Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Outra hipótese barata é em vez de válvulas, são entradas de ar reguláveis, mas neste caso se estiver vento no exterior, vai entrar frio, quer faça chuva, quer faça sol, quer seja de dia, quer seja de noite :)

    Terá de ir lá com a mãozita, rodar o plástico para fechar a entrada
  2.  # 102

    Esse caudal é óbvio que se vai notar se não tiver controlo algum. O efeito será igual ao de ter uma janela ligeiramente aberta.

    Existem VMCs independentes, de fluxo duplo (expelem o ar e trazem novo de fora), que pouco mais é furar a parede como os ventiladores de WC. Não precisam ligar a sistema central. Procuram minimizar as perdas térmicas na troca de ar e a ideia é baixarem a humidade como qualquer VMC. Não são muito caras, já vi unidades na ordem dos 400€ mas a eficiência na troca de ares andava na ordem dos 70/80% que não é grande coisa diga-se de passagem, mas é melhor que ter uma janela aberta.
  3.  # 103

    Vou averiguar essas hipóteses, entretanto descobri que as janelas têm um modo micro-ventilação, basicamente é uma posição na maçaneta que descola ligeiramente a borracha, testei aquecer os quartos até aos 22º com a janela nesse modo e a humidade não passou dos 60%, entretanto fechei a janela qdo atingiu a temperatura de 22º , e já está assim há 2 horas e mantém-se a humidade nos 60%.

    Pelo menos para já, é uma solução incómoda mas viável, enquanto estudo então esse sistema de válvula, segundo entendo essa válvula que só abre qdo se liga a exaustão do WC , devido à pressão negativa criada, não é alimentada, ou é ?
  4.  # 104

    Colocado por: b3dukesVou averiguar essas hipóteses, entretanto descobri que as janelas têm um modo micro-ventilação, basicamente é uma posição na maçaneta que descola ligeiramente a borracha, testei aquecer os quartos até aos 22º com a janela nesse modo e a humidade não passou dos 60%, entretanto fechei a janela qdo atingiu a temperatura de 22º , e já está assim há 2 horas e mantém-se a humidade nos 60%.

    Pelo menos para já, é uma solução incómoda mas viável, enquanto estudo então esse sistema de válvula, segundo entendo essa válvula que só abre qdo se liga a exaustão do WC , devido à pressão negativa criada, não é alimentada, ou é ?


    Parece-me que já arranjou a solução. A janela nessa posição fica fechada? Sente corrente de ar? Então porque não aproveitar essa funcionalidade? Mantém nessa posição de dia e à noite altera.
    Concordam com este comentário: fsantunes, b3dukes
  5.  # 105

    Colocado por: taunusParece-me que já arranjou a solução. A janela nessa posição fica fechada? Sente corrente de ar? Então porque não aproveitar essa funcionalidade? Mantém nessa posição de dia e à noite altera.


    Fechada fica, mas deixa passar corrente de ar, basicamente é como se tivesse no modo oscilo, mas só abre tipo 1mm.
    Desconhecia por completo esta funcionalidade, ainda assim creio que no pico do Inverno deixar nesta posição o dia todo seja impraticavel, pq perderia imenso calor, mas por enquanto vai ter de ser.
  6.  # 106

    Colocado por: b3dukes
    Pelo menos para já, é uma solução incómoda mas viável, enquanto estudo então esse sistema de válvula, segundo entendo essa válvula que só abre qdo se liga a exaustão do WC , devido à pressão negativa criada, não é alimentada, ou é ?


    Não, é literalmente um buraco na parede (diâmetro 100mm ou 125mm), com atenuador acústico, grelha exterior, válvula interior (ex: Lindab Airy).

