, faz CH, aguenta a bordoada das variações da euribor e no fim "tem a casa e a carteira".

    Você tem que se lembrar que nem todos os senhorios são magnatas ricos, Alguns até arrendam os seus imóveis por necessidade.
  10.  # 835

    A maioria são pequenos aforradores com não mais que três frações/imóveis.

    Mas pimenta no C... dos outros é refresco.
  11.  # 836

    Colocado por: HAL_9000Você tem que se lembrar que nem todos os senhorios são magnatas ricos, Alguns até arrendam os seus imóveis por necessidade.


    os senhorios esses malandros

    se não fossem os senhorios mais de um milhão de portugueses estava a dormir debaixo da ponte
  12.  # 837

    para quando um monumento no palácio nacional dedicado aos senhorios?
    e outro para os agentes remax faxavor.
  13.  # 838

    Colocado por: HAL_9000Se o inquilino quer uma casa para morar tem de pagar o preço de mercado (não falo de rendas abusivas como agora se pratica), nomeadamente aguentar a inflação como o senhorio tb tem de aguentar (ex. preço obras de manutenção nos últimos anos aumentaram uma brutalidade).
    tem que pagar o preço do mercado + a prestação da casa do senhorio quer ela exista ou não é o que acontece ... em são Miguel não há nenhuma casa a renda abaixo do ordenado com despesas incluidas , pode haver anexos como a **** que os pariu e andam a esfolar as pessoas até mais não poderem muito por culpa deste desgoverno socialista que anda a bancar rendas ...se isso acabasse eu queria ver esses valores das rendas actuais .

    quer dizer eu quero ser um senhorio e vou comprar uma casa para arrendar , tenho condições para fazer um credito habitação para alugar e quem vai pagar a casa +o rendimento que eu quero é o inquilino , daqui a 30 anos tenho a casa paga 2x , sou o melhor da minha rua e o inquilino que não tinha condiçoes para fazer um credito e que acaba de dar duas casas ao fim de 30 anos é que é o bandido !
  14.  # 839

    Colocado por: joaopiresx

    os senhorios esses malandros

    se não fossem os senhorios mais de um milhão de portugueses estava a dormir debaixo da ponte
    se calhar já tinham todos outra solução que não fosse pagar rendas absurdas ao senhorio , já pensou nisso ?
  15.  # 840

    Se o inquilino não pagar, lhe escavacar a casa etc com o enquadramento legal vai agarrar-se ao Totta.

    Bem vindo ao mundo da remuneração do Risco.
 
0.2325 seg. NEW