Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Possívelmemte se o dono de obra paga 2 vezes..

    E o empreiteiro pode dizer que o material é dele pois a fatura está em nome dele.

    É tudo para correr mal
  2.  # 42

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Peço desculpa, posso estar a ver isto mal, mas se a fatura for emitida em nome do construtor, ele tem o trabalho de registar isso na contabilidade, e lançar um pagamento ficionado ao fornecedor. Acresce que ainda tem que dar "saída", faturando ao cliente final. E aí teria que liquidar novo IVA.

    Está a pagar iva sobre iva?
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Fiz exactamente a mesma leitura.
    Isso então é maravilhoso, o empreiteiro assim passa a ter um lucro directo de 21% sobre todos os materiais faturados. Eu não tenho essa margem em material nenhum. Era bom era!
    Está-me aqui a falhar qualquer coisa…
    Concordam com este comentário: ElsaJJM
  3.  # 43

    Muitos empreiteiros que procurei ofereceram isso. Achei estranha a proposta e nao me convenceu.
  4.  # 44

    ?
    Não paga iva sobre iva.
    Também não obriga a 23% de margem.
  5.  # 45

    ?

    Elucidações??????? Ajuda?????
  6.  # 46

    Colocado por: Joao DiasFiz exactamente a mesma leitura.
    Isso então é maravilhoso, o empreiteiro assim passa a ter um lucro directo de 21% sobre todos os materiais faturados. Eu não tenho essa margem em material nenhum. Era bom era!
    Está-me aqui a falhar qualquer coisa…

    Leiam lá o q escrevi com atenção.
    Nem há duplicação de pagamento nem duplicação de faturação.

    Foi feito assim, pq só assim tinha o desconto do empreiteiro nas compras, mais o desconto de pp, que ele tb n teria pq já n conseguia pagar pp, isto foi em 2008-2010. Foi uma situação vantajosa para ambos.
  7.  # 47

    Colocado por: ricardo.rodriguesPeço desculpa, posso estar a ver isto mal, mas se a fatura for emitida em nome do construtor, ele tem o trabalho de registar isso na contabilidade, e lançar um pagamento ficionado ao fornecedor. Acresce que ainda tem que dar "saída", faturando ao cliente final. E aí teria que liquidar novo IVA.

    Novo IVA não, pq n tinha liquidado nenhum. Tinha era suportado pela aquisição, que deduz.
    O trabalho da contabilidade é igual para ele, paga ao mês.
  8.  # 48

    Nao percebo onde esta a dificuldade, se for a fatura em nome do empreiteiro, pago pelo DO que diferença ha em quem paga?
    Compro 10.000€ de material em nome do empreiteiro
    No fim do mês o empreiteiro passa uma fatura de 20.000€
    E so lhe pago 10.000€ porque ja tonha pago 10.000€ em material, ou estou a ver mal a coisa?
    Concordam com este comentário: NTORION
  9.  # 49

    isso é muito mau negocio para o empreiteiro pois ao vender a preço de custo vai ter chatices com uma eventual inspeção das finanças, podendo in extremis ser motivo para pedido de insolvência se os capitais forem negativos e não apresentar lucro tributável nos últimos 3 anos.

    mesmo que tenha tudo certinho as finanças usam um critério subjetivo de media do mercado (ou como raio lhe chamam) e o empreiteiro vai pagar por essa media mais multas, acertos de iva e uma catrefada de coisas.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  10.  # 50

    Colocado por: DR1982No fim do mês o empreiteiro passa uma fatura de 20.000€

    Finanças não é a minha área mas ...
    O empreiteiro passou uma fatura de 20.000 mas na contabilidade dele apenas entrou 10.000. Contudo tem do fornecedor uma outra fatura de 10.000
    Em teoria o empreiteiro fica com um saldo de zero e a haver 10.000 por parte do DO não é?
  11.  # 51

    Se for inspecionado pela AT, vai ter que rabear muito.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Joao Dias
    • RUIOLI
    • 20 setembro 2021 editado

     # 52

    Vão fechar imensos empreiteiros nos próximos meses/ anos...

