Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: Joao Dias
    Pensou mal


    Foi o picareta que disse aqui que era dono de
    uma carpintaria, obrigado por clarificar.

    Colocado por: RRoxxNão é mutuamente exclusivo... Ou é?

    Agora fiquei confuso.
  2.  # 182

    Colocado por: nortenho66

    Foi o picareta que disse aqui que era dono de
    uma carpintaria, obrigado por clarificar.


    Agora fiquei confuso.

    Este forum é maravilhoso, um tipo lê aqui meia duzia de posts e sabe logo a vida toda de um gajo sem o conhecer de lado nenhum.
    A carpintaria faz parte da vida do Picareta mas não é um elemento exclusivo.
    Tal como me vêem a mim nos soalhos e os mesmos são de facto o nosso core business mas não é a única coisa que fazemos.
    Concordam com este comentário: RRoxx, JotaP, Picareta, Vítor Magalhães, SrR
  3.  # 183

    Colocado por: Joao DiasEste forum é maravilhoso, um tipo lê aqui meia duzia de posts e sabe logo a vida toda de um gajo sem o conhecer de lado nenhum.

    Eu não li meia dúzia de posts nenhuns, foi o picareta quem o disse como resposta directamente a mim.
    Mas nesse ponto tem razão, o picareta já fez N de afirmações sobre mim, inclusive onde supostamente trabalho e vivo sem me conhecer de lado nenhum mas nesses posts não vejo a indignação do João, curioso.


    Colocado por: Joao DiasA carpintaria faz parte da vida do Picareta mas não é um elemento exclusivo.


    Então não pensei nada mal como referiu.



    Colocado por: Joao DiasTal como me vêem a mim nos soalhos e os mesmos são de facto o nosso core business mas não é a única coisa que fazemos.

    Eu não sei o que o João faz ou deixa de fazer nem estou interessado em saber mas já vi que faz muita questão que isso seja público.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, nbastos, mica
  4.  # 184

    O exemplo do Big e do Dav, sao sem duvida exemplos muito bons e uteis.
    Eu ha uns dias mudei o rolamento ao carro e a revisão, ficou tao bem ou melhor que na marca porque levou tudo original.
    Comprei as peças diretamente numa casa que me faz preços iguais ou melhores que o autodoc, levei o carro a um amigo que faz uns biscates e tem um elevador, e entretemo-nos umas horas.
    Correu tudo bem e fiz a festa por menos de metade que me levariam na marca, e 200€ mais barata que me orcamentaram numa casa Bosch.

    Mas a meio ainda tive medo que corresse mal, ao desapertar um dos parafusos do braço de suspensão o meio do do parafuso que segura a rotula moeu, e estava a ver que so ia de rebarbadora, se assim fosse tinha de pagar 100 e tal euros por um braço novo. ja me ficava a coisa cara.

    No entanto no fim correu bem, fiz a festa por bem menos dinheiro mesmo com o que paguei ao meu amigo, e estou todo contente.
    O preço que me pediram nas outras oficinas é mais do que justo.
  5.  # 185

    Colocado por: DR1982Mas a meio ainda tive medo que corresse mal, ao desapertar um dos parafusos do braço de suspensão o meio do do parafuso que segura a rotula moeu, e estava a ver que so ia de rebarbadora, se assim fosse tinha de pagar 100 e tal euros por um braço novo. ja me ficava a coisa cara.


    Este é o tal factor kagaço que se paga quando se pede a um profissional para fazer.

    No meu trabalho quando faço uma concepçao que saia fora do que estou habituado fazer também tenho de carregar +X % - actualmete nao é relacionado com a construçao.

    Quando o DO decide fazer parte do trabalho esta a automaticamente a reduzir este factor ao empreiteiro e como tal a baixar os custos. Fazer ele próprio a sub contratação das cozinhas, caixilhos etc. Depois se correr mal a culpa nao é de ninguém.

    Este risco nem todos estao dispostos a ter. Tal como no carro, correu-lhe bem, mas se corre mal ja nao justificaria.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 186

    Percebo é concordo que deverá ter isso tudo, mas não é isso que inflaciona o preços que se vêm por aqui.

    São os acabamentos, os equipamentos escolhidos,...

    O Do tem de enquadrar as coisas ao seu orçamento. Se eu fosse a instalar o que me apetecia muito facilmente teria acrescentado 150 a 200€/m2. Mas como tenho mais onde o gastar.

    Como disse, por aqui muitas vezes destróiem se sonhos mesmo antes de sair do papel.
    Os 1000€/m2 é bom para ter como uma base, mas os Do têm de ter exemplo de que é possível construir por menos e mesmo assim ter uma boa construção.

    Colocado por: Picareta
    O que o Big não percebe é que alguém que seja engº Civil como é o meu caso, que assina termos de responsabilidade, tem que dar estimativas para construir de acordo com todas as leis em vigor, tem que considerar os custos para uma obra com apenas um empreiteiro, que controla o pessoal em obra de modo a que toda a gente que entra em obra tem a situação laboral regularizada, com seguros de acidentes de trabalho, tem EPIs, etc, os andaimes são certificados e são montados por profissionais com formação, o gruista não pode ser um servente tem que ter formação para isso, a grua tem que ter a manutenção em dia, e todas os trabalhos são executados cumprindo as normas de higiene e segurança, os resíduos não são deixados no meio do pinhal, e mais uma catrefada de coisas.....