    Concordo com o taunus, já tem uma solução de micro-ventilação natural. É chato andar a abrir e fechar janelas, é. Mas já tem solução até arranjar uma melhor opção ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b3dukes
  7.  # 107

    Colocado por: b3dukesa pintura exterior não estar no melhor estado seja um dos fatores.
    A pintura interior é recente, 2 anos, e pra já mantém-se em bom estado.
    analisando este factor temos aqui uma explicação para o fenomeno, a pintura exterior é permeável ao vapor de agua enquanto que a pintura interior deixa "respirar" a parede para o interior logo faz sentido o que o tecnico sugere: com o aumento da temperatura passa a existir condições para o vapor de gau migrar para o ambiente interior.

    solução: ventilação.

    nota: toda e qualquer unidade que se liga em aquecimento com temperaturas int e ext algo elevadas vai fazer durante uns momentos ar quente e muito húmido que vai diminuindo passados uns minutos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b3dukes
  8.  # 108

    a melhor solução é uma VMC simples com entradas de ar autoreguladas ou tal como ja referiram uma VMC descentralizada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b3dukes
    •  
      aacc
    • 28 setembro 2021

     # 109

    Colocado por: b3dukes

    Pois, tb não consigo entender, mas a verdade é que o AC funcionou normalmente com a abertura da janela, o que me deixou tb sem argumentos para que fosse algum problema com o equipamento.


    Afinal era só a física a funcionar.
    Concordam com este comentário: b3dukes
  9.  # 110

    Colocado por: jorgealvesnota: toda e qualquer unidade que se liga em aquecimento com temperaturas int e ext algo elevadas vai fazer durante uns momentos ar quente e muito húmido que vai diminuindo passados uns minutos.


    Exactamente a explicação dada pelo técnico, que acrescentou também que como eu estava a usar a velocidade de ventoinha no minimo, acabava por amplificar esse mesmo efeito que indica durante mais tempo, que se tivesse posto na velocidade máxima nao seria tao perceptivel.

    Colocado por: jorgealvessolução: ventilação


    Sim, realmente vou tentar averiguar a questao das valvulas de ventilação e antecipar o quanto antes a pintura exterior com um esquema tendo em vista a impermeabilização das fachadas, que estao muito microfissuradas.
    Pra ja nao consigo investir 5 ou 6k num sistema de VMC, ate la vou controlando a coisa com a micro ventilação da janelas, e ventilando com elas totalmente abertas sempre que a temperatura exterior o permita.

    Em todo o caso ja fiquei mais descansado por nao ser um problema com o equipamento de AC que era o meu receio dado o investimento que foi, mas sim com o facto das janelas serem "demasiado boas" lol , palavras do técnico.

    Um grande obrigado a todos.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 111

    Se tiveres problemas construtivos usa iogurte cola tudo, é rápido e resolve logo.
    http://youtu.be/ol05i8qAEvg
  11.  # 112

    Colocado por: GT_racingSe tiveres problemas construtivos usa iogurte cola tudo, é rápido e resolve logo.
    http://youtu.be/ol05i8qAEvg


    LOOOOOOOL.... ao tempo que ando à procura de algo assim ..lol
  12.  # 113

    Boas,

    Bem, efectivamente, agora que o frio apertou, e os AC's no quente têm estado a bombar, a questão da humidade não se verificou novamente. mas as minhas suspeitas que nem tudo estava bem afinal não eram infundadas.
    A maquinas continuavam com um comportamento estranho, fazendo todas ruído como se estivessem a trabalhar, mesmo que só uma estivesse ligada, bem como um borbulhar constante como se fosse agua a cair por um cano, sempre que alguma delas estivesse em aquecimento, ouvia-se em todas também.

    Lá tive de chamar novamente o instalador, que após 2 visitas técnicas, em que fez testes de vácuo, verificações de comunicações, verificação de distancias das tubagens, trocas de gás, limpeza com azoto e o diabo a sete.
    Resolveu atirar a toalha ao chão, e vai reportar a questão à Daikin aparentemente como algum problema nas válvulas das linhas da condensadora.
    Ao que entendi em modo quente, todas as evaporadoras aquecem, mesmo as desligadas, indicando que basta a condensadora estar a trabalhar para o gas ir a todas as evaporadoras.

