Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Como indica o titulo estou para colocar aquecimento central por radiadores.
    É uma moradia(2017) na beira litoral(cerca 15km da costa)já com capoto e janela de vidro duplo de PVC, tem 309 m3 para aquecer.
    Não irá precisar de arrefecimento.
    Já tenho a pré-instalação com tubos pex.

    Tenho orçamento de:

    7 Radiadores de Aluminio Orion 700 com o total de 75 elementos
    2 Toalheiros ZETA T 1200, um de 500mm outro de 550mm
    Tudo com válvula termostática
    (1527€) radiadores e montagem.

    1ª dúvida, estes radiadores são bons, digo isto pois tenho ouvido mais nos Baxi Dubal?

    2ª dúvida, qual a máquina para efetuar este aquecimento?

    - Caldeira a Pellets Compacta Solzaima SZM ECO C 18 KW
    Aqui pedi para colocar chaminé em tubo isolado(compensa? irá ser direto para cima e irá sair da telha cerca de 1 metro)
    (4520€)Caldeira mais montagem.

    Podia ir para uma mais automática, mas esta já leva cerca de 60kg de pellets, e como todos os dias vou á garagem, não custa colocar os pellets e ao mesmo tempo puxar a peça para limpar os permutadores. E depois também o espaço não é muito.

    - Bomba de Calor EHS-Monobloco(10KW-230V)
    (5904€)Bomba e Montagem

    Bem aqui não percebo quase nada de nada, esta bomba é de que marca? Samsung? acham que é uma boa solução, apesar de ser para aquecimento de radiadores? Esta bomba tem unidade exterior né(ou todas teem?) e consumo disto? Será que equivale +/- aos dos pellets?

    Irei colocar os papeis para o apoio, no fim das conta irá ficar ela por ela.


    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: RcrdPrnttem 309 m3 para aquecer.

    m3 ou m2? É que 309m3 descontando o pé direito de 2,7m dá apenas 114m2.

    Para 114m2 diria que esse número de elementos está OK. Se for 309m2 é muito, muito pouco.
    A diferença nos radiadores está na emissão, os Dubal 70 parecem ter ligeiramente melhores dados técnicos comparando lado a lado, mas por pouca margem, devem ser muito semelhantes.

    Em relação à máquina, algumas considerações:
    - essa BC parece ter uma temperatura de impulsão máxima de 55 graus. Para radiadores não é ideal e, nessa situação dependendo da temperatura exterior, pode consumir bastante electricidade para o conseguir fazer
    - a BC inclui depósito de inércia?
    - alguma das soluções prevê fazer AQS? Se for para a BC faz todo o sentido incluir o depósito para AQS e deixar a bomba fazer tudo

    Eu tenho uma situação semelhante. Tenho radiadores (ligeiramente menos elementos) com BC a fazer AQS e AQC, uma BC menos potente e, apesar da minha BC permitir mais temperatura de saída, muito muito raramente lá chega. O normal é andar nos 45-50 graus depois de a temperatura dentro de casa ter estabilizado.
    O próximo passo é aplicar painéis fotovoltaicos.
  3.  # 3

    Desde já obrigado

    Sim é 309m3, o pé direito é de 2,6m, em m2 dá cerca de 120m2.

    Neste momento será só aquecimento central, para AQS tenho painéis com esquentador inteligente(para agora fica assim até durarem)

    Pois a bomba é que não sei bem as características, estou á espera que me mande por mail.
    Pelo que percebo a bomba não irá ter depósito(pelo menos não veio escrito no orçamento).
    Como tenho algumas duvidas em relação ao orçamento, ainda hoje vou ligar ao senhor e tirar essas duvidas...pois também quero saber exatamente qual é a bomba.

    obrigado
  4.  # 4

    Se for a BC da Samsung é relativamente fácil de encontrar as características. Note que o depósito de inércia não é totalmente obrigatório (no catálogo da Samsung que encontrei não o refere, o esq mostra a BC ligada directamente ao aquecimento, mas regra geral as BC gostam de trabalhar com massas de água maiores). Esses radiadores terão aproximadamente uns 26l de água, mais os toalheiros e e tubagem, é capaz de ser pouco. Os dados técnicos da minha BC dizem claramente que o volume mínimo são 40l, nessa Samsung não encontro.
  5.  # 5

    O valor dessa bomba, é apenas uma referencia, pois disse que se realmente quiser colocar bomba de calor(a minha ideia inicial era de pellets) que colocava um deposito de inércia, com bomba circulatória e já se falada depois de marcas.