    Afinal muitos fizeram proposta para o varão de aço a 0,75€ e depois compraram a 1,25€ e facturaram a 0,75€, vão vender abaixo do preço de custo... quem diz no aço, diz em mais uns quantos materiais.

    O NTORION já provou aqui em várias ajudas que percebe muito acima da média de contabilidade/ finanças, portanto sabe o que faz. Todos diziam q iva a 6% na construção nova não era possível, ele dizia que sim, a verdade é q tenho a declaração da CM a atestar q a obra pode faturar o IVA a 6%...
    Concordam com este comentário: pguilherme, Djdasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  12.  # 53

    Colocado por: jorgealvesisso é muito mau negocio para o empreiteiro pois ao vender a preço de custo


    Se está a responder a algum comentário meu, está completamente enganado, pois nunca referi que comprei a preço de custo! Eu simplesmente paguei. Tinha contrato, com o valor global da obra e todas as faturas forma emitidas pela sua totalidade.

    Colocado por: jorgealvesvai ter chatices com uma eventual inspeção das finanças, podendo in extremis ser motivo para pedido de insolvência se os capitais forem negativos e não apresentar lucro tributável nos últimos 3 anos.

    As coisas que os contabilistas vos dizem para ver se fazem as coisas todas certinhas, é verdade este é 1 sector em que o contabilista tem de andar atrás dos empreiteiros para lhes entregarem a papelada. Esta situação não tem nada de ilegal nem de incomum, há simplesmente 1 adiantamento de cliente por contrapartida de pagamento a fornecedor, nem sequer tem de movimentar caixa/bancos.

    O que referiu não é verdade, e o motivo para pedido de insolvência continua a ser válido por diversos motivos e nenhum está relacionado com o DO pagar faturas em nome do empreiteiro. É só consultarem o CIRE. Que explica lá tudo, quem pode pedir, porquê, em que situações, como... Agora a nova moda até é serem os próprios/ou terceiros que os querem adquirir a pedir insolvência, e tudo combinado entre eles, tais são as vantagens financeiras.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  13.  # 54

    Colocado por: zedasilvaEm teoria o empreiteiro fica com um saldo de zero e a haver 10.000 por parte do DO não é?

    Não.

    A contabilidade pode ser feita de várias formas, mas diria que assim:

    Colocado por: NTORIONhá simplesmente 1 adiantamento de cliente por contrapartida de pagamento a fornecedor, nem sequer tem de movimentar caixa/bancos.


    Quando emite a fatura do mês ao cliente, recebe o que está em falta e o restante salda a conta de adiantamentos de clientes (uma vez que já o tinha recebido)! Ficando registada assim a totalidade do recebimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
    •  
      NTORION
    • 20 setembro 2021 editado

     # 55

    Colocado por: rjmsilvaSe for inspecionado pela AT, vai ter que rabear muito.


    Maus profissionais há em tudo em lado. Mas aqui nem vejo como possam pegar.

    Contudo, há uma parte da AT que faz inspeções sem inspetores, é o que vier emitido pelo sistema informático e dps seguir os passos indicados e, para n dar trabalho nada de tentar perceber a situação. Mas tb n são realizadas por inspetores, mas por meros técnicos.
  14.  # 56

    E assim se tem um lamiré das apetências que se encontram no sector.
  15.  # 57

    Colocado por: pguilhermeE assim se tem um lamiré das apetências que se encontram no sector.

    Tem, tem. Até ao dia que levem com uma auditoria das finanças em cima e depois ficam com a vidinha desgraçada.
    Eu é muito simples, para além de ser casado com uma contabilista certificada, tenho serviço de contabilidade organizada. Portanto, quando aparecem estas teorias de que é possível faturar uma obra toda a 6% eu limito-me a questionar os serviços pois é para isso que pago. Se me disserem para avançar pois muito bem, se me disserem que não, é não e ponto.
    Ainda há pouco tempo tive este “problema” com uma cliente, tinha a declaração da CML a atestar que o edifício se encontrava em zona de reabilitação e como tal poderia faturar tudo a 6%. NÃO É VERDADE!!! Só pode faturar tudo a 6% se a SOMA DA TOTALIDADE DOS MATERIAIS NÃO ULTRAPASSAR 20% DO VALOR TOTAL DA OBRA. Ora, numa aplicação de soalho por exemplo, é impossível pois o valor do soalho é muito mais que 20%. Ahhh mas os senhores dos aluminios faturaram tudo a 6%. Pois, mas eles lá sabem das contas deles e eu sei das minhas.
    Tal como, esta teoria de o fornecedor me faturar a mim e o DO pagar directamente é só mesmo uma teoria que na prática, contabilisticamente, vale zero pois o fornecedor tem de ser pago por mim e o DO só me pode pagar o que eu lhe faturo. E daqui não há volta a dar. Senão, não consigo dar saida dos materiais. Tenho de os ter obrigatoriamente em stock.
    Eu não facilito absolutamente nada. Isto já está tudo inventado. Não sou eu que me vou meter a inventar. Muito menos com as finanças!!
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  16.  # 58

