Colocado por: CavacoCasaSe lhe acontecer alguma coisa como fica o cliente?
Colocado por: CavacoCasa
Se lhe acontecer alguma coisa como fica o cliente?
Colocado por: Joao DiasOs materiais são muito caros e não posso arriscar á última da hora o cliente lembrar-se de mudar de ideias
Colocado por: CavacoCasaSe lhe acontecer alguma coisa como fica o cliente?
Colocado por: PicaretaNas cozinhas é a mesma coisa quando vai para a obra 90% dos custos já estão feitos, caixilharias idem, etc.
Colocado por: RicardoPortoEspera como os outros todos
Colocado por: pguilherme
Essa justificação não colhe por diversas razões:
1) Não precisa de facturar 90% do total antes da obra para garantir o cliente. Este dificilmente irá mudar de ideias se implicar perder 4 ou 5 mil euros, num negócio desta dimensão. Porquê exigir logo 90% do total? Será que o cliente pode "fall out of love" e encontrar um concorrente tão competitivo que compensa uma perda dos tais 4 ou 5k€? Duvido.
2) Material: facturar 100% do material só contra entrega, não com a adjudicação. Fará sentido sim, uma pequena parte na adjudicação como prova de compromisso e o restante contra entrega. Qual o problema?
3) Mão de obra: Facturar mão-de-obra antes desta ser executada, especialmente quando já houve pagamento total do material, não ajuda a garantir que o cliente não mude de ideias. Poderá garantir, contudo, que o cliente não é trafulha e não fica a dever, mas esta razão é outra. Há que fazer a distinção.
E por fim:
Se acontecer algo ao João Dias, aos colaboradores, à empresa, se os prazos derraparem, se deixar de atender o telefone, se falir, se a qualidade do trabalho for execrável, se depois exigir pagamentos adicionais para comparecer em obra, comprar material adicional ou simplesmente porque arranjou um cliente mais lucrativo, se, se, se...
Pelo que responderá que são idóneos e de confiança. E o DO não é, porquê?
Porque é que não é uma relação de mútua confiança, e tem de ter o DO a confiar *totalmente* no fornecedor?
Mas a cozinha é feita em oficina. O soalho não é cortado e ensaiado no local?
Lá está. O cliente paga bem, paga atempado e não bufa. Se o trabalho realizado for mau, azar, pague a outro para refazer.
Também trabalha na área, Ricardo?
Colocado por: DR1982Pguilherme o que eu percebi é que o João Dias disse que ao entrar em obra o cliente paga os materiais ou ja os tem pago, e o custo da mao de obra é ao fim.
Pelo menos foi o que entendi, caso aconteça alguma coisa o cliente fica com o material que efetivamente pagou
Colocado por: Joao DiasEntao mas se a meio dos trabalhos recebes metade do valor da mão de obra, recebes o correspondente ao que ja esta feito, normal portanto
É exactamente isso com uma pequena diferença. A mão de obra é o item que de facto corresponde ao nosso “lucro”. Regra geral, emito a fatura referente á mão de obra após inicio dos trabalhos e sensivelmente a meio do trabalho solicito o pagamento de 50% do valor. Isto permite-me dar tempo ao cliente para aferir a qualidade do trabalho e dá-me a mim o cash flow necessário para continuar a trabalhar.
Repito, sou um tipo prático e por e simplesmente não falho.
Se falhasse garantidamente que vocês já saberiam pois entre aplicações de soalhos novos e restauros, temos seguramente mais de uma centena de trabalhos realizados para pessoas que nos chegaram através do FDC.
Colocado por: RRoxxNos usualmente também usamos os 10 a 30% de adjudicação, dependendo do valor da obra. Que pode ser repartido.30% é dose, é por esses 30% que depois o empreiteiro manda e desmanda!
E não abdicamos nem prevemos vir a abdicar. A obra é para o cliente, o empreiteiro não tem de por dinheiro do seu bolso para a fazer.
Não vamos é depois pedir mais dinheiro para comprar materiais ou algo que o valha. Isso sim, é desonesto.
Se o cliente não tem capacidade para pagar isso, porque raio é que se vai meter numa obra? Ha situações que mais vale estar quieto.
Colocado por: DR1982Pguilherme o que eu percebi é que o João Dias disse que ao entrar em obra o cliente paga os materiais ou ja os tem pago, e o custo da mao de obra é ao fim.
Pelo menos foi o que entendi, caso aconteça alguma coisa o cliente fica com o material que efetivamente pagou
Colocado por: Joao DiasDepende do fornecedor(...)
Colocado por: marco1
só por curiosidade ( a sério), costuma pagar aos seus fornecedores a pronto?
Colocado por: DR198230% é dose, é por esses 30% que depois o empreiteiro manda e desmanda!
Para que sao esses 30%?
Colocado por: DR1982Entao mas se a meio dos trabalhos recebes metade do valor da mão de obra, recebes o correspondente ao que ja esta feito, normal portanto
Colocado por: Joao Diasemito a fatura referente á mão de obra após inicio dos trabalhos e sensivelmente a meio do trabalho solicito o pagamento de 50% do valor.
Colocado por: RRoxxSe o cliente não tem capacidade para pagar isso, porque raio é que se vai meter numa obra? Ha situações que mais vale estar quieto.
Colocado por: DR198230% é dose, é por esses 30% que depois o empreiteiro manda e desmanda!
Para que sao esses 30%?
Colocado por: RRoxxQuando apanharem o primeiro caloteiro se calhar mudam de ideias.
Colocado por: RRoxxNão vou cobrar 30% numa obra de 100k.e mesmo 10% muitas vezes são repartidos.
Colocado por: pguilhermeO DO pode - e muito bem - não estar disposto a pagar 30% numa adjudicação, apenas como compromisso de negócio e sem qualquer tipo de contrapartida, seja material ou serviço.
Colocado por: pguilhermePara ser má língua, posso dizer que serve para agarrar o cliente para que esta possa ser usado e abusado, ou simplesmente montar a vedação para não que não se possa dizer que não fez nada e esperar pelo ónus do DO se mover judicialmente. Profit
Colocado por: pguilhermeum dos famosos aqui do fórum, propôs algo como 97% do total da empreitada antes do iníciar, sem qualquer entrega de material (bomba calor, prh e afins). O DO, ingénuo, aceitou (pôs-se mesmo a jeito).pguilherme, como ha-de entender este tipo de informações pode colocar vários profissionais que por aqui andam em cheque.
Resultado: atraso de meses, forneceu material "chinês" nada a ver com o proposto, a contar que o DO não reparasse, deixou de ir à obra, exigiu pagamentos adicionais não acordados, até que o cliente se chateou de vez e moveu uma acção judicial que ainda hoje deve estar por resolver.
Bonito.
Colocado por: pguilhermeMas não cobra 30% em obras de 100k. Cobra mais ou menos?
Colocado por: DR1982pguilherme, como ha-de entender este tipo de informações pode colocar vários profissionais que por aqui andam em cheque.
Colocado por: RRoxxOu podemos chegar ao auto final, o dono de obra ter tudo feito e aceite e no fim dizer que não paga e andarmos anos para receber por Via judicial.
Colocado por: RRoxxUsualmente menos. Eu não disse 30%, disse 10 a 30.