Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: pguilhermeMas é em obra que vai procurar preços?
    Ainda um destes dias recebi um orçamento para caixilharia valido por 15 dias.
    Isto é uma bola de neve, se o serralheiro lhe der um orçamento valido por um ano é ele a aplicar uma boa margem para o que podera acontecer ate essa altura
  2.  # 242

Nos últimos 6 meses recusei dar, pelo menos, uns 20 orçamentos para moradias. Com a volatilidade dos materiais de construção é normal que fosse dar preços que os donos de obra iam achar absurdos quando apenas estaria a defender-me da conjuntura actual. Bem basta as obras que temos em carteira de 2020 em que estou a "levar no corpo" forte e feio, é que aqui não se constrói por 1000€/m2, a margem é bem mais curta.

Optei por iniciar projectos próprios, assim sei quanto custa e por quanto posso vender, além disso não tenho o DO a chatear-me todos os dias com dúvidas e alterações constantes. Hoje em dia a tarefa mais desgastante no meu trabalho (construção de moradias "chave na mão") é a interacção com os DO, cada vez mais exigentes (normal), sempre com alterações de última hora, dúvidas sobre quase tudo durante a obra porque pouco definiram nos projectos, querem ter tudo o que viram nas casas dos familiares e amigos... Alguns não tanto assim, foi um desabafo! :)

Muitas vezes não peço adjudicação, principalmente porque consigo trabalhar com DO de confiança. Tenho situações em que a estrutura está terminada e ainda não recebi 1€. A última tinha terminado a estrutura e o DO tinha entregue um sinal inicial de 2% do orçamento. Curiosamente tenho um calote numa obra em que me precavi mais por não conhecer o DO, terminei a obra à espera da última fatia da parte do banco mas esta nunca chegou...
    Concordam com este comentário: RRoxx
    • DR1982
    • 12 setembro 2021 editado

# 243

Colocado por: pguilhermeO melhor é mesmo sem ser chave na mão, mas como se pode fazer, de forma correcta e legal?
    Eu nem sequer pondero fazer chave na mão, mas tambem nao sou um DO comum.
    Prefiro assumir eu o risco do aumento dos materias...
    Por aqui os empreiteiros fazem a estrutura e deixam o alvará para o resto, desde que nao metam outro em obra para fazer os trabalhos que ele faz.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, mica
  3.  # 244

Colocado por: pguilherme
    O melhor é mesmo sem ser chave na mão, mas como se pode fazer, de forma correcta e legal?

A maioria aceita a adjudicação direta de caixilharia, serralharia, climatização e carpintaria.
    Os revestimentos, loiças, móveis, equipamentos, pode propor ser você a comprar e o empreiteiro a aplicar.

Assim já retira grande parte do risco do preço ao empreiteiro.
    Concordam com este comentário: DR1982, RUIOLI, Majin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme, dmiguel
  4.  # 245

Colocado por: DR1982Eu nem sequer pondero fazer chave na mão, mas tambem nao sou um DO comum.
    Prefiro assumir eu o risco do aumento dos materias...
    Por aqui os empreiteiros fazem a estrutura e deixam o alvará para o resto, desde que nao metam outro em obra para fazer os trabalhos que ele faz.

Quando tiverem uma inspecção das finanças talvez mudem de procedimento, se conseguirem manter actividade. :)
    • RUIOLI
    • 12 setembro 2021 editado

# 246

Colocado por: ghost12Quando tiverem uma inspecção das finanças talvez mudem de procedimento, se conseguirem manter actividade. :)

Se souberem fazer contratos, não vejo problema. No limite podem levar uma coima do IMPIC, mas até isso tem defesa contratual, se é que o IMPIC faz mesmo alguma coisa...

O próprio estado faz isto todos os dias, empreitadas dentro de empreitadas.

Grandes DO multinacionais com várias obras em curso fazem isso.
  5.  # 247

Colocado por: ghost12

Quando tiverem uma inspecção das finanças talvez mudem de procedimento, se conseguirem manter actividade. :)
    Isso ja nao sei como se passa, só sei que é assim que faz a maioria por estas bandas.
    Com os alvarás deles ou de outros
  6.  # 248

Colocado por: ghost12preços que os donos de obra iam achar absurdos quando apenas estaria a defender-me da conjuntura actual. Bem basta as obras que temos em carteira de 2020 em que estou a "levar no corpo" forte e feio, é que aqui não se constrói por 1000€/m2, a margem é bem mais curta.

Imagino que por aqui pudesse dar esses preços à vontade que a malta até chamava um mimo :)

Começar a contruir sem garantia, também é duro. Nem eu como DO gostaria de estar numa posição dessas.

Colocado por: ghost12Optei por iniciar projectos próprios, assim sei quanto custa e por quanto posso vender

Na mouche. Maior margem de lucro e decisão estratégica sobre o mercado a abordar.

Colocado por: DR1982Prefiro assumir eu o risco do aumento dos materias...

Não tenho problema em assumir o risco do aumento de materiais. O problema seria o apoio à navegação, redes de contactos, etc.
    O alvará, se for preciso, pede-se um. Quais são os requisitos? Ter alguém com qualificação civil nos quadros?

Colocado por: NTORIONA maioria aceita a adjudicação direta de caixilharia, serralharia, climatização e carpintaria.
    Os revestimentos, loiças, móveis, equipamentos, pode propor ser você a comprar e o empreiteiro a aplicar.

