Colocado por: pguilhermeMas é em obra que vai procurar preços?Ainda um destes dias recebi um orçamento para caixilharia valido por 15 dias.
Colocado por: pguilhermeO melhor é mesmo sem ser chave na mão, mas como se pode fazer, de forma correcta e legal?Eu nem sequer pondero fazer chave na mão, mas tambem nao sou um DO comum.
Colocado por: pguilherme
O melhor é mesmo sem ser chave na mão, mas como se pode fazer, de forma correcta e legal?
Colocado por: DR1982Eu nem sequer pondero fazer chave na mão, mas tambem nao sou um DO comum.
Prefiro assumir eu o risco do aumento dos materias...
Por aqui os empreiteiros fazem a estrutura e deixam o alvará para o resto, desde que nao metam outro em obra para fazer os trabalhos que ele faz.
Colocado por: ghost12Quando tiverem uma inspecção das finanças talvez mudem de procedimento, se conseguirem manter actividade. :)
Colocado por: ghost12Isso ja nao sei como se passa, só sei que é assim que faz a maioria por estas bandas.
Quando tiverem uma inspecção das finanças talvez mudem de procedimento, se conseguirem manter actividade. :)
Colocado por: ghost12preços que os donos de obra iam achar absurdos quando apenas estaria a defender-me da conjuntura actual. Bem basta as obras que temos em carteira de 2020 em que estou a "levar no corpo" forte e feio, é que aqui não se constrói por 1000€/m2, a margem é bem mais curta.
Colocado por: ghost12Optei por iniciar projectos próprios, assim sei quanto custa e por quanto posso vender
Colocado por: DR1982Prefiro assumir eu o risco do aumento dos materias...
Por aqui os empreiteiros fazem a estrutura e deixam o alvará para o resto, desde que nao metam outro em obra para fazer os trabalhos que ele faz.
Colocado por: NTORIONA maioria aceita a adjudicação direta de caixilharia, serralharia, climatização e carpintaria.
Os revestimentos, loiças, móveis, equipamentos, pode propor ser você a comprar e o empreiteiro a aplicar.
Colocado por: DR1982Ainda um destes dias recebi um orçamento para caixilharia valido por 15 dias.
Isto é uma bola de neve, se o serralheiro lhe der um orçamento valido por um ano é ele a aplicar uma boa margem para o que podera acontecer ate essa altura
Colocado por: RUIOLIO próprio estado faz isto todos os dias, empreitadas dentro de empreitadas.
Colocado por: RUIOLI
Porquê? Se souberem fazer contratos, não vejo problema. No limite podem levar uma coima do IMPIC, mas até isso tem defesa contratual, se é que o IMPIC faz mesmo alguma coisa...
O próprio estado faz isto todos os dias, empreitadas dentro de empreitadas.
Colocado por: rjmsilvaO Estado (DO) é que contrata os subempreiteiros?
Colocado por: ghost12O DO comum faz esses contratos?
Sei do que falo porque em 2019 tive uma inspecção que durou 5 meses e sei o que me custou no final.
Quem garante ao empreiteiro que a empresa das janelas ou o carpinteiro passam a factura ao DO? No meu caso foi "a vossa empresa facturou x mas devia ter facturado x*2" , como o DO só apresentou as facturas da minha empresa e não apresentou as das caixilharias, da electricidade, aquecimento, carpintaria, etc...
Colocado por: RUIOLI
Concordo.
Mas nesse caso tem de ser o Empreiteiro a defender-se. É muito simples: Âmbito da empreitada: X + Y + Z, está fora da empreitada e decorre por conta do dono de obra as seguintes empreitadas/fornecimentos W + Q + R. E depois mais uns pozinhos para salvaguardar outras coisas.
Colocado por: pguilhermeNeste momento projecto completo é uma chatice para o empreiteiro, que prefere outro tipo de cliente.
Colocado por: RUIOLINão, divide uma obra em várias empreitadas a decorrer em simultâneo e portanto tem várias entidades executantes/ empreiteiros.
Colocado por: RUIOLIMas nesse caso tem de ser o Empreiteiro a defender-se. É muito simples: Âmbito da empreitada: X + Y + Z, está fora da empreitada e decorre por conta do dono de obra as seguintes empreitadas/fornecimentos W + Q + R. E depois mais uns pozinhos para salvaguardar outras coisas.
Colocado por: pguilhermeO problema seria o apoio à navegação, redes de contactos, etc.Para ajudar nesse sentido é que convém decidir o máximo possível em projeto, para facilitar a coisa.
Colocado por: Picareta
No caso de um acidente de trabalho isso não vale nada.
Se uma inspeção da ACT apanhar um funcionário ilegal num desses subempreiteiros contratados pelo dono de obra, o empreiteiro apanha uma coima. Ainda a semana passada apanhei uma coima de 460€ porque um subempreiteiro tinha em obra um funcionário de um restaurante que estava em lay off.
Leia o DL273/2003