Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: rjmsilvaEste tópico é para os apanhados, certo? É surreal.

Se me diz que o projecto de arquitectura é surreal, bem, é como me dizerem que o meu trabalho é uma treta. Mas neste caso diga como o faria.
    Se me diz que o valor para a obra é surreal, aceito o comentário, mas também não vem acrescentar nada de novo.

Se acha que isto é para os apanhados, tem duas hipóteses. Ou não volta a abrir este tópico porque não merece o tempo que o leva a ler. Ou vem cá porque a curiosidade o mata. Uma boa noite para si.
  2.  # 82

Eu gostava de ver os apanhados.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 83

Paulovalente, eu também sou homem dos 7 ofícios e fiz algumas coisas na minha casa (alpendre, portadas, instalação do alarme (com fios) e mais uns pós. Mas o que se propõe fazer é pouco realista. Parece-me que vai viver num estaleiro durante anos.
  4.  # 84

.. eu também acho irrealista esse orçamento: Mesmo sem o sotão. E mesmo "vergando muito a mola".

Mas é com os erros que se aprende.
  5.  # 85

Colocado por: paulovalenteO truque é eu ser também pedreiro, electricista, carpinteiro, pintor, homem do pladur e tudo o resto que conseguir fazer.

E as suas horas de trabalho na construção da casa não são um custo? Uma hora perdida na sua casa é menos uma hora do seu trabalho remunerado.
  6.  # 86

Colocado por: J.FernandesE as suas horas de trabalho na construção da casa não são um custo? Uma hora perdida na sua casa é menos uma hora do seu trabalho remunerado.

É uma boa pergunta. E não tenho resposta perfeita para isso.
    Não tinha a minha dúvida que se tivesse trabalhos com honorários de 5 algarismos (ou mais), e vários destes, não tocava num parafuso da obra.
    Mas parece que o meu futuro vai meter mais parafusos.

O que eu já tenho em linha é que há coisas que sei que nem vou tentar fazer porque não dou rendimento. Sei fazer pladur, mas não vou barrar. Não porque não saiba, mas porque poupo muito tempo se der esse trabalho a outro. E isso em outra coisas também.
    No meu apartamento fui eu que fiz 60 a 70% das obras. E percebi duas coisas. Que eu faço tão bem como 80% dos profissionais (e não digo isto por ser especial, digo-o porque apenas 20% dos profissionais fazem um trabalho impecável). Mas que também demoro mais tempo a faze-las. Numas coias mais 20% de tempo. Noutras, quando eu tentei estucar uma parede, mais 600% de tempo (as restantes paredes fez um estucador).

Ainda estou otimista que o preço dos materiais começarem a descer no início de 2022. Um colega meu, ligado a uma empresa que compra muito aço para obra, diz que é possível que o preço do aço estabilize ou mesmo comece a descer no início do ano que vem.
    Concordam com este comentário: R3volution
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 87

Eu acho que uma casa desse tamanho por 150mil nem Com muita maomde obra sua la vai...
    eu tenho uma estimativa para minha casa de cerca de 70mil apenas e só o que é betão.
    Falta tudo o resto, só tenho 150m2 úteis e sou de uma zona onde se
    Controi Barato.
  8.  # 88

Colocado por: DR1982Eu acho que uma casa desse tamanho por 150mil nem Com muita maomde obra sua la vai...
    eu tenho uma estimativa para minha casa de cerca de 70mil apenas e só o que é betão. Falta tudo o resto, só tenho 150m2 úteis e sou de uma zona onde se Controi Barato.

Ainda bem que já vendi a casa. Agora ou avanço da maneira melhor possível. Ou compro mesmo uma tenda e espero que venha aí mais uma crise para os valores normalizarem.
  9.  # 89

Colocado por: paulovalente

Ainda bem que já vendi a casa. Agora ou avanço da maneira melhor possível. Ou compro mesmo uma tenda e espero que venha aí mais uma crise para os valores normalizarem.
    Tem de fazer entrar o minimo dos minimos na câmara porque senão nao llhe dao a licença de habitação e ate la tem de pagar licença de construção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  10.  # 90

Colocado por: DR1982Tem de fazer entrar o minimo dos minimos na câmara porque senão nao llhe dao a licença de habitação e ate la tem de pagar licença de construção

