Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: gil.alvesEstás a misturar custos de material.
    Nas também te digo que se achas que o preço de material puro varia muito daqui (PT) para a Suíça olha que apanhas uma surpresa...
    Um exemplo um bocado estúpido.
    Pagas aqui tanto por uma sanita Valadares como na CH uma da Geberit que sabes se comprares cá levas no lombo.
    Mas ao ponto. Material puro os preços não variam por aí além pela Europa fora...
    Pagas "o mesmo" por lã de rocha corrente cá (PT) como pagas na CH.
    Não Gil, estava a falar em preços de mão de obra.
    A mim choca me pedirem-me aqui quase tanto como na Suíça quando la o que verga a mola ganha 5 ou 6 vezes mais.
    Concordam com este comentário: jmalmeida
  2.  # 402

Colocado por: DR1982o que verga a mola ganha 5 ou 6 vezes mais.

Perdeste-me... ou não entendi... Então não falaste de kilo de ferro?

Quanto a pagarem melhor tens de contar que para receberes como lá não podias ter a carga fiscal que existe em PT sobre salários.
    Se juntares todos os salários da empresa se calhar a razão de 2.3x até é curta para pagar salários decentes cá (nunca fiz essa matemática).
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 403

Colocado por: gil.alves
    Perdeste-me... ou não entendi... Então não falaste de kilo de ferro?

Quanto a pagarem melhor tens de contar que para receberes como lá não podias ter a carga fiscal que existe em PT sobre salários.
    Se juntares todos os salários da empresa se calhar a razão de 2.3x até é curta para pagar salários decentes cá (nunca fiz essa matemática).

Sim, falei em kilo porque para a empresa que eu trabalho na Suíça o ferro é colocado pelo sub empreiteiro que recebe por cada kilo de ferro colocado, neste caso falou-me em 60centimos.
    Assim como a cofragem das lajes lá é o sub empreiteiro que faz e recebe ao m2 também, ja agora também pelo que sei é pouco mais que em Portugal também.
  4.  # 404

Colocado por: DR1982neste caso falou-me em 60centimos.

Isso não deve de dar para pagar o ferro....falta ainda a mão de obra.
  5.  # 405

Dos 45CHF que pago dá média/mês 7650CHF isto é igual a despesa bruta média com o funcionário (all-in).
    Salário médio atenção de toda a empresa.

Ora fazendo 1:1, 7650CHF=7650EUR
    Um custo para uma empresa em PT de 7650EUR o funcionário trazia líquidos 3500€.
    Está bom...
    Na CH esses 7650CHF dão um salário liquido de 6500CHF(!)...

Claro que cá os 3500€ líquidos seriam um salário de topo....
    Vamos aplicar a tua razão. "60" lá, "50" cá. 20%
    7650-20%=6120CHF=EUR
    Uma empresa em PT gasta 6120EUR paga líquidos ao "que verga a mola" 2900€.
    Ainda assim um salário topo admito.
    Agora aplica o factor demasiado importante para descurar.
    A diferença de salário entre o que verga a mola e "o que manda"...

Na minha empresa a diferença entre o mais baixo e mais alto não chega a 15%.
    e cá (PT)?!

Xi bolas...
    que contas me pões tu a fazer... :D

Vá. Abr.
  6.  # 406

Colocado por: Pickaxe
    Isso não deve de dar para pagar o ferro....falta ainda a mão de obra.
    60 cêntimos é o preço da mão de obra apenas, claro
  7.  # 407

Colocado por: gil.alvesUm custo para uma empresa em PT de 7650EUR

Se esse for o salário bruto o custo para a empresa é 9467€ com a SS. Fora seguros e outras coisas
  8.  # 408

Colocado por: DR198260 cêntimos é o preço da mão de obra apenas, claro

assim está certo
  9.  # 409

Colocado por: gil.alvesNa minha empresa a diferença entre o mais baixo e mais alto não chega a 15%.

15% também não é grande incentivo para alguém se esforçar um pouco mais e a estudar para se desenvolver profissionalmente.
  10.  # 410

Colocado por: gil.alvesDos 45CHF que pago dá média/mês 7650CHF isto é igual a despesa bruta média com o funcionário (all-in).
    Salário médio atenção de toda a empresa.

Ora fazendo 1:1, 7650CHF=7650EUR
    Um custo para uma empresa em PT de 7650EUR o funcionário trazia líquidos3500€.
    Está bom...
    Na CH esses 7650CHF dão um salário liquido de 6500CHF(!)...

Claro que cá os 3500€ líquidos seriam um salário de topo....
    Vamos aplicar a tua razão. "60" lá, "50" cá. 20%
    7650-20%=6120CHF=EUR
    Uma empresa em PT gasta 6120EUR paga líquidos ao "que verga a mola" 2900€.
    Ainda assim um salário topo admito.
    Agora aplica o factor demasiado importante para descurar.
    A diferença de salário entre o que verga a mola e "o que manda"...

Na minha empresa a diferença entre o mais baixo e mais alto não chega a 15%.
    e cá (PT)?!

Xi bolas...
    que contas me pões tu a fazer... :D

Vá. Abr.

