Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: jorgealvesQuanto tempo demorou o teste?

    Qual a humidade relativa ambiente durante 2 minutos antes de ligar o Ac?

    Qual a humidade relativa média durante 2 minutos após o equipamento funcionar ininterruptamente durante um mínimo de 3 minutos?

    Qual a temp ext? Interior?

    Qual a tipificação térmica do edifício (exposição solar, isolamento térmico das paredes e tectos, caixilharias


    Vou tentar responder o mais acertadamente possível, embora algumas das respostas possam ser incompletas, dado que não é muito a minha àrea.

    A humidade no interior marcava 55% e a exterior 42% e estava assim estável à mais de 2 ou 3h antes do teste, que durou cerca de 20/25min.
    A temperatura interior estava nos 21.5º e marquei no AC para subir para os 24º, a temperatura exterior manteve-se nos 26º e a humidade nos 42% no decorrer do teste, no interior a temperatura subiu para os 24º e a humidade para os 90% no final do teste, nos primeiros 3 minutos a temperatura subiu cerca de 0,5º e a humidade cerca de 10%.

    A casa é de classificação energética C, as divisões em que testei têm uma parede exterior com janela virado a norte, e outra sem janela virada a Este, são paredes duplas com esferovite azul no meio, os tecto são simples, sem qualquer isolamento na laje do sotão.
    A caixiharia é nova da Gealan oscilobatente com vidro 6-18-4 Planitherm com Argon e Warmedge, ferragens Rotofer.
    Concordam com este comentário: angelicous, fsantunes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelicous, fsantunes
    • eu
    • 27 setembro 2021

     # 82

    Colocado por: ClioIIEh pá, isto parece uma resposta do Bond.


    Colocado por: jorgealvesvenha quem vier, doe a quem doer, o Manel diz muita coisa acertada.


    LOL...
  2.  # 83

    Boas,

    Fiz novo teste em paralelo com outra casa de um vizinho esta manhã e foi pior a emenda que o soneto.

    Minha Casa - Daikin Stylish 3x1 9000+9000+18000btu (teste apenas usei um de 9000)
    Outra casa na zona - Daikin Perfera 1x1 9000btus

    Temperatura exterior 17º , humidade 75%

    Temperatura interior minha casa 20º , humidade 60%
    Temperatura interior outra casa 21º , humidade 55%

    Colocados ambos os AC's no quente a 22º, durante 30 min o resultado foi:

    Minha casa: Temperatura 22.3º , humidade 99% (dava para escrever nos espelhos do roupeiro como se alguém tivesse tomado banho dentro do quarto.)
    Outra casa: Temperatura 22.2º , humidade 57% (não verificaram qq condensação nos espelhos do quarto)

    Já contactei o instalador, que indicou que vem ainda hoje verificar , que não reconhece este comportamento como expectável.
    Darei novidades.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsantunes
    • eu
    • 28 setembro 2021 editado

     # 84

    Colocado por: b3dukesMinha casa: Temperatura 22.3º , humidade 99% (dava para escrever nos espelhos do roupeiro como se alguém tivesse tomado banho dentro do quarto.)


    A única explicação possível é que está a entrar água ou vapor de água dentro de sua casa.

    Como é o esgoto das condensações das unidades interiores?

    Será que o AC está a criar vácuo no esgoto das condensações e a extrair água ou vapor de água do circuito de esgoto?

    Pode fazer uma experiência muito simples: tapa o esgoto e repete o teste. Fica logo a saber se o problema é o esgoto.
  3.  # 85

    Colocado por: b3dukesDaikin Stylish 3x1 9000+9000+18000btu (teste apenas usei um de 9000)
    Outra casa na zona - Daikin Perfera 1x1 9000btus
    máquinas iguais com comportamentos rigorosamente iguais para o mesmo cenário de funcionamento.