    Colocado por: RUIOLIAfinal muitos fizeram proposta para o varão de aço a 0,75€ e depois compraram a 1,25€ e facturaram a 0,75€, vão vender abaixo do preço de custo... quem diz no aço, diz em mais uns quantos materiais.


    O empreiteiro vende aço ao DO?
    Ele não tem que faturar materiais ao cliente final, ele presta serviços.
    •  
      NTORION
    • 20 setembro 2021 editado

     # 59

    Colocado por: Joao DiasAinda há pouco tempo tive este “problema” com uma cliente, tinha a declaração da CML a atestar que o edifício se encontrava em zona de reabilitação e como tal poderia faturar tudo a 6%. NÃO É VERDADE!!! Só pode faturar tudo a 6% se a SOMA DA TOTALIDADE DOS MATERIAIS NÃO ULTRAPASSAR 20% DO VALOR TOTAL DA OBRA. Ora, numa aplicação de soalho por exemplo, é impossível pois o valor do soalho é muito mais que 20%. Ahhh mas os senhores dos aluminios faturaram tudo a 6%. Pois, mas eles lá sabem das contas deles e eu sei das minhas.
    Tal como, esta teoria de o fornecedor me faturar a mim e o DO pagar directamente é só mesmo uma teoria que na prática, contabilisticamente, vale zero pois o fornecedor tem de ser pago por mim e o DO só me pode pagar o que eu lhe faturo. E daqui não há volta a dar. Senão, não consigo dar saida dos materiais. Tenho de os ter obrigatoriamente em stock.


    Oh João, poupe-me.

    Está a misturar conceitos, legislação e temas, que nada têm a ver um com o outro. Quem naõ perceber nada de fiscalidade, ainda vai achar que tem razão, mas o João nem sabe do que está a falar!

    Colocado por: Joao Diaspoderia faturar tudo a 6%

    Pode ser ou não, tem vários requisitos a cumprir.

    Colocado por: Joao DiasSó pode faturar tudo a 6% se a SOMA DA TOTALIDADE DOS MATERIAIS NÃO ULTRAPASSAR 20% DO VALOR TOTAL DA OBRA.

    Para isto nem precisa de estar em ARU, é possível a toda e qq pessoa, está previsto no código do IVA.

    Portanto João, com todo o respeito, informe-se com a sua contabilista, e caso ela não a saiba esclarecer convenientemente, mude! urgentemente!


    Colocado por: Joao DiasAhhh mas os senhores dos aluminios faturaram tudo a 6%.

    Dificilmente o poderiam fazer, independentemente da legislação aplicável.


    Colocado por: Joao DiasTal como, esta teoria de o fornecedor me faturar a mim e o DO pagar directamente é só mesmo uma teoria que na prática, contabilisticamente, vale zero pois o fornecedor tem de ser pago por mim e o DO só me pode pagar o que eu lhe faturo. E daqui não há volta a dar. Senão, não consigo dar saida dos materiais. Tenho de os ter obrigatoriamente em stock.

    Se funciona para si, é o que importa. Não tem de se preocupar com os outros.

    Já eu de pisos e madeira não percebo nada :/
  17.  # 60

    Sim, claro e faz muito bem. Para essa dos 6% deve assegurar-se que está tudo conforme para não ter chatices.

    Mas não era a isso que me referia.
 
0.0297 seg. NEW