Pois, mas em Portugal o que verga a mola se trouxer para casa no fim do mes metade desse valor já vem todo contente!
    Sem falar que mesmo que o traga metade bem por baixo da porta para baralhar as tuas contas :)
    Ou seja onde ficam esses 1450€ do funcionário ?
    Pois, chegas-te lá :)
  11.  # 411

Colocado por: DR1982Ou seja onde ficam esses 1450€ do funcionário ?

facil...
    Em muitos "patrões"...

Colocado por: Pickaxesalário bruto
    Não falo em salário bruto. Falo mesmo em custo para a empresa com SS e afins.

15% também não é grande incentivo para alguém se esforçar um pouco mais e a estudar para se desenvolver profissionalmente.
    é muito mais plano que cá sem dúvida alguma.
    Mas também é uma empresa de eng e tecnologia... Acredito que não seja norma neste aspecto.
  12.  # 412

15% e menos dores de costas, ou menos chuva e no pelo já está melhor? :)
  13.  # 413

Colocado por: gil.alves
    facil...
    Em muitos "patrões"...

Não falo em salário bruto. Falo mesmo em custo para a empresa com SS e afins.
    pois é, isso sim! Ha tantos para distribuir…

E é mais fácil meter os custos com essa gente toda nos materiais e mão de obra do que um detalhe mais honesto.
    Nao querendo, sinceramente acho que o melhor é colocar um valor final e pronto.
    • RCF
    • 31 março 2023

# 414

Colocado por: DR1982A mim choca me pedirem-me aqui quase tanto como na Suíça quando la o que verga a mola ganha 5 ou 6 vezes mais.

É verdade.
    E a carga fiscal, apesar de ter o seu peso, não é a única razão.
    Os engenheiros falam muito em "coeficiente de caganço" e eu creio que os empreiteiros, tal como a generalidade dos empresários em Portugal, também o aplicam. E aplicam-no porquê? Porque em Portugal há mais mal pagadores do que na Suíça. De vez em quando, levam umas banhadas e ficam a arder com o dinheiro... Há muita litigância judicial e qualquer empresário, em Portugal, terá de se precaver e por algum de lado para um dia gastar com advogados (não é por acaso que, em Portugal existem muitos mais advogados do que na Suíça). Em Portugal há menos rigor e o empreiteiro terá sempre de contar com o dia em que terá de pagar umas multas à ACT e às Câmaras municipais...
    Depois, na prática, numas obras, correndo sem percalços, os empreiteiros ganham muito dinheiro. Noutras, com os percalços que acima referi, pouco ou nada poderão ganhar... e, por isso, alguns, tão depressa compram um Porshe, como a seguir abrem insolvência...
  14.  # 415

Colocado por: DR198215% e menos dores de costas, ou menos chuva e no pelo já está melhor? :)

Eu preferia apanhar sol e chuva do que passar noites sem dormir a resolver problemas.
    Concordam com este comentário: gil.alves, Joao Dias, jorgealves, ghost12, JoãoEduardoDias, NB_Viseu, Peper87
  15.  # 416

Eu preferia apanhar sol e chuva do que passar noites sem dormir a resolver problemas.

O DR sabe o que é acordar mais cansado do que estava quando se deitou?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 417

Colocado por: RCF
    É verdade.
    E a carga fiscal, apesar de ter o seu peso, não é a única razão.
    Os engenheiros falam muito em "coeficiente de caganço" e eu creio que os empreiteiros, tal como a generalidade dos empresários em Portugal, também o aplicam. E aplicam-no porquê? Porque em Portugal há mais mal pagadores do que na Suíça. De vez em quando, levam umas banhadas e ficam a arder com o dinheiro... Há muita litigância judicial e qualquer empresário, em Portugal, terá de se precaver e por algum de lado para um dia gastar com advogados (não é por acaso que, em Portugal existem muitos mais advogados do que na Suíça). Em Portugal há menos rigor e o empreiteiro terá sempre de contar com o dia em que terá de pagar umas multas à ACT e às Câmaras municipais...
    Depois, na prática, numas obras, correndo sem percalços, os empreiteiros ganham muito dinheiro. Noutras, com os percalços que acima referi, pouco ou nada poderão ganhar... e, por isso, alguns, tão depressa compram um Porshe, como a seguir abrem insolvência...
    Pois, mas então nao é por isso que os empreiteiros pedem dinheiro adiantado?
    Não é também por ter de andar legais que têm de levar o tal dinheiro a mais e por isso mesmo as contas não são tao simples como calcular apenas o material e o ordenado do gajo que verga a mola?

É que só vejo falar-se em margem para tudo e mais alguma coisa, começa a ser demasiadas margens.

O que eu acho sinceramente é que estão a aproveitar para se lambusar, e eu faria exatamente o mesmo.
    Ha coisas que mais vale assumir que são assim e pronto.
  17.  # 418

oh homem nao seja por isso, nao ha tanta falta de mão de obra na construção ? :)
  18.  # 419

Colocado por: DR1982oh homem nao seja por isso, nao ha tanta falta de mão de obra na construção ? :)

já dei cabo das costas, ás vezes baixo-me e depois não me consigo endireitar...e foi nas obras
  19.  # 420

O DR sabe o que é acordar mais cansado do que estava quando se deitou?
    Cada trabalho tem as suas desvantagens, a mim ja me aconteceu querer levantar me da cama e não conseguir… nao sei qual é pior

0.0807 seg. NEW