    Colocado por: b3dukesTemperatura 22.3º , humidade 99% (dava para escrever nos espelhos do roupeiro como se alguém tivesse tomado banho dentro do quarto.)
    caso o teste tenha sido feito nos 2 últimos dias tal não é possível sem grandes e graves problemas na habitação
  4.  # 86

    Colocado por: b3dukesBoas,

    Fiz novo teste em paralelo com outra casa de um vizinho esta manhã e foi pior a emenda que o soneto.

    Minha Casa - Daikin Stylish 3x1 9000+9000+18000btu (teste apenas usei um de 9000)
    Outra casa na zona - Daikin Perfera 1x1 9000btus

    Temperatura exterior 17º , humidade 75%

    Temperatura interior minha casa 20º , humidade 60%
    Temperatura interior outra casa 21º , humidade 55%

    Colocados ambos os AC's no quente a 22º, durante 30 min o resultado foi:

    Minha casa: Temperatura 22.3º , humidade 99% (dava para escrever nos espelhos do roupeiro como se alguém tivesse tomado banho dentro do quarto.)
    Outra casa: Temperatura 22.2º , humidade 57% (não verificaram qq condensação nos espelhos do quarto)

    Já contactei o instalador, que indicou que vem ainda hoje verificar , que não reconhece este comportamento como expectável.
    Darei novidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fsantunes


    Realmente há aí um problema... isso não é nada normal. Tenho um familiar em AVAC que disse para fazer teste em frio e medir. Ele diz que a não ser que haja um problema na instalação nos condensados (e mesmo assim não está a ver o que poderá ser) esse tipo de humidade é completamente fora do normal.

    Ele também diz para testar a função desumidificar para ver o que acontece.
  5.  # 87

    Qual a freguesia onde fica o imóvel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 88

    Colocado por: euComo é o esgoto das condensações das unidades interiores?


    A saida de condensados é um tubo que desce da condensadora e pinga para a rua, não est+a ligado a nenhum esgoto.

    Colocado por: jorgealvesmáquinas iguais com comportamentos rigorosamente iguais para o mesmo cenário de funcionamento.

    Foi o mais próximo que consegui infelizmente.

    Colocado por: jorgealvescaso o teste tenha sido feito nos 2 últimos dias tal não é possível sem grandes e graves problemas na habitação


    Foi feito esta manhã, por volta das 10h.

    Colocado por: taunusEle também diz para testar a função desumidificar para ver o que acontece.


    A função desumidificar tem funcionado lindamente nos 3 meses que tem estado a funcionar, em frio tb funcionou bem, arrefece rapidamente e baixa a humidade valentemente.

    Colocado por: jorgealvesQual a freguesia onde fica o imóvel?

    Milharado, Mafra, mais junto á zona de Montachique.
    • eu
    • 28 setembro 2021 editado

     # 89

    Colocado por: euPode fazer uma experiência muito simples: tapa o esgoto e repete o teste


    Faça isto. Não custa nada e despista logo um eventual problema.
  7.  # 90

    Bem, já cá esteve o técnico, e parece que preciso é de uma nova casa para o AC, como indicou o jorgealves.
    Não detectou qualquer problema com as maquinas, o aumento anormal de humidade, segundo o mesmo é derivado de existir humidade estrutural nas paredes aliàdo à excessiva estanquicidade das janelas que adquiri.

    A explicação que me ia dando um nó no cerebro, foi a seguinte:
    No arranque em quente o AC como não tem onde ir buscar àr, então puxa das paredes, que como têm uma percentagem muito elevada de humidade, em contacto com o ar quente que está a ser produzido pelo AC, acaba por ser transformada em vapor aumentando a humidade na divisão, acho que foi mais ou menos isto.

    Basicamente o que fez para contrariar o efeito , foi abrir a janela durante 5 minutos, a temperatura na divisão continuou a subir, mas a humidade baixou novamente para os 65%, fechou a janela, e a humidade já se manteve nessa ordem, e já não embaciou os espelhos do roupeiro.

