Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982Palheiros e mesmo assim nao podem ser em pedra senao ja lhe pedem mais que isso.

sempre a monesprezar tudo que não encaixa da sua visão de qualidade.

Colocado por: DR1982
    1. Na minha zona nem um T1 arranja a esse preço

e a sua zona reflete o país inteiro, é isso?

Colocado por: DR1982Eu falei nos casos em que ha estabilidade financeira para tal, alguem que tenha capacidade de pagar um carro novo e o deseja fazer porque raio vai comprar um carro velho?

porque que há-de de ser velho? se não for mercedes ou BMW já é velho ou mau?

Colocado por: DR1982Uma familia com um salario net mensal de 2000€ ou mais porque razao nao deve ficar a pagar 500€ mensais por uma casa se assim o entender?

isso é a escolha de cada um, mas se quer saber porque que não deve, pergunte a quem perdeu a casa na ultima crise.

Colocado por: DR1982Vai se contentar com umaa casa que lhes custe 200 ou 300€ por mes se ate tem capacidades para suportar a casa que realmente gostava de ter? Isso para mim é deixar de viver por medo de arriscar

outros chamam de sustentabilidade, precaução, educação financeira, etc.
    Por definição, arriscar poderia ser em algo que eventualmente traria retorno.

interessante ver o seu discurso sobre este tema, mas ao mesmo tempo sempre a "queixar-se" dos preços de construção. algo não bate certo, se calhar afinal andam a construir maior e mais caro do que precisam.
    Concordam com este comentário: VNDO
    • DR1982
    • 31 julho 2021 editado

# 2

Colocado por: nortenho66

sempre a monesprezar tudo que não encaixa da sua visão de qualidade.

e a sua zona reflete o país inteiro, é isso?

porque que há-de de ser velho? se não for mercedes ou BMW já é velho ou mau?

isso é a escolha de cada um, mas se quer saber porque que não deve, pergunte a quem perdeu a casa na ultima crise.

outros chamam de sustentabilidade, precaução, educação financeira, etc.
    Por definição, arriscar poderia ser em algo que eventualmente traria retorno.
    Nao é menosprezar nada, por 50mil actualmente na minha zona que deve ser das mais baratas do país so compra um palheiro, literalmente.

Voce é que falou de marcas nao fui eu, apenas disse que se alguem tem capacidades para comprar algo que goste novo independentememte da marca que seja porque razao ha de comprar algo inferior as suas reais capacidades de compra?
    Iso é deixar de viver por medo, excesso de precaução.
    É como aquele que vive numa casa arrendada a vida toda com medo de comprar e nao se aguentar a pagar.

Pois queixo, porque os preços da construção estao realmente altos mas os ordenados em geral nao acompanharam esse aumento.
  2.  # 3

Colocado por: DR1982É como aquele que vive numa casa arrendada a vida toda com medo de comprar e nao se aguentar a pagar.

Isso não faz sentido porque se não conseguir pagar a prestação ao banco também não consegue pagar a renda. Lá está, literacia financeira, é tudo uma questão de cálculos e de precaução porque o dia de amanhã ninguém sabe. Não é por acaso que os bancos fazem uma estimativa da capacidade de pagamento de cada cliente, isto devia ser feito de antemão por quem quer crédito e devia ter uma folga ainda maior do que a que o banco usa, porque o banco sabe que no limite vai buscar a casa e esta pagará o remenescente do empréstimo.
    Mas o que o Dr descreve é precisamente como a maioria pensa, se posso pagar X agora é isso que vou fazer, amanhã acontece algo e lá fico eu com a corda ao pescoço.

Colocado por: DR1982Pois queixo, porque os preços da construção estao realmente altos mas os ordenados em geral nao acompanharam esse aumento.

Se fosse assim, alguém andaria a enriquecer, logo os ordenados (de quem trabalha na construção) acompanhariam o aumento. (o aumento do preço da matéria prima não justifica o valor do aumento)
    As pessoas é que querem fazer casas com áreas que se faziam nos anos 80 e 90, com o conforto actual mas sem pagar mais por isso. Mentalidades...
    • DR1982
    • 31 julho 2021 editado

# 4

Grosso modo os bancos emprestam desde que nao fique a pagar mais de 1/3 do que ganha mensalmente, eu nao vejo problema em uma familiade 3/4 pessoas que ganhe 2000€limpos mensais pague ate 500€ mes, mas essa mesma familia junto dos bancos consegue credito desde que nao fique a pagar mais de 666 euros mensais.

