Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: TelhadoAgora sou eu que digo que você é que não terá noção nenhuma principalmente por ser alguém da área.
    atrás do teclado somos todos muito bons, honestos, competentes e o espelho da perfeição,

lá fora é a selva onde ando todos os dias, tem que sair para as obras e olhar com olhos de ver.
  2.  # 2

Colocado por: VarejoteMas acha que algum empreiteiro ou fornecedor com agenda cheia, dita as condições de por exemplo 50% na encomenda de materiais e ainda leva com a sugestão do DO para uma garantia bancária?, manda logo procurar outro empreiteiro ou fornecedor.

P.s não sou empreiteiro, até final do ano passado fui DO.
    Concordam com este comentário:Joao Dias,jorgealves

Quem dita agenda cheia são os clientes ou não?
    Se passar a ser uma exigência a coisa muda de figura.
  3.  # 3

Colocado por: Pickaxe
    Pois não, estou farto de pedir garantias aos bancos, e sei bem como é, ao contrário de si.

O seu sócio é o maior, o pessoal parece que lhe anda a mendigar trabalho. Isso são tudo invenções dele e você acredita em tudo o que lhe dizem.

E não acha bem prestar uma garantia ao cliente?
    O meu Socio não é o maior nem se trata disso trabalha sim com segurança como montes de empresas o fazem.
  4.  # 4

Colocado por: J.Fernandes
    Se estes subempreiteiros aceitam essas condições é porque cobram ao seu sócio muito mas muito mais do que cobram aos outros clientes.
    Concordam com este comentário:Joao Dias,jorgealves

Se cobram mais ou não isso não me interessa para nada e se o fazem também concordo que o façam pois é um custo e tem de ser pago mas não será muito mais concerteza pois o custo também não é grande.
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesou porque isso já esta sobrecarregado no preço inicial ou porque não têm trabalho de outra forma, eu acredito que seja a 1º forma e logo dita que o valor esta mais alto (muito mais alto) que o normal.

com essas condições garantidamente que comigo não faria nada pois os meus preços sou eu que os dito assim como as condições, se não quer siga a marinha.

Não entendo o porque se é tao bom profissional qual o problema de prestar garantia ao cliente se o custo for inserido no preço.
    Esse tipo de resposta só leva a crer que quer fugir com o rabo a seringa.
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesatrás do teclado somos todos muito bons, honestos, competentes e o espelho da perfeição,

lá fora é a selva onde ando todos os dias, tem que sair para as obras e olhar com olhos de ver.

Eu sei que é uma selva por isso mesmo aconselho os DO’s a protegerem se só isso mas cada um faz como quer quem sou eu para mandar nos outros.
    E mais uma vez digo não estou aqui a criticar ninguém estou sim aconselhar o que acho que se deve fazer só isso.
  7.  # 7

Colocado por: Telhado

Se cobram mais ou não isso não me interessa para nada e se o fazem também concordo que o façam pois é um custo e tem de ser pago mas não será muito mais concerteza pois o custo também não é grande.

O custo de só receber 10% do valor total do orçamento passado 5 anos não é grande??
    Isto deve ser gozo só pode…
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 8

Colocado por: Telhadoqual o problema de prestar garantia ao cliente se o custo for inserido no preço.

Para mim absolutamente nenhum. Não conheço é nenhum cliente disposto a pagar esse custo extra.
    Com todo o respeito que me merece, você está completamente a leste da realidade do mercado. As poucas obras que perdemos é por não fazermos malabarismos com os Ivas. Ora se a maioria dos clientes, nem o Iva querem pagar, acha que ainda vão querer pagar o custo associado de uma garantia bancária a médio prazo?
  9.  # 9

Colocado por: Joao Dias
    O custo de só receber 10% do valor total do orçamento passado 5 anos não é grande??
    Isto deve ser gozo só pode…

Só recebe passado 5 anos se não prestar a garantia ou seguro de caução caso contrário recebe na hora.
    E já demonstrei aqui que o custo da garantia não é elevado.
  10.  # 10

Para mim absolutamente nenhum. Não conheço é nenhum cliente disposto a pagar esse custo extra.
    Com todo o respeito que me merece, você está completamente a leste da realidade do mercado. As poucas obras que perdemos é por não fazermos malabarismos com os Ivas. Ora se a maioria dos clientes, nem o Iva querem pagar, acha que ainda vão querer pagar o custo associado de uma garantia bancária a médio prazo?

Mas é isso que estamos a debater soluções para que o cliente esteja seguro que se houver problemas tem onde se agarrar.
    Se o cliente não quiser isso já é diferente está assumir o risco é contra isso nada o cliente é que sabe.
    Aqui não se trata de estar a leste ou não até porque o que se está a debater não é necessário perceber da área.
    Agora ser o profissional a rejeitar essa situação porque não está para isso e tem agenda cheia com outros clientes que não exigem nada disso da que pensar pelo menos para mim um profissional desses não fazia nada.
  11.  # 11

