Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    A legislação vigente (RGEU), estipula os requisitos minimos para uso de habitação.
    Pode ter uma habitação com 35m2, é um T0. veja em anexo o quadro...
    e por aí fora, e tem de ser acessiveis a pessoas com mobilidade condicionada..é outra legislação. é obrigatório.
      RGEU_TIPOLOGIAS.PNG
  2.  # 122

    Colocado por: IkoE se eu quiser viver numa tinyhome de forma permanente, de forma legal, em terreno habilitado para isso (não estou a falar de terrenos em reserva natural). Porque não criar legislação para isso? Que obedeça a requisitos impostos por quem manda, câmaras, arquitectos, etc…
    Porque não isentar habitações menores que 40m2 das regras para torná-las acessíveis para deficientes.

    Se eu não quiser gastar 200.000€ numa casa e apenas quiser gastar apenas 40.000 mas poder viver de forma confortável com os luxos de quem vive em moradias mas num espaço mais reduzido. Qual é o problema disso? São essas casas que apenas por serem pequenas vão descaracterizar o País? Ou os aquários modernos T4 são mais bonitos?
    Concordam com este comentário:VNDO


    Relativamente as chamadas tinyhouses, as áreas mínimas estipuladas por um regulamento datado de 1951 que ainda se encontra em vigor, ja são bastante tiny para os padrões atuais, por isso não seria por ai, relativamente a restante legislação já é outra guerra. Se bem que, por exemplo ainda que este regulamente anacrónico obrigue a existência de cozinha separada fisicamente de uma sala, algumas camaras fecham os olhos as chamadas cozinhas americanas ou kitchnets, porque justamente hoje em dia não faz sentido nenhum obrigar a ter cozinha e sala separada, entre outra perolas deste regulamento.
  3.  # 123

    Colocado por: tviegasRelativamente as chamadas tinyhouses, as áreas mínimas estipuladas por um regulamento datado de 1951 que ainda se encontra em vigor, ja são bastante tiny para os padrões atuais, por isso não seria por ai, relativamente a restante legislação já é outra guerra. Se bem que, por exemplo ainda que este regulamente anacrónico obrigue a existência de cozinha separada fisicamente de uma sala, algumas camaras fecham os olhos as chamadas cozinhas americanas ou kitchnets, porque justamente hoje em dia não faz sentido nenhum obrigar a ter cozinha e sala separada, entre outra perolas deste regulamento.

    O regulamente não é nada anacrónico, pelo contrário, está muito bem conseguido.
    Surgiu precisamante para evitar problemas na construção das casas como por exemplo fazer quartos sem janelas onde não cabe uma cama.
    A cozinha separada do resto da casa faz todo o sentido para evitar que os cheiros e o vapor que são emanados pela confecção dos alimentos se espalhem pela casa. A Kitchnet deve ser usada só quando não há espaço para mais nada. As cozinhas americanas são boas para quem não cozinha.
    A mesma lógica se aplica ás instalações sanitárias, são fechadas devido á privacidade, vapor e cheiros.
    E os quartos? São separados da zona social para que se possa dormir.
    É possível fazer uma casa com um tamanho muito reduzido, mas a casa tem de fornecer o minimo de conforto, habitabilidade e funcionabilidade.
  4.  # 124

    Colocado por: mmarinhoAs cozinhas americanas são boas para quem não cozinha.
    Loooool
  5.  # 125

    Colocado por: mmarinhoA cozinha separada do resto da casa faz todo o sentido para evitar que os cheiros e o vapor que são emanados pela confecção dos alimentos se espalhem pela casa.
    Esta não cola…
    Isso é do tempo que não havia exaustores decentes e havia muita probabilidade de cozinhar com fumos nocivos.
    Hoje em dia… nah…

    3 casas que tive e tenho sempre com cozinha/sala em open space.
    Cozinho todos os dias sem problemas de cheiros.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  6.  # 126

    Essa é quase como aquela de “quero uma cozinha separada que assim nao se vê a desarrumaçao 😀
    Concordam com este comentário: gil.alves
  7.  # 127

    Colocado por: DR1982Essa é quase como aquela de “quero uma cozinha separada que assim nao se vê a desarrumaçao 😀
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Seus porcos.
  8.  # 128

    isso é aquele regulamento que obriga a ter um bidé no wc? já vi sketches com menos piada nos malucos do riso
  9.  # 129

    Colocado por: buraburamonoisso é aquele regulamento que obriga a ter um bidé no wc?
    É. se o regulamento não obrigar a ter, depois andavam por aí pessoas que não lavavam o dito cujo depois de ir à sanita. O estado paizinho só quer olhar por nós
  10.  # 130

    Colocado por: HAL_9000É. se o regulamento não obrigar a ter, depois andavam por aí pessoas que não lavavam o dito cujo depois de ir à sanita. O estado paizinho só quer olhar por nós


    O que não faltam por aí são casas sem bides a serem construídas e aprovadas pelas CM.