    Agora vamos a ver quanto tempo demora a garantia da Daikin a vir verificar/rectificar a situação, fiquei desmoralizado pq foi um investimento avultado supostamente numa marca de renome, já numa de evitar estes transtornos.

    Alguém com experiencia com a assistência em garantia Daikin, que posso dar algum feedback sobre a brevidade na resolução destas questões em garantia?
    Infelizmente o instalador não tem noção, porque diz que é a primeira vez que tal lhe acontece com a Daikin.

    Devo também contactar a Daikin, ou por norma esse processo activado pelos instaladores/distribuidores é eficaz?

    Atentamente
  13.  # 114

    Colocado por: b3dukesAo que entendi em modo quente, todas as evaporadoras aquecem, mesmo as desligadas, indicando que basta a condensadora estar a trabalhar para o gas ir a todas as evaporadoras.
    este é o funcionamento normal de um multisplit em aquecimento.
  14.  # 115

    Colocado por: b3dukesAlguém com experiencia com a assistência em garantia Daikin, que posso dar algum feedback sobre a brevidade na resolução destas questões em garantia?
    dependendo de como o técnico fez a comunicação pode ser breve ou bastante mais demorada
  15.  # 116

    Colocado por: b3dukesDevo também contactar a Daikin, ou por norma esse processo activado pelos instaladores/distribuidores é eficaz?
    não complique, deixe passar 2 ou 3 dias.
  16.  # 117

    Colocado por: jorgealveseste é o funcionamento normal de um multisplit em aquecimento.


    Estranho, o tecnico disse que essas valvulas so deveriam abrir para as linhas das evaporadoras que estavam ligadas, testou ligando apenas 1 das maquinas(sala) , e verificou que as outras duas linhas (quartos) que estavam desligadas, tb estavam a aquecer igualmente, e estavam a fazer o tal ruido de borbulhar.
    Fez o mesmo teste em frio, e só a linha da sala gelou, as outras ficaram praticamente à mes.a temperatura e nao se verificou o ruido nas maquinas desligadas dos quartos.

    A comunicação ao que entendi sera através do distribuidor,sera essa a mais espedita? :)

    Ate vou deixar passar mais, se na proxima semana nao houver feddback logo questiono, elas fazem quente portanto não é muito grave, é só desconfortavel o ruído.

    Era mais pra ter ideia se isto normalmente é coisa pra demorar 1 semana ou 2 meses.
  17.  # 118

    Boas,

    Bem, até à data a Daikin não disse bola.
    Insisti com o instalador, que acabou por vir refazer praticamente toda a instalação, inclusive trocar a maquina exterior de sitio.

    Resultado a maquina exterior saiu da parede do 1° andar e foi colocada no chão do terraço, em cima de uns cones com borrachas e uns amortecedores tb de borracha, o que consequentemente prolongou as linhas para 8m + 7m + 4m.

    O ruído do borbulhar tipo autocolismo reduziu ligeiramente e não é tão prolongado, embora continue presente.
    Todas as maquinas continuam a produzir esse ruido, bem com um zumbido continuo como se estivessem a trabalhar, mesmo as desligadas 🤷‍♂️.
    Todas as linhas continuam a aquecer, mesmo as desligadas, até estalos do plastico das evaporadoras dão, presumo devido à variação da temperatura.

    Posto isto o instalador já mudou o discurso, indicando que este agora já é o funcionamento normal.
    Presumo que agora possa esperar sentado pela Daikin, ou haverá alguma forma de activar eu a verificação técnica em garantia?

    Resumindo, 3.4k por esta bela cagada, que no final de contas consegue ser mais desagradável que a chinesice do Bricodepot com 10 anos que cá estava.

    Espectacular 🤦
 
0.0315 seg. NEW