De toda a forma nao defendo casas gigantes, mas tambem nao precisam de ser o topo da eficiência energetica como voce defende por exemplo...
    Quem me dera conseguir enfiar tudo o que quero numa casa em 100m2 uteis, mesmo assim falo por mim creio que devemos ficar abaixo os 200m2 uteis, isso é metade do que se construia ha uns anos, ainda assim secalhar é Grande mas nao podemos querer todos viver em 35 m2, e ainda ha pessoas que se aguentam bem a sustentar 200/300/400/500m2 e por ai fora...
  3.  # 5

Colocado por: DR1982Grosso modo os bancos emprestam desde que nao fique a pagar mais de 1/3 do que ganha mensalmente, eu nao vejo problema em uma familiade 3/4 pessoas que ganhe 2000€limpos mensais pague ate 500€ mes, mas essa mesma familia junto dos bancos consegue credito desde que nao fique a pagar mais de 666 euros mensais.

Isso é tudo muito genérico até porque não se gasta só na mensalidade da casa, se aplicar o mesmo pensamento a tudo o resto (carro, férias, etc), rápido passa de orçamento folgado para orçamento sem grande margem. Para mim, se tiver se pagar tanto ou mais ao banco do que aquilo que poupo por mês depois de todas as despesas pagas, é excessivo, mas isso é com cada um. Apenas reagi ao Dr dizer isto:

Colocado por: DR1982Infelizmente ainda ha muito a mentalidade de que o certo é ser tipo coitadinho

Colocado por: DR1982Viver com pouco quando se ambiciona mais e até se tem possibilidades para tal é ou querer ser coitadinho ou ser caguinchas

Esta mentalidade é que não consigo entender, mas sendo os outros a pensar assim, estou tranquilo mas volto a dizer que não coaduna com quem repete várias vezes que a construção está demasiado cara.
  4.  # 6

Colocado por: nortenho66Esta mentalidade é que não consigo entender, mas sendo os outros a pensar assim, estou tranquilo mas volto a dizer que não coaduna com quem repete várias vezes que a construção está demasiado cara.
    Sim disse e repito, é realmente a minha opinião, ate porque conheco alguns casos desses,
    Pessoas que têm possibilidades para isso e passam a vida a dizer eu ate gostava de ter isto e aquilo mas estamos em crise ou isto ou aquilo, isso para mim é fazer se de coitadinho sem necessidade
  5.  # 7

Colocado por: DR1982Sim disse e repito, é realmente a minha opinião, ate porque conheco alguns casos desses,
    Pessoas que têm possibilidades para isso e passam a vida a dizer eu ate gostava de ter isto e aquilo mas estamos em crise ou isto ou aquilo, isso para mim é fazer se de coitadinho sem necessidade

Se acha que pensar diferente do DR e ser cauteloso é fazer-se de coitadinho... O que que são quem não se acautelou e quando veio a crise ficou sem casa?
  6.  # 8

Se acha que pensar diferente do DR e ser cauteloso é fazer-se de coitadinho... O que que são quem não se acautelou e quando veio a crise ficou sem casa?
    Esqueça. Estamos a falar de situações completamente diferentes, quem ficou sem casa nao tinha essa estabilidade financeira que falo!
    Nunca me viu dizer que defendo que concordo com quem se estica mais do que pode, mas se entra por ainentao ninguém pode comprar casa a credito, porque toda a gente pode ficar sem ela, a vida da muitas voltas!
  7.  # 9

Colocado por: DR1982mas se entra por ainentao ninguém pode comprar casa a credito, porque toda a gente pode ficar sem ela, a vida da muitas voltas!

Ou seja, ou 8 ou 80 porque lá está, ser cauteloso é fazer-se de coitadinho.
    Decididamente pensamento muito diferente.
  8.  # 10

Ou seja, ou 8 ou 80 porque lá está, ser cauteloso é fazer-se de coitadinho.
    Decididamente pensamento muito diferente.
    Ou eu não me consigo explicar ou você não quer entender...
    Quem tiver um emprego estável e ganhar uns 2000€ liquidos por mês acha que é falta de cautela arriscar uma mensalidade de 500€?
  9.  # 11

Colocado por: DR1982Quem tiver um emprego estável e ganhar uns 2000€
    Se isso for o rendimento liquido do casal 500€ é considerável simplesmente pelo cenário de um ficar desempregado…
    Claro que há seguros e afins e as rendas tb estão nessa ordem portanto a arriscar sim. Faz sentido que seja algo “nosso”.
  10.  # 12

Colocado por: gil.alvesSe isso for o rendimento liquido do casal 500€ é considerável simplesmente pelo cenário de um ficar desempregado…
    Claro que há seguros e afins e as rendas tb estão nessa ordem portanto a arriscar sim. Faz sentido que seja algo “nosso”.
    Eu sinceramente acho que nestas condições nao tinha medo de arriscar, claro que sem mais creditos, e com alguma poupança e seguros pra um azar.
    Que fique claro que nao estou a dizer que esta errado quem faz a festa com menos ficando com mais folga, apenas acho que numa situação destas nao ha porquê nao ter algo que realmente se quer
  11.  # 13

Colocado por: DR1982Quem tiver um emprego estável e ganhar uns 2000€ liquidos por mês acha que é falta de cautela arriscar uma mensalidade de 500€?

