Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jamaral.57
    Um Arquitecto tem de ser capaz de fazer uma estimativa ao cliente.
    Ninguém diz que tem que fazer um orçamento ao cêntimo.
    Mas se não consegue dar essa ideia ao DO, com uma margem de erro +/- 10-15% algo está mal nesse projectista. Se tem medo da marcha dos preços dá mais um coeficiente de caganço. O DO tem de saber á partida de que valor estamos a falar.

Direi mais, uma das questões iniciais será mesmo ter uma ideia do orçamento disponível para iniciar o projeto.
    Concordam com este comentário: jamaral.57
  2. Eu acho que o arquiteto só terá uma maior sensibilidade de preços se existir detalhe no tipo de acabamentos e marcas, fora isto é com base na área e maior ou menor complexidade da arquitetura e estereotomia da construção.
  3. Colocado por: marco1neste meio da construção qual é a função do jamaral.57 ? é projetista, fiscal, etc...
    ou é( foi) um DO?

Isso pouco interessa à discussão mas se tem tanto interesse em saber dir-lh-ei:
    7 anos projetista de estruturas
    7 anos diretor técnico
    23 anos diretor de fiscalização
    3 anos consultor
  4. Colocado por: Vítor MagalhãesEu acho que o arquiteto só terá uma maior sensibilidade de preços se existir detalhe no tipo de acabamentos e marcas, fora isto é com base na área e maior ou menor complexidade da arquitetura e estereotomia da construção.

Mas eu penso que isso é uma das primeiras coisas a avaliar com o DO. O arquiteto deve perceber desde as primeiras conversas se o DO que tem à sua frente quer uma habitação de 300 mil ou de 1.500 mil não?
    Concordam com este comentário: Palmix
  5. Colocado por: jamaral.57
    Mas eu penso que isso é uma das primeiras coisas a avaliar com o DO. O arquiteto deve perceber desde as primeiras conversas se o DO que tem à sua frente quer uma habitação de 300 mil ou de 1.500 mil não?

Com essa amplitude de preços é fácil de perceber, agora quando falamos em "derrapagens" de 50% não sei até que ponto a sensibilidade do arquiteto poderia definir num projeto o custo que uma construção pode ter. Por outro lado, quantos não chegam aqui ao fórum a questionar soluções de isolamento e de alvenarias depois de estar o projeto submetido?
    Concordam com este comentário: MOC
  6. Colocado por: Vítor Magalhães
    Com essa amplitude de preços é fácil de perceber, agora quando falamos em "derrapagens" de 50% não sei até que ponto a sensibilidade do arquiteto poderia definir num projeto o custo que uma construção pode ter. Por outro lado, quantos não chegam aqui ao fórum a questionar soluções de isolamento e de alvenarias depois de estar o projeto submetido?

Sim exagerei na amplitude para vincar a ideia mas deve ser possível dar ao DO uma estimativa com margens de +/- 10-15%.
  7. Colocado por: jamaral.57O arquiteto deve perceber desde as primeiras conversas se o DO que tem à sua frente quer uma habitação de 300 mil ou de 1.500 mil não?

Sim, uma baliza tosca do orçamento disponível será o melhor indicador que o DO poderá dar para que o arquitecto possa enquadrar o patamar da solução.

Uma casa de 300k€ é diferente de uma casa de 1.5M€ (500% de 300k€).

Colocado por: jamaral.57Sim exagerei na amplitude para vincar a ideia mas deve ser possível dar ao DO uma estimativa com margens de +/- 10-15%.

Já uma estimativa com erro até 10-15% (33 a 50 vezes mais pequeno do que o exemplo acima), creio que nem em tempos de mercado estável.

Com a agravante da actual volatilidade dos preços de materiais e outros factores de mercado (agenda dos empreiteiros, falta de mão-de-obra, etc), como pode o arquitecto ter uma precisão dessas?
    Até por aqui os próprios empreiteiros dizem: "faço o preço que quiser e não tenho de justificar". Ora, qual o (ir)racional para se ter uma estimativa com este tipo de base?
    Aliás, só no tópico do preço do ferro, nas variações de preço e nos descontos que cada um oferece, já para se ficar com uma ideia da variabilidade existente.

Diferenças de 10-15% situam-se mais na esfera comercial do que de arquitectura, na minha opinião.
  8. Colocado por: pguilherme
    Sim, uma baliza tosca do orçamento disponível será o melhor indicador que o DO poderá dar para que o arquitecto possa enquadrar o patamar da solução.