    Também disse que o meu medo ao colocar a bomba de calor era, se é viável para o meu sistema de radiadores e se não ia gastar muita eletricidade.
    Ao qual ele respondeu...
    Pode gastar muito no inicio para colocar a casa a temperatura desejável, mas depois para manter a casa já iria para consumos bons e que até ficaria mais barato que os pellets.

    Será que consigo manter a casa quente com um custo de uns 150/200€ mensais??

    Apesar de teres o AGS também ligado á bomba, que consumos tens?

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: RcrdPrntSerá que consigo manter a casa quente com um custo de uns 150/200€ mensais??

    Isso depende muito do calor que a casa perca... Eu neste momento estou satisfeitíssimo com a minha instalação, mas além da BC investi noutras componentes de isolamento e noto que a casa, sem aquecimento a funcionar, perde muito menos calor que antes.
    Eu tenho um medidor de energia na BC e de acordo com ele gastei, desde que liguei a BC no início de Novembro até ao dia de hoje, 851kWh em AQC + AQS. Ao preço que pago a energia (18,5cts/kWh já com IVA tarifa plana) dá 157€ --> 2 meses
    As ultimas 2 semanas foram praticamente Primavera mas mesmo assim gastou uns 9-12kWh por dia (desliguei 3 dias). No início de Dezembro tivemos umas noites bem frias e aí gastava quase 30kWh/dia.

    A BC funciona das 13h às 22h30, durante a noite desligo. A casa não perde calor significativo durante a noite (para já pelo menos, quando vier o Inverno a sério logo posso fazer outras contas).
  7.  # 7

    Boas, qual a bomba que tens, e a potência?

    Agora aguardo orçamento com tudo incluído, bomba de calor, depósito inércia, bomba circulatória ect...

    Já recebi outro orçamento para a mesma caldeira só que com radiadores baxi Candal , fica praticamente igual.

    Ando a tentar ver qual a melhor solução para mim, mas tá difícil...

    Ver quando vier o orçamento completo da bomba tire mais conclusões.
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.Alves
    Isso depende muito do calor que a casa perca... Eu neste momento estou satisfeitíssimo com a minha instalação, mas além da BC investi noutras componentes de isolamento e noto que a casa, sem aquecimento a funcionar, perde muito menos calor que antes.
    Eu tenho um medidor de energia na BC e de acordo com ele gastei, desde que liguei a BC no início de Novembro até ao dia de hoje, 851kWh em AQC + AQS. Ao preço que pago a energia (18,5cts/kWh já com IVA tarifa plana) dá157€--> 2 meses
    As ultimas 2 semanas foram praticamente Primavera mas mesmo assim gastou uns 9-12kWh por dia (desliguei 3 dias). No início de Dezembro tivemos umas noites bem frias e aí gastava quase 30kWh/dia.

    A BC funciona das 13h às 22h30, durante a noite desligo. A casa não perde calor significativo durante a noite (para já pelo menos, quando vier o Inverno a sério logo posso fazer outras contas).


    Parecem consumos mt altos apenas para aquecimento e AQS.....onde mora??
  9.  # 9

    https://forumdacasa.com/discussion/75595/bomba-de-calor-para-substituir-recuperador-a-lenha

    ;)

    Colocado por: prodrigues2000

    Parecem consumos mt altos apenas para aquecimento e AQS.....onde mora??