Não sei, os 2000€ por mês não dizem nada. Crédito de carro, têm? Crédito ao consumo? Crédito de férias? Gastos mensais com escolas jardim de infância? 500€ de mensalidade por uma casa numa grande cidade ou em trás os montes? Têm poupanças? Em caso de perda do emprego, quantos meses têm poupanças para pagar todas as contas?

Uma coisa que aprendi há muito tempo é que nunca sabemos verdadeiramente o que se passa na vida das outras pessoas para fazer juízos de valor.

Colocado por: DR1982emprego estável

Hoje em dia não sei o que isso é. Os meus 12 colegas tinham emprego estável até o covid ter chegado, estão há mais de um ano e meio no desemprego. (parte deles)

Mais uma vez, eu reagi para ter definido quem não pensa assim de fazer-se de coitadinho.
  12.  # 14

Respondi a isso mais atras, eu disse isso de coitadinho e volto a dizer, porque simplesmente detesto pessoas que passam a vida a lamentar se sem necessidade, tanto ou mais do que aqueles que se fazem de grandes sem o ser...
    É como a falsa modéstia e os politicamentos corretos, ja devo ter passado a fase em me preocupar com a opinião que têm acerca de mim, deve ser isso
    • VNDO
    • 1 agosto 2021 editado

# 15

A verdade é que faz grande confusão às pessoas haver quem prefira viver com o mínimo possível e/ou com o menor espaço possível. É notório cada vez que se abrem tópicos destes. Pessoalmente, adoro e prefiro casas pequenas e não vejo a necessidade de ter mais quartos do que preciso. Para mim, vale bem mais ter uma tiny house e um terreno bom do que viver numa mansão, mas cada um sabe de si e há que saber respeitar quem gosta das tais "barracas".
    Concordam com este comentário: mmarinho, desofiapedro, Iko
  13.  # 16

Colocado por: Anonimo09092021Mas ninguém tem de se lamentar por comprar ou construir uma casa abaixo das suas possibilidades…
    Mas conheço quem o faça, por isso é que dijse que nao percebo qual o objetivo de o fazer...
  14.  # 17

Colocado por: VNDOA verdade é que faz grande confusão às pessoas haver quem prefira viver com o mínimo possível e/ou com o menor espaço possível. É notório cada vez que se abrem tópicos destes. Pessoalmente, adoro e prefiro casas pequenas e não vejo a necessidade de ter mais quartos do que preciso. Para mim, vale bem mais ter uma tiny house e um terreno bom do que viver numa mansão, mas cada um sabe de si e há que saber respeitar quem gosta das tais "barracas".
    Engana-se o que eu vejo nos topicos que se abrem sobre o assunto é que muitos nao gostam delas pela questão da legalidade, eu aos anos que participo por ca sempre ouvia mais vezes a defenderem casas pequenas do que grandes!
  15.  # 18

Colocado por: DR1982aos anos que participo por ca sempre ouvia mais vezes a defenderem casas pequenas do que grandes!

Há por aqui um tópico de alguém que estava a construir uma moradia T1 (se não estou em erro), não me lembro de ver muita gente de acordo com a decisão desse user.
  16.  # 19

Há por aqui um tópico de alguém que estava a construir uma moradia T1 (se não estou em erro), não me lembro de ver muita gente de acordo com a decisão desse user.
    Nao me recordo, mas nao seria porque será difícil vender uma moradia T1?
  17.  # 20

Colocado por: VNDOA verdade é que faz grande confusão às pessoas haver quem prefira viver com o mínimo possível e/ou com o menor espaço possível. É notório cada vez que se abrem tópicos destes. Pessoalmente, adoro e prefiro casas pequenas e não vejo a necessidade de ter mais quartos do que preciso. Para mim, vale bem mais ter uma tiny house e um terreno bom do que viver numa mansão,

Concordo.
    No fundo trata-se da gestão de recursos e da valorização de prioridades.
    Parece-me que quem opta pelas Tiny-Houses valoriza viver de uma forma mais simples e canalizar os seus recursos para outras coisas, (viagens, estudo. lazer, puder comprar um carro novo mais amigo do ambiente sem pedir crédito, ter dinheiro para atender a uma emergência médica, etc).
    Pode também trazer alguma satisfação as pessoas não terem dividas para pagar.
    Parece-me também haver nesta opção alguma consciência ambiental, menos material gasto na construção, menos impermeabilização do solo.
    Quando dei o exemplo da casa de 50 mil euros vs a casa de 200 mil euros, estava no fundo a falar desta gestão de recursos e de valorização de prioridades na vida. Não era a questão do coitado com medo de arriscar que estava em causa.
    Há quem use a expressão YOLO- You Only Live Once- só vives uma vez. há que viver ao máximo porque amanhã podes morrer, sendo que amanhã tens que arcar com as consequências das decisões que tomas hoje.
    Concordam com este comentário: VNDO

0.0422 seg. NEW