Colocado por: gil.alvesEstás a misturar custos de material.Não Gil, estava a falar em preços de mão de obra.
Nas também te digo que se achas que o preço de material puro varia muito daqui (PT) para a Suíça olha que apanhas uma surpresa...
Um exemplo um bocado estúpido.
Pagas aqui tanto por uma sanita Valadares como na CH uma da Geberit que sabes se comprares cá levas no lombo.
Mas ao ponto. Material puro os preços não variam por aí além pela Europa fora...
Pagas "o mesmo" por lã de rocha corrente cá (PT) como pagas na CH.
Colocado por: DR1982o que verga a mola ganha 5 ou 6 vezes mais.
Colocado por: gil.alves
Perdeste-me... ou não entendi... Então não falaste de kilo de ferro?
Quanto a pagarem melhor tens de contar que para receberes como lá não podias ter a carga fiscal que existe em PT sobre salários.
Se juntares todos os salários da empresa se calhar a razão de 2.3x até é curta para pagar salários decentes cá (nunca fiz essa matemática).
Colocado por: DR1982neste caso falou-me em 60centimos.
Colocado por: Pickaxe60 cêntimos é o preço da mão de obra apenas, claro
Isso não deve de dar para pagar o ferro....falta ainda a mão de obra.
Colocado por: gil.alvesUm custo para uma empresa em PT de 7650EUR
Colocado por: DR198260 cêntimos é o preço da mão de obra apenas, claro
Colocado por: gil.alvesNa minha empresa a diferença entre o mais baixo e mais alto não chega a 15%.
Colocado por: gil.alvesDos 45CHF que pago dá média/mês 7650CHF isto é igual a despesa bruta média com o funcionário (all-in).
Salário médio atenção de toda a empresa.
Ora fazendo 1:1, 7650CHF=7650EUR
Um custo para uma empresa em PT de 7650EUR o funcionário trazia líquidos3500€.
Está bom...
Na CH esses 7650CHF dão um salário liquido de 6500CHF(!)...
Claro que cá os 3500€ líquidos seriam um salário de topo....
Vamos aplicar a tua razão. "60" lá, "50" cá. 20%
7650-20%=6120CHF=EUR
Uma empresa em PT gasta 6120EUR paga líquidos ao "que verga a mola" 2900€.
Ainda assim um salário topo admito.
Agora aplica o factor demasiado importante para descurar.
A diferença de salário entre o que verga a mola e "o que manda"...
Na minha empresa a diferença entre o mais baixo e mais alto não chega a 15%.
e cá (PT)?!
Xi bolas...
que contas me pões tu a fazer... :D
Vá. Abr.
Colocado por: DR1982Ou seja onde ficam esses 1450€ do funcionário ?
Colocado por: Pickaxesalário brutoNão falo em salário bruto. Falo mesmo em custo para a empresa com SS e afins.
Colocado por: Pickaxeé muito mais plano que cá sem dúvida alguma.
15% também não é grande incentivo para alguém se esforçar um pouco mais e a estudar para se desenvolver profissionalmente.
Colocado por: Pickaxe15% e menos dores de costas, ou menos chuva e no pelo já está melhor? :)
15% também não é grande incentivo para alguém se esforçar um pouco mais e a estudar para se desenvolver profissionalmente.
Colocado por: gil.alvespois é, isso sim! Ha tantos para distribuir…
facil...
Em muitos "patrões"...
Não falo em salário bruto. Falo mesmo em custo para a empresa com SS e afins.
Colocado por: DR1982A mim choca me pedirem-me aqui quase tanto como na Suíça quando la o que verga a mola ganha 5 ou 6 vezes mais.
Colocado por: DR198215% e menos dores de costas, ou menos chuva e no pelo já está melhor? :)
Colocado por: Pickaxe
Eu preferia apanhar sol e chuva do que passar noites sem dormir a resolver problemas.
Colocado por: RCFPois, mas então nao é por isso que os empreiteiros pedem dinheiro adiantado?
É verdade.
E a carga fiscal, apesar de ter o seu peso, não é a única razão.
Os engenheiros falam muito em "coeficiente de caganço" e eu creio que os empreiteiros, tal como a generalidade dos empresários em Portugal, também o aplicam. E aplicam-no porquê? Porque em Portugal há mais mal pagadores do que na Suíça. De vez em quando, levam umas banhadas e ficam a arder com o dinheiro... Há muita litigância judicial e qualquer empresário, em Portugal, terá de se precaver e por algum de lado para um dia gastar com advogados (não é por acaso que, em Portugal existem muitos mais advogados do que na Suíça). Em Portugal há menos rigor e o empreiteiro terá sempre de contar com o dia em que terá de pagar umas multas à ACT e às Câmaras municipais...
Depois, na prática, numas obras, correndo sem percalços, os empreiteiros ganham muito dinheiro. Noutras, com os percalços que acima referi, pouco ou nada poderão ganhar... e, por isso, alguns, tão depressa compram um Porshe, como a seguir abrem insolvência...
Colocado por: Pickaxeoh homem nao seja por isso, nao ha tanta falta de mão de obra na construção ? :)
Eu preferia apanhar sol e chuva do que passar noites sem dormir a resolver problemas.
Colocado por: DR1982oh homem nao seja por isso, nao ha tanta falta de mão de obra na construção ? :)
Colocado por: PickaxeCada trabalho tem as suas desvantagens, a mim ja me aconteceu querer levantar me da cama e não conseguir… nao sei qual é pior
O DR sabe o que é acordar mais cansado do que estava quando se deitou?