Ainda agora de manhã tive a tomar um café com um amigo que tem uma empresa de serralharia que trabalha para diversos empreiteiros e perguntei lhe sobre esta situação para saber se era alguma novidade e a resposta que me deu foi que desde a uns 10 anos que pouco são os construtores que não lhe fazem retenção uns 10% outros 5% sempre durante 5 anos.
    Como as linhas das garantias não dão para tudo ele vai jogando com isso nalgumas apresenta garantias noutras não e conforme vai libertando umas apresenta outra e em alguns casos quando por exemplo falta um ano e não deu problemas pede a libertação e alguns libertam pela confiança outros é até ao fim.
  12.  # 12

Colocado por: TelhadoAinda agora de manhã tive a tomar um café com um amigo que tem uma empresa de serralharia que trabalha para diversos empreiteiros e perguntei lhe sobre esta situação para saber se era alguma novidade e a resposta que me deu foi que desde a uns 10 anos que pouco são os construtores que não lhe fazem retenção uns 10% outros 5% sempre durante 5 anos.
    Como as linhas das garantias não dão para tudo ele vai jogando com isso nalgumas apresenta garantias noutras não e conforme vai libertando umas apresenta outra e em alguns casos quando por exemplo falta um ano e não deu problemas pede a libertação e alguns libertam pela confiança outros é até ao fim.

Pergunte lá a esse mesmo amigo se faz o mesmo com DO particulares?
    E aproveite e pergunte-lhe se os valores que cobra aos empreiteiros que lhe retêm os 10% são iguais aos que não lhe pedem essa mesma retenção?
  13.  # 13

Pergunte lá a esse mesmo amigo se faz o mesmo com DO particulares?
    E aproveite e pergunte-lhe se os valores que cobra aos empreiteiros que lhe retêm os 10% são iguais aos que não lhe pedem essa mesma retenção?

Ele não trabalha para particulares só para empreiteiros e na sua grande maioria fazem as retenção ou não em caso de apresentar a garantia bancária ou seguro de caução.
    Claro que esse custo tem que lá estar não vai oferecer isso nem se pergunta.
  14.  # 14

Os subempreiteiros que aceitam ficar lá com 10% durante 5 anos, meteram a mais no orçamento dinheiro que chega e sobra para esquecer e "c..g..r" na retenção, já a dá como perdida, pelo que em muitos casos o contratante paga muito mais e nem é por aí que está mais assegurado.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 15

os modelos estão mesmo corrompidos... :(

Não há mesmo seriedade nem palavra ou só param aqui os que têm problemas... :(

Vou contar o que me aconteceu no primeiro ano em que estive na Suíça.
    Precisei de fazer a revisão ao meu carro (um Seat Leon). Não tinha tempo nem garagem para o fazer teve de ser.

Fui a uma bosch car service ali perto.
    Perguntei quando podia deixar o carro ficou combinado e a primeira achega (tinha de deixa-lo num domingo)... "Deixe as chaves na caixa de correio que nós tratamos." - ok.... ..... Assim o fiz.
    Quando foi para levantar teve de ser ao fim do dia.
    Ao que liguei e me dizem. "A essa hora estamos fechados" - "mas o carro fica à porta e as chaves ficam no meio". - "Quase paniquei..."
    Acabei por arranjar a estar lá a horas.
    "entregam-me a chave e boa viagem"! ... ... perguntei, "uh.. então e pagar?!?"
    "ah não se preocupe, depois mandamos-lhe a conta para casa!"...
    Olhei para ele (sem me conhecer de lado nenhum) e com um Alemão todo partido...
    E aí fui eu...
    Passado uma semana lá aparece a conta direitinha com o valor dentro do que ele tinha previsto.

E pronto...
    Quando a sociedade não está partida... e há profissionalismo e seriedade coisas boas acontecem!

Abr.
    • Jupy
    • 27 março 2023

# 16

Colocado por: gil.alvesQuando a sociedade não está partida... e há profissionalismo e seriedade coisas boas acontecem!

Sabe porque?
    Na Suíça a justiça funciona a 100%
    Concordam com este comentário: DR1982
  16.  # 17

é, e as pessoas tem uma cultura de verticalidade e não de ratice.
    parte da sua riqueza e qualidade de vida vem dai e não da conta bancária.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  17.  # 18

Mas cá também existe isso em oficinas, fazem o serviço, levantamos o veículo e mais tarde, dia/s seguinte/s, enviam a fatura para o email.
  18.  # 19

Colocado por: Jupy
    Sabe porque?
    Na Suíça a justiça funciona a 100%
    Concordam com este comentário:DR1982
    completamente de acordo, dos poucos anos que tenho suíço ja percebi que la não vale a pena tentar fazer malabarismos que fica caro.
    Nao quer dizer que não os haja, mas sinceramente eu prefiro nao arriscar.
    Concordam com este comentário: Jupy
  19.  # 20

Colocado por: J.FernandesOs subempreiteiros que aceitam ficar lá com 10% durante 5 anos, meteram a mais no orçamento dinheiro que chega e sobra para esquecer e "c..g..r" na retenção, já a dá como perdida, pelo que em muitos casos o contratante paga muito mais e nem é por aí que está mais assegurado.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Esqueça la isso.
    Quer dizer as empresas que pedem esse tipo de garantias são burras e não fazem comparativos de preços ou não sabem quanto custas essas garantias.
    Assim como os fornecedores vão mesmo esquecer o dinheiro que fica retido.
    Isto é de rir mas ok.

0.0452 seg. NEW