Faz sentido. Até agora assumia que os empreiteiros preferiam vender, para ganhar mais essa margem. Mas efectivamente o risco associado pode ser considerável nesta altura e possa prescindir sem grande resistência.
  7.  # 249

Colocado por: DR1982Ainda um destes dias recebi um orçamento para caixilharia valido por 15 dias.
    Isto é uma bola de neve, se o serralheiro lhe der um orçamento valido por um ano é ele a aplicar uma boa margem para o que podera acontecer ate essa altura

Epá, nem sei como isso é possível, dado que demoram meses para enviar um orçamento... pode partilhar algum contacto de caixilharia?
  8.  # 250

Colocado por: RUIOLIO próprio estado faz isto todos os dias, empreitadas dentro de empreitadas.

O Estado (DO) é que contrata os subempreiteiros?
  9.  # 251

Colocado por: RUIOLI

Porquê? Se souberem fazer contratos, não vejo problema. No limite podem levar uma coima do IMPIC, mas até isso tem defesa contratual, se é que o IMPIC faz mesmo alguma coisa...

O próprio estado faz isto todos os dias, empreitadas dentro de empreitadas.

O DO comum faz esses contratos?

Sei do que falo porque em 2019 tive uma inspecção que durou 5 meses e sei o que me custou no final.

Quem garante ao empreiteiro que a empresa das janelas ou o carpinteiro passam a factura ao DO? No meu caso foi "a vossa empresa facturou x mas devia ter facturado x*2" , como o DO só apresentou as facturas da minha empresa e não apresentou as das caixilharias, da electricidade, aquecimento, carpintaria, etc...
  10.  # 252

Colocado por: rjmsilvaO Estado (DO) é que contrata os subempreiteiros?

Não, divide uma obra em várias empreitadas a decorrer em simultâneo e portanto tem várias entidades executantes/ empreiteiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  11.  # 253

Colocado por: ghost12O DO comum faz esses contratos?

Sei do que falo porque em 2019 tive uma inspecção que durou 5 meses e sei o que me custou no final.

Quem garante ao empreiteiro que a empresa das janelas ou o carpinteiro passam a factura ao DO? No meu caso foi "a vossa empresa facturou x mas devia ter facturado x*2" , como o DO só apresentou as facturas da minha empresa e não apresentou as das caixilharias, da electricidade, aquecimento, carpintaria, etc...

Concordo.

Mas nesse caso tem de ser o Empreiteiro a defender-se. É muito simples: Âmbito da empreitada: X + Y + Z, está fora da empreitada e decorre por conta do dono de obra as seguintes empreitadas/fornecimentos W + Q + R. E depois mais uns pozinhos para salvaguardar outras coisas.
  12.  # 254

Já nem falo na questão da segurança, em que o empreiteiro é o primeiro responsável, ou os trabalhos acessórios das especialidades que sobram sempre para o mesmo.

Nas minhas obras sou eu que contrato os subempreitos, salvo excepções justificadas.
  13.  # 255

Colocado por: RUIOLI

Concordo.

Mas nesse caso tem de ser o Empreiteiro a defender-se. É muito simples: Âmbito da empreitada: X + Y + Z, está fora da empreitada e decorre por conta do dono de obra as seguintes empreitadas/fornecimentos W + Q + R. E depois mais uns pozinhos para salvaguardar outras coisas.

E será que esse contrato vai valer se o DO não tiver justificação (facturas) para esses x+y+z?

Pelo que percebi das finanças, se essas justificações não existem, o empreiteiro geral é que vai pagar.
  14.  # 256

Colocado por: pguilhermeNeste momento projecto completo é uma chatice para o empreiteiro, que prefere outro tipo de cliente.

Ainda não compreendi bem esta afirmação...
  15.  # 257

Colocado por: RUIOLINão, divide uma obra em várias empreitadas a decorrer em simultâneo e portanto tem várias entidades executantes/ empreiteiros.

E o que é que isso tem a ver com o assunto? uma obra tem um estaleiro e uma entidade executante, só existe um alvará de empreiteiro na Câmara e apenas um termo de responsabilidade.
    Você anda a iludir o pessoal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  16.  # 258

Colocado por: RUIOLIMas nesse caso tem de ser o Empreiteiro a defender-se. É muito simples: Âmbito da empreitada: X + Y + Z, está fora da empreitada e decorre por conta do dono de obra as seguintes empreitadas/fornecimentos W + Q + R. E depois mais uns pozinhos para salvaguardar outras coisas.

No caso de um acidente de trabalho isso não vale nada.
    Se uma inspeção da ACT apanhar um funcionário ilegal num desses subempreiteiros contratados pelo dono de obra, o empreiteiro apanha uma coima. Ainda a semana passada apanhei uma coima de 460€ porque um subempreiteiro tinha em obra um funcionário de um restaurante que estava em lay off.

Leia o DL273/2003
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  17.  # 259

Colocado por: pguilhermeO problema seria o apoio à navegação, redes de contactos, etc.
    Para ajudar nesse sentido é que convém decidir o máximo possível em projeto, para facilitar a coisa.
    Imagine que em projeto decide que vai aplicar a caixilharia da marca X modelo Y, nao vai ter de andar a comparar entre marcas e modelos, apenas tem que encontrar a melhor opção para marca X e modelo Y.
    Se sair de casa para comprar um audi A1 ja nao vou perder tempo no stand da mercedes ou da BMW.
    Quanto a questoes legais sobre alvará nao consigo ajudar.
  18.  # 260

Colocado por: Picareta
    No caso de um acidente de trabalho isso não vale nada.
    Se uma inspeção da ACT apanhar um funcionário ilegal num desses subempreiteiros contratados pelo dono de obra, o empreiteiro apanha uma coima. Ainda a semana passada apanhei uma coima de 460€ porque um subempreiteiro tinha em obra um funcionário de um restaurante que estava em lay off.

Leia o DL273/2003
    Concordam com este comentário:Joao Dias

E pagas e não bufas.

0.0719 seg. NEW