Uma casa de 300k€ é diferente de uma casa de 1.5M€ (500% de 300k€).

Já uma estimativa com erro até 10-15% (33 a 50 vezes mais pequeno do que o exemplo acima), creio que nem em tempos de mercado estável.

Com a agravante da actual volatilidade dos preços de materiais e outros factores de mercado (agenda dos empreiteiros, falta de mão-de-obra, etc), como pode o arquitecto ter uma precisão dessas?
    Até por aqui os próprios empreiteiros dizem: "faço o preço que quiser e não tenho de justificar". Ora, qual o (ir)racional para se ter uma estimativa com este tipo de base?
    Aliás, só no tópico do preço do ferro, nas variações de preço e nos descontos que cada um oferece, já para se ficar com uma ideia da variabilidade existente.

Diferenças de 10-15% situam-se mais na esfera comercial do que de arquitectura, na minha opinião.

Pois a minha opinião não é essa.
    Se for necessário trabalhar com o seu projetista ou mesmo outro interveniente que transforme a sua ideia como DO, numa estimativa credível como disse +/- 10 15% nem que isso o obrigue a definir muitas coisas vale a pena.
    Como pode partir para um investimento sem estar balizado nos custos e nos prazos?
  9. jamaral

o que se está a tentar dizer é que para alem disso, desse trabalho que pode ser feito de estimativa credivel, na "hora" do empreiteiro pode facilmente cair por terra, ainda mais neste momento da conjuntura.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10. Colocado por: jamaral.57Se for necessário trabalhar com o seu projetista ou mesmo outro interveniente que transforme a sua ideia como DO, numa estimativa credível como disse +/- 10 15% nem que isso o obrigue a definir muitas coisas vale a pena.

Seria o óptimo fazer assim

Mas o que os arquitectos apanham normalmente pela frente (DO) é alguém que normalmente começa por negociar os honorários até porque acham que eles ganham demasiado. E para um arquitecto contemplar todos esses estudos, com algum detalhe, e ter ainda um medidor orçamentista seriam necessários honorários que muitos DO ficariam "escandalizados".

se peço para a arquitectura mais do 5k para o projecto (e mesmo com 5k eu não faria tudo o que está acima descrito) acham que eu ando de barriga cheia.
    Mas consideram normal pagarem 15k a uma imobiliária para vender a casa.
    É o que temos.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  11. Colocado por: jamaral.57Como pode partir para um investimento sem estar balizado nos custos e nos prazos?

Leu o meu primeiro parágrafo?

Colocado por: jamaral.57Pois a minha opinião não é essa.
    Se for necessário trabalhar com o seu projetista ou mesmo outro interveniente que transforme a sua ideia como DO, numa estimativa credível como disse +/- 10 15% nem que isso o obrigue a definir muitas coisas vale a pena.

Pois, é uma opinião.
    Eu garanto que o jamaral.57 não acerta com um erro de 15%, mesmo num projecto extremamente definido.
    E ao sugerir isso, só mostra que está desfasado da realidade actual.

edit: até garanto que nem acerta com um erro de 15% só no projecto de estabilidade (e assim saltam foram todos aqueles detalhes chatos da arquitectura)
  12. Deixe-me dar o meu caso.
    Quando falei com alguns empreiteiros, houve quem me dissesse que contratar um bom arquiteto faria toda a diferença. Até porque compensaria o valor gasto.
    No meu caso, falei com 2. Um pediu-me 8.500€ todos os projetos necessários para o licenciamento da obra. Outro pediu-me 10.000€, sendo que as especialidades seriam à parte.

Tinha uma 3ª opção. Tenho um familiar a trabalhar na área, portanto poderia fazer o projeto, uma vez que um arquiteto faria a assinatura. Optámos por esta opção que me ficou por 3.300€ já com os projetos de especialidade. Houve uma primeira alteração ao projeto, mais 500€. Total = 3800€

Agora, quero fazer uma piscina, acimentar uma parte da cota de soleira (par aa tapar com terra e relva), e alargar a garagem, enquanto a obra decorre e estou tramado com a fiscalização da Câmara.
    Fico com a ideia que se tivesse feito tudo com um arquiteto, talvez tivesse conseguido fazer logo tudo em projeto à primeira. Mas é só mesmo a ideia, porque o arquiteto da Câmara, responsável pelo projeto diz-me que não era bem assim...