    Sul de Coimbra.
    Não tenho termo de comparação. Com a lenha antes gastava menos, mas o conforto era também muito menos. O chegar a casa e ela estar quente (e manter-se quente) vale muito para mim.
    Há relatos no fórum de 300€/mês durante os meses mais frios, a fazer PRH que funciona com temperaturas inferiores aos radiadores, por isso não me parece exagerado.
    E nunca poderá ser muito menos, lá está a não ser que a casa tenha um excelente isolamento e perca muito pouco calor. Se a BC estiver a consumir em "cruzeiro" 1kW de média, seriam 24kWh por dia -> 130€/mês. E 1kW para aquecer uma casa inteira é manifestamente simpático

    Edit: a minha não estabiliza em 1kW ehehehe. A mais, naturalmente. Era só um exercício em como uma BC nunca vai consumir muito pouco, a menos que a casa não perca o calor e portanto a BC passe grandes bocados sem ser necessária ;-)
  10.  # 10

    Parecem consumos mt altos apenas para aquecimento e AQS.....onde mora??



    Então, qual seria o consumo em média?

    Então se for para pellets, se gastar um saco por dia(mas penso que seja pouco, máquina gasta no mínimo 1.4kg/h máximo 4.16kh/h)

    30 sacos por mês, irá para os 120€.

    Mas como disse penso que não irá gastar só 1 saco, mas sim 1,5 sacos...logo será 180€ mês.

    A minha duvida é quanto será que gaste uma bomba destas para manter a casa sempre a 19/20....

    Será que gasta os 30kw por dia, isto dará cerca de 170€ por mês, mas como digo não tenho mesmo nenhuma noção de quanto gasta uma bomba destas.

    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: RcrdPrntEntão, qual seria o consumo em média?

    É isso, não há nenhuma fórmula "mágica": depende do calor que a casa perder. E isto é verdade para qualquer fonte de calor, BC, pellets, gás, lenha...
    Eu estou agora a "aprender" a minha média.
    • Ruipsm
    • 4 janeiro 2022 editado

     # 12

    Colocado por: RcrdPrnt


    Então, qual seria o consumo em média?

    Então se for para pellets, se gastar um saco por dia(mas penso que seja pouco, máquina gasta no mínimo 1.4kg/h máximo 4.16kh/h)

    30 sacos por mês, irá para os 120€.

    Mas como disse penso que não irá gastar só 1 saco, mas sim 1,5 sacos...logo será 180€ mês.

    A minha duvida é quanto será que gaste uma bomba destas para manter a casa sempre a 19/20....

    Será que gasta os 30kw por dia, isto dará cerca de 170€ por mês, mas como digo não tenho mesmo nenhuma noção de quanto gasta uma bomba destas.

    Obrigado


    Com Temperatura para casa de 21.5graus Celsius com caldeira a pellets e radiadores de parede este inverno (primeiro em casa) ando com um consumo media de 1.4kgs/h. Cada saco de 15kgs a 3.50€, como diz o outro, 6so fazer as contas
  12.  # 13

    Colocado por: Ruipsm

    Com Temperatura para casa de 21.5graus Celsius com caldeira a pellets e radiadores de parede este inverno (primeiro em casa) ando com um consumo media de 1.4kgs/h. Cada saco de 15kgs a 3.50€, como diz o outro, 6so fazer as contas

    Obrigado

    Uma coisa, tem a caldeira a trabalhar em contínuo ou por horas?
    • SACS
    • 4 janeiro 2022

     # 14

    Colocado por: RuipsmCom Temperatura para casa de 21.5graus Celsius com caldeira a pellets e radiadores de parede este inverno (primeiro em casa) ando com um consumo media de 1.4kgs/h. Cada saco de 15kgs a 3.50€, como diz o outro, 6so fazer as contas

    Calma que o inverno só deu um ar da sua graça!
    Mas sim, é um bom princípio!
    Um aquecimento a pellets por norma anda na casa dos 2 sacos dia.
    Depois há quem consiga menos(como eu e você), mas há quem gaste mais!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • SACS
    • 4 janeiro 2022

     # 15

    Colocado por: RcrdPrnt
    Uma coisa, tem a caldeira a trabalhar em contínuo ou por horas?