    Agora cada um faz como quer.
    Concordam com este comentário: RRoxx, nbastos
  7.  # 187

    Colocado por: Nostradamus

    Este é o tal factor kagaço que se paga quando se pede a um profissional para fazer.

    No meu trabalho quando faço uma concepçao que saia fora do que estou habituado fazer também tenho de carregar +X % - actualmete nao é relacionado com a construçao.

    Quando o DO decide fazer parte do trabalho esta a automaticamente a reduzir este factor ao empreiteiro e como tal a baixar os custos. Fazer ele próprio a sub contratação das cozinhas, caixilhos etc. Depois se correr mal a culpa nao é de ninguém.

    Este risco nem todos estao dispostos a ter. Tal como no carro, correu-lhe bem, mas se corre mal ja nao justificaria.
    Precisamente onde eu queria chegar, por isso achar justo o que as empresas me pediram.
    Eu preferi assumir o risco e fazer as coisas por minha conta, correu bem.
    Mas sujei as maos e perdi 3 horas, onde metade do tempo passamos para desapertar o parafuso, em condições normais faziamos tudo numa hora ou pouco mais.
    Mas quem orcamenta tem de contar que pode correr mal, com imprevistos e aplicar essa margem de risco para eventuais imprevistos.

    Outra coisa ainda foi que eu paguei ao rapaz o trabalho dele, embora ele nao quisesse nada paguei, ate porue ninguem anda de borla e o investimento que o rapaz fez em ferramentas, maquinas e no elevador precisa de ser pago.
    • DR1982
    • 10 setembro 2021 editado

     # 188

    Colocado por: BigmousePercebo é concordo que deverá ter isso tudo, mas não é isso que inflaciona o preços que se vêm por aqui.

    São os acabamentos, os equipamentos escolhidos,...

    O Do tem de enquadrar as coisas ao seu orçamento. Se eu fosse a instalar o que me apetecia muito facilmente teria acrescentado 150 a 200€/m2. Mas como tenho mais onde o gastar.

    Como disse, por aqui muitas vezes destróiem se sonhos mesmo antes de sair do papel.
    Os 1000€/m2 é bom para ter como uma base, mas os Do têm de ter exemplo de que é possível construir por menos e mesmo assim ter uma boa construção.

    Concordo, eu ja aqui publiquei exemplos de casas a 700euros com iva incluido m2, e eu estando a contar com 1000€ +iva tenho consciência que vai ter de ser bem gerido porque facilmente pode descambar
  8.  # 189

    Colocado por: RRoxx. Se conseguimos vender ao preço que queremos ou não, são outros 500,


    Nada a opor à lógica do mercado, à lei da oferta e da procura.
    Se podes ganhar 100 porque hás-de ganhar 30???

    Só contesto dizerem que "por menos de 100" ou está numa cagada, ou é ilegal, ou o catano!!!


    Eu, como breve DO, preferia claro que houvesse concorrência entre os empreiteiros da minha zona. Não há, estão todos cheios de trabalho.
    Azar o meu!!!
  9.  # 190

    Colocado por: Beto1980

    Nada a opor à lógica do mercado, à lei da oferta e da procura.
    Se podes ganhar 100 porque hás-de ganhar 30???

    Só contesto dizerem que "por menos de 100" ou está numa cagada, ou é ilegal, ou o catano!!!
    100 por cento legal não será.
  10.  # 191

    Colocado por: RRoxx

    Não é mutuamente exclusivo... Ou é?





    É isto que gosto na Internet, é logo do 8 ao 80, nunca há meio termo.

    O dav já admitiu ter gasto milhares de horas lá. O dav não deve ter nada que lhe permita trabalhar numa obra: formações, medicina no trabalho, vínculo laboral ao empreiteiro, etc. Não fez contas, nem consegue fazer, as muitas horas que perdeu a trabalhar antes da obra, nem as muitas que lá pôs.

    Acha que um empreiteiro vai trabalhar a preço de custo? O diogo10s já disse que fez uma casa que lhe custou 500€/m2, não estando a por nada em causa, ninguém aqui, que não o Diogo, sabe o que a casa levou, mas ainda assim, acham mesmo que ele a vendia para outro tipo (imaginando que a faria para um terceiro} a preço de custo? Acho que o homem não gere uma associação de caridade social.

    E continuam aqui a acreditar que se consegue construir, sendo leigo e não tendo mínimo conhecimento e logo não tendo empresa para tal, ao preço de 500€/m2, recorrendo a empresas que fazem disto vida... Se isto não é ilusão e o que?