    Quanto ao rjeu, de 1951? Acho que diz tudo... O que a sociedade evoluiu, o que mudamos na maneira de viver uma casa, o que a tecnologia nos trouxe e continuamos com um regulamento muitíssimo antigo com alguns remendos pelo caminho.
    • Iko
    • 29 julho 2021 editado

     # 131

    Mas aqui a maioria acha o RGEU fantástico. Eu percebo o porquê do RGEU, mas está ultrapassado. Somos 8 biliões de pessoas no planeta, precisamos de viver em menos espaço e de forma mais sustentável.

    A verdade é que hoje temos moradias fantásticas, super eficientes, certificado energético A+. Mas gastamos 10 vezes mais energia que há 30 anos atrás, não deixa de ser curioso.
    Concordam com este comentário: VNDO, mmarinho
  11.  # 132

    Colocado por: IkoMas aqui a maioria acha o RGEU fantástico. Eu percebo o porquê do RGEU, mas está ultrapassado. Somos 8 biliões de pessoas no planeta, precisamos de viver em menos espaço e de forma mais sustentável.




    Moderação...
    O RGEU foi criado com a melhor das intenções, como todas :), permitiu entre muitas outras coisas cuidar dos seus direitos e tornar as casas menos insalubres... Se há lei que trouxe uma (boa) mudança significativa no ordenamento do território foi essa, agradeça-a a quem o elaborou, discutiu e aprovou...
    No momento actual concordo quando diz que está ultrapassado mas apenas em certos artigos, em certas alíneas, que merecem claramente uma revogação ou alteração.

    Não se trata de achá-lo fantástico ou não. Até porque na sua larga abrangência é uma boa lei sim.


    A forma mais sustentável não é construir pequeno, é não-construir de todo.
    É viver de aluguer, comprar usado, renovar, requalificar, melhorando-as, usando menos energia, desperdício, etc...
    No fundo, se a população diminui, se cada vez somos menos, mais casas sobram... há que usá-las, não deixar que cheguem a ruína.


    Colocado por: IkoA verdade é que hoje temos moradias fantásticas, super eficientes, certificado energético A+. Mas gastamos 10 vezes mais energia que há 30 anos atrás, não deixa de ser curioso.

    A noção de conforto é outra...
    Concordam com este comentário: mmarinho, Ana_Dado
  12.  # 133

    Colocado por: nortenho66O que não faltam por aí são casas sem bides a serem construídas e aprovadas pelas CM.

    Quanto ao rjeu, de 1951? Acho que diz tudo... O que a sociedade evoluiu, o que mudamos na maneira de viver uma casa, o que a tecnologia nos trouxe e continuamos com um regulamento muitíssimo antigo com alguns remendos pelo caminho.


    Em muitas situações, a CM "fecha os olhos" a certas regras... pois percebe que estão ultrapassadas.
    O mal é que não estando escrito/revogado, há sempre um ou outro técnico municipal que ainda vive no tempo do Maradona...
  13.  # 134

    Colocado por: nortenho66O que não faltam por aí são casas sem bides a serem construídas e aprovadas pelas CM.
    Espero que a minha seja uma delas :). Mas já me avisaram que a CM pode implicar....
    • Iko
    • 30 julho 2021 editado

     # 135



    “ Moderação...
    O RGEU foi criado com a melhor das intenções, como todas :), permitiu entre muitas outras coisas cuidar dos seus direitos e tornar as casas menos insalubres... Se há lei que trouxe uma (boa) mudança significativa no ordenamento do território foi essa, agradeça-a a quem o elaborou, discutiu e aprovou...
    No momento actual concordo quando diz que está ultrapassado mas apenas em certos artigos, em certas alíneas, que merecem claramente uma revogação ou alteração.

    Não se trata de achá-lo fantástico ou não. Até porque na sua larga abrangência é uma boa lei sim.