    No meu caso nem uma coisa nem outra.
    Tenho por temperatura!
    Defini temperatura máxima e mínima, abri as cabeças termostáticas todas no máximo e regulei o caudal nos radiadores.
    A partir daí ela liga e desliga as vezes que quiser durante o dia(24h)! O importante é não faltar alimento!!!
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  13.  # 16

    Colocado por: SACS
    No meu caso nem uma coisa nem outra.
    Tenho por temperatura!
    Defini temperatura máxima e mínima, abri as cabeças termostáticas todas no máximo e regulei o caudal nos radiadores.
    A partir daí ela liga e desliga as vezes que quiser durante o dia(24h)! O importante é não faltar alimento!!!


    Num dos orçamentos tenho um termostato sem fios da baxi, penso que é isso que depois vai mandar na caldeira, conforme a temperatura que vou definir para a divisão em questão.

    Uma coisa, a caldeira assim pode mesmo desligar e consumir 0, ou ficará sempre a modelar?
    • SACS
    • 4 janeiro 2022

     # 17

    Colocado por: RcrdPrnt
    Uma coisa, a caldeira assim pode mesmo desligar e consumir 0, ou ficará sempre a modelar?

    Assim liga e desliga.
    Mas o importante é ter as cabeças termostáticas todas abertas, principalmente na divisão onde está a sonda, sonda essa que não deve estar na cozinha!!
    Pode colocar a caldeira a trabalhar de forma contínua e controlar a temperatura com as cabeças termostáticas que ela acaba por modelar, mas por experiência própria acaba por consumir mais!

    Colocado por: RcrdPrntNum dos orçamentos tenho um termostato sem fios da baxi,

    Já ouviu falar de shelly ou algo do gênero?
    Fica com um termostato WiFi bem mais barato q esse via rádio!!
  14.  # 18

    Colocado por: SACS
    Assim liga e desliga.
    Mas o importante é ter as cabeças termostáticas todas abertas, principalmente na divisão onde está a sonda, sonda essa que não deve estar na cozinha!!
    Pode colocar a caldeira a trabalhar de forma contínua e controlar a temperatura com as cabeças termostáticas que ela acaba por modelar, mas por experiência própria acaba por consumir mais!


    Já ouviu falar de shelly ou algo do gênero?
    Fica com um termostato WiFi bem mais barato q esse via rádio!!


    Eu "controlo" a temperatura com as cabeças termostáticas não percebo como faz para controlar e gastar menos? É na caldeira, a temperatura de saída da água, o máximo é minimo? Não percebi desculpe.
    • Ruipsm
    • 6 janeiro 2022 editado

     # 19

    Colocado por: SACS
    Calma que o inverno só deu um ar da sua graça!
    Mas sim, é um bom princípio!
    Um aquecimento a pellets por norma anda na casa dos 2 sacos dia.
    Depois há quem consiga menos(como eu e você), mas há quem gaste mais!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva


    Sim mas não deixa de ser um princípio. Agora vou ver se a media se mantém nesta semana que está bem mais frio no litoral norte. A diferença é que antes trabalhava em ciclos mais curtos, agora como está mais frio trabalha ciclos mais longos. Por exemplo está a trabalhar a 24h seguidas. Em ciclos mais curtos consome mais tendo em conta que o "arranque" consome mais.
    • Ruipsm
    • 6 janeiro 2022 editado

     # 20

    Colocado por: RcrdPrnt
    Obrigado

    Uma coisa, tem a caldeira a trabalhar em contínuo ou por horas?


    Por horas. Tem trabalhado ao final dia e ao início do dia. 16h as 22h e 5h as 7h durante a semana e ao fim de semana depende da temperatura e das horas que estamos em casa
    Concordam com este comentário: Sansoni7
 
0.0254 seg. NEW