Não foi algo que já não tivesse passado pela cabeça. Nada me obriga a ter 4 quartos. Poderia ter apenas o piso 2 todo aberto apenas com o wc das acessibilidades.
    No piso 1 poderia também tirar o wc social, a casa das máquina e a despensa.
    No piso 0 ainda consigo tirar a parede do hall.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  11.  # 91

Posso aproveitar o tópico para perguntar se pode ser um DIY a fazer a instalação eléctrica e canalizações de água e gás?
  12.  # 92

Se tiver alguém que depois certifique, pelo menos no caso da electricidade e do gás, não vejo porque não.
    Eu conto fazer a parte básica da electricidade. No gás não toco de certeza e nas aguas e esgotos depende do quanto à rasca de dinheiro estou.
    • SrR
    • 27 novembro 2021

# 93

Colocado por: elfo106Posso aproveitar o tópico para perguntar se pode ser um DIY a fazer a instalação eléctrica e canalizações de água e gás?
    nao sim nao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  13.  # 94

Colocado por: paulovalenteSe tiver alguém que depois certifique, pelo menos no caso da electricidade e do gás, não vejo porque não.
    Eu conto fazer a parte básica da electricidade. No gás não toco de certeza e nas aguas e esgotos depende do quanto à rasca de dinheiro estou.
    Esse tipo de trabalhos é sempre complicado porque pode dar mau resultado no caso da eletricidade, e no casa de aguas tambem é tubagem que fica grande parte das vezes inacessível por isso caso fique mal feito pode ser uma chatice...
    Eu so arriscaria a fazer a instalação de agua e esgotos caso fosse num desvão sanitário por exemplo, e com todos os tubos embebidos, em caso de dar problemas era de fácil resolução.
  14.  # 95

Tem tambem que contar que se nao terminar a casa, o banco nao ira libertar a totalidade do emprestimo, por isso se pedir 150 mil e a casa ficar a 50% com esse valor em teoria o banco só deverá libertar 50% dos 150mil
  15.  # 96

Colocado por: DR1982Tem tambem que contar que se nao terminar a casa, o banco nao ira libertar a totalidade do emprestimo, por isso se pedir 150 mil e a casa ficar a 50% com esse valor em teoria o banco só deverá libertar 50% dos 150mil

Sim, vou ter de pedir mais do que aquilo que preciso. Para mais porque só na estrutura vou gastar uma boa parte do plafond e não convém entrar logo em negativo no início de obra. Ficar naquela pescadinha de rabo na boca de precisar de mais dinheiro para a obra e precisar de mais obra para ter dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor0830
  16.  # 97

Colocado por: paulovalente
    Sim, vou ter de pedir mais do que aquilo que preciso. Para mais porque só na estrutura vou gastar uma boa parte do plafond e não convém entrar logo em negativo no início de obra. Ficar naquela pescadinha de rabo na boca de precisar de mais dinheiro para a obra e precisar de mais obra para ter dinheiro.
    Mesmo assim nao sei se isso é assim tao facil, mas nao tenho noção nenhuma dos empréstimos como funciona
  17.  # 98

Colocado por: SrRnao sim nao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:elfo106

Diz os "não" pelo risco que há em as coisas ficarem mal feitas ou porque legalmente tem de ser uma pessoa certificada a fazer as instalações?

No meu caso concreto por exemplo, tenho formação em engenharia electrotécnica e cheguei a fazer quadros eléctricos e montagem de equipamentos em ambiente industrial. Entretanto a minha área profissional mudou e não posso assinar projectos eléctricos por não ter o seguro de responsabilidade civil necessário nem estar inscrito nas associações necessárias para o efeito.

Se tivesse numa situação ao do OP, poderia tratar da parte eléctrica desde que depois alguém com competência para o fazer o certificasse?
  18.  # 99

E assim foi dado o pontapé de saída.
    Dizem-me que o solo que tenho é bastante porreiro para as fundações.
    No entanto tenho 4 sapatas que terei de descer consideravelmente "lá para o fundo" (tenho uma cave ao lado).
    Falta descobrir como é que isolo aquilo sabendo que à partida só vou ter um buraco do tamanho da sapata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, JPJDLV, RUIOLI
      20220427forum1.jpg
  19.  # 100

É impressionante como num terreno tão pequeno, sem caves, saiu tanto camião de terras.
      a2.jpg

0.0520 seg. NEW