Conclusão: Vale sempre a pena contratar bons profissionais.
  13. Colocado por: pguilherme
    Leu o meu primeiro parágrafo?

Pois, é uma opinião.
    Eu garanto que o jamaral.57 não acerta com um erro de 15%, mesmo num projecto extremamente definido.

edit: até garanto que nem acerta com um erro de 15% só no projecto de estabilidade (e assim saltam foram todos aqueles detalhes chatos da arquitectura)

Nesses 15% fala só na execução do projeto? Ou na parte estrutural da obra?
  14. Colocado por: PalmixDeixe-me dar o meu caso.
    Quando falei com alguns empreiteiros, houve quem me dissesse que contratar um bom arquiteto faria toda a diferença. Até porque compensaria o valor gasto.
    No meu caso, falei com 2. Um pediu-me 8.500€ todos os projetos necessários para o licenciamento da obra. Outro pediu-me 10.000€, sendo que as especialidades seriam à parte.

Tinha uma 3ª opção. Tenho um familiar a trabalhar na área, portanto poderia fazer o projeto, uma vez que um arquiteto faria a assinatura. Optámos por esta opção que me ficou por 3.300€ já com os projetos de especialidade. Houve uma primeira alteração ao projeto, mais 500€. Total = 3800€

Agora, quero fazer uma piscina, acimentar uma parte da cota de soleira (par aa tapar com terra e relva), e alargar a garagem, enquanto a obra decorre e estou tramado com a fiscalização da Câmara.
    Fico com a ideia que se tivesse feito tudo com um arquiteto, talvez tivesse conseguido fazer logo tudo em projeto à primeira. Mas é só mesmo a ideia, porque o arquiteto da Câmara, responsável pelo projeto diz-me que não era bem assim...

Conclusão: Vale sempre a pena contratar bons profissionais.

Era igual. Ou o gajo dos 10k ia adivinhar que você agora ia querer uma piscina?
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • RCF
    • 7 janeiro 2022
    Colocado por: jamaral.57margens de +/- 10-15%.

Basta pedir orçamento a dois empreiteiros, para a diferença ser maior.
    O que não falta por aqui são exemplos de orçamentos a divergir em 30% e 40%... uns dos outros.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  15. Colocado por: rjmsilva

Era igual. Ou o gajo dos 10k ia adivinhar que você agora ia querer uma piscina?

O projeto inicial sempre contemplou piscina e a área da garagem era a mesma.
    Contudo, e para conseguirmos o licenciamento, a Câmara exigiu a retirada da piscina e a diminuição da garagem.
    Portanto, comparamos o que é comparável.
  16. Colocado por: marco1jamaral

o que se está a tentar dizer é que para alem disso, desse trabalho que pode ser feito de estimativa credivel, na "hora" do empreiteiro pode facilmente cair por terra, ainda mais neste momento da conjuntura.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Isso é outra conversa. O que digo é que esse trabalho deve ser feito e se a conjuntura não é a mais conveniente há que introduzir valores para esse risco que não tem a ver com os riscos normais de que falo.
  17. Colocado por: paulovalentese peço para a arquitectura mais do 5k para o projecto (e mesmo com 5k eu não faria tudo o que está acima descrito) acham que eu ando de barriga cheia.
    Mas consideram normal pagarem 15k a uma imobiliária para vender a casa.
    É o que temos.

Mas depois aceitam que a obra derrape 30-40% e que seja entregue 2 anos depois?
  18. Colocado por: pguilhermeEu garanto que o jamaral.57 não acerta com um erro de 15%, mesmo num projecto extremamente definido.

Onde se baseia para afirmar que garante isto ou aquilo?
    Acha que isso é maneira de discutir alguma coisa?
  19. Colocado por: jamaral.57Mas depois aceitam que a obra derrape 30-40% e que seja entregue 2 anos depois?

Normalmente sim, infelizmente.
    Eu não defendo que o arquitecto tenha de ser o artista que não percebe um boi de preços.
    Mas aqui, o DO acaba por ter aquilo que comprou. Eu posso dizer ao DO que 100m² são 100k. Mas para ter um custo razoavelmente próximo, teria de ser com Projecto de execução, materiais todos escolhidos e ter alguém a fazer o orçamento que conheça minimamente o mercado que saiba orçamentar todas as especialidades.
    Isto está muito fora dos típicos 3k da moradia.

Mas voltando ao início, eu concordo que seria esta a melhor maneira de trabalhar.

0.4507 seg. NEW