    Embora seja um procedimento algo chato de se fazer no pico do Inverno, aparentemente lá terá de ser...

    Faz-vos sentido a explicação do técnico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8.  # 91

    Quer dizer que se fizer um buraco na parede fica aí com uma bica de água do Luso?
    Concordam com este comentário: eu, RicardoPorto
    • eu
    • 28 setembro 2021 editado

     # 92

    Mas como é que a casa tem humidade nas paredes?

    Se fosse nova, ainda se percebia, mas não sendo nova e em Setembro?

    Além disso, se tivesse essa humidade toda nas paredes, já estariam cheias de fungos!

    Muito estranho...
  9.  # 93

    Colocado por: b3dukesBem, já cá esteve o técnico, e parece que preciso é de uma nova casa para o AC, como indicou o jorgealves.
    Não detectou qualquer problema com as maquinas, o aumento anormal de humidade, segundo o mesmo é derivado de existir humidade estrutural nas paredes aliàdo à excessiva estanquicidade das janelas que adquiri.



    Problema real e atual das habitações portuguesas na qual se instala vãos envidraçados XPTO em casa "antigas" sem requisitos de ventilação/admissão de ar novo. Hoje é obrigatório admissão de ar novo, seja por admissão natural ou mecânica forçada numa habitação com tal estanquidade!!

    Para não precisar de uma casa nova ou não ter de abrir as janelas em pleno inverno, mande instalar umas válvulas de admissão de ar nas paredes dos quartos e sala (se for possível), ou peça a um serralheiro para inserir uns slots de micro-ventilação nos caixilhos das janelas.

    Isto claro só funciona se tiver um sistema de extração nas instalações sanitárias para forçar a entrada de ar naturalmente pelas soluções que lhe apresentei.

    Hipótese mais cara - instalação de uma VMC no desvão da cobertura. Aproveita e faz uma reestruturação na laje do sótão, que penso já ter referido que está em cru.
  10.  # 94

    Colocado por: b3dukesBem, já cá esteve o técnico, e parece que preciso é de uma nova casa para o AC, como indicou o jorgealves.
    Não detectou qualquer problema com as maquinas, o aumento anormal de humidade, segundo o mesmo é derivado de existir humidade estrutural nas paredes aliàdo à excessiva estanquicidade das janelas que adquiri.

    A explicação que me ia dando um nó no cerebro, foi a seguinte:
    No arranque em quente o AC como não tem onde ir buscar àr, então puxa das paredes, que como têm uma percentagem muito elevada de humidade, em contacto com o ar quente que está a ser produzido pelo AC, acaba por ser transformada em vapor aumentando a humidade na divisão, acho que foi mais ou menos isto.

    Basicamente o que fez para contrariar o efeito , foi abrir a janela durante 5 minutos, a temperatura na divisão continuou a subir, mas a humidade baixou novamente para os 65%, fechou a janela, e a humidade já se manteve nessa ordem, e já não embaciou os espelhos do roupeiro.

    Embora seja um procedimento algo chato de se fazer no pico do Inverno, aparentemente lá terá de ser...

    Faz-vos sentido a explicação do técnico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu


    A explicação teórica faz sentido... na prática nem tanto. Como é possível ir buscar tanta água à estrutura da casa???
  11.  # 95

    Colocado por: euMas como é que a casa tem humidade nas paredes?

    Se fosse nova, ainda se percebia, mas não sendo nova e em Setembro?

    Além disso, se tivesse essa humidade toda nas paredes, já estariam cheias de fungos!


    Boa pergunta, sinceramente não sei, tenho noção que a casa é humida sim, de onde vem a humidade, além da propria zona ser humida não sei, acredito que o facto a pintura exterior não estar no melhor estado seja um dos fatores.
    A pintura interior é recente, 2 anos, e pra já mantém-se em bom estado.