    A forma mais sustentável não é construir pequeno, é não-construir de todo.
    É viver de aluguer, comprar usado, renovar, requalificar, melhorando-as, usando menos energia, desperdício, etc...
    No fundo, se a população diminui, se cada vez somos menos, mais casas sobram... há que usá-las, não deixar que cheguem a ruína.”


    Se for ver os meus comentários anteriores vai perceber que não ando aqui com radicalismos. Não ando a querer construir ilegal nem nada disso… nem sou se todo contra o RGEU, mas que existem lacunas e excessos no RGEU existem. Como sou Ateu acho que posso discordar da Bíblia do RGEU assim como discordo das religiões. :)

    Eu sei que posso criar um T0 com 35 m2 mas duvido que exista aqui um arquitecto que nesse espaço consiga criar uma casa que cumpra a parvoíce das acessibilidades ao mesmo tempo que tenha uma cozinha jeitosa sem estar entre entre 4 paredes, pois para mim a cozinha é a divisão mais importante de uma casa.

    A lei das acessibilidades não tem lógica nenhuma, pelo menos quando estou a construir para residência própria e não para vender (caso de construtores que fazem um bloco de apartamentos por ex…)

    É que por essa lógica um T3 em que os quartos e o wc com banheira fique no 1 andar deveria ter também elevador.
  14.  # 136

    Colocado por: IkoA lei das acessibilidades não tem lógica nenhuma, pelo menos quando estou a construir para residência própria e não para vender
    E (espero honestamente que nunca tenha o infortúnio) se ficar "agarrado" a uma cadeira de rodas? Como vai adaptar a casa se não tiver sido minimamente pensada? Vai ter de se mudar...
    Acho que a construir deve ter-se o mínimo de pensamento nas acessibilidades.

    Do Rgeu concordo com o Oliveira.
    Foi feito nos anos 50 quando IS dentro de casa era coisa de rico e salubridade tinha de ser imposta pelo estado (tal como continuam a ser preciso multas se não o português so faz cagada).
    Ja ultrapassamos a parte da salubridade (felizmente).
    Ou seja bidés ou cozinhas open-space são coisas que deveriam ser revistas. Mas no geral acho ainda uma boa base!
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  15.  # 137

    Colocado por: IkoA lei das acessibilidades não tem lógica nenhuma, pelo menos quando estou a construir para residência própria e não para vender (caso de construtores que fazem um bloco de apartamentos por ex…)

    É que por essa lógica um T3 em que os quartos e o wc com banheira fique no 1 andar deveria ter também elevador.


    Você está a falar de assuntos, sem qq conhecimento das exigências legais a considerar.
  16.  # 138

    O RGEU, deveria ser revisto... Mas nunca o foi.
    Existem estudos recentes no LNEC, sobre as tipologias habitacionais, áreas mínimas, de nível de conforto e etc...

    O que necessitamos, é de um Código de Construção unificado, e não de um retalho de N diplomas legais... Não precisamos de um novo RGEU.
    Concordam com este comentário: gil.alves, nortenho66, N Miguel Oliveira
  17.  # 139

    Ha pessoas que não evoluíram desde o tempo em que se construirão casas enormes com divisões que so eram usadas pelo natal ou outras festas, com escadas que em novos eram porreiras mas depois esqueceram-se que um dia ficam velhos e depois subir escadas é um tormento e que as famílias hoje são mais pequenas e devemos dar mais valor ao conforto térmico e que não temos que viver amarrados a um credito so porque temos que ter um casarão gigante feito no tradicional tijolo e betão, o que não falta hoje são alternativas pra varios bolsos e mentalidades
  18.  # 140

    Colocado por: tviegasHa pessoas que não evoluíram desde o tempo em que se construirão casas enormes com divisões que so eram usadas pelo natal ou outras festas, com escadas que em novos eram porreiras mas depois esqueceram-se que um dia ficam velhos e depois subir escadas é um tormento e que as famílias hoje são mais pequenas e devemos dar mais valor ao conforto térmico e que não temos que viver amarrados a um credito so porque temos que ter um casarão gigante

    Claro que não!!! mas a legislação também não impõe isso!!


    Colocado por: tviegasfeito no tradicional tijolo e betão, o que não falta hoje são alternativas pra varios bolsos e mentalidades

    Até pode ser executado em betão e tijolo... Não é rpecis termos "barracas" disruptivas na paisagem... ( a bem da verdade, sejam elas feitas em betão, tijolo, madeira, plastico, metal...)
 
0.0342 seg. NEW