Colocado por: PicaretaHa empresas criadas apenas para isso, trabalham assim em Portugal 24 meses e depois vao dar a palmada mais 24 meses fora de portugal, iva contra iva e depois PUM
No caso de um acidente de trabalho isso não vale nada.
Se uma inspeção da ACT apanhar um funcionário ilegal num desses subempreiteiros contratados pelo dono de obra, o empreiteiro apanha uma coima. Ainda a semana passada apanhei uma coima de 460€ porque um subempreiteiro tinha em obra um funcionário de um restaurante que estava em lay off.
Leia o DL273/2003
Colocado por: PicaretaLeia o DL273/2003
Colocado por: RUIOLI
N.º 1 do art.º 6
d) As especificações sobre o desenvolvimento do plano de segurança e saúde quando várias entidades executantes realizam partes da obra.
Art.º 17
h)Se intervierem em simultâneo no estaleiro duas ou mais entidades executantes, designar a que, nos termos da alínea i) do n.o 2 do artigo 19.o, tomar as medidas necessárias para que o acesso ao estaleiro seja reservado a pessoas autorizadas;
Colocado por: Joao DiasE pagas e não bufas.
Colocado por: RUIOLIe intervierem em simultâneo no estaleiro duas ou mais entidades executantes
Colocado por: PicaretaIsso é para situações muito concretas, não se aplica a uma moradia ou uma obra em que a entidade adjudicante é a empresa que entrega o alvará na câmara. O que pode acontecer é substituir a entidade adjudicante por outra.
O título desse artº 17 até fala em empreendimento e não em obra.
Colocado por: PicaretaUm exemplo onde isso poderá acontecer, a construção de um novo aeroporto de Lisboa, aí de certeza que vão existir várias entidades executantes, na mesma obra.
Colocado por: RUIOLI
Imagine que eu vou fazer uma loja e tenho contrato internacional de montagem e manutenção de ascensores e escadas/ tapetes rolantes, ficava impedido de usar esse contrato? Tinha de recorrer ao empreiteiro geral?
Imagine que tenho contrato internacional com uma empresa de instalação e operação de meios de segurança eletrónica, ficava impedido de usar esse contrato? Tinha de recorrer ao empreiteiro geral?
Colocado por: d1000Eis um exemplo do que descrevo, segundo aumento do vidro este mês. Como absorver isto? Constantemente em tantas frentes? Altero projeto? Vãos? Missão impossível com esta volatilidade.Nao faz mal, os polacos estao ai a entrar em força :)
Colocado por: RUIOLIPode dizer é que DO e empreiteiros de moradias em regra não têm staff para montar estas operações.
Colocado por: DR1982Nao faz mal, os polacos estao ai a entrar em força :)
Colocado por: DR1982A tendência vai ser os DO terem de arragaçar as mangas e ser carpintoeletrotrolhas, vamos chegar à era do Leroy e Ikea, Em França por exemplo ja vejo muito isso, só quem realmente tem dinheiro paga a quem faça, de resto os DO montam louças de wc, colocam azulejos, fazem pladur, montam cozinhas, montam roupeiros, etc etc
Da forma que isto esta a caminhar em PT, creio que será o que vai acontecer.
Colocado por: rjmsilvaVocê continua a dar exemplos de nichos de mercados que não são o caso de 99,999% das pessoas que quer fazer uma casa em Portugal.
Colocado por: ghost12Sei do que falo porque em 2019 tive uma inspecção que durou 5 meses e sei o que me custou no final.
Quem garante ao empreiteiro que a empresa das janelas ou o carpinteiro passam a factura ao DO? No meu caso foi "a vossa empresa facturou x mas devia ter facturado x*2" , como o DO só apresentou as facturas da minha empresa e não apresentou as das caixilharias, da electricidade, aquecimento, carpintaria, etc...
Colocado por: RUIOLIEu só não aceito que se passe a ideia que não pode e é ilegal,
Colocado por: RUIOLIMas já disse noutro tópico, que fazer isto bem feito não é difícil, mas também não está ao alcance de qualquer autodidata.
Colocado por: DR1982Nao faz mal, os polacos estao ai a entrar em força :)Explique lá amigo...
Colocado por: NTORIONOH Ghost, ou não está a contar tudo, ou não se defendeu em condições, ou estavam todos com o rabo preso.
Colocado por: PicaretaEu repito: Todos as moradias em que o dono de obra faz por administração direta, são feitas de forma ilegal.
Colocado por: PicaretaA sua vai ser a primeira :-))
Já agora quantas entidades adjudicantes constam na comunicação prévia de abertura do estaleiro?
Colocado por: PicaretaAcha que algum empreiteiro anda a verificar se o dono de obra paga o IVA às empresas que contrata diretamente.