    Colocado por: fsantunesPara não precisar de uma casa nova ou não ter de abrir as janelas em pleno inverno, mande instalar umas válvulas de admissão de ar nas paredes dos quartos e sala (se for possível), ou peça a um serralheiro para inserir uns slots de micro-ventilação nos caixilhos das janelas.

    Isto claro só funciona se tiver um sistema de extração nas instalações sanitárias para forçar a entrada de ar naturalmente pelas soluções que lhe apresentei.

    Hipótese mais cara - instalação de uma VMC no desvão da cobertura. Aproveita e faz uma reestruturação na laje do sótão, que penso já ter referido que está em cru.


    Essas válvulas de admissão que indica, consegue indicar-me algum link ou foto pra ter uma ideia do que seja, pq realmente já reparei que alguns vizinhos meus têm umas grelhas de ventilação junto ás janelas dos quartos, e sempre me questionei o que seria.

    As instalações sanitárias já têm daquelas "ventax's", que ligam com as luzes, é isso que indica?

    Esse sistema de VMC teria que ter tubagens até a todas as divisões presumo certo ? A casa não é mto grande 70m2+70m2, mas ainda assim presumo que fique uma coisa puxada , tem ideia pra que ordem de valores se manda um sistema desses?

    Obrigado
  12.  # 96

    Colocado por: taunusA explicação teórica faz sentido... na prática nem tanto. Como é possível ir buscar tanta água à estrutura da casa???


    Pois, tb não consigo entender, mas a verdade é que o AC funcionou normalmente com a abertura da janela, o que me deixou tb sem argumentos para que fosse algum problema com o equipamento.
  13.  # 97

    Tem humidade ascendente pelas paredes? Nota humidades e tinta a empolar junto ao rodapé?
  14.  # 98

    Sim, com o sistema VMC iria precisar de obras e passar condutas. Poderia facilmente chegar a uns 5/6 mil €.

    Extração nas casas de banho OK, idealmente com programação horária no quadro elétrico para esses ventiladores para obrigar-mos a renovar o ar da casa. Mas a opção de interruptor serve, se tiver consciência da sua utilização.

    Para as válvulas de insuflação pode espreitar, por exemplo, o site da WAYSE. e terá uma ideia fácil do sistema proposto.
  15.  # 99

    Colocado por: ClioIITem humidade ascendente pelas paredes? Nota humidades e tinta a empolar junto ao rodapé?


    Apenas em uma parede na sala no piso inferior, identifiquei esse probelma, em cerca de 1 m de largura, e cerca de 15cm do rodape empolou a tinta e escureceu.
    No piso de cima, onde tenho feito os testes , não identifiquei nenhum ponto em que a pintura esteja degradada.

    Colocado por: fsantunesSim, com o sistema VMC iria precisar de obras e passar condutas. Poderia facilmente chegar a uns 5/6 mil €.


    Pois , já é puxadote, Vou investigar as valvulas então que devem ficar mais acessiveis presumo.
    O impacto destas válvulas nos quartos e sala não terão um impacto superior na variação de temperatura das divisões, que o abrir a janela uns minutos ?
  16.  # 100


    O impacto destas válvulas nos quartos e sala não terão um impacto superior na variação de temperatura das divisões, que o abrir a janela uns minutos ?


    De um modo simples:

    Extrai ar na casa de banho e por depressão do espaço, novo ar entra pela válvula do quarto e faz o varrimento do ar viciado "limpando" a humidade. Não irá ser este pequeno caudal de admissão que irá "gelar" a casa. Irá sentir o ar interior mais fresco e limpo, mas não frio.

    Tem de ter em conta de só irá admitir ar novo, se estiver a extrair da casa de banho com as janelas fechadas. caso contrário a válvula numa irá abrir porque não temos depressão no espaço, causada pela estanquidade das janelas.
 
0.0324 seg. NEW