    Eu estou a fazer uma a custos superiores, que não vou revelar, mas o preço de venda sera, naturalmente, superior aos 1100€ a que o Diogo vendeu a dele. Se conseguimos vender ao preço que queremos ou não, são outros 500, mas aqui na zona vendem, e rápido, e não é a primeira, sendo que as outras, primeiras, foram mais baratas.
    Concordam com este comentário:Joao Dias,DR1982


    Construí por 520 mas comigo e com o meu irmão lá a trabalhar, atenção, modéstia à parte, duas máquinas de cofragem, alvenaria e ferro armado eheheh (e nesses 520 estão os nossos "salários"). 460m2 ficaram prontos em 12 meses, e tempo é dinheiro.
    No entanto o picareta tem razão também. Eu quando estava na orçamentação de uma empresa, entravam todos os custos, a empresa tinha andaimes, tinha gruas, etc etc mas o aluguer entrava na mesma nos custos, e para além da margem final que não me recordo quanto era, sei que a margem sobre os materiais era 30%. Tudo isso faz diferença no valor final...
    Tirando a grua que é Auto montante e eu conduzo sem o cap(errado), os andaimes e afins já tenho à anos e já se pagaram nas primeiras obras. Coloco uma pequena taxa no estaleiro mas são sempre custos que já não me saem do bolso e facilito...
  11.  # 192

    O valor vai depender muito da arquitetura também e outra coisa que pesa muito: as obras são fontes de problemas.
    Ou seja, vamos imaginar que eu assumo os 700€/m2 mas a grua avaria, os andaimes partem, o camião bateu na casa e atirou com uma parede abaixo, a casa sofreu recalque grave e teve que levar estacas. O gajo do muro em pedra não pode vir, e o outro é mais caro 20€/m2... etc etc etc os 700 rapidamente me deixavam com a corda ao pescoço.
    À uns tempos orçamentei uma casa com 240m2 a 950€/m2 também, varandas em betão armado com vão livre de 3m, vãos gigantes...
  12.  # 193

    Colocado por: Diogo10sjá se pagaram nas primeiras obras.
    E no dia que precisar de comprar novos? Compreendo o que faz, mas normalmente as empresas colocam sempre uma margem cosntante sobre o material para criar um fundo de renovação ou substituição de ferramentas.
    •  
      RRoxx
    • 10 setembro 2021

     # 194

    Colocado por: Diogo10sO valor vai depender muito da arquitetura também e outra coisa que pesa muito: as obras são fontes de problemas.


    Eu recentemente tive em mãos um projecto em Cascais, com arquitectura muito fraquinha mas com muito bom aspecto final.

    Tinha tudo e um par de botas com grandes marcas, lembro me particularmente dos kerlites. O custo real rondava os 1400€/m2. Mas olhando ao que exigiam empolei o custo mais 150€/m2 face à arquitectura e ao tipo de cliente. E sei que facilmente o custo real se transformaria no custo que fictícia mente criei.

    Na venda disseram que tinha de baixar, o que recusamos é voltaria a recusar. Não sei se avançou ou não, sei que era daquelas que para ir fazer só com uma grande rede por baixo.
  13.  # 195

    Colocado por: Beto1980Parece estar a querer dizer que o Dav ou o Big construíram a sua casas recorrendo 100% a empresas ilegais que operaram com funcionários ilegais e utilizando maquinária ilegal / sem manutenção.

    Que exagero !!!
    Concordam com este comentário: DR1982, Joao Dias
    •  
      RRoxx
    • 10 setembro 2021 editado

     # 196

    Colocado por: Beto1980Só contesto dizerem que "por menos de 100" ou está numa cagada, ou é ilegal, ou o catano!!!


    O preço não é, nem nunca foi, garantia de qualidade.

    Mas há mínimos admissíveis... Uma obra não pode ser vendida a preços de custo, e um olho treinado consegue olhar para uma planta e uns cortes e cheirar a mais ou menos quanto fica, para soluções correntes.

    Depois há as invenções dos arquitontos que penduram moradias em estacas e revestem o telhado a zinco e vendem ao cliente que se faz a 600 €/m
    Concordam com este comentário: Diogo10s, Beto1980
  14.  # 197

    Colocado por: BigmouseOs 1000€/m2 é bom para ter como uma base

    Só serve mesmo para isso.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 198

    Colocado por: DR1982E no dia que precisar de comprar novos? Compreendo o que faz, mas normalmente as empresas colocam sempre uma margem cosntante sobre o material para criar um fundo de renovação ou substituição de ferramentas.

    Correto, mas essa pequena taxa que meto no orçamento da perfeitamente para ir comprando alguma coisa... Tenho prumos /escoras, com 20 anos e ainda funcionam perfeitamente, andaimes também raramente dão problemas se forem minimamente preservados. A única coisa que gasto dinheiro com mais frequência é material de cofragem, e mesmo assim tenho dokas com vários anos, mas esses custos já vou colocando no cliente...
    Concordam com este comentário: DR1982
  16.  # 199

    Colocado por: Diogo10sandaimes também raramente dão problemas

    Espanhóis ou europeus?
    •  
      RRoxx
    • 10 setembro 2021

     # 200

    Colocado por: zedasilva
    Espanhóis ou europeus?


    Os espanhois ja nao sao europeus... isso é racismo Zé.
 
